Email  

Notícias

Prefeito assina lei que possibilita que cooperados recebam mais pela reciclagem de resíduos

 cooperados original

     O prefeito Alexandre Ferreira recebeu em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira, 30 membros da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis (Cooperfran) para assinatura do Termo de Colaboração, que regulariza os projetos da cooperativa, em relação à coleta seletiva e estabelece valores a serem recebidos por tonelada, de acordo com o Plano de Trabalho. 
      Participaram da assinatura, o secretário de Meio Ambiente, Rui Engrácia Garcia Caluz, a presidente da Cooperfran, Diana Angélica de Bastos e os cooperados. O Termo de Colaboração tem como objetivos gerais, o gerenciamento da unidade onde é feita a triagem e processamento, no Distrito Industrial, em local cedido pela Prefeitura. Eles serão responsáveis pelo processamento e comercialização de resíduos sólidos urbanos e reutilizáveis, desenvolvimento sustentável para minimizar os efeitos negativos da geração de resíduos sólidos. Com isso, será possível gerar trabalho e renda para os catadores.
    Criada em 2001, a cooperativa tem nesta lei uma oportunidade de reciclar e ter mais rendimentos, já que o município transferirá a Cooperfran, o valor total de R$ 163,15 por tonelada, o maior já proposto. Em nome da cooperativa,  Diana falou sobre a importância desse cuidado da Prefeitura com os catadores e com o meio ambiente. “Estamos subindo degraus com isso e temos um sentimento de gratidão muito grande. Nunca tivemos oportunidade como agora, inclusive de desempenharmos esse trabalho juntos”, disse.
    O prefeito Alexandre Ferreira enfatizou o desenvolvimento dessa política pública com a Cooperfran. “A cooperativa cuida do meio ambiente através desse trabalho e ainda proporcionamos a essas pessoas uma condição melhor de vida, com maior renda e oportunidades, com cursos de capacitação e inclusão no mercado de trabalho”, disse.
 
Ecopontos
 
    Ainda durante a assinatura do Termo de Colaboração, o prefeito ressaltou a importância da população utilizar os Ecopontos. O do City Petrópolis já está em pleno funcionamento de segunda a sábado, das 7 às 19 horas e aos domingos, das 8h às 14 horas, e é essa possibilidade. “É proibido descartar lixo em terrenos e outros locais. Há multa e estamos com fiscalização, junto à Guarda Civil Municipal, então estamos dando às pessoas os locais corretos para isso. São os ecopontos. Você chega lá e deixa os entulhos, inservíveis e recicláveis e não prejudica o meio ambiente”.
    Atualmente, Franca recolhe em torno de 6 a 8 toneladas de recicláveis, mas tem potencial para dobrar esse montante, se houver uma efetiva colaboração dos moradores. Para ampliar esse número e evitar o descarte irregular, a Secretaria de Meio Ambiente iniciou o processo de construção de locais adequados. O primeiro deles é o ecoponto do City Petrópolis, na Avenida São Pedro, 1.200, que recebe resíduos como os de construção civil (entulhos, tijolos e telhas); inservíveis (cama, sofá, móveis e guarda-roupa) e recicláveis (papel, papelão, vidro, metal e isopor), e é administrado pela Cooperfran, que venceu o chamamento público.
     Nesta primeira fase do programa de Ecopontos de Franca, a Prefeitura construirá mais três unidades, nos Jardins Luíza (em licitação), Portinari e Esmeralda. Segundo o prefeito, a previsão é construir mais quatro até o final do ano que vem, totalizando oito ecopontos pela cidade.

Prefeitura inicia construção de escola no Jardim Adelinha

 adelinha original

      Com investimentos na ordem de R$ 9,5 milhões e projetada para atender a 780 estudantes, começou a ser construída no Jardim Adelinha, na Região Oeste da cidade, uma nova Escola Municipal. A unidade ocupará uma área institucional, localizada na rua Aparecida Penha Venceslau e vai receber o nome da colunista social Sônia Menezes Pizzo, a ‘Patrícia’, de acordo com lei municipal aprovada pelo Legislativo.
      A Secretaria de Infraestrutura acompanha o início dos trabalhos, informando que, além de cercado, o canteiro de obras está sendo estaqueado e com os serviços de fundação em fase inicial. A construção atende aos padrões do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), com investimentos oriundos de recursos federais, estaduais e próprios do município. 
       O prefeito Alexandre Ferreira observa que essa construção atende as demandas da região, abrangida por bairros adjacentes, como Bonsucesso, Peres Elias e Júlio D’Elia.
       De acordo com o projeto, a escola contará com 12 salas de aula, com capacidade de atendimento para até 780 alunos, em dois turnos (matutino e vespertino). Além dessa construção, a Prefeitura realizou diversas ampliações no ano passado, pelo menos, em oito unidades, buscando fazer frente as novas demandas. 
     Aliadas a construção dessa escola e ampliações também autorizadas em Creches, a Prefeitura está com procedimentos licitatórios, em, andamento, para a construção de 5 novas creches, projetadas para os Residenciais Copacabana, Pacaembu, Piratininga, Vera Cruz e Zanetti.
       A Prefeitura tem feito investimentos para melhorar as condições de trabalho dos seus colaboradores. Nesse sentido, adquiriu  mais computadores para os professores, além de equipamentos eletrônicos para as crianças utilizarem nas salas de aula, para o acesso a conteúdos pedagógicos, aliando a teoria e a prática. 

Segurança anuncia mudança de trânsito em ruas de 3 bairros

 rua geraldo bombicino 1 original

     A Secretaria de Segurança anuncia modificações no sentido de direção em ruas de três bairros, Vila Europa, Vila Champagnat e Jardim Petráglia. A publicação ocorreu no Diário Oficial do Município desta quinta-feira, 29 e pode ser acessada pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2313-29062023.pdf . 
    Na Vila Europa, as alterações entram em vigor a partir desta sexta-feira, 30. Ocorrerão na rua Geraldo Bombicino, que passará a ter sentido único no trecho entre a rua Ana Maria Pinho Gonçalves até a rua Antônio Ferreira Lima. O tráfego será mantido nessa mesma ordem e as adequações na sinalização serão providenciadas pelas equipes da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca).
   Na Vila Champagnat, as mudanças passarão a vigorar a partir da próxima terça-feira, 4 e consistem na implantação de sentido único na rua Profa. Suzana Ribeiro Sandoval, no trecho entre a rua Ana Jacinto Caleiro até a rua José Muniz, obedecendo esse mesmo sentido de direção. 
    A terceira e última ação está projetada para o Jardim Petráglia, na rua Sargento Aldrovander Bueno Marquês, que passará a ter sentido único no trecho entre a Avenida Hélio Palermo até a Av. Prof. José Rodrigues da Costa Sobrinho, a partir da próxima quarta-feira, 5 de julho.
   Nas duas regiões, as equipes de sinalização da Emdef estarão realizando as substituições e adequações nas placas, de modo a orientar os usuários

Administração divulga classificação final e homologa concurso 03

 feriadooo original

      A Secretaria de Administração e Recursos Humanos divulgou nesta quinta-feira, os editais relacionados ao Concurso Público 03/23, tratando dos recursos da classificação, classificação final e homologação para as funções. 
   Sobre os recursos que foram interpostos, a Secretaria informa que todos eles foram indeferidos, conforme as disposições contidas no edital. Os resultados podem ser consultados no endereço eletrônico: www.ibamsp-concursos.org.br/site/recurso/acessar/722, até o dia 4 de julho. Para acessar, a pessoa deve ir na ‘Área do candidato’, escolher o concurso, digitar o CPF e data de nascimento.
     Quanto a classificação final, a Comissão Organizadora publicou as listas dos candidatos habilitados para as funções, em que houve inscritos e respectivas pontuações.  Com o edital de homologação, a Prefeitura conclui o referido concurso, regido pelo respectivo edital, contendo as 18 funções, de Agente de Defesa Civil, médicos e motorista I. 
      A integra dos editais pode ser consultada em: https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2313-29062023.pdf, páginas 3 a 6.

Sábado tem Voleibol Infantil no Champagnat

 voleiiii original

     Neste sábado, 1º de julho, a partir das 11h, tem rodada da Associação Pró-Voleibol, no Champagnat, envolvendo as equipes da FEAC de voleibol masculino, categoria Infantil, com jovens na faixa de 16 anos. A partidas terão início às 11h, onde Franca estará recebendo São José do Rio Preto.
    Esse campeonato, de âmbito regional, serve de preparativo para eventos oficiais, como competições do Estado, Jogos Regionais e Abertos do Interior. Esta será a terceira partida da APV, da fase classificatória, onde fazem parte do grupo, além de Franca, São José do Rio Preto, Monte Alto e Lençóis Paulista.

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19

 WhatsApp Image 2023 06 29 at 07.49.01 original

     Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 e de Rotinas para esta sexta-feira, 30, no horário das 8 às 19 horas.
 
VACINA BIVALENTE - (18 ANOS OU MAIS) POPULAÇÃO GERAL / IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) / GESTANTES E PUÉRPERAS (QUE TIVERAM PARTO ATÉ 45 DIAS - 12 ANOS OU MAIS) / PCD (12 ANOS OU MAIS) / PESSOAS COM COMORBIDADES (12 ANOS OU MAIS) / TRABALHADORES DE SAÚDE - Serão atendidas as pessoas com 18 anos ou mais, que tenham tomado, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores; imunossuprimidos, com 12 anos ou mais; gestantes e puérperas, que tiveram parto até 45 dias, com 12 anos ou mais; pessoas com deficiência (PCD), com 12 anos ou mais; pessoas com comorbidades (12 a 59 anos), sendo Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonal e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, Doença renal crônica, Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas e Doença hepática crônica, que deverão apresentar laudo médico ou receita com medicações de uso contínuo, além de trabalhadores de saúde, nas UBS's Aeroporto 1, Aeroporto 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano, Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas aptas a receberem o imunizante, procurem uma unidade mais próxima de sua casa, utilizando máscara de proteção e apresentem um documento de identidade, comprovante de recebimento das doses anteriores e o comprovante médico para as pessoas imunossuprimidas. A Vigilância Epidemiológica fará a aplicação do imunizante em idosos acamados e residentes em instituições de longa permanência. A orientação para os familiares de idosos acamados é para que compareçam a uma UBS mais próxima da residência para que seja feito o cadastramento, visando o agendamento da aplicação domiciliar da vacina. Para os pacientes que já têm cadastro nas UBS, a Vigilância entrará em contato para o agendamento.
 
CORONAVAC: 1ª/ 2ª/ 3ª DOSES PARA PESSOAS DE 3 A 17 ANOS - 1ª E 2ª DOSES PARA PESSOAS DE 18 ANOS A MAIS
 
PFIZER - 1ª, 2ª E 3ª DOSES (PESSOAS DE 12 A 17 ANOS) / 1ª e 2ª DOSES - GESTANTES (12 ANOS OU MAIS) / 2ª DOSE PARA PESSOAS QUE COMPLETARAM O ESQUEMA VACINAL COM ASTRAZENECA, CORONAVAC, JANSSEN E PFIZER. 
 
PFIZER BABY - 1ª, 2ª E 3ª DOSES (CRIANÇAS DE 6 MESES A 4 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS)
 
PFIZER PEDIÁTRICA - 1ª, 2ª E 3ª DOSES (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS)

Campanha Influenza

 WhatsApp Image 2023 06 29 at 07.49.13 original

      Está em andamento, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, destinada para pessoas a partir de 6 meses  de idade. A vacina contra a Influenza está disponível nas UBS's Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia e São Sebastião, no horário das 8 às 19h. As pessoas deverão comparecer as UBS's, munidas de um documento de identidade com foto, a carteira de vacinação e o cartão para comprovação das doses recebidas de Covid-19. As pessoas que tomaram os imunizantes contra a Covid-19 ou contraíram a doença, deverão aguardar o prazo de 30 dias para receberem a vacina contra a Influenza.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais