Notícias

Creches Municipais recebem Saúde Bucal Preventiva

 saude bucal original

      A Secretaria de Saúde prossegue com as ações preventivas de saúde na infância, através da equipe de Odontopediatras nas ruas, com a viatura Odontomóvel. O veículo equipado com dois gabinetes, percorre as Creches-Escolas, parceiras do município, oferecendo acompanhamento preventivo e orientações aos profissionais das unidades abrangidas.
     Esse trabalho é conduzido de forma integrada entre as Secretarias de Educação e Saúde, onde os profissionais de cada estabelecimento a ser visitado são previamente comunicados. Os atendimentos estão sendo realizadas pela manhã, com agendamento feito pela coordenação de Odontologia da Secretaria de Saúde.
     Nesta semana, os dois profissionais estão atendendo as 90 crianças das fases I e II da Creche-Escola ‘Prof. José Antônio Pires’, no Jardim América. Essas visitas foram iniciadas no dia 23 de janeiro e o Odontomóvel já percorreu 8 unidades, atendendo a 817 crianças.
    O Programa Preventivo de Saúde Bucal tem como meta, identificar precocemente as crianças com algum problema bucal. Uma vez constatada essa necessidade, dependendo do seu grau, mediante autorização prévia dos responsáveis é realizado o tratamento ou encaminhamento com a orientações. Neste começo de ano, das 817 crianças assistidas, até esse semana, 131 apresentaram problemas, foram ou estão sendo assistidas pela própria equipe e outras 9 foram encaminhadas para tratamento.
      A meta é percorrer toda a rede de creches parceiras, formada por mais de 80 estabelecimentos ao longo do ano.

Prefeitura prepara compra de viatura para o SAMU

 

     A Prefeitura publicou nesta terça-feira, 4, no Diário Oficial, o edital do Pregão Eletrônico dispondo sobre a aquisição de uma Ambulância de Suporte Avançado, padrão SAMU, para os atendimentos de urgência prestados, diariamente.       O valor de referência do veículo de R$ 395,2 mil e as propostas dos lotes deverão ser entregues até às 14h, do dia 20, deste mês. A abertura das propostas ocorrerá no mesmo dia, às 14h30. Informações complementares poderão ser consultadas no edital no portal eletrônico: www.licitacoes-e.com.br, a partir deste dia 5 de abril.
    A Prefeitura tem trabalhado para renovar toda a frota de veículos municipais. Apenas na área da saúde foram entregues 7 novos veículos. Para o Corpo de Bombeiros, que presta o atendimento de urgência e emergência, foram repassadas 2 novas Unidades de Resgate e uma moto  resgate. Duas outras motos resgate estão em licitação, que serão entregues em breve. 

 

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19

 covid05 04 original

        Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 e de Rotinas para esta quarta-feira, 5, no horário das 8 às 19 horas.
 
VACINA BIVALENTE - (60 ANOS OU MAIS) / IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) / GESTANTES E PUÉRPERAS (QUE TIVERAM PARTO ATÉ 45 DIAS - 12 ANOS OU MAIS) / PCD (12 ANOS OU MAIS) / PESSOAS COM COMORBIDADES (12 ANOS OU MAIS) / TRABALHADORES DE SAÚDE - Serão atendidos os idosos, com 60 anos ou mais, que tenham tomado, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores; imunossuprimidos, com 12 anos ou mais; gestantes e puérperas, que tiveram parto até 45 dias, com 12 anos ou mais; pessoas com deficiência (PCD), com 12 anos ou mais; pessoas com comorbidades (12 a 59 anos), sendo Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonal e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, Doença renal crônica, Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas e Doença hepática crônica, que deverão apresentar laudo médico ou receita com medicações de uso contínuo, além de trabalhadores de saúde, nas UBS's Aeroporto 1, Aeroporto 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano, Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas aptas a receberem o imunizante, procurem uma unidade mais próxima de sua casa, utilizando máscara de proteção e apresentem um documento de identidade, comprovante de recebimento das doses anteriores e o comprovante médico para as pessoas imunossuprimidas. A Vigilância Epidemiológica fará a aplicação do imunizante em idosos acamados e residentes em instituições de longa permanência. A orientação para os familiares de idosos acamados é para que compareçam a uma UBS mais próxima da residência para que seja feito o cadastramento, visando o agendamento da aplicação domiciliar da vacina. Para os pacientes, que já têm cadastro nas UBS, a Vigilância entrará em contato para o agendamento.
 
1ª, 2ª e 3ª DOSES (6 MESES OU MAIS) / PFIZER - A primeira, segunda e terceira doses da vacina Pfizer para pessoas, com idade a partir de 6 meses ou mais estarão disponíveis nas UBSs Aeroporto 1 e 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano,  Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais e responsáveis, que deverão estar munidos da carteira de vacinação e um documento de identidade.
 
Pessoas que receberam a 1ª dose da Coronavac, poderão tomar a 2ª dose da vacina Pfizer, correspondente a sua idade.
 
4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) – PFIZER - A quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nas UBS's Aeroporto 1, Progresso, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Paulista, Ângela Rosa, Estação, Paulistano, Santa Clara, São Sebastião, Santa Terezinha e Aeroporto 3, das 8 às 19 horas. Pessoas que completaram o esquema vacinal com a dose única de Janssen, antes da gestação ou puerpério, podem realizar a 1ª dose adicional com 28 dias, após a dose única; a 2ª dose adicional, com 4 meses, após a 1ª dose adicional e a 3ª dose adicional, com 4 meses após a 2ª.

Vacinas de Rotina

rotina05 04 original 

        A Secretaria de Saúde mantém a programação das vacinas de rotina para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
       Para esta quarta-feira, 5, os atendimentos serão prestados nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, São Sebastião, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Ângela Rosa, Santa Clara, Estação, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha e Paulista, das 8 às 19 horas, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16 horas.
        A vacina Tríplice Viral estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, no horário das 8 às 19h.

Bolsa Medicina segue com entrevistas sociais

enfer original 

      O Programa Bolsa Medicina continua com o processo de seleção dos universitários, que foram classificados para a etapa de entrevistas sociais, que estão sendo feitas na sede da Secretaria de Educação até quarta-feira, 5.  Ao todo, 17 estudantes foram aprovados para esta segunda fase. 
      O edital de convocação do processo de seleção do Programa Bolsa Medicina está disponível no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2253-30032023.pdf
A previsão é que na próxima semana, as assistentes sociais passem a realizar visitas nas residências desses universitários. Depois, será publicada no Diário Oficial, a seleção dos estudantes que serão contemplados. 
     O Bolsa Medicina é um programa municipal de concessão de bolsas de estudos parciais do curso superior presencial de graduação em Medicina do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef). Para este ano, o projeto está disponibilizando três vagas para o curso, sendo uma bolsa de 50% e outras duas de 40%.
 
Bolsa Universidade
     Além do Bolsa Medicina, a Prefeitura de Franca disponibiliza o Bolsa Universidade, auxílio destinado aos estudantes universitários de baixa renda, que estejam matriculados em uma das três unidades de Ensino Superior da cidade: Faculdade de Direito (FDF), Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) ou Unifran e que não tenham formação universitária anterior.
    A previsão é que o resultado da primeira etapa do processo de seleção seja divulgado no dia 13 de maio, no Diário Oficial do Município. A publicação conterá os classificados para as entrevistas sociais, data e horário para comparecerem à Secretaria de Educação.
 

Festival ‘Águas de Março’ termina com premiações e apresentações de música

 encerramento feac original

     Centenas de pessoas estiveram no Teatro Municipal “José Cyrino Goulart”, na noite de domingo, 2, para conferir o encerramento do 32º ‘Águas de Março’, tradicional evento de artes da cidade, que aconteceu entre os dias 24 de março e 2 de abril. Foram entregues certificados aos artistas e ocorreram apresentações do Ensemble Vocal da Orquestra Sinfônica de Franca e do Coral Infantil da Secretaria de Educação. 
      A abertura dos trabalhos teve início às 19h15, com a entrega de certificados de participação, aos quase 30 representantes de escolas e companhias teatrais e de dança, além de artistas e duplas que se apresentaram. Logo após, o presidente da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), Mateus Caetano, anunciou que os artistas da categoria ‘Revelação’ de dança, música, teatro, literatura e artes visuais receberão mentoria e formação ministradas por artistas, que serão selecionados e credenciados pela FEAC.
      Mateus falou sobre a importância do evento que, por determinação do prefeito Alexandre Ferreira, contemplou somente artistas de Franca. "Nossa cidade tem muita gente talentosa e que pode mostrar isso durante todos esses dias de festival. Agradecemos a participação de todos", disse.
       As notas foram dadas aos artistas pela Comissão de Seleção do Festival, composta por membros do Conselho Municipal de Política Cultural, que levaram em consideração os seguintes critérios: tom, performance, criatividade, tempo de apresentação e texto. 
     Na Dança, a Revelação foi a bailarina Yasmin Schesling, que fez uma apresentação solo. Na Música, o rapper Molusco foi o vencedor, enquanto no Teatro, foram os artistas da peça ‘Onde que o começo se esconde?’. Já na Literatura,  Vinícius Ruston foi considerado Revelação do festival e, nas artes visuais, Márcio Donizeti ganhou com a escultura que deixou exposta no saguão do teatro.
     Ocorreu ainda a premiação para Destaque. Os artistas escolhidos foram: Fabiana Rodrigues (Dança), Norberto Felipe de Oliveira (Literatura), Luís Eduardo Santos Faleiros (Teatro) e Evelyn Salviano (Música). Já os premiados por Mérito foram Orquestra Experimental Colégio Pessoa (Música), Maria Victória Neves Canali (Teatro), Ana Carolina Silva Borges (Literatura) e Studio Daniela Tosi (Dança).
     Logo após a entrega dos certificados, o Ensemble Vocal da OSF (Orquestra Sinfônica de Franca) fez uma apresentação com músicas de variados estilos. Depois, eles cantaram junto com o Coral Infantil da Secretaria Municipal de Educação, que encerrou o ‘Águas de Março’ com ‘Aquarela’, de Toquinho.

Limpeza Urbana é intensificada no centro e nos bairros

 urbana 2 original

     A Secretaria de Meio Ambiente iniciou a semana, com várias frentes de limpeza pela cidade, a partir da Região Central, nas praças Nossa Senhora da Conceição, Barão da Franca e Dom Pedro II. Outras equipes realizaram o trabalho na avenida Avenida Jaime Telini, no Jardim Parati, nos Jardins Aeroporto I e II, abrangendo as Avenidas Carlos Roberto Haddad e Gabriela Martins Pirajá, entre outras.
    Na Região Norte, os canteiros entre as Avenidas Chico Júlio e José da Silva, também receberam poda do gramado e limpeza, além da Avenida Amélia Antunes Pinheiro, na praça da Vila Santa Luzia, quadra de esportes e praça ao lado da Escola ‘Profa. Suzana Ribeiro Sandoval’. Uma outra equipe foi mobilizada para o trabalho de poda e nos jardins e arredores do Terminal Rodoviário.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais