Email  

Notícias

'Dia C' imuniza mais de 3.500 crianças contra a Covid-19

Vacinacao 
     A Secretaria de Saúde contabilizou no último sábado, 5, durante a realização do 'Dia C', exclusivo, para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, a aplicação de 3.523 doses, em 9 postos de atendimento, que funcionaram das 07h30 às 13h. 
     De acordo com a secretaria, até o último sábado, 12.230 crianças nesta faixa etária já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, em Franca. A estimativa de pessoas nesta idade para ser imunizada é de 31 mil crianças. 
 
 
Confira a programação da Campanha de Vacinação contra Covid-19 para esta terça-feira
     A programação da Campanha de Imunização contra a Covid-19 para esta terça-feira, 8, contempla 10 postos de vacinação, funcionando das 7h30 às 16h.
 
1ª DOSE (CRIANÇAS DE 5 ANOS – POPULAÇÃO GERAL) / 1ª DOSE (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS - PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS)
     Para esta terça-feira, 8, a aplicação da primeira dose para crianças de 5 anos (população geral) e crianças de 5 a 11 anos - PCD (Pessoas com Deficiência) com comorbidades e imunossuprimidos, será realizada na UBS Progresso, das 7h30 às 16h. 
     As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto, para a comprovação da identidade e faixa etária, CPF e comprovante de residência.
    Já crianças, nessa mesma faixa etária com comorbidades, deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
1ª DOSE (6 A 11 ANOS GERAL) - COMORBIDADES E PCD / CORONAVAC
     A imunização de crianças de 6 a 11 anos será realizada nas UBS's São Sebastião, Horto, Aeroporto 3 e Planalto, das 7h30 às 16h.  As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto, para comprovação da identidade e faixa etária, CPF e comprovante de residência.
    Já as crianças com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) / 3ª DOSE (ACIMA DE 18 ANOS) / 4ª DOSE (IMUNOSSUPRIMIDOS) - PFIZER
     A primeira dose para pessoas na faixa etária de 12 a 17 anos, segunda aplicação para pessoas de 12 anos ou mais, terceira dose para jovens acima de 18 anos, gestantes e puérperas, além da aplicação da quarta dose para imunossuprimidos da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nesta terça-feira, nas UBS's Guanabara, Santa Terezinha, Paulista e Aeroporto 1, das 7h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento das doses anteriores.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
     O intervalo da segunda para a terceira dose para as pessoas, com 18 anos ou mais, deve ser de 4 meses. Também estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses para gestantes e puérperas.
    As pessoas, com 18 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 18 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço.
 
1ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) / 2ª DOSE (ACIMA DE 18 ANOS) - CORONAVAC
     A primeira dose da vacina Coronavac para pessoas  com 12 anos ou mais e a segunda dose para pessoas acima dos 18 anos, serão aplicadas nesta terça-feira, 8, nas UBS's São Sebastião, Horto, Aeroporto 3 e Planalto, das 7h30 às 16h. Para a segunda aplicação, deverão apresentar comprovante de aplicação da primeira dose, com intervalo de 28 dias.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
 
2ª DOSE - ASTRAZENECA
     Para terça-feira, 8, será aplicada na UBS Ângela Rosa, das 7h30 às 16h, a dose adicional da vacina Astrazeneca. 

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

 WhatsApp Image 2022 02 07 at 15.32.30 2
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para terça-feira, 8, estarão disponíveis as UBS's Estação, Leporace e Paulistano, funcionando das 7h30 às 16h. Também estão disponíveis para atendimento as unidades da ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.
 

Prefeitura inicia as Teleconsultas sobre síndromes gripais e Covid-19

 IMG 3188
     Está em funcionamento o novo canal direto com a população, criado pela Prefeitura de Franca para os atendimentos de pacientes com sintomas de síndromes gripais e de Covid-19, o Projeto de Teleconsulta. Essa novidade foi apresentada pelo prefeito Alexandre Ferreira, na última semana, onde o intuito é facilitar o acesso das pessoas ao tratamento preventivo e também diminuir os riscos de contaminações. 
     A partir desta segunda-feira, a Secretaria de Saúde colocou uma equipe médica e estrutura tecnológica para oferecer as consultas on-line, sem que a pessoa precise sair de casa. As primeiras Teleconsultas foram oferecidas pela equipe de médicos nesta segunda-feira, com os encaminhamentos de acordo com a situação de cada paciente.
     A estrutura montada pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), que funciona em uma das UBS da região Oeste da cidade possibilita a oferta de 60 consultas/dia e até 300 por semana. 
     Neste primeiro dia de funcionamento do novo sistema, a paciente mais nova tinha 18 anos e a mais velha, 94. Naiara Pereira da Silva,  de 31 anos, moradora da Chácara São Paulo, região Oeste da cidade, foi uma das primeiras a passar pela consulta por videochamada. Ela elogiou o atendimento, destacando que o médico foi atencioso e claro nas explicações. Diagnosticada com Covid-19, disse estar se restabelecendo, mas tossindo um pouco e espera estar recuperada em breve.
 
Orientações sobre a Teleconsulta
     A Teleconsulta é uma forma de consulta médica usando a tecnologia, por videochamada, onde o paciente pode conversar com o médico, através do telefone celular. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O médico avalia o paciente e pode solicitar exames complementares ou encaminhá-lo para uma consulta presencial, se necessário. 
     Devem buscar o serviço, os pacientes que apresentarem sintomas como tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal e coriza, caso tenha recebido resultado positivo para Covid, que tenham tido contato com pessoas que testaram positivo ou que estejam em isolamento domiciliar. Devem agendar o atendimento pelos telefones (16) 3711-1909/ 3711-1923, ou enviando mensagens de Whatsapp para o número (16) 3711-1999, além do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. 
     A Teleconsulta é individual e intransferível e os usuários devem manter o cadastro atualizado no Sistema da Rede Municipal de Saúde, que pode ser feito na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima a casa do interessado. 
     O paciente deverá possuir número de telefone, que tenha o aplicativo Whatsapp e que seja o mesmo cadastrado na UBS. O aparelho seja celular, computador ou tablet deve ter câmera e microfone, além de conexão com a Internet. 
     A recomendação é que o paciente esteja disponível pelo menos 10 minutos antes do horário agendado e atenda o aparelho, no momento em que o profissional da saúde efetuar a ligação. A Teleconsulta é um procedimento sigiloso, onde o paciente deve estar em um ambiente silencioso e fechado, com boa iluminação e que tenha privacidade para ouvir bem e responder com clareza o que lhe for perguntado. 
     A pessoa deverá ter em mãos, papel e caneta para fazer anotações e orientações que serão passadas pelo profissional da saúde. Caso o paciente tenha algum equipamento de saúde, que possa ajudar o médico na teleconsulta como lanterna, termômetro, esfigmomanômetro (o aparelho de aferir a pressão), oxímetro de pulso (o aparelho que colocamos na ponta do dedo para avaliar a oxigenação) é indicado que verifique, com antecedência, se está em bom funcionamento (e com pilhas) e deixe reservado para o momento que receber a ligação.

Prefeitura realiza reunião para definir estratégias de enfrentamento à Exploração Infantil

 IMG 3021
     Aconteceu na última sexta-feira, no Gabinete do Prefeito, uma reunião com os representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar, Polícia Civil e comerciantes, além da equipe da Secretaria de Ação Social. 
     Durante o ano de 2.021, após a realização de uma abordagem social, foram identificados 195 casos de crianças e adolescentes que estavam sob condição de exploração infantil, exercendo um trabalho não regulamentado nas ruas e semáforos da cidade. Diante disso, a Secretaria de Ação Social criou programas de acolhimento para essas crianças e suas famílias, disponibilizando o 'Minha Chance Jovem', com transferência de renda e cursos profissionalizantes para adolescentes acima de 16 anos, o 'Cartão Alimentação Social' para o atendimento das famílias, 'Serviços de Acolhimento', entre outros. 
     Muitas crianças e adolescentes foram envolvidos, por meio, destes projetos e tiveram acesso a cursos de capacitação profissional gratuitos, acessos à alimentação, acolhimento e avanço financeiro familiar, porém, outros ainda estão resistentes em participar e poder obter uma condição de vida melhor. 
     A reunião realizada teve o objetivo de definir estratégias e estudar formas de alcançar estas pessoas, com o apoio de cada instituição presente. Tudo isso se refere à preocupação que a Prefeitura tem com a população, visando oferecer melhor qualidade de vida para as crianças e suas famílias. 
 

Emdef anuncia nova linha e alterações em itinerários de ônibus da Região Leste

 DSC 1385
     A Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) confirmou para a próxima segunda-feira, 7, que entrará em operação, a nova linha de ônibus E25- Jardim do Éden/ Hospital do Coração, visando ampliar o atendimento aos usuários do transporte coletivo da Região Leste da cidade.
     Além desta nova linha, os itinerários de outros dois coletivos sofrerão alteração a partir desta data. Desta forma, a linha E25/Jardim do Éden irá atender a avenida Presidente Vargas, Fórum, Hospital do Coração, Jardins Samello V e Éden. A linha E19/Jardim Brasilândia passará a atender o Jardim Bethânia, a rua Washington Luiz e os Jardins Rivieira, Palma e o Brasilândia. Já a P01/Jardim Paulistano I terá o itinerário direto pela rua São Paulo e avenida Brasil até o Jardim Paulistano.
     Com essas novas medidas solicitadas pela Prefeitura e implantadas pela Empresa São José (responsável pelo serviço de transporte coletivo na cidade), será possível quase que dobrar a quantidade de viagens do transporte coletivo realizadas nesta região da cidade, passando de 46 para 87 viagens, além de oferecer mais agilidade no atendimento dos cerca de 1.800 passageiros, no horário das 05h30 às 19h30. 
As novas tabelas de horários foram fixadas nos ônibus e também poderão ser acessadas pelo site - www.empresasaojose.com.br, telefones (16) 3706-4801, (16) 3706-4900 ou pelo aplicativo Cittamobi.

Prefeito entrega ambulância a Secretaria de Saúde

 DSC 2866
     O prefeito Alexandre Ferreira entregou na manhã desta sexta-feira, uma nova ambulância, modelo Master Grand Fugão, ano 2021/22, destinada ao transporte de pacientes atendidos pela rede pública. O ato teve como local o pátio da Secretaria de Saúde, na Vila Imperador, onde também participaram o vereador Pastor Sérgio Palamoni e o secretário da pasta, Lucas Souza.
     A transferência do veículo ao município, mediante convênio firmado pela Prefeitura com a Secretaria de Estado da Saúde, tem em sua origem emenda parlamentar de autoria do deputado Carlos Cezar, a quem o prefeito externou o seu agradecimento, lembrando que ela será de extrema importância. Para se ter uma ideia, a Prefeitura oferece, gratuitamente, mediante agendamento prévio, que pode ser feito de segunda a sexta-feira, na própria Secretaria de Saúde, o serviço de transporte interno e externo (fora da cidade), levando e buscando pacientes para tratamento em hospitais, clínicas e ambulatórios.
     De acordo com as informações do Setor de Transporte de Pacientes da Secretaria de Saúde, diariamente, são transportadas dentro do município, em média de 50 a 60 usuários, sem contar as remoções permanentes que são realizadas junto aos dois Prontos-Socorros (adulto e infantil) e respectivas UPAS, nos Jardins Aeroporto I e Anita, todos com funcionamento 24h por dia. Somando-se a esse serviço, a Prefeitura mantém o transporte para fora do domicílio, com outras ambulâncias circulando, diariamente, levando pacientes em grupo ou individualmente, quando a situação assim exige.

Educação confirma volta das escolas nesta semana

DSC 2863 
     A Secretaria da Educação do município confirmou para esta segunda-feira, 7, o início do ano letivo, com o retorno dos professores e equipes pedagógicas e na quarta-feira, 9, presencialmente com os estudantes. Ao todo mais de 16,7 mil alunos deverão estar frequentando os bancos escolares, com a possiblidade de modificação desses números, considerando que em alguns setores ainda estão sendo recebidas matrículas, além dos processos envolvendo as transferências.
     Por outro lado, na rede de creches escolas, as atividades foram retomadas na última segunda-feira, com a presença sendo facultativa das crianças, respeitando a vontade dos pais. As unidades estão seguindo, rigorosamente, as normas de segurança sanitária, adotando as medidas recomendadas de acordo com os casos pontuais que surgirem. Nesta sexta-feira foi divulgado um balanço da frequência nessa primeira semana, com mais 6,7 mil alunos, presencialmente, o que representa em torno de 80% da rede.



Diretrizes a observar
     Também nesta sexta-feira, a Secretaria de Educação publicou uma resolução, estabelecendo as diretrizes que devem ser observadas por todos profissionais de ensino nesse começo de ano letivo.  Na publicação que pode ser consultada pelos profissionais e demais interessados (https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/1969-04022022.pdf), página 5, são estipuladas  as normas de funcionamento dos serviços da Secretaria Municipal de Educação, bem como as diretrizes para o atendimento aos estudantes durante o ano letivo. Na resolução é reiterada pela Secretaria de Educação, a recomendação de que a vacinação das crianças e adultos deve estar em dia, embora não haja impedimento para a frequência das aulas.



Escola no Jardim Integração 
     Uma outra decisão tomada pela Prefeitura para este início de ano letivo dos 16.734 estudantes dos Ensinos Infantil e Fundamental será a destinação da Escola ‘Profa. Nair Rocha’, no Jardim Integração, região Oeste de Franca, para o funcionamento em dois períodos, manhã e tarde. 
     De acordo com a secretária Márcia Gatti, a escola foi transformada em uma EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) e funcionará com 3 classes de manhã e outras 3, à tarde. À noite, a escola continuará funcionando como com unidade do EJA (Educação de Jovens e Adultos), cujas matriculas nesta e em três outras repartições seguem abertas até o próximo dia 22. No mesmo local, a Secretaria de Educação reservou espaço para o funcionamento de duas turmas do Programa Cursinhos Populares, preparatório para estudantes de baixa renda, que desejam prestar vestibular.
     A Escola Municipal 'Profa. Nair Rocha' está com matrículas abertas desde a última quinta-feira, para alunos a partir dos 4 anos, para o Ensino Infantil, Fases I e II e 1º ano do Ensino Fundamental. Os pais residentes naquele setor da cidade, especialmente, nas regiões Norte e Oeste, devem procurar o estabelecimento (rua Padre Conrado, 1900, Jardim Integração), das 7h às 17h, levando a documentação da criança e comprovante de endereço. Neste dois dias de inscrições, cerca de 50 crianças haviam sido matriculadas.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais