Email  

Notícias

Educação desenvolve projeto de leitura com crianças de 4 a 6 anos

 Projeto Leitura original

         A Secretaria de Educação finalizou o cadastro de crianças de 4 a 6 anos da rede municipal de ensino, que participarão de uma ação de leitura.
        Estão inscritos 575 alunos de 23 salas de aula da Educação Infantil e creches parceiras. Serão momentos de leitura, com o objetivo de despertar o interesse das crianças e o gosto pelos livros, com ações no período da manhã, das 8h30 às 10h30, e à tarde, das 14 às 16 horas.
       Para a secretária de Educação, Márcia Gatti, o projeto busca consolidar a escola como um lugar de leitura e de leitores, além de trazer uma reflexão sobre a importância do mundo da literatura, como um caminho possível para a formação integral da criança. “Dentre tantas outras habilidades desenvolvidas na escola, uma das mais importantes é levar a criança a desenvolver a compreensão leitora e o gosto pela leitura, por meio das descobertas e da imaginação que são desencadeadas pelo ato de ler”, disse.
       Em 2022, o projeto beneficiou 2.300 crianças que se inscreveram. À época, o autor escolhido para ser trabalhado com os alunos foi Manoel de Barros. Nesta edição, a autora escolhida foi Eva Furnari, escritora que já ganhou diversos prêmios de melhor livro infantil.
       O objetivo é que, pelo menos, uma escola e uma creche de cada região da cidade sejam contempladas com o projeto. Quatro professores levarão as crianças ao fantástico mundo da literatura.
 
Sobre a autora
       Eva Furnari nasceu em Roma, na Itália, em 15 de novembro de 1948. Veio para o Brasil com quase 2 anos de idade e desde pequena passou a desenhar. Começou com homens palito e depois colocou roupas neles, pois, segundo  Eva, eles eram muito magrelos. Com o passar das décadas e o avanço nos estudos, o trabalho de ilustração de Eva tornava-se mais elaborado, com referências por vezes líricas e bem-humoradas.
Se formou pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de São Paulo. Nesta época, seus desenhos começavam a receber influência do artista plástico Paul Klee, do cartunista Saul Steinberg e, mais tarde, do pintor e ilustrador Jean-Michel Folon.
      Em 1974, passou a trabalhar como professora de artes no Museu Lasar Segall, onde ensinava desenho, modelagem em argila, xilogravura e pintura a óleo. Eva é a criadora da famosa Bruxinha, muito querida na imaginação das crianças até hoje.
       De 1981 a 1983, recebeu, seguidamente, os prêmios de melhor livro de imagem, concedidos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Teve obras publicadas em várias partes do mundo, como México e Bolívia. Suas obras foram adaptadas para o teatro que são encenados e já foram premiados várias vezes. Em 1987, Eva recebe o Prêmio Abril de Ilustração e o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte.
       Tornando-se presença constante nas escolas, lança uma coleção para a Moderna em 1991 e, em 1993, ganha o seu primeiro Prêmio Jabuti de melhor ilustração pelo livro Truks, publicado pela Editora Ática. Em 2009, tornou-se autora exclusiva da Moderna. Atualmente, Eva Furnari possui mais de 70 livros publicados e coleciona mais de 40 prêmios ao longo de sua carreira.

FEAC divulga programação de Passeios Ciclísticos e Caminhadas deste mês

 Passeio original

        A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) divulgou nesta sexta-feira, 3, a programação dos Passeios Ciclísticos Noturnos, Caminhadas e Pedal Rural, para este mês de maio.
       Os eventos são realizados em parceria com a Sociedade Esportiva Franca e terão início já neste domingo, 5, com o Pedal Rural 'Trilha Chave da Taquara', com concentração a partir das 8 horas e saída às 8h15, do posto localizado às margens da Rodovia Cândido Portinari 334, km 406,585.
       O nível é considerado intermediário e a orientação aos participantes é que estejam trajados de roupas leves e próprias para a prática esportiva, além dos equipamentos de segurança.
       A programação prevê para os dias 9 e 23, deste mês, Passeios Ciclísticos Noturnos, às 19h15, com saída do Complexo Poliesportivo. Já para os dias 12 e 26, serão realizados Pedal Rural - Trilha da Angolinha e Caminhada Rural - Trilha Morro do Cavalo (Igrejinha), respectivamente, a partir das 8 horas.

Saúde amplia vacina da Influenza para população em geral

 Vacina Saud original

        A Secretaria de Saúde anunciou a ampliação da vacina contra Influenza para a população em geral, com idade a partir de 6 meses, já nesta quinta-feira, 2 de maio. A medida atende a uma recomendação do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
      A campanha iniciada em todo o país, no dia 25 de março, atendeu na primeira etapa os grupos prioritários, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas até 45 dias, idosos com 60 anos ou mais, professores, pessoas com doenças crônicas e permanentes, caminhoneiros, profissionais das forças de segurança, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, dentre outros.
      Nesta segunda fase, todas as pessoas a partir de 6 meses de idade, poderão receber a vacina, que está disponível nas UBSs do Jardim Aeroporto 1, Parque Progresso, Jardim Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia, São Sebastião e Jardim Paraty, no horário das 8 às 19 horas. Já nos postos das ESFs (Estratégia de Saúde da Família), o imunizante pode ser encontrado no Parque das Esmeraldas, Paineiras, Luíza, City Petrópolis e Palma, das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Para receber a vacina, as pessoas deverão apresentar um documento de identidade com foto, a carteira de vacinação e o cartão para comprovação das doses recebidas de Covid-19.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, informou que até o momento, foram aplicadas 24.863 doses da vacina Influenza.
      Segundo ela, o imunizante é essencial para reduzir os sintomas e o agravamento da doença.

Prefeitura inaugura CRAS Nordeste nesta sexta-feira

 CRAS Nordeste original

          A Prefeitura inaugura nesta sexta-feira, 3, um novo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) na Região Nordeste, localizado na avenida Dr. William Azzuz, 5999, entre as Vilas Gosuen e Santa Terezinha. A cerimônia está marcada para às 15 horas, com a presença de autoridades e moradores da região. A nova unidade conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, que destinou recursos para a aquisição de equipamentos.
      O novo Centro de Referência em Assistência Social terá uma equipe composta por coordenador, assistentes sociais, psicólogos, orientadores sociais, escriturário, motorista e serviços gerais.
      Atualmente, são cinco CRAS em funcionamento na cidade, nas Regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro.
      Gislaine Liporoni Peres, secretária de Ação Social, informou que nas unidades, os usuários contam com serviços de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), acolhida coletiva e particularizada, ação particularizada, oficinas com famílias, acompanhamento familiar grupal e particularizado, ações comunitárias, de referência para os serviços socioassistenciais e de gestão territorial. O atendimento é prestado de forma espontânea durante o expediente de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas e através de encaminhamentos de diversos órgãos e setores.
      Sobre a importância de um novo equipamento com esta estrutura, a secretária de Ação Social destaca que vai facilitar ainda mais o acesso das pessoas necessitadas, além dos serviços disponíveis a muitas informações sobre a rede de assistência. Aliado a este aspecto, o CRAS estreita a relação com a comunidade, abrangendo um conjunto de bairros no entorno da Vila Gosuen, como o City Petrópolis, Miramontes, Exposição, Fazenda Amapá, Jardim Cambuí, Ipanema, Imperador e prolongamento, Parque dos Pinhais, São Tomaz, Jardim Marambaia, Parque Santa Adélia, Parque Dom Pedro, Jardins Barão, Paineiras, Maria Gabriela, Vila Tótoli, Redentor, Petráglia, Planalto, Parques Dr.Carrão, Horto, Residencial Dora Maria, Recreio Campo Belo, Residencial Olavo Pinheiro, Vila Gosuen, Vila Santa Terezinha e prolongamento, Jardins Maria Gabriela, Santa Eugênia, Parques Moema, dos Mutirantes, Residenciais Nova Franca e Samel Park.
 
      Confira a relação completa dos CRAS:
 
CRAS CENTRO
Av. Chico Júlio, 2726 - Vila Chico Júlio - Telefone: (16) 3721-0209
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
 
CRAS LESTE
Rua Porto Velho, 1871 Brasilândia - Telefone: (16) 3725-2001
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
CRAS NORTE
Rua Ilton Barbosa Da Silva, 745 Leporace I  - Telefone: (16) 3704-8515 | (16) 3703-7449
Email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
 
CRAS OESTE
Avenida Nelson Nogueira, 2730, Jardim Paulo Arquetti - Telefone: (16) 3720-7119
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
 
CRAS SUL
Rua Zeferino José Dos Prazeres, 750 Jardim Aeroporto I - Telefone: 16 3701-7109
Email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
 
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas
 
CRAS NORDESTE
Avenida Dr. William Azzuz, 5999, entre as Vilas Gosuen e Santa Terezinha

Central de Monitoramento auxilia no combate a criminalidade

 Central original

          Nos últimos três meses, a Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal flagrou crimes, acidentes e infrações das mais diversas. A maioria na área central da cidade.
      De acordo com o inspetor da Guarda Civil, Luiz Fernando Fernandes, as câmeras têm sido importantes aliadas no combate à criminalidade, ajudando a esclarecer delitos e até acidentes de trânsito. “Antigamente, quando acontecia um crime na área central, por exemplo, a Polícia Militar precisava colher informações e ir atrás de imagens das câmeras de estabelecimentos na tentativa de elucidar o fato. Como a abrangência das câmeras da Central é muito grande, a Guarda que faz o monitoramento, já conseguiu flagrar muitas ações e com o acionamento da PM, chegar aos criminosos ou até mesmo impedir a ação delituosa”, disse.
      No período mencionado, as câmeras flagraram 27 acidentes de trânsito, nove furtos a estabelecimentos comerciais, entre outros como atropelamento de pedestre, pessoas suspeitas vendendo produto de furto, suspeito armado em posto de combustível e veículo suspeito com pessoas que tinham passagem policial.
      A Central de Monitoramento, comandada pela Guarda Civil Municipal, foi inaugurada em agosto do ano passado e conta com oito monitores grandes, utilizados para o acompanhamento das 56 câmeras instaladas em diferentes pontos da cidade. São equipamentos de alta resolução que captam imagens em 360º. A unidade funciona 24 horas por dia, integrada com as Polícias Civil e Militar.
      Segundo Fernandes, a Central de Monitoramento foi um divisor de águas na segurança. "Mesmo que algum crime não possa ser evitado, após o ocorrido, nós conseguiremos, através das imagens, esclarecer a ocorrência e identificar os infratores”, finalizou.
 
Crime ambiental
      Nas últimas semanas, a Guarda Civil também tem feito vários flagrantes de descarte irregular de lixo na área urbana.
      Somente na estrada Alberto Carraro, no Jardim Ipanema, na Região Norte, foram três flagrantes em menos de 15 dias. Em um dos descartes, a Guarda encontrou restos de materiais utilizados na fabricação de bolsas e carteiras. Através dos dados encontrados junto aos materiais, os agentes conseguiram chegar até os responsáveis. “Infelizmente, temos estes locais que chamamos de “pontos viciados”, onde as pessoas insistem em realizar o descarte irregular. Porém, a Guarda está de olho e temos recebido muitas denúncias anônimas no momento do descarte, o que tem aumentando as autuações”, disse Fernandes.
      Desde o começo do ano, a Guarda Civil aplicou mais de 50 autuações ambientais, sendo a maioria por descarte de lixo. A multa para quem é flagrado comentando este tipo de crime é de R$ 598,50, segundo a Lei Complementar Municipal nº 9, de 26 de novembro de 1996 (Código do Meio Ambiente do Município de Franca).
      Denúncias de descartes irregulares podem ser feitas pelos telefones 153 e (16) 3724-1033 ou pelo 'EcoFranca', aplicativo da Prefeitura disponível para celulares com sistemas iOS e Android.

Saúde segue com 'Fumacê' após feriado

 DENGUE FUMACE 13 original

          A Secretaria de Saúde informou que as ações do 'fumacê' nesta quinta-feira, 2, serão realizadas no Jardim Guanabara, Maria Rosa e Vila Exposição, no quadrilátero das ruas Hipólito José da Costa, Plácido Barbosa, José da Silva e Joaquim Gonçalves, a partir das 18 horas.
      Nesta sexta-feira, 3, será a vez dos bairros City Petrópolis e Jardim Ipanema. A área abrangida será em torno das ruas e avenidas Santa Terezinha, Coelho Neto, Theodomiro Ramos, São Francisco e Miguel Lourenço de Oliveria.
      Nesta semana, o trabalho já atendeu as ruas dos Jardins Francano, São Luiz e Palestina.
      Durante a passagem do carro, a orientação é que a população deixe portas e janelas abertas para que o produto entre nas casas, eliminando o mosquito. O produto não oferece riscos à saúde humana nem aos animais domésticos, mas é recomendável que vasilhas de água e comida dos animais de estimação sejam cobertas.
      O trabalho do fumacê começou no dia 9 de fevereiro e já percorreu mais de 30 bairros em todas as regiões da cidade.
      Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, os critérios para realizar a nebulização são os locais que apresentam mais casos da doença. As ações realizadas pela Secretaria de Saúde, o apoio da população e o trabalho de orientação casa a casa feito pelos agentes, somados ao “fumacê”, têm contribuindo para a redução de casos da doença.
      Até esta quinta-feira, foram contabilizados 2.657 casos da doença e 10 óbitos confirmados, sendo o último ocorrido no dia 29 de março, de um homem com 77 anos. Todos os pacientes apresentavam comorbidades.

FEAC divulga programação do Projeto 'Música ao Alcance de Todos' deste mês

 Musica Maio original

          A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) divulgou nesta quinta-feira, 2, a programação deste mês do Projeto 'Música ao Alcance de Todos', realizado em parceria com o Instituto Três Colinas.
      Ao todo, estão previstas nove apresentações até o final de maio, aos finais de semana, em locais de grande circulação de pessoas.
      A programação começa neste sábado, 4, na Feira Livre da Estação com Duo Vox, no horário das 09h30 às 11h30. Já no domingo, 5, será a vez de Joaquim Netão se apresentar no mesmo horário, no Poliesportivo.
      O Projeto 'Música ao Alcance de Todos' oferece lazer e entretenimento à população, além de garantir espaço para os artistas francanos mostrarem seus talentos.
      As pessoas interessadas em fazer parte do projeto, poderão obter mais informações pelo telefone (16) 3711-9350.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais