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Saúde fará busca ativa em creches para identificar crianças não vacinadas

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     A Secretaria de Saúde inicia na próxima semana, uma ação junto às creches da cidade, com o objetivo de disponibilizar as vacinas contra Influenza e Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) para todas as crianças, que ainda não foram imunizadas durante a campanha neste ano.
     O público alvo são as crianças na faixa etária entre 6 meses a 5 anos incompletos. 
    Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, explicou que será uma ação realizada, em parceria com a Secretaria de Educação, para possibilitar que as crianças sejam vacinadas, tendo em vista a baixa adesão registrada durante a campanha, além da atualização da Carteira de Vacinação. 
     Para que a ação atinja os objetivos esperados, a secretária solicitou aos pais e responsáveis para que preencham e assinem o Termo de Autorização, que será encaminhado pela creche, em data oportuna, enviando também a Carteira de Vacinação que será conferida e, caso tenha situação vacinal em atraso, será anexado um aviso ao Cartão de Vacina da criança. Portanto, é muito importante que os cartões de vacina de todas as crianças, mesmo daquelas que não irão receber a vacina Influenza, sejam enviados à creche para que possa ser feita a conferência. "Pedimos o apoio dos pais para que nos auxilie neste trabalho, possibilitando que as crianças que ainda não foram imunizadas possam receber as vacinas, visando facilitar para os pais que durante a semana, não têm a oportunidade de levar os seus filhos em uma unidade, devido a compromissos de trabalho e ao mesmo tempo, garantindo a proteção da saúde de nossas crianças", declarou Waléria Mascarenhas. 
    O trabalho será realizado pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que entrarão em contato, diretamente, com as creches das regiões de abrangência, visando organizar o cronograma, atendendo as 81 creches da cidade.  Para a primeira semana, no período de 4 a 8 de julho, as UBS Paulista, Aeroporto 1, Leporace e Santa Clara farão o atendimento nas creches localizadas nas proximidades das unidades.
  A programação das Campanhas de Vacinação contra Influenza e Covid-19 é divulgada, diariamente e poderá ser consultada pelo site da Prefeitura- https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 e pelas redes sociais oficiais, Facebook (/prefeituradefranca) e Instagram (@prefeituradefranca).

Ação Social promove capacitação para Família Acolhedora e Apadrinhamento Afetivo

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     A Secretaria de Ação Social está recebendo novas adesões de pessoas que desejam participar do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora  e o Programa de Apadrinhamento Afetivo, ambos destinados ao acolhimento provisório de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar, por meio de medida protetiva.
    Os interessados poderão entrar em contato pelos telefones (16) 99051-1001 (ligação e whatsapp 24h) ou (16) 3704-4154 (ligação das 8h às 17h) e deverão acessar o link https://forms.gle/6DjssAA7d5CzvCGw7 para o preenchimento do formulário.
     A formação dos candidatos à Família Acolhedora e Apadrinhamento Afetivo está marcada para os dias 11, 13 e 15 de julho, no horário das 19h às 21h, na Sociedade dos Cegos (Rua Santa Catarina, 802 - Jardim Bethania). Durante a capacitação são abordadas as temáticas, como 'O que é Família Acolhedora'; 'Trajetória Histórica dos Direitos da Criança e Adolescente no Brasil'; 'Políticas Públicas e o Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes'; 'Violências e Famílias' e orientações das legislações pertinentes ao acolhimento familiar.  Este trabalho é realizado três vezes ao ano. 
Segundo a Secretaria de Ação Social, os serviços são executados pela ADEFI (Associação dos Deficientes Físicos de Franca e Região), por meio de um Termo de Colaboração firmado com a Prefeitura, sendo referenciados à unidade estatal CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social).  
    Atualmente, o serviço conta com 19 Famílias Acolhedoras habilitadas em acompanhamento, sendo 17 famílias que já estão abrigando crianças e/ou adolescentes. Já o Programa de Apadrinhamento Afetivo possui 12 padrinhos/madrinhas habilitados, sendo 7 ativos em acolhimento institucional.
     Os encaminhamentos das crianças ou adolescentes, na faixa etária de 0 a 18 anos, público do Serviço de Acolhimento, são realizados pela Secretaria de Ação Social, por meio de decisão judicial. Posteriormente, a equipe técnica avalia o perfil da criança e ou adolescente, bem como suas demandas individuais de saúde, desenvolvimento, comportamento, possível rompimento do vínculo familiar e situações às quais foram expostas para pensar as possibilidades de inserção em algum núcleo de Família Acolhedora, compatível com as necessidades e demandas das crianças e/ou adolescentes, enquanto se realiza o trabalho psicossocial, junto à Família de origem da criança e/ou adolescente, objetivando seu retorno em proteção. Realiza a consulta de disponibilidade da família habilitada em realizar o acolhimento, informa a família disponível para o Poder Judiciário, e após emissão do Termo de Guarda feito pelo Cartório da  Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça, a criança e/ou adolescente é encaminhada para Família Acolhedora. O acolhimento é provisório e não é uma adoção. 
 
Os Programas
     As Famílias Acolhedoras são voluntárias, cadastradas e acompanhadas pela equipe técnica do Serviço, composta atualmente por assistente social, psicóloga e pedagoga.
    Já o Programa de Apadrinhamento Afetivo é uma política voltada para crianças e adolescentes que, preferencialmente, estejam em acolhimento de longa permanência (abrigo ou casa lar), com o intuito de possibilitar a construção de vínculos, convivência familiar e comunitária, bem como a a formação de uma rede de apoio, previsto pelo ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) no artigo 19-B inserido pela lei federal nº 13.509/2017.
     O contato com as crianças e ou adolescentes acontecem através de saídas autorizadas ou visitas, diretamente, nos abrigos e casas lares. Porém, o vínculo e a comunicação devem se dar de maneira contínua.

Prefeitura publica novos editais para revitalização em 3 praças

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     A Prefeitura irá publicar no Diário Oficial desta quinta-feira, 30, novos editais referentes as obras de revitalização e melhorias gerais em três praças da cidade, sendo duas no centro e uma na Estação. Essa é a segunda licitação, tendo em vista que a primeira foi considerada deserta, por não apresentar interessados. 
    O prefeito Alexandre Ferreira segue empenhado em começar os serviços, que consistem em adequações gerais de acessibilidade, reparos nas instalações físicas, jardinagem, iluminação, entre outros, visando oferecer um novo aspecto visual para esses espaços. Estão programadas obras de revitalização nas Praças 9 de Julho e Dom Pedro II, ambas na região central e Sabino Loureiro, na Estação, cujas propostas deverão ser entregues entre os próximos dias 19 e 20 de julho, na Comissão de Licitações. 
     Além dessas obras nas praças, o prefeito Alexandre Ferreira ressaltou a licitação, já em andamento, para as obras de revitalização do prédio da antiga Estação Mogiana, na Estação.  O prazo para a entrega das propostas é o dia 27 de julho
     As praças Nossa Senhora da Conceição e Barão também receberão melhorias, de acordo com o prefeito Alexandre Ferreira, através de recursos da ordem de R$ 2 milhões, junto ao Governo do Estado, aprovados pela Câmara Municipal, recentemente, para que fosse providenciada à concorrência pública, cujo edital deve ser publicado nos próximos dias.
     Com relação a revitalização da antiga Mogiana, o prefeito reafirmou que a Prefeitura está com os projetos e as verbas já reservadas para executar essas benfeitorias. O investimento previsto é superior a R$ 3 milhões. Todo esforço está sendo feito para melhorar esses espaços e oferecê-los a população, mas é preciso que as empresas de construção se habilitem para fazer as obras. 
 

Prefeitura abre licitação para construção de UBS no City Petrópolis

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     A Prefeitura de Franca abriu na manhã desta quarta-feira, 29, os envelopes contendo as propostas das duas empresas habilitadas para a  construção da Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro City Petrópolis, na região Norte.  
    A sessão de abertura ocorreu na Sala de Licitações da Comissão de Licitações, junto à Secretaria de Finanças, com a participação dos membros encarregados e representantes das empresas. A menor proposta apresentada foi de R$ 2.281,278,00
     A área, em que a UBS será construída, está situada entre a rua José Gianesella e Avenida Santa Terezinha, no bairro City Petrópolis, próximo a Escola Municipal ‘Prof. Aldo Prata’ e ao Canil Municipal. Em um primeiro momento, quatro empresas haviam participado, porém duas foram inabilitadas, em virtude de documentação incompleta. Na ocasião, os envelopes contendo as propostas foram lacrados e, cumpridos os prazos de recursos, abertos nesta quarta-feira. As próximas etapas serão a homologação e autorização para o início das obras. 

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

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     Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para esta quinta-feira, 30, que contará com 8 Unidades Básicas, atendendo das 8 às 16h.
 
 
1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA 
     Na UBS Horto, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
 
 
1ª e 2ª DOSES (6 ANOS OU MAIS), POPULAÇÃO EM GERAL, PCD, COMORBIDADES / 3ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) - GESTANTES E PUÉRPERAS / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - IMUNOSSUPRIMIDOS - PROFISSIONAIS DA SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSOPRIMIDOS (50 ANOS OU MAIS) -  CORONAVAC 
     Nas UBS's Paulista, Santa Clara e Leporace, das 8 às 16h. Lembrando que as crianças nessa faixa etária deverão estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
 
 
1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª e  3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) /  4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 1ª, 2ª , 3ª DOSES GESTANTES / 5ª DOSE IMUNOSSOPRIMIDOS (50 ANOS OU MAIS) - PFIZER
     A primeira dose para pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e profissionais de saúde, primeira, segunda e terceira doses para gestantes, além da quinta dose para Imunossuprimidos, com 50 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas na UBS Aeroporto 3, no horário das 8 às 16h.
 
 
1ª,  2ª e  3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS ) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE -  5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (50 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA  
     A primeira, segunda e terceira aplicações para a faixa etária de 18 anos ou mais, quarta dose para pessoas com 40 anos ou mais e profissionais de saúde, quinta dose para os  imunossuprimidos (50 anos ou mais), estarão disponíveis na UBS Brasilândia, das 8 às 16h.  As pessoas deverão apresentar o CPF, Cartão SUS e o comprovante de recebimento das doses anteriores. 
     O segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço. Para receber a 4ª dose, as pessoas com 40 anos ou mais, deverão observar o intervalo de quatro meses de recebimento da terceira dose.
 
 
1ª, 3ª E 4ª DOSES ADICIONAIS (18 ANOS OU MAIS) /  4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DA SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (50 ANOS OU MAIS)- JANSSEN
     A primeira, terceira e quarta doses adicionais para pessoas, com idade de 18 anos ou mais, quarta dose para pessoas com 40 anos ou mais e profissionais da saúde, quinta dose imunossuprimidos, com 50 anos ou mais, da vacina Janssen, estarão disponíveis nas UBS's Ângela Rosa e Estação, das 8h às 16h. Para a aplicação da quarta dose, podem tomar o imunizante as pessoas que tiverem o intervalo de 4 meses após a terceira dose.
 

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

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     A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. 
    Para esta quinta-feira, 30, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Paulistano, Planalto, Aeroporto 1, Progresso, São Sebastião, Guanabara, Santa Terezinha e Luíza, funcionando das 8h às 16h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza
     A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBS's Aeroporto 3, Paulista, Santa Clara, Leporace, Brasilândia, Ângela Rosa, Estação e Horto, das 8 às 16h.
    Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBS's Paulistano, Planalto, Aeroporto 1, Progresso, São Sebastião, Guanabara, Santa Terezinha e Luíza, no horário das 8 às 16h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.
 
 

Prefeitura abre licitação para contratação de empresa para limpeza pública

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     O edital para a abertura de licitação, visando a contratação de empresa especializada para a execução dos serviços de limpeza urbana e correlatos na cidade foi publicado na edição desta terça-feira, 28, do Diário Oficial do Município.
     As empresas interessadas em participar, poderão consultar o documento pelo portal www.licitacoes-e.com.br, a partir desta quarta-feira, 29 e terão prazo para apresentar as propostas até o dia 12 de julho, que serão conhecidas neste mesmo dia. O Pregão Eletrônico 134/22 prevê a participação ampla, sob o regime de empreitada por preço unitário, onde um dos critérios para julgamento das propostas apresentadas será a de menor preço do valor global do lote. 
     Dentre os serviços que a nova empresa vencedora da licitação deverá prestar estão a coleta e transporte regular de lixo domiciliar porta-a-porta e em contêineres externos e enterrados; coleta seletiva e transporte de materiais recicláveis; varrição manual de vias e logradouros públicos e respectiva coleta e transporte dos resíduos; limpeza e manutenção de bocas de lobo, galerias, canais e córregos com coleta e transporte dos resíduos; capinação, raspagem, roçada e pintura de guias de vias e logradouros públicos (mecânica e manual) com coleta e transporte dos resíduos; poda, desbaste e corte de árvores com respectiva coleta e transporte dos resíduos; limpeza e lavagem de feiras-livres com coleta e transporte dos resíduos; roçada, limpeza e manutenção de praças, canteiros, estradas municipais e jardins com coleta e transporte dos resíduos e inservíveis; limpeza e conservação de Área de Preservação Permanente – APP com coleta e transporte dos resíduos; limpeza e transporte de resíduos em Pontos de Transbordos, além do Arrastão da Limpeza – coleta e transporte de Inservíveis.
Todo o processo licitatório será coordenado por uma comissão especial nomeada pelo prefeito Alexandre Ferreira, por meio de portaria, composta por sete membros titulares, presidida pelo secretário de Meio Ambiente, Rui Engrácia Garcia Caluz. 
     O novo contrato prevê a atualização da quantidade de bairros atendidos não contemplados pelo contrato atual, além da ampliação dos serviços de varrição e coleta de lixo, limpeza e manutenção das áreas de APP (Área de Preservação Permanente), bocas de lobo e galerias. A estimativa para investimentos é de R$ 78,4 milhões anuais, cujo prazo de vigência do contrato será de 12 meses, prorrogáveis por iguais e sucessivos períodos até o limite de 60 meses.
      O contrato atual foi prorrogado em setembro de 2.021, atendendo a uma orientação do Ministério Público, com um ajuste obrigacional celebrado entre o MP e a empresa responsável, atualmente, pelos serviços limpeza urbana, o que provocou a suspensão do Pregão Eletrônico aberto na ocasião. 
     Umas das condições é que a empresa investisse na modernização dos serviços de varrição de ruas, com a implantação do projeto piloto do Sistema de Rastreamento, em 20 carrinhos utilizados para o serviço, permitindo maior eficiência, transparência e controle dos locais atendidos. 

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