Notícias
Judocas francanos se classificam para etapa brasileira Sul
Limpeza urbana continua pela cidade
Concurso “A Mais Bela Voz” segue com inscrições para adultos
Prefeitura inicia exames do Programa Saúde Visual
O prefeito Alexandre Ferreira acompanhou na manhã desta sexta-feira, 25, o início dos atendimentos do Programa Saúde Visual, aos primeiros estudantes da Escola Municipal ‘Profa. Emília Tarantelli', na Cidade Nova.
A escola, que recebeu a visita da Unidade Móvel Oftalmológica, um veículo adaptado com consultório médico para exames, atendeu ao longo desta sexta-feira, 42 alunos matriculados nas escolas municipais da área central das 64 crianças agendadas, que foram previamente triadas pela unidade. Após as consultas, com os médicos oftalmologistas, ficou constatado que 50% dos estudantes deverão utilizar óculos e já saíram com as receitas em mãos. Os alunos que passarem pelos exames, cujas famílias estejam em situação de vulnerabilidade social, e for constatada a necessidade do uso da lente corretiva, receberão o óculos, gratuitamente, pela Prefeitura.
O Programa Saúde Visual, desenvolvido pelas Secretarias de Educação e Saúde, objetiva garantir que os estudantes não sejam prejudicados em seu aprendizado por dificuldades de visualização e compreensão do que é apresentado em sala de aula. Os professores no processo de triagem, além das observações cotidianas e queixas pontuais, estão submetendo os alunos a testes com equipamentos similares aos utilizados pelas clínicas oftalmológicas.
O prefeito Alexandre Ferreira falou sobre a importância do projeto, onde as crianças são atendidas nas próprias escolas, por profissionais capacitados, possiblitando identificar de forma precoce, as dificuldades visuais dos alunos, que podem interferir no aprendizado escolar. "É uma ação essencial que foi retomada para garantir que as nossas crianças tenham mais qualidade de vida, evitando que problemas visuais prejudiquem os seus estudos", reforçou.
Camila Gonçalves, professora da escola, disse que o projeto é de suma importância, uma vez que muitos pais não têm condições de levar as crianças para fazer uma consulta oftalmológica e, principalmente, a Prefeitura fornecer o óculos para as crianças que precisarem. "É um projeto muito importante que une educação e saúde", destacou ela.
Nágila Borges, mãe de aluna, ressaltou a facilidade que o projeto traz para as famílias, tendo em vista, que atualmente, o dia-a-dia das pessoas está repleto de compromissos e oferecer essa ação na própria escola, possibilita o acompanhamento da saúde dos filhos. "A gente agradece a escola por trazer isso para nós, porque esse acompanhamento desde criança é muito importante, principalmente, se for constatada alguma deficiência, já é possível corrigir", comentou.
Já Vanessa Ribeiro, que também acompanhou o atendimento, contou que percebeu que a sua filha tinha uma pequena dificuldade para enxergar, aproximando o olhar do caderno, mas não imaginava que ela iria precisar usar óculos. Segundo ela, sem essa iniciativa da Prefeitura, não iria levar a criança ao médico, por acreditar que não havia a necessidade de utilizar a lente corretiva. "Achei uma iniciativa muito válida, essa ação da Prefeitura de cuidar dos nossos filhos. Muitas pessoas consideram a educação pública precária, mas pelo contrário, estou achando que está muito bom, beneficiando a gente demais com essa possibilidade. Não encontramos isso em qualquer lugar", agradeceu Vanessa.
O Programa Saúde Visual prevê o atendimento a 17,7 mil alunos matriculados na rede municipal, a partir de 5 anos até o quinto ano, sendo que cada escola fará a triagem preliminar, com profissionais capacitados, que encaminharão os nomes para a Secretaria de Saúde.
Na próxima semana, sempre às sextas-feiras, está previsto o atendimento das crianças da Escola Municipal ‘Frei Germano de Annecy’, no Parque Progresso. Nesta unidade, serão atendidos 89 estudantes. Este ano, a triagem será feita primeiro nas escolas das regiões do central e Sul e depois as demais, Leste, Norte e Oeste.
Com novas turmas, EMIM inicia aulas de música
A Escola Municipal de Iniciação Musical (EMIM) ‘‘Roberto Ambrósio Tupete’, unidade vinculada à Secretaria de Educação, ampliou o atendimento de estudantes para contemplar a demanda de candidatos inscritos, acima do esperado, cujas aulas já estão em andamento. Desta forma, a unidade que está instalada no antigo Colégio Champagnat está com aproximadamente 350 alunos este ano, sendo que 100 iniciaram as atividades neste ano.
As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde, com duração de 50 minutos. Os alunos iniciantes estão agrupados em turmas separadas, recebendo as noções sobre os diversos instrumentos. Os estudantes, em estágio mais avançado, darão continuidade aos seus estudos, participando inclusive de apresentações.
Também está em formação, com possibilidade de participação dos novos integrantes, o Coral Infantil, cujos ensaios também são realizados no mesmo período das aulas. O grupo, atualmente, é composto por cerca de 25 integrantes e, nesta sexta-feira, participou de mais um dos ensaios, como parte da preparação. A EMIM atende crianças e adolescentes, na faixa etária de 8 a 13 anos, oferecendo o atendimento, no contraturno das aulas regulares de cada estudante.
Programa Dinheiro Direto na Escola apresenta primeiros resultados
O Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE), idealizado pelo prefeito Alexandre Ferreira no ano passado e já colocado em prática nas unidades municipais de ensino, apresenta os primeiros resultados. Na manhã desta sexta-feira o próprio prefeito teve a oportunidade de acompanhar, durante uma visita que fez a Escola Municipal 'Profª Emília Tarantelli’, algumas das diversas melhorias feitas pela direção do estabelecimento, em conjunto com a Associação de Pais e Mestres (APM), em benefício da própria comunidade escolar.
Percorrendo as instalações ao lado da professora Camila Garcia Gonçalves, Alexandre pôde ver toda a parte interna com pintura nova e a quadra de esportes totalmente revitalizada. Além da pintura foram feitas benfeitorias gerais no piso que estava degradado, além da instalação de moderno sistema de monitoramento eletrônico. Na unidade, estudam 300 crianças. Outras três unidades escolares, que compõem a sede da Escola Municipal "Profa. Emília Tarantelli" também foram contempladas com recursos e benfeitorias. São elas Escolas ‘Maria Pia’, no bairro Ponte Preta, perto do Lar de Ofélia; ‘Izanild Paludeto’, no bairro Cubatão e na ‘Otávio Martins de Souza Jr.’, esta no bairro São José. Segundo Camila, todas elas receberam cuidados na parte de pintura, pequenos reparos nas instalações hidráulicas e elétricas, além do monitoramento eletrônico. Para a professora, esse mecanismo descentralizando os recursos, facilitou a manutenção e resolução de pequenos problemas que, às vezes, demoravam meses.
‘César Augusto’
No Jardim Brasilândia, na Escola ‘Prof. César Augusto de Oliveira’, nesta sexta-feira, com parte dos recursos transferidos pelo PMDDE, a unidade recebeu nova pintura na fachada. Também foram substituídos os tanques nos refeitórios, com a colocação de material de alumínio, bebedouro na quadra que não existia e manutenções gerais internas e externas. O sistema de segurança também passou por uma revitalização, com substituição de câmeras e equipamentos já obsoletos e instalação de outros em pontos estratégicos, melhorando a proteção do patrimônio.
A professora, Juliana Cunha de Melo França, enalteceu essa alternativa da Prefeitura de repassar diretamente os recursos para as APMs, de acordo com os planos de trabalho. Isso está permitindo que as unidades possam se revitalizar e oferecer um ambiente mais acolhedor aos alunos e equipes de colaboradores. E o mais importante, em um trabalho integrado com as famílias dos estudantes, que têm participação no processo.