Vacinação contra a gripe Influenza para pessoas idosas e demais públicos, terá continuidade normal nesta semana, com a redução no horário de atendimento
Vacinação contra a gripe Influenza para pessoas idosas e demais públicos, terá continuidade normal nesta semana, com a redução no horário de atendimento
Prefeitura recebeu nesta sexta-feira uma nova contribuição da Associação Franca Ajuda de equipamentos de proteção que serão compartilhados com as equipes de profissionais de saúde da rede pública
A vacinação contra a gripe Influenza tem continuidade normal nesta sexta-feira, informa a Secretaria de Saúde, através de sua Vigilância Epidemiológica, nos mesmos horários dos últimos, dias, começando às 8 h e seguindo até o meio dia. A partir da próxima segunda-feira, dia 27, haverá a redução em uma hora nos 14 postos de vacinação, encerrando-se às 11 h, inclusive no posto Drive Thru. A medida leva em consideração a procura do público que tem sido reduzida consideravelmente nestes últimos, aliado a outros ajustes internos com as equipes responsáveis que atuam nos 14 locais.
Dessa maneira nesta sexta-feira a programação tem seu curso normal, além do Poliesportivo nos seguintes locais: as Escolas José Mário Faleiros, Aeroporto 3; Carmen Nogueira Nicácio, Jardim Paulista; Frei Germano de Annecy, Parque Progresso; Suzana Ribeiro Sandoval, Vila Imperador; Michel Haber, Jardim Paulistano; Evaristo Fabrício, Aeroporto 2; Ângelo Scarabucci, Jardim Scarabucci/Sta Cruz; Suely Machado da Silva, Jardim Brasilândia/São Luiz; Barão da Franca, Vilas Nova/Stos Dumont; Sudário Ferreira, Parque Leporace; Ana Rosa de Lima, Parque do Horto; Hélio Palermo, Jardim Dermínio e Odette Bueno Ribeiro, Jardim Luiza/Vera Cruz.
Estão sendo vacinadas pessoas idosas, doentes crônicos com patologias não transmissíveis, caminhoneiros, motoristas de ônibus e os profissionais de saúde, segurança pública e salvamento. A partir de 9 de maio, dia ‘D’, com funcionamento das repartições de vacinação o dia todo na data, haverá a inclusão de novos públicos, formados por crianças, gestantes, puérperas, entre outras. A campanha segue até o dia 22 de maio.
Números da cobertura
Em mais uma atualização da cobertura vacinal, feita na tarde dessa quinta-feira, a Vigilância Epidemiológica apresentou os seguintes números: CAMPANHA INFLUENZA 2020
Idosos – 38.774 doses aplicadas (105,04%)
Profissionais da saúde - 6.176 doses aplicadas (69,87%)
Forças de Segurança e Salvamento – 247 doses aplicadas
Caminhoneiros - 89 doses
Total da cobertura, 46.968 pessoas imunizadas, correspondendo a 41,84% da população alvo.
Prefeitura de Franca voltará a realizar neste sábado mais um Arrastão da Limpeza, dessa vez envolvendo os 18 bairros que integram a região Norte
Depois de uma trégua de 4 dias, em razão do final de semana prologado, com feriado e a suspensão do expediente na segunda-feira, a Prefeitura retomou nesta quarta-feira, com suas equipes da Secretaria de Saúde a vacinação contra a gripe Influenza (H1N1). E o movimento como era de se esperar e também ocorreu em outras repartições municipais, foi grande, especialmente nas primeiras horas da manhã, com o registro de filas em algumas das 13 escolas que serviam de postos de vacinação. No Drive Thru também houve a presença de muitos veículos na primeira hora e depois a situação foi se normalizando.
A Vigilância Epidemiológica voltou a reforçar que no Poliesportivo, onde a vacinação funciona no sistema Drive Thru, estão sendo imunizadas apenas pessoas que estejam em seu carros (e não precisam descer), que sejam os idosas e aquelas com doenças crônicas não transmissíveis com mais de 9 anos. Os motoristas de caminhões e de ônibus estão sendo vacinados no período da tarde, das 13 h às 16 h, no Centro de Diagnóstico por Imagem, na Av. Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador.
Locais de vacinação
No Drive Thru, no Poliesportivo e nas 13 Escolas, junto com os idosos devem se apresentar as pessoas com doenças crônicas (estas acima de 9 anos), das 8 h às 12 hs. As Escolas são: José Mário Faleiros, Aeroporto 3; Carmen Nogueira Nicácio, Jardim Paulista; Frei Germano de Annecy, Parque Progresso; Suzana Ribeiro Sandoval, Vila Imperador; Michel Haber, Jardim Paulistano; Evaristo Fabrício, Aeroporto 2; Ângelo Scarabucci, Jardim Scarabucci/Sta Cruz; Suely Machado da Silva, Jardim Brasilândia/São Luiz; Barão da Franca, Vilas Nova/Stos Dumont; Sudário Ferreira, Parque Leporace; Ana Rosa de Lima, Parque do Horto; Hélio Palermo, Jardim Dermínio e Odette Bueno Ribeiro, Jardim Luiza/Vera Cruz.
A Secretaria de Saúde lembra também, que no dia 9 de maio próximo ocorre o dia ‘D’, com funcionamento das repartições de vacinação o dia todo e a inclusão de novos públicos, formados por crianças, gestantes, puérperas, entre outras. A campanha segue até o dia 22 de maio.
A Prefeitura por meio de sua Secretaria de Saúde, alinhada com as orientações do Comitê de Contingenciamento do Coronavírus, estabeleceu novas normas através de Resolução assinada pelo secretário José Conrado Dias Netto, com medidas protetivas que devem ser adotadas pelos estabelecimentos bancários, casas lotéricas, financeiras e congêneres. Tudo em nome de uma maior proteção das pessoas, como forma de reduzir as possibilidades de disseminação do Covid-19, a partir de uma maior conscientização das pessoas a manterem o distanciamento mínimo de 2 metros em filas, distribuição de senhas para acessos em ambientes fechados, uso de máscaras e outras medidas.
Publicada na edição de sábado do Diário Oficial, a Resolução, define que são medidas em caráter temporário e emergencial, em razão da situação da pandemia que atinge o país e a cidade. Leva em consideração o estado de Calamidade Pública na cidade, a situação nos âmbitos nacional e internacional, conforme recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), buscando assegurar a proteção da vida das pessoas, a partir de um protocolo básico de medidas de proteção que devem ser observadas pelos bancos, loterias, correspondentes bancários e instituições financeiras credenciadas pelo Banco Central do Brasil.
As instituições devem promover a conscientização dos clientes sobre os riscos da aglomeração; garantir que o atendimento preferencial aos idosos seja efetivo e ampliado podendo ser com horários reservados, dias alternados, ampliar atendimento virtual a todos os clientes, facilitando o acesso à tecnologia disponível, com objetivo de diminuir ao máximo possível o fluxo de pessoas no estabelecimento; organizar e orientar sobre a permanência de somente uma pessoa de cada família dentro do estabelecimento, bem como orientar as filas de acesso ao estabelecimento (no ambiente externo) com distanciamento de 2 metros entre pessoas, controlar o fluxo, por meio de senhas; organizar as filas internas de modo a manter uma distância segura de 2 metros entre as pessoas, por meio de barreiras físicas e/ou demarcação no piso se necessário, para manter o limite de 2 (dois) metros entre um cliente e outro, desativar alguns caixas eletrônicos, de modo que seja respeitado o limite estabelecido entre os clientes entre diversas outras providências de natureza preventiva.
A vacinação contra a gripe Influenza (H1N1) tem sequência normal nesta sexta-feira, entrando em seu segundo dia dessa nova fase, com um novo público que poderá ser vacinado nos 14 locais a partir das 8 h e até o meio dia. Nessa quinta-feira a movimentação registrou uma pequena alteração em relação ao dia anterior, porém tudo transcorreu sem nenhuma intercorrência. A Vigilância Epidemiológica destacou que no sistema Drive Thru, no Poliesportivo devem ser vacinadas apenas pessoas em casos, os idosos e aquelas com doenças crônicas não transmissíveis com mais de 9 anos.
Onde se vacinar
No Drive Thru, no Poliesportivo e nas 13 Escolas, junto com os idosos devem se apresentar as pessoas com doenças crônicas (estas acima de 9 anos), das 8 h às 12 hs. As Escolas são José Mário Faleiros, Aeroporto 3; Carmen Nogueira Nicácio, Jardim Paulista; Frei Germano de Annecy, Parque Progresso; Suzana Ribeiro Sandoval, Vila Imperador; Michel Haber, Jardim Paulistano; Evaristo Fabrício, Aeroporto 2; Ângelo Scarabucci, Jardim Scarabucci/Sta Cruz; Suely Machado da Silva, Jardim Brasilândia/São Luiz; Barão da Franca, Vilas Nova/Stos Dumont; Sudário Ferreira, Parque Leporace; Ana Rosa de Lima, Parque do Horto; Hélio Palermo, Jardim Dermínio e Odette Bueno Ribeiro, Jardim Luiza/Vera Cruz.
No CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem), na Av. Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador), segue sendo vacinados das 13 h às 16 h, os profissionais de saúde, de segurança e salvamento e mais os caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo.
Números da cobertura
Dados divulgados nesta quinta-feira pela Secretaria da Saúde, apontam que na população idosa a cobertura até o momento superou todas as expectativas, atingindo 101,80%, o equivalente a 37.576 pessoas. Entre os profissionais de saúde a cobertura segue na faixa de 39%, o que corresponde a 5,8 mil pessoas vacinadas e entre os profissionais de segurança e salvamento, 223. O total de pessoas imunizadas desses públicos é de 43,7 mil, o que corresponde a quase 39%. Lembrando que a campanha segue até o dia 22 de maio.