Email  

Notícias

Ação Social prepara Rodadas de Conversas sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 CREAS original

   
      O mês de ‘Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’ está na pauta da Secretaria de Ação Social, que prepara um Ciclo de Rodada de Conversas com este público, a partir do próximo dia 13.
      As atividades ocorrerão até o dia 24 de maio, a partir das seis unidades dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) nas  Regiões Norte, Nordeste, Leste, Oeste, Centro e Sul e será mediada por profissionais dos CRAS, CREAS e Serviço Especializado de Abordagem Social.
      A programação contará com Rodadas de Conversas com crianças e adolescentes atendidos pelo SUAS (Sistema Único de Assistência Social) do município. No dia 18 de maio é celebrada a 'Data Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes'.
      Números da secretaria apontam que durante o ano passado, por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), houve o registro em torno de 80 situações de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes para acompanhamento.
      Com esta mobilização para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, a Secretaria de Ação Social busca atrair o máximo de participantes hoje cadastrados nos serviços sociais oferecidos pelo município. E, com isso, esclarecer dúvidas e contribuir para evitar estas práticas. O entendimento é que este público deve contar com espaços reflexivos de orientação, escuta e vínculo no período da fase peculiar de desenvolvimento.
      As denúncias podem ser realizadas através do Disk 100, Conselhos Tutelares e Delegacias. O cronograma com as datas, locais e horários das primeiras Rodadas de Conversa serão divulgados até esta sexta-feira pela Secretaria de Ação Social.
 
 

'Música ao Alcance de Todos' leva apresentações para Rodoviária e Poliesportivo

 Musica Feira original

       Quem gosta de música pode assistir duas apresentações gratuitas do Projeto ‘Música ao Alcance de Todos'. O projeto, realizado pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), em parceria com o Instituto Três Colinas, terá atrações nesta sexta e sábado.
      Na sexta-feira, 10, o palco será a Rodoviária, localizada na Av. Sete de Setembro, 735, no Residencial Baldassari. Com show de Duo Sync. A apresentação será das 17 às 19h.
      No sábado é a vez de Paulo Gimenes, com apresentação das 9h30 às 11h30, no Complexo Poliesportivo.
      O objetivo da parceria cultural entre FEAC e o Instituto Três Colinas é levar música de qualidade, lazer e entretenimento para as pessoas, garantindo também que artistas da cidade possam mostrar seus talentos. O repertório é variado para todos os gostos, desde MPB, sertanejo, rock, pagode, samba e outros estilos musicais.
 

Parte técnica da 53ª Expoagro começa nesta quinta-feira

 Parte Tec Expoagro original

        Com a estrutura pronta e os galpões revitalizados, o Parque de Exposições 'Fernando Costa' começou a receber os animais para as exposições e provas da parte técnica da 53ª Expoagro (Exposição Agropecuária de Franca), que tem início nesta quinta-feira, 9.
      Lucimara Prado, secretária de Desenvolvimento, destaca que a Expoagro é um evento de oportunidades e fomento de negócios no meio agropecuário, com a presença de criadores de várias regiões, muitos atrativos, implementos e animais de genética diferenciada. Também oferecerá aos participantes, a partir da abertura, pecuaristas, técnicos e público interessado em saber mais sobre este setor estratégico da economia nacional, a possibilidade de troca de experiências em relação a todo processo de desenvolvimento dos animais, sem contar a parte de recreação e lazer, com acesso gratuito ao público, envolvendo as provas equestres, torneio leiteiro, mostra de cães, encontro de muladeiros, dentre outras atividades.
      Com entrada dos primeiros animais e a continuidade nos dias seguintes, os primeiros eventos técnicos envolverão os equinos da raça Mangalarga Paulista, com a exposição entre os dias 9 e 11, deste mês e os julgamentos de pista nos dois últimos dias. Na sequência, serão recebidos os animais da raça Gir para exposição de 14 a 18, período em que acontece também o Torneio Leiteiro desta raça.
      Os bovinos da raça Nelore chegam a partir do dia 16 e participam da exposição e o julgamento de pista nos dias 17 e 18, com a presença de 70 a 120 animais. Neste mesmo período, entre os dias 17 e 19, chegarão os muares e o Parque Fernando Costa recepciona o 14º Encontro de Muladeiros, com as provas com mulas e burros. A Secretaria de Desenvolvimento tem a previsão ainda de receber na última semana, lotes de animais das raças Guzera e Senepol.
      A estimativa, considerando a presença dos equinos, bovinos e muares das provas equestres e da Expocães, é que passem durante este período pelo Parque Fernando Costa, mais de 1 mil animais.
 
Homenagem especial
      Uma das atividades programadas para esta edição da Expoagro é a homenagem especial a ser oferecida pela organização a criadora de bovinos, Maria Tereza Lemos Costa Calil, mais conhecida como ‘Tóla’. Seu legado será celebrado como uma forma de reconhecimento às contribuições feitas para a comunidade de criadores de gado da raça Gir Leiteiro durante todos estes anos.
      Os equinos da raça Mangalarga Marchador, poderão ser vistos na exposição de 23 a 25, do mesmo mês, com o julgamento nos dois últimos dias, evento em conjunto com o Núcleo Mangalarga da Alta Mogiana.
      
Outras atrações
      Com entrada gratuita, no dia 18, terá a Prova dos Três Tambores, em que os participantes realizam um percurso determinado, contornando três tambores dispostos de forma triangular no menor espaço de tempo. A participação da raça Quarto de Milha, incluindo o Team Penning*, será realizada no dia 25 de maio, consistindo em uma prova de habilidade, velocidade, agilidade em equipes de três competidores
      Ranch Sorting ou ‘escolha do gado’ será no dia 26, último dia da parte de shows, uma prova de velocidade em que dois cavaleiros devem apartar e transferir dez cabeças de gado de um curral para o outro em sequência determinada, através de sorteio feito pelo juiz.
     Ainda no dia 18, haverá a Exposição de Abelhas, ressaltando a importância que tem para o meio ambiente, auxiliando positivamente no aumento da produção de frutíferas em geral. Já no dia 26, haverá a 27ª edição da ExpoCães, onde as pessoas poderão desfilar com seus pets, com premiações e outras surpresas. A entrada terá caráter solidário, onde está sendo solicitado um quilo de ração aos inscritos.
      Há expectativa de participação é de 400 animais, cujas inscrições seguem abertas até o próximo dia 20 e podem ser feitas pelo link: https://www.universopet.net.br/expocaes/#realizacao-do-evento

Saúde faz campanha de prevenção ao câncer bucal em parceria com Unifran

 Saude Bucal original

      O mês de maio, chamado 'Maio Vermelho' é dedicado à conscientização e prevenção ao câncer bucal. Por isso, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Universidade de Franca (UNIFRAN) fará palestras e ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com foco na importância do autoexame. “É uma ação conjunta entre os profissionais do setor de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde e os da Disciplina de Diagnóstico Odontológico Integrado do Curso de Odontologia da Unifran”, disse Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde.
      De acordo com ela, quem frequenta as Unidades Básicas de Saúde, poderá agendar avaliações com os dentistas das unidades. O profissional fará a avaliação e passará as orientações necessárias sempre com o foco na prevenção e detecção precoce do câncer bucal, assim como orientar sobre fatores que predispõem para aparecimento de lesões bucais.
      Nesta quinta-feira, 9, haverá palestra no anfiteatro do Curso de Odontologia da UNIFRAN sobre o Câncer de Boca, às 13 horas. É um curso de educação continuada para as equipes de saúde bucal.  
      No dia 21, das 9 às 11 horas, dentistas presentes nas unidades juntamente com alunos do curso de Odontologia da Unifran realizarão exames nos usuários
      Já no dia 23, das 8 às 11 horas, os estudantes serão divididos em dois grupos, sendo que um deles ficará no Terminal Central de Ônibus, distribuindo panfletos relativos à campanha, enquanto o outro ficará na praça central, junto do Odontomóvel, para orientação de autoexame bucal e encaminhamento para avaliação, junto aos profissionais da rede presentes no local.
 
Enfrentamento da cárie
      Paralelo à campanha, a Secretaria de Saúde segue com ações de combate a cárie dental e outros problemas bucais em crianças e adolescentes das escolas, EMEBs e creches do município. As ações são desenvolvidas dentro do Programa de Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Secretaria de Educação e Universidade de Franca.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, disse que o objetivo destas ações é realizar o diagnóstico precoce dos principais problemas bucais, orientar sobre o uso e importância da escovação e promover a realização do Tratamento Restaurador Atraumático e outras técnicas minimamente invasivas nas dependências da própria escola. “As ações são realizadas obedecendo um cronograma de visitas às escolas, juntamente com profissional da unidade básica de referência dentro do território a que a escola pertence”, disse Waléria. Em 2023, cerca de 4 mil alunos da rede foram atendidos.
      Com estas ações, o município consegue promover a Educação em Saúde Bucal, realizar diagnósticos precoce e oferecer os cuidados dentro do ambiente escolar. “Isso facilita a vida dos familiares que, na maioria das vezes, não têm tempo, devido ao trabalho, de levar a criança até as unidades básicas. Só vão no momento da dor. Com esse projeto, o cuidado é realizado de maneira preventiva, educativa e curativa, evitando o avanço e agravo dos problemas bucais”, finalizou.

Prefeitura amplia ‘Calçada Segura’ em novas avenidas

 Ampliacao Calcada Segura original

         A Prefeitura está ampliando as áreas com novos calçamentos, buscando ampliar a acessibilidade e facilitar o deslocamento das pessoas, especialmente, idosos, cadeirantes e que possuem limitações físicas.  Através do Programa ‘Calçada Segura’, coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e executado pela Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento), dois novos locais entraram na programação nesta semana, em trechos de duas avenidas do setor Sul da cidade, sendo a Dr. Ismael Alonso y Alonso e Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, esta última que interliga o Jardim Consolação ao Parque do Lima e Residencial Paraíso.
      A priorização dos locais contemplados leva em consideração alguns aspectos, como espaços institucionais públicos, demanda de pessoas que circulam e proximidades com repartições prestadoras de serviços. Na avenida Dr Ismael Alonso y Alonso, o calçamento está previsto a partir do número 177, envolvendo toda a concretagem da calçada. Na avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, onde estão as sedes da secretaria de Educação e da FEAC, os serviços estão na fase inicial, envolvendo aterramento, terraplenagem e compactação.
 
Balanço de serviços
      Nas últimas semanas, a Prefeitura iniciou e concluiu serviços de calçamento nas ruas Rodrigues Duarte e Mestre Inácio, nas proximidades do Centro de Convivência ‘Fonte de Luz’, na Vila Santa Terezinha. Foram feitos quase 300 metros de extensão, em duas margens nas proximidades desta unidade.
      No Jardim Luíza, a rua Lázara Arlinda Lima de Almeida, que interliga o bairro ao Residencial São Domingos, que recebeu recentemente a pavimentação, também ganhou calçamento, um espaço apropriado e seguro para que os moradores transitem com mais segurança. Um outro local incluído na programação das próximas semanas abrange o Jardim Cambuí, em trechos das ruas Ramon Antolin e Januário Martins Franco.
      Na Região Oeste, entre o Residencial Palermo City e Mundo Novo, também foram feitas intervenções, visando a melhoria da mobilidade, com a construção do calçamento em uma das principais avenidas entre estes dois bairros, perfazendo cerca de um quilômetro e meio. Em outros extremos da cidade, foram feitos calçamentos nos Jardins Paulista e Líbano (Região Leste) e no setor Sul, no Residencial Paraíso, José de Carlos, Noêmia, entre outros.
 

Entrega de títulos do Concurso Público 04/24 segue até sexta-feira

 Entregas Concursos original

           A Secretaria de Administração e Recursos Humanos iniciou nesta quarta-feira, 8, a segunda etapa de classificação do Concurso Público 04/24, que consiste na Entrega de Títulos.
      Esta fase é destinada para os empregos de 'Supervisor de Ensino', 'Pedagogo', 'Professores PEB I de Educação Básica' e PEB II de 'Educação Física', 'Educação Artística' e 'Inglês' do Concurso 04/24, que deverão encaminhar os documentos em formato digitalizado, que permita a leitura de todos os dados do diploma para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até esta sexta-feira, 10. Os pontos dos títulos serão somados ao total da prova escrita objetiva. Não haverá desclassificação do candidato pela não apresentação dos títulos.
       No edital de convocação, que pode ser acessado pelo site da Prefeitura, no link do Diário Oficial, https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2516-03052024.pdf , consta a relação dos 399 candidatos habilitados para esta etapa, em ordem alfabética, por emprego, além do modelo de formulário para a entrega do material.
 
 
Provas Práticas
      As Provas Práticas do Concurso 04/24 para o emprego de 'Operador de Máquinas' estão marcadas para o dia 19 de maio, às 8 e 9 horas, na sede da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), que fica na rua Vera Beatriz Marques Mello, 5965, Distrito Industrial. Estarão aptos a realizar a avaliação 14 candidatos habilitados nas provas objetivas, segundo o edital de abertura do processo, cuja relação poderá ser conferida em ordem alfabética, no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2516-03052024.pdf.
    O candidato deverá estar no local com 30 minutos de antecedência do horário previsto. Será considerado habilitada a pessoa que obtiver, no mínimo, 15 pontos, sendo os demais desclassificados do concurso, independente da nota obtida na prova escrita objetiva. Não será permitida a presença de acompanhante. O objetivo desta prova é verificar a capacidade técnica e agilidade através do desenvolvimento de tarefas propostas, compatíveis com as atribuições da função.
 
Provas de Aptidão Física
        As provas de Aptidão Física são destinadas para o emprego de 'Guarda Civil 1ª Classe' do Concurso Público 06/24 e serão realizadas no dia 19 de maio, a partir das 7h45, na Pista de Atletismo do Complexo Poliesportivo, na rua dos Pracinhas, 510, Parque Francal. Ao todo, 89 candidatos habilitados nas provas objetivas estão aptos a realizarem a avaliação. As convocações, por ordem alfabética, definidas por turmas, poderão ser conferidas no Diário Oficial, https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2516-03052024.pdf .
        Para a realização das provas de Aptidão Física, o candidato deverá estar no local com 30 minutos de antecedência do horário previsto, trajando roupa e calçado apropriados; apresentar original de documento de identificação, que poderá ser RG, Carteira Expedida por Órgão ou Conselho de Classe; Certificado de Reservista; Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como Carteira Nacional de Habilitação com foto impressa ou em aplicativo, por meio de smartphone ou passaporte; deverá assinar o Termo de Responsabilidade do próprio candidato, que será entregue no local de aplicação das provas; entregar o Atestado Médico (original) e que esteja em conformidade com o modelo previsto no edital, datado de até 20 dias anteriores à data da prova, que o capacite a realizar testes de esforço físico. Não será permitida a presença de acompanhante.
      A Secretaria de Administração e Recursos Humanos alerta que os candidatos aptos a realizarem as provas da segunda etapa dos concursos, leiam com atenção as publicações de convocação para que sejam cumpridas as determinações dos editais.
 
 Outros Concursos
      No último final de semana, foram realizadas as Entrevistas de Heteroidentificação dos Concursos 01, 02, 03 e 05/24, na Escola Municipal Professor Antônio Sicchierolli, no Jardim América.
   Segundo a Secretaria de Administração e Recursos Humanos, a próxima etapa será a publicação do edital com a relação dos candidatos, que tiveram as solicitações deferidas pela Comissão de Heteroidentificação. As pessoas que não compareceram serão desclassificadas dos concursos.

Escolas Municipais recebem oficinas do Projeto 'Sementes Musicais'

 Sementes Municipais original
 
           Quatro escolas da rede municipal de ensino foram contempladas e receberão as oficinas do Projeto 'Sementes Musicais - Semeando notas, transformando vidas!', idealizado pelo compositor e baixista francano Eduardo Machado.
      A programação prevê a realização de oito oficinas, sendo duas apresentações em cada escola, no período de 8 a 15 de maio, nos horários da manhã e tarde.  A primeira unidade a receber o projeto foi a EMEB 'Rita de Cássia Calixto Xavier', no Jardim Pulicano, nesta quarta-feira. Na sexta-feira, 10, será a vez da EMEB 'Prof. Dr. Rubens Zumstein', no Jardim Piratininga. Já na próxima semana, nos dias 14 e 15, o projeto será apresentado nas EMEBs 'Vanda Thereza Badaró', no Recanto Elimar III e 'Sueli Contini Marques', no Leporace III, respectivamente.
      Contemplado com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura e FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura de Franca), o Projeto “Sementes Musicais” tem o foco na música instrumental brasileira e seus ritmos, onde Eduardo Machado pretende oferecer acesso à cultura e ainda incentivar crianças e jovens a tocarem um instrumento musical.
      As apresentações terão duração de 45 minutos e foram desenvolvidas de maneira pedagógica, com ciência e arte de aprender. “Nos encontros, vou mostrar ritmos e gêneros musicais como a bossa nova, choro, samba e também estilos nordestinos como o baião, xote e maracatu, apresentando os grandes mestres da música brasileira como Tom Jobim, Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, entre outros, visando o fortalecimento de uma educação integral. Quero despertar nas crianças e jovens, o mesmo interesse que eles já têm pela música cantada”, afirmou Eduardo Machado.
      Márcia Gatti, secretária de Educação, destacou a alegria em receber o projeto musical, ampliando os conhecimentos dos alunos do município. "A música tem um papel significativo na construção da identidade cultural de um povo. Para os alunos da escola pública, essas ações são fundamentais, pois ampliam o repertório cultural e o acesso aos conhecimentos construídos pela humanidade", comentou.
      Confira a programação das apresentações nas escolas:
 
EMEB Rita de Cássia Calixto Xavier - Jardim Pulicano
Dia: 08/05
 
EMEB Prof. Dr. Rubens Zumstein - Jardim Piratininga
Dia: 10/05
 
EMEB Vanda Thereza Badaró - Recanto Elimar II
Dia: 14/05
 
EMEB Sueli Contini - Parque Vicente Leporace III
Dia: 15/05
 
Eduardo Machado
      Considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabaixo brasileiro, com reconhecimento internacional, Eduardo Machado é formado em MPB e Jazz pelo Conservatório de Tatuí, professor de música há 34 anos, compositor e produtor musical e cultural. Seu trabalho é focado na música instrumental brasileira, tendo lançado 10 álbuns e 5 DVDs.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais