Email  

Notícias

Tiro de Guerra forma soldados da solidariedade

 

DSC 0806 2 Medium

     O Tiro de Guerra tem por obrigação preparar jovens para o serviço militar, mas a participação dos atiradores do TG Franca em campanhas sociais e esportivas tem despertado também nestes jovens a importância da solidariedade. Com a participação de cerca de 80 atiradores no dia “D” da Campanha do Agasalho, que aconteceu no último sábado 20, das 8h às 12h, as doações foram bastante expressivas, contando também com apoio da Secretaria de Segurança e Cidadania.   

     A Campanha do Agasalho, que conta este ano com o slogan “Doação Aquece o Coração”, é uma realização do Fussol (Fundo de Solidariedade Social) e continua mobilizando e envolvendo pessoas de todos os segmentos, seguindo até 31 de maio. No sábado, o trabalho se concentrou nas imediações da Igreja Capelinha, envolvendo os bairros São José, Santo Agostinho e adjacências.

     Conforme informou o subtenente Paulinelly, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, os resultados atenderam plenamente os objetivos. Na véspera da operação,   Paulinelly havia convocado a população, através dos meios de comunicação da cidade, para que participassem desse ato de solidariedade humana, lembrando que os atiradores percorreriam as ruas fardados, portando cartão de identificação militar, batendo de porta em porta, distribuídos em duplas, trios ou quartetos.

     A primeira-dama do município e presidente do Fussol Maria Aparecida Belchior de Souza e também o diretor da instituição Alexandre Alonso agradeceram e parabenizaram os integrantes do Tiro de Guerra de Franca pelo desempenho e metas alcançadas. 

     Por fim, o Chefe de Instrução do TG Franca reforçou que a adesão do Tiro de Guerra à campanha denota o caráter do civismo empregado na formação do atirador que, além da formação militar, prima por uma das mais importantes missões subsidiárias do Exército Brasileiro, que vem a ser apoiar ações comunitárias dessa natureza. 

 

     Crédito nas fotos: Luiz Carvalho

Franca adere ao Maio Amarelo, campanha de trânsito para redução de acidentes

 

foca no trânsito 678x381 Medium

     O Maio Amarelo – Atenção Pela Vida, é uma campanha internacional que, durante o mês de maio, realiza uma série ações para a educação e prevenção à acidentes de trânsito. No Brasil, é organizada pelo Ministério das Cidades, através do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e surge na esteira de outras bem sucedidas iniciativas como o Outubro Rosa (em prevenção ao câncer de mama) e Novembro Azul (prevenção ao câncer de próstata).

     Em Franca, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Segurança e Cidadania, e em conjunto com o Detran e Polícia Militar, aderiu fortemente à campanha, que tem como slogan “Foca no Trânsito” e prepara uma série de ações em consonância com a mobilização nacional. Os símbolos da mobilização este ano são o a Foca (animal) e um fitilho amarelo para as pessoas colocarem em suas roupas. Destaque das iniciativas que virão, será um boneco inflável em forma de ‘foca’ que estará presente nos principais locais da campanha na cidade.

     A informação foi transmitida nesta sexta-feira 19, pelo Secretário Municipal de Segurança e Cidadania Orivaldo Donzelli, observando que estão sendo preparadas abordagens pontuais de motoristas e pedestres, em locais estratégicos, para a distribuição de folhetos e materiais educativos. Orivaldo destaca a parceria com o Detran e a Polícia Militar, que serão parceiros estratégicos nas ações.

     A campanha “Foca no Trânsito” tem como objetivos chamar a atenção de todas as pessoas para os cuidados mínimos no trânsito, seja ao volante ou numa simples travessia de via pública e tornar o tema “trânsito” pauta diária na vida das pessoas, estimulando a participação de toda a população, empresas, governos e entidades num esforço conjunto para diminuir os altos indíces de acidentes.

     O movimento deve ser incrementado no decorrer da semana, com ações mais ostensivas, juntamente com a divulgação institucional, já iniciada pela Prefeitura, que fixou uma série de mini outdoors em diversos pontos da cidade com alertas sobre observância à sinalização, utilização de setas nas conversões, obediência aos limites de velocidade, respeito as faixas de pedestres, lombo-faixas, entre outros cuidados.

     Para mais informações sobre a campanha em nível nacional, acessar http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2017/04/campanha-maio-amarelo-comeca-na-proxima-terca-2 .

Tiro de Guerra participa do Arrastão do Agasalho neste sábado

 

     Em ação de apoio ao Fussol (Fundo Social de Solidariedade), o Tiro de Guerra de Franca participa neste sábado 20, das 8h às 12h, do Arrastão da Campanha do Agasalho, com os atiradores percorrendo as ruas dos bairros Bairro São José, Santo Agostinho, arredores da Igreja Capelinha e bairros adjacentes.  

     Embora seja uma instituição com a finalidade constitucional de preparar e formar jovens para o Serviço Militar, o Tiro de Guerra busca maior identidade e interação com a comunidade apoiando ações de solidariedade e esportivas, tanto que teve participação ativa no 35º Passeio Franca/Restinga.

     O Chefe de Instrução do TG, subtenente Paulinelly, participou de reuniões recentes no Fussol, colocando a corporação à disposição para colaborar em atividades de cunho comunitário da entidade.

     Dessa vez, o apoio ao tradicional Arrastão da Campanha do Agasalho, constituirá dos jovens atiradores batendo de casa em casa, em duplas, trios ou quartetos, devidamente fardados e portando documento de identificação, para solicitar as doações.

     Os donativos também podem ser entregues na sede do Tiro de Guerra, na Avenida Distrito Federal, 1010, próximo a Igreja Capelinha ou ainda em qualquer um dos mais de 100 postos de coleta espalhados pela cidade, envolvendo escolas municipais e empresas particulares. As doações serão conduzidas  para o Fussol, e depois serão direcionadas às pessoas necessitadas, antes de se tornarem vítimas da época mais fria do ano.

     Na manhã desta sexta-feira uma empresa do Residencial Paraíso fez doação de  um lote de cobertores.

     A Campanha do Agasalho 2017 tem o lema “Doação Aquece o Coração” e segue até o dia 31 de maio.

     Contatos e outras informações no telefone (16) 3711-9311.

Vacinação contra Gripe Influenza chega a 38 mil pessoas em Franca

 

     Não obstante os esforços da Vigilância Epidemiológica, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, totalmente mobilizada na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza, a cobertura ainda está aquém do desejado, chegando a pouco mais de 38 mil pessoas vacinadas até o dia 17 de maio, correspondendo a 43,13% do número de pessoas que compõem a meta do município. Porém, não se trata de uma falha municipal, é um dado que se repete em nível nacional que, infelizmente, atinge também a cidade de Franca, conforme observou o Secretário de Saúde Rodolfo Moraes Silva.

     O Secretário explica que, em parte, isso se deve à falta de divulgação da campanha em nível nacional, situação diferente de anos anteriores, em que o assunto a todo momento estava na mídia e, ainda de acordo com Moraes Silva, havia o agravante de casos com mortes e situações graves da doença, o que levou grande parte da população a buscar a proteção da vacina.

     No entanto, a despeito de uma menor incidência e virulência da gripe até o momento, a orientação do secretário é para que, principalmente as pessoas incluídas nos grupos prioritários, desde recém-nascidos até idosos acima de 60 anos, procurem a Unidade de Saúde mais próxima para tomarem a vacina. O atendimento está disponível em 14 UBSs e em 03 núcleos ESF (Estratégia de Saúde da Família) das 10h às 16h.

     De volta aos números, entre crianças de 6 meses e dois anos, a cobertura superava 30%, com mais de 2,2 mil imunizações. Crianças entre 2 e 5 anos, houveram 2.959 atendimentos, 23,1% nesse segmento.

     O maior percentual de cobertura está entre as pessoas idosas, quase 57%, com 21.014 pessoas vacinadas. Os números foram divulgados pela Vigilância Epidemiológica, na manhã da quinta-feira 18, com o lembrete de que a campanha segue até o dia 26 deste mês. Confira a cobertura completa até o dia 17/05:

 

Influenza

Total Vacinado

Índice Atingido

Crianças de 6 meses a <2 anos

2207

30,46

Crianças de 2 a <5 anos

2959

23,15

Gestantes

1335

36,85

Trabalhadores da Saúde

3218

36,41

Puérperas

294

49,41

População acima de 60 anos

21014

56,93

Indígenas

0

---

População Privada de Liberdade

95

8,50

Funcionários Sistema Prisional

33

25,78

Professores - Ensino Básico a Superior

967

---

Doentes Crônicos

5885

34,28

Outros Grupos

126

 

 

 

 

Total

38.133

43,13

Diretor do Procon Franca dá orientações sobre gorjeta

 

procon02 Medium

     A prática em oferecer gorjeta está inserida na cultura brasileira. O Procon, órgão de defesa do consumidor, tem se deparado com muitas reclamações sobre o tema, principalmente depois da nova redação da Lei 13.419, de 13 de março último. Dessa forma, o diretor do Procon/Franca Joao Vicente Miguel, empenhado em esclarecer as dúvidas e orientar bem os consumidores, debruçou sobre a legislação e esclarece algumas dessas dúvidas.

 

     Inicialmente, observa ele, é necessário entender o que é a “gorjeta” (normalmente cobrada sobre despesas em bares, restaurantes, pousadas, hotéis e estabelecimentos similares) sob a perspectiva da nova redação. Conforme o parágrafo 3º, do artigo 457, da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), dentro do que diz a nova legislação, que entrou em vigência no dia 13 de maio, gorjeta é toda e qualquer importância espontaneamente dada pelo cliente/consumidor ao empregado do estabelecimento e a nova redação tem por finalidade disciplinar a relação empregado/empregador, inclusive o rateio entre os trabalhadores da taxa adicional cobrada, normalmente de 10% sobre o valor da conta, a qual será distribuída segundo critérios de custeio e de rateio tratados em convenção, acordo coletivo de trabalho, ou assembleia geral de trabalhadores da categoria em questão.

 

     No que se refere ao Direito do Consumidor, a nova lei da gorjeta não obriga o consumidor/cliente a pagá-la, permanecendo como exercício de espontaneidade.

 

     No entanto, segundo o diretor do Procon/Franca, é que esse tipo de cobrança se tornou imposição ao consumidor. “Temos ouvido reclamações de consumidores que ao se negarem a pagar a gorjeta, sentem-se, muitas vezes, obrigados ou constrangidos pelos estabelecimentos sob o argumento de que mencionada cobrança ‘encontra-se respaldada por lei’, o que não é verdade, uma vez que tal cobrança não tem amparo legal, porém, é permitida, desde que se respeite a vontade, o direito do consumidor em pagá-la ou não.” O dirigente alerta também que o estabelecimento deve inserir de forma destacada na respectiva nota de consumo o valor cobrado a titulo de gorjeta.  

 

Vicente Miguel destaca o que diz a lei:

      “O art. 5º, inciso II, da Constituição Federal, estabelece que ‘ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei’, ou seja, respeitando o princípio da legalidade. Desta feita, valendo-se da ignorância do consumidor em relação a detalhes de ordem jurídica, os quais não são de conhecimento amplo por parte da população, o fornecedor acaba por ludibriar o consumidor/cliente no momento da apresentação da conta com o suposto pagamento da ‘gorjeta obrigatória’”. Acrescentando que “o pagamento de acréscimo pecuniário (gorjeta), em virtude da prestação de serviço, mesmo com o advento da nova Lei, possui natureza facultativa, e caracterizar sua imposição é manifesta violação ao princípio da legalidade (CF, art. 5º, II) e ao Código de Defesa do Consumidor, Lei nº. 8.078/90, artigos 6º, inc. IV; 37”

 

     O Procon/Franca mantém duas unidades na cidade, sendo a sede no Parque dos Pinhais e um escritório no centro, próximo ao restaurante Bom Prato.

     Informações e reclamações também podem ser feitas também pelo telefone (16) 3721-4757.

Prefeitura Municipal confirma leilão de veículos

 

leilao veiculos Medium

     A Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania confirmou para o próximo dia 23, a realização de um novo leilão de veículos, que ocorrerá no pátio Modelo no Distrito Industrial, com início às 10h. O trabalho será feito em consonância com a Superintendência Regional do DETRAN de Franca, destacando que o pregão programado será de automóveis e motocicletas que se encontram apreendidos administrativamente.

     O leilão será somente online, com realização da Sumaré Leilões, pelo site www.sumareleiloes.com.br.   Serão leiloados 13 motocicletas e 24 automóveis com direito a documentação, 121 motocicletas e 336 automóveis sem condições de uso, destinados para sucata.

     O Detran-Franca e a Secretaria de Segurança e Cidadania informam que para participar do leilão de veículos com direito a documentação, os interessados devem se cadastrar antecipadamente no site da Sumaré, enviando toda documentação requerida para validação efetiva do cadastro. Do leilão de veículos para sucata somente podem participar as firmas já credenciadas no Detran.

 

Visitação

    Os veículos que irão a leilão estarão disponíveis para averiguação no dia 22 de maio das 8h30 às 11h e das 13h às 16h e também no dia do leilão, 23 de maio, das 8h às 10h, horário de início do pregão, no Pátio Modelo, situado na Avenida Wilson Bego, 411 – Distrito Industrial – Franca/SP. Porém, só podem fazer visitas as empresas e pessoas previamente cadastradas.

    Mais informações no telefone (16) 3711-9501. 

Projeto do Governo busca garantir crédito para o combate ao Aedes aegytpi

 

dengue Medium

     O prefeito Gilson de Souza encaminhou essa semana, para apreciação da Câmara de Vereadores, projeto de lei em que solicita autorização para ajustes no Orçamento Fiscal deste ano, mediante crédito suplementar para continuidade do programa estadual “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”. Os recursos previstos são de até R$ 380,6 mil anuais (previsão 2017), que serão destinados a repor a verba que a prefeitura antecipa para pagamentos dos agentes de saúde que fazem parte do programa.

    Na mensagem endereçada ao presidente do Legislativo Marco Antônio Garcia, o Chefe do Executivo ressalta que o Termo de Adesão do Município ao programa estadual foi celebrado junto com a Secretaria de Estado de Saúde, conforme Lei nº 8.392, de 20 de abril de 2016, consistindo em vistorias domiciliares realizadas por 61 agentes da Vigilância Sanitária, órgão ligado à Secretaria de Saúde do município, dentre eles 5 supervisores. O intuito do programa “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti” é prevenir e orientar a população quanto aos riscos dos criadouros do mosquito, suas consequências e como combatê-los.

    Os recursos são de origem do Estado, previstos no Termo de Adesão do Município citado, sendo do conhecimento dos vereadores a importância da matéria para a saúde da população que acabam por refletir de forma positiva na Atenção Básica de Saúde, aliviando a procura das pessoas por atendimento nas UBSs e UPAs, gerando economia ao município e bem-estar aos cidadãos.

    A proposta deve ser incluída na ordem do dia 23, terça-feira, e votada na sessão ordinária da Casa Legislativa na mesma data.

data.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais