Email  

Notícias

Canil Municipal realiza mais um leilão de animais nesta quinta-feira

 DSC 3382 original

     Está programado para esta quinta-feira, 27, começando às 9h30, mais um leilão de animais, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Canil Municipal, localizado no bairro City Petrópolis. Este será o terceiro do ano, envolvendo animais de grande porte que foram recolhidos em vias e espaços públicos, além daqueles vítimas de maus tratos. O serviço de recolha é mantido 24h pela Prefeitura, com o objetivo de atender a legislação e oferecer mais segurança aos cidadãos.
    Ao todo, vão a leilão 15 animais, sendo 8 muares e 7 equinos. Qualquer cidadão pode participar, bastando se dirigir ao local, na rua José Gianesela, 415, bairro City Petrópolis. O critério aplicado é do maior lance e uma vez contemplada, a pessoa deve recolher o valor e assinar um termo, no qual passa a ser responsável pelo animal.
     A recolha de animais de grande porte pode ser acionada pelos telefones (16) 3703-9389 ou da Guarda Civil Municipal (16) 3724-1033 ou 153. Quando os animais são apreendidos, antes de ser levados à leilão, são cumpridas as exigências legais, que envolvem a divulgação da notificação no Diário Oficial do Município, com as características do animal, data e local da ocorrência, oferecendo ao proprietário, o prazo de 5 dias para o pagamento das taxas de estadia e retirada do animal do Canil. Caso não o faça e descumpra o prazo, o animal é destinado ao leilão. 
     No primeiro leilão do ano, em 17 de fevereiro, foram arrematados 9 animais. O segundo, em abril, teve 12 leiloados, entre equinos e muares.
     O Canil Municipal funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 16 horas.
     Para mais informações, ligue (16) 3703-9389.

Educação alerta para últimos dias de matrículas na EJA

 Design sem nome 12 original

    A Secretaria de Educação alerta que o prazo para as matrículas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) termina nesta sexta-feira, 28.
   O município oferece as opções de aulas presenciais em 3 locais, nas Escolas ‘Antônio Sicchierolli’, no Jardim América; ‘José Mário Faleiros’, no Jardim Aeroporto 3 e ‘Maria Helena Rosa Barbosa’, no Jardim Redentor, enquanto os estudantes com interesse no formato Semipresencial, têm como opção o CESUM ‘Profª. Climene Rebelo Novelino Abdala’, que fica no Colégio Champagnat. No formato Semipresencial, o estudante de acordo com o seu interesse e o grau de escolaridade, tem a opção de fazer a matrícula em qualquer época do ano, escolhendo as disciplinas que deseja eliminar, retira as apostilas para estudo em casa e quando tem dúvidas, pode comparecer e buscar suporte, junto aos educadores que oferecem plantões, diariamente. Quando estiver apto a fazer a avaliação, faz o agendamento e realiza a prova. O atendimento é prestado de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, no Champagnat, onde, atualmente, 1.456 alunos estão matriculados, sendo 476, no Ensino Fundamental e 980, no Médio. 
    O atendimento para as matrículas está sendo prestado nas próprias unidades de ensino, 14h às 20h, de segunda a sexta-feira, onde os interessados deverão apresentar cópias do RG e CPF, comprovante de endereço com CEP, xerox da certidão de nascimento dos filhos, comprovante de escolaridade anterior e uma foto 3x4. 
   Para o Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º ano), é necessário ter no mínimo 15 anos completos, para qualquer ano. Já a inscrição para o Ensino Médio, deve ser feita através da comprovação de conclusão do Ensino Fundamental, com idade mínima exigida de 18 anos completos, para qualquer série.
    As escolas, que contam com a EJA são:

 

 • Escola Municipal Prof. Antônio Sicchierolli - 3723-9219
Rua Prof. Laerte Barbosa Cintra, 929, Jardim América 
 
• Escola Municipal Prof. José Mário Faleiros - 3701-8299
Rua Leandro Fernandes Martins, 1971, Jardim Aeroporto 3 
 
• Escola Municipal Prof.ª Maria Helena Rosa Barbosa - 3703-0222
Rua João Francisco Murzi, 5210, Jardim Redentor 
 
• CESUM - Prof.ª Climene Rebelo Novelino Abdala - (modalidade semipresencial) - 3701-8367
Avenida Champagnat, 1808, Centro

Guarda Municipal vai auxiliar Polícia Civil em ações de combate à violência contra a mulher

 WhatsApp Image 2023 07 25 at 16.05.11 original

     Uma parceria entre a Prefeitura de Franca, através da Guarda Municipal e Polícia Civil, pela DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), foi anunciada na última segunda-feira, 24, para que as instituições trabalhem em conjunto e prestem apoio nos casos registrados e atendimentos às vítimas de violência doméstica, em especial das mulheres.
     O anúncio aconteceu na sede da Delegacia Seccional da Polícia Civil de Franca e foi feito pelo prefeito Alexandre Ferreira, com a participação do delegado Seccional Wanir da Silveira Junior; Juliana Paiva, delegada titular da DDM; vereadora Lurdinha Granzotte, que preside a Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal e o secretário de Segurança, Marcus Araújo.
     A parceria prevê que toda mulher que tenha sido vítima de violência de qualquer natureza terá disponível uma rede de apoio legal e psicológico, desde o registro da ocorrência até o cumprimento das medidas protetivas. A Guarda Civil fará, inclusive, a escolta dessas mulheres até suas residências, para que possam retirar seus pertences e saírem do ciclo de violência. “O delegado Seccional, Wanir Silveira Júnior, propôs essa parceria e prontamente aceitamos. É um trabalho partilhado e a união faz com que a gente trabalhe no mesmo rumo, com atendimento mais abrangente”, disse o prefeito.  
     Além das forças de segurança, participarão desta ação, o Núcleo Reconhecer, CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), que são órgãos da Prefeitura  especializados no atendimento às pessoas em situação de violência, bem como a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal.
     A vereadora Lurdinha Granzotte falou sobre a relevância deste trabalho em conjunto. “É de grande importância porque a mulher vítima de violência se sente sozinha. Ela tendo conhecimento dessas ações, passa a se sentir protegida”, disse. A delegada da DDM, Juliana Paiva, seguiu a mesma linha de raciocínio. “Precisamos dessa rede de apoio para proteger as vítimas. É muito importante e que seja a primeira de várias parcerias.”

PAT tem 94 oportunidades de trabalho para novo hortifruti

 DSC 2560 original

     A Secretaria de Desenvolvimento, através do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), está com 94 vagas disponíveis para um novo hortifruti que iniciará suas atividades em Franca. Todas as entrevistas acontecerão nesta quinta-feira, 27, na sede do PAT, em horários previamente estabelecidos.
     A recomendação é que os interessados compareçam ao PAT, com currículo e documentos para receber a carta de encaminhamento para retornar ao local nos horários indicados. As primeiras vagas, em que os candidatos passarão por entrevistas, são duas para ajudante de cozinha (sem experiência), duas para cozinheiro e uma para sommelier (com experiência), a partir das 8 horas. 
     O hortifruti disponibilizará também as seguintes vagas: 3 para auxiliar de açougue;  3 para atendentes de frios; 5 para atendente de padaria; 15 para manipulador de alimentos; 1 para atendente de vinhos; 15 para auxiliar de peixaria; 4 para fiscal de caixa; 20 para operador de caixa; 10 para operador de loja; 5 para repositor de mercearia e 3 para repositor de hortifruti. As entrevistas terão início às 13 horas e nenhuma dessas vagas exige experiências anteriores. 
     Para completar o quadro de funcionários, agora com exigência de experiência, haverá entrevistas, a partir das 13 horas, para a vaga de assistente de recursos humanos, assistente financeiro, duas para motorista de loja e 1 sushiman. 
    Interessados devem procurar o PAT, na sede do 'Emprega Franca', em prédio anexo à Rodoviária de Franca, na rua Professor Laerte Barbosa Cintra, no Residencial Baldassari, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. 
     Mais informações pelo telefone (16) 99601-0848.

Lances em leilão de inservíveis da Prefeitura seguem até dia 31

Design sem nome 2 original 

       Segue disponível, até às 10 horas do dia 31 de julho, o recebimento de propostas para o Leilão Público da Prefeitura de Franca, para a alienação de bens inservíveis dos mais diversos. A ação contempla desde veículos até mobiliário escolar e sucata de ferragens, e está disponível pelo site: https://www.benozzati.com.br
      O leilão tem como objetivo a venda de bens móveis, equipamentos, veículos e sucatas, descritos e caracterizados na situação jurídica e no estado de conservação em que se encontram. Ao todo, são 76 lotes, cujos valores mínimos constam no edital. O encerramento será lote a lote, respeitando o tempo de 45 segundos entre os lances.
     Entre os itens de maior destaque, estão veículos, como motos, carros e ônibus, que não são mais usados pelo serviço público. Alguns deles estão em condições de uso e com a documentação necessária. Também há diversas carteiras escolares que, de acordo com o secretário de Administração e Recursos Humanos, Petersson Faciroli, foram substituídas nas escolas.
     Os bens móveis, especificados de acordo com o edital, poderão ser visitados pelos interessados mediante agendamento nos quatro locais em que estão: oficina da Prefeitura (bairro Nova Franca); arquivo próximo ao Poliesportivo; Colégio Champagnat; e em outro arquivo, no Distrito Industrial, nos dias 26 e 27, deste mês, das 9 às 14 horas. 
     O secretário ainda destacou a importância da ação. “O leilão permitirá que a Prefeitura se desfaça de bens que não são mais utilizados e arrecade recursos para o reinvestimento em diversas áreas do serviço público", destacou o secretário.

Franca prepara mais uma edição das Cavalhadas

 Divulgacao Clube das Cavalhadas original

     Tradicionais e já incorporadas ao folclore regional, as 'Cavalhadas de Franca' serão realizadas nos dias 5 e 6 de agosto, tendo como local o Parque de Exposições 'Fernando Costa'. Contando com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), a organização está a cargo do Clube das Cavalhadas da cidade, que trabalha nos preparativos, com ensaios realizados no parque, às terças, quintas e aos domingos, com entrada livre ao público que deseja acompanhar.
      O evento é realizado desde 1831 e promete proporcionar uma experiência incrível para o público de todas as idades, que poderá apreciar a destreza dos cavaleiros, a beleza dos trajes e coreografias encantadoras.
     O espetáculo com cavalos é uma recriação teatral das batalhas entre mouros e cristãos, ocorridas na Europa, no Sul da França e Norte da Espanha, entre os séculos VIII e IX, pela disputa de territórios. O teatro narra a história do exército do rei cristão Carlos Magno e a conversão da princesa Floripes, filha do Sultão de Constantinopla, rei mouro, ao Cristianismo. No final do enredo, Floripes convence o pai a se converter também e dá fim à guerra.
     De acordo com Gabriel Anawate, diretor de Patrimônio do Clube das Cavalhadas, a expectativa para o evento deste ano é grande, depois do espetáculo da edição anterior, quando o público pôde acompanhar um vídeo documentário com todo o histórico das Cavalhadas, rumo ao segundo centenário. 
    Segundo Mateus Caetano, presidente da FEAC, este ano, as Cavalhadas da Franca foram contempladas com o projeto 'Bolsa Cultura', através de chamamento público. "O poder público apoia este evento, fortalecendo a cultura e a história. É uma tradição, que leva famílias, jovens e crianças, com belas apresentações. A gente está muito feliz com o acontecimento e convida toda a população para que possa usufruir desse grande evento na cidade", destacou ele.
Para a edição deste ano, estarão diretamente envolvidos nas apresentações, 26 participantes e outros cerca de 50 pessoas com participações indiretas. 
    O roteiro das apresentações será marcado com a Cerimônia dos Encamisados no sábado, 5, a partir das 20h e a continuidade no domingo, 6, a partir das 14h, com entrada gratuita, com a batalha travada entre Mouros e Cristãos. A princesa, pelo segundo ano consecutivo será Maria Vitória Pugliesi. 
 

 

      Histórico
     Com a participação de famílias tradicionais da cidade, que foram se renovando, jovens e adultos, as Cavalhadas da Franca existem há quase 200 anos e consistem num espetáculo com cavalos, realizado no início de agosto, gratuito ao público. O evento realizado em Franca é o terceiro antigo do país, as primeiras apresentações ocorreram em Poconé e Pirenópolis, municípios estes localizados respectivamente nos Estados de Mato Grosso e Goiás.
     As apresentações retratam as batalhas entre mouros e cristãos protagonizadas na Europa durante os séculos VIII e IX. De um lado, os cristãos, vestidos de azul, e do outro, os mouros, de vermelho. Em campo, os dois grupos rivais encenam, sobre cavalos, as lutas travadas entre o Império de Carlos Magno (cristãos) e do Sultão de Constantinopla (mouros, defensores de Maomé).

Obras do Centro de Esportes estão em andamento no Jardim Palma

 DSC 3467 original
     O Centro Popular de Esportes e Lazer (CEPEL), projetado pela Prefeitura, para o Jardim Palma, está com as obras em andamento, compreendendo os serviços de drenagem completa na quadra de areia e preparação da base da quadra de basquete, com aplicação de pedras e a malha para concretagem. 
     A exemplo das outras unidades já construídas e entregues pela Prefeitura, o Centro de Esportes do Jardim Palma, contará com luminárias de led, duas quadras: uma de areia para jogos de vôlei de praia, cercada com alambrados e uma de basquete 3 x 3, parcialmente protegida também por telas e uma pista de skate, além dos espaços verdes, com jardins gramados e pistas de circulação, interna e externamente. Os investimentos feitos são da ordem de R$ 400 mil.
     Nos mesmos moldes do CEPEL do Jardim Palma, um outro está com as obras em fase de terraplenagem no Parque Continental/Jardim Martins, Região Oeste da cidade. Ocupará um terreno situado entre as ruas Lázaro Pelizaro e Tupiniquins, onde o valor investido será a ordem de R$ 520 mil, com o acompanhamento da equipe de engenheiros da Secretaria de Infraestrutura. 
 
 
      Centros Esportivos inaugurados 
    Voltados a oferecer opções de lazer e recreação aos moradores dos bairros, os Centros de Esportes projetados e entregues pela Prefeitura, se transformaram em palcos de permanentes competições e diversão entre seus frequentadores.  Especialmente, nas tardes e fins de semana, é comum ver estes locais com grupos de pessoas se alternando para a utilização das quadras de areia e de basquete.
     Até o momento, foram construídos e inaugurados 7 Centros de Esportes, sendo nos bairros Jardim Redentor/Vila Gosuen, City Petrópolis, Santa Bárbara, Ana Dorotheia, Franca Polo, Jardins Moema/Planalto, Samello Woods.  Vai chegar a 10 unidades, com a construção e licitação já realizada, do CEPEL, no Parque Progresso, junto à Praça Tancredo Neves, próximo a Unidade Básica de Saúde.
     Somando-se a essas construções, foram entregues também à população, 3 ‘Areninhas’, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. São estruturas com campo de futebol Society de grama sintética, fechados com alambrados e uma quadra de basquete 3 x 3. Estão localizadas nos Residenciais Zanetti (Região Sul), Palermo City (Oeste) e Jardim Paulista (Leste).

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais