A equipe de futebol feminino de Franca concluiu nesta quinta-feira a fase de preparação coletiva com vistas a estreia no domingo, 31, contra o São Paulo.
A equipe de futebol feminino de Franca concluiu nesta quinta-feira a fase de preparação coletiva com vistas a estreia no domingo, 31, contra o São Paulo.
A Prefeitura realizou, durante sessão pública, a recepção de propostas e documentos de empresas interessadas em participar da organização, produção, administração e logística da Expoagro
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, decidiu fechar as 68 creches nesta sexta-feira, 29, devido aos casos registrados da síndrome mão-pé-boca. A decisão foi tomada em conjunto após análise feita pelas secretarias de Educação e Saúde, setores de Creche e Vigilância Epidemiológica. Segundo o secretário de Saúde, José Conrado Netto, 520 crianças foram infectadas. Entre os principais sintomas estão febre alta, bolhas pelo corpo e manchas.
O secretário disse ainda que será feita uma higienização completa em todas as creches nesta sexta, sábado e domingo com intuito de conter o vírus. O trabalho de higienização será feito em todas as dependências das creches e também em utensílios e brinquedos. Outro alerta do secretário é de que os pais devem ficar atentos e ao primeiro sinal da doença deve procurar um médico para iniciar o tratamento. “É uma doença altamente contagiosa e a transmissão é muito rápida. As crianças sentem febre alta, aparece bolhas principalmente nas mãos e nos pés e ainda manchas avermelhadas pelo corpo. Aos primeiros sinais, os pais devem levar os filhos em uma Unidade de Saúde. As crianças devem ficar em casa de repouso até a recuperação total.”
Síndrome mão-pé-boca
É uma doença infecciosa viral contagiosa cujos principais sintomas são: febre alta, surgimento de manchas vermelhas na boca externamente, amígdalas e faringe, e erupção de pequenas bolhas especialmente nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.
A doença mão-pé boca é provocada pelo vírus Coxsackie (família dos enterovírus) presentes habitualmente no nosso sistema digestivo e podendo provocar estomatites (aftas no interior da boca).
Embora seja possível o acometimento de adultos, ela é mais comum na infância, em especial antes dos 05 anos de idade.
Características da doença mão-pé-boca:
Febre alta antes do surgimento das lesões;
Boca, amígdalas e orofaringe com manchas vermelhas com vesículas claras que podem evoluir para úlceras dolorosas;
Pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que podem ocorrer também nas nádegas e na região genital.
A transmissão se dá pela via fecal-oral, através do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, ou então através de alimentos e de objetos contaminados.
Mesmo depois de recuperada, a pessoa pode transmitir o vírus pelas fezes durante aproximadamente um mês.
Sintomas
O período de incubação varia de 1 a 7 dias. Na maioria dos casos, os sintomas são leves e podem ser confundidos com os do resfriado comum por exemplo.
Diagnóstico
É clínico, baseado nos sintomas, localização e aparência das lesões.
É muito importante fazer o diagnóstico diferencial com outras doenças que também provocam estomatites com aftas e bolhas na pele.
Tratamento
Ainda não existe vacina contra a doença mão-pé-boca.
Por isso, na maior parte dos casos, o tratamento é sintomático com antitérmicos e anti-inflamatórios.
O ideal é que o paciente permaneça em repouso, tome bastante líquido e alimente-se bem, mesmo com a dor de garganta.
Depois da Mostra de Dança, hoje tem teatro na programação do Festival Águas de Março
Serão, inicialmente, de três a cinco frequências semanais Guarulhos-Franca-Guarulhos, ligando o aeroporto local ao de Cumbica, operadas pela Gol Linhas Aéreas
O retorno dos voos comerciais a Franca será anunciado em cerimônia na manhã desta quinta-feira, 28, às 11h, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado. O governador João Doria e os secretários de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e de Turismo, Vinícius Lummertz, apresentarão as novidades para beneficiar a conectividade área entre os municípios de São Paulo, entre eles, Franca.
Em encontro com o prefeito Gilson de Souza, na última terça-feira, em São Paulo, o secretário de Desenvolvimento Regional anunciou que Franca está contemplada no Programa São Para Todos, com a implantação de voos regionais.
“O governador João Doria trabalhou muito forte, incentivando as empresas aéreas para que pudessem gerar mais voos regionais. E, agora, uma boa notícia, o voo regional para Franca é uma realidade”, disse Vinholi, em vídeo divulgado pelo prefeito em suas redes sociais.
Gilson de Souza comemorou. “Nossa querida Franca voltará a receber voos comerciais. A operação de uma empresa com rotas regionais em nosso aeroporto sempre foi uma luta importante para a cidade. Com apoio do vice-governador Rodrigo Garcia e do governador João Doria, teremos mais este importante avanço para Franca”, afirmou o prefeito.
Para ele, esta “é uma importante conquista para a cidade, que, com certeza, vai impulsionar nossa economia, principalmente a indústria coureiro-calçadista, que recebe compradores e fornecedores de todas as partes do País e do exterior e dar mais independência para a população, que dependia do Aeroporto de Ribeirão Preto ou outras cidades”.
O prefeito irá acompanhado de uma comitiva de autoridades e lideranças locais para a cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.
A Prefeitura está concluindo algumas melhorias programadas para a quadra de tênis de campo no Poliesportivo.