
Desenvolvimento inicia 2º Workshop da Empregabilidade

A partir desta segunda-feira, 17, entram em vigor as novas medidas de enfrentamento à Pandemia de COVID-19. As UBS's do Jardim Luíza, Santa Clara e Jardim Brasilândia passam a atender exclusivamente casos suspeitos de COVID-19 e Síndromes Gripais, incluindo a realização de testes. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A Prefeitura adquiriu mais de 24 mil novos testes e outros seis mil devem ser enviados pelo Governo do Estado nos próximos dias.
As ações foram anunciadas pelo Prefeito Alexandre Ferreira na última quinta-feira, 13. Eleesclareceu que as pessoas com consultas de rotina agendadas nessas três unidades não precisam se preocupar, pois as equipes da Secretaria da Saúde entrarão em contato com os pacientes para informar sobre a transferência dos atendimentos para as UBS’s mais próximas.
Durante o pronunciamento, Ferreira explicou que a procura por atendimento no Pronto-Socorro "Dr. Álvaro Azzuz" aumentou muito nas últimas semanas. Desde o final de dezembro, foram mais de 45 mil pacientes atendidos nos Pronto-Socorros e UPA's da rede pública municipal. Somente na quinta-feira, foram registrados 263 novos casos positivos de COVID-19 e outros 590 suspeitos, de acordo com a Secretaria de Saúde.
Mesmo com as doses sendo disponibilizadas diariamente nas UBS'S e nos programas da ESF's (Estratégia de Saúde da Família), aproximadamente, 95 mil pessoas estão com a segunda dose ou a dose adicional em atraso. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, 85% daspessoas já tomaram a primeira dose da vacina, 77% receberam segunda dose e 25% receberam a dose de reforço.
Entre as ações colocadas em prática pela Prefeitura, o prefeito destacou a ampliação física da estrutura do PS, com a instalação de uma tenda em área anexa à unidade e a contratação de mais profissionais. "Transformamos o Pronto-Socorro em atendimento exclusivo de Síndrome Gripal e COVID-19, além disso, contratamos 80 novos técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde que já estão atuando nas unidades da rede municipal", ressaltou o prefeito.
A Secretaria de Saúde irá retomar o trabalho de telemonitoramento de pacientes, com apoio de agentes comunitários de saúde com o objetivo de verificar o avanço da doença.
Por último, o Prefeito concluiu pedindo a colaboração de todos, solicitando que continuem com medidas preventivas, usando máscaras, álcool em gel e evitando aglomerações.
O Emprega Franca disponibilizou 272 vagasde emprego, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento. Conforme indicativos do Boletim Econômico, publicado no ano passado, a expectativa é de aquecimento do mercado de trabalho, com aumento gradativo das ofertas.
No último dia 3, eram 157vagas ofertadas, com as quantidades crescendo nos dias seguintes, chegando a 254 na última quarta-feirae 272 na quinta-feira, para as mais diversas atividades, desde cozinheiras e caseiros até analista de sistemas, vendedores diversos, profissionais de calçados, recepcionistas para consultórios, atendentes e outros.
A Secretaria de Desenvolvimento informa que tanto empresas quanto trabalhadores podem utilizar esse espaço gratuito e disponível no site da Prefeitura, para facilitar o encontro daquele que precisa da mão-de-obra e o trabalhador em busca de emprego.
As empresas que tiverem interesse em divulgar as vagas pelo Portal Emprega Franca, devem entrar em contato pelo telefone 3724-7080.
Acontece em Franca nesta terça-feira,18, a partir das 9h, no Teatro Municipal, a Audiência Pública para tratar do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Aglomeração Urbana de Franca. O evento é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e contará com a participação dos municípios de Franca, Cristais Paulista, Itirapuã, Jeriquara, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina e São José da Bela Vista.
O PDUI é um instrumento de planejamento e gestão metropolitana e regional, que estabelece as diretrizes e aponta os meios necessários para orientar ações governamentais e da iniciativa privada em Regiões Metropolitanas (RMs) e Aglomerações Urbanas (AUs), no que se refere às funções públicas de interesse comum aos municípios que a compõem.
Durante o evento serão discutidas propostas para as áreas de “planejamento territorial e uso do solo”, “meio ambiente, saneamento e recursos hídricos”, “desenvolvimento econômico e atendimento social” e “transporte e sistema viário”.
Como medida de prenvenção à pandemia de COVID-19, a população deverá acessar a plataforma digital https://auf.pdui.sp.gov.br e participar de forma online. A página eletrônica já se encontra disponível para envio de propostas. Para encaminhar sugestões, o interessado deverá preencher um formulário, informando nome, cidade, e-mail de contato, escolher o tema de interesse, entre as quatro temáticas disponíveis, e enviar sua contribuição.
As propostas do poder público e da sociedade civil serão divulgadas gradativamente na plataforma e todos os documentos produzidos sobre a Aglomeração Urbana de Franca ficarão disponíveis para consulta. As contribuições vão embasar a proposta final do plano.