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Prefeitura institui Junta de Recursos de Infrações Ambientais

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     Franca avança na legislação e a partir de agora passa a contar com a JARIAMB (Junta Administrativa de Recursos Ambientais). De acordo com o que determina a Lei Complementar 9 novembro de 1.996 (Código do Meio Ambiente de Franca), caracteriza Infrações Ambientais, colocar lixo ou entulho ou qualquer rejeito em local impróprio, propriedade privada ou pública, pena de multa e retirada do material pelo infrator; submeter animais a crueldade e maus tratos, multa e apreensão dos animais; abandono animais na via pública, principalmente, equinos e bovinos, pena de multa e apreensão dos animais; cortar ou causar dano de qualquer forma a árvore declarada imune de corte, pena de multa, além de promover queimadas na área urbana. 
     Com o intuito de regulamentar essa situação, a Prefeitura publicou no final de semana, o decreto do prefeito Alexandre Ferreira, instituindo a JARIAMB (Junta Administrativa de Recursos Ambientais). Práticas reiteradas de destinação de lixo doméstico em áreas públicas ou privadas, levarão os responsáveis a serem responsabilizados e prestarem contas à Justiça. 
     Nessa situação mencionada, na semana anterior, as equipes da Secretaria do Meio Ambiente fizeram uma limpeza geral em um terreno vazio na rua Mestre Inácio, fundo de uma Creche Municipal, na Vila Santa Terezinha. Em menos de uma semana depois, o local estava novamente cheio de lixo doméstico, deixado indevidamente por moradores, o que agravou a situação no local nesta sexta-feira, por conta das chuvas, cujos resíduos arrastados pelas águas obstruíram as redes de galerias.
 
 
Junta de Recursos  
     A Junta Administrativa de Recursos de Infrações Ambientais (JARIAMB) terá competência para julgamento, em primeira instância, da defesa prévia ao Auto de Infração Ambiental (AIA), previsto no Código do Meio Ambiente do Município de Franca. Ela será composta por três membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo um deles da unidade municipal de meio ambiente; outro representando o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Saneamento Básico (COMDEMA) e o terceiro membro da Polícia Militar Ambiental.
     O mandato dos membros da JARIAMB terá duração de dois anos, permitida recondução, com previsão legal de reuniões semanais, previamente convocadas pelo presidente, representante da Secretaria de Meio Ambiente, onde funcionará como sede no Jardim Redentor. A Junta deve elaborar seu Regimento Interno no prazo de 30 dias, contados a partir do dia 27, deste mês. 
 
 
Fiscalização 
     Em ações permanentes de fiscalização, a Guarda Civil Municipal tem cumprido o seu papel, empenhada em coibir essas práticas irregulares em toda a área urbana. Mais de 300 autuações foram aplicadas somente este ano, cujos valores podem variar de R$ 485,00 a R$ 9,7 mil, dependendo da natureza da infração. Em caso de reincidência, pode ocasionar a suspensão das atividades. Entre as infrações lavradas, as mais comuns envolvem o descarte irregular de resíduos (lixo), situações de maus tratos de animais, animais de grande porte soltos em vias públicas ou em terrenos baldios, entre outros.
     As denúncias sobre crimes ambientais, sem necessidade da identificação do denunciante, podem ser feitas na Guarda Civil, pelos telefones 153 ou (16) 3724-1033 e também Alameda Vicente Leporace, 4585 - Parque Pinhais.
 

ACDs de Atletismo e Natação brilham no Meeting Caixa

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     Mais uma vez, as duas equipes formadas por atletas com deficiência (ACD), nas modalidades de atletismo e natação, brilharam nas disputas do Meeting Caixa, realizadas nas cidades de Sertãozinho e Araraquara, no último final de semana. Na primeira quinzena desse mês, com o apoio da Prefeitura e da FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), esses mesmos talentos estiveram em São Paulo, disputando no Centro Paralímpico, se qualificando para essa fase regional.
     Nas provas disputadas em Araraquara, no fim de semana, foram conquistadas duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, com os nadadores Luiz Gustavo e Fransérgio Faria. Já na disputa do atletismo em Sertãozinho, foram conquistadas 20 medalhas, sendo 16 de ouro, 3 de prata e uma de bronze, por 10 atletas, orientados pelos técnicos Luiz Fernando de Castro e Lucas Rogério, sendo eles: José Cláudio de Figueiredo (arremesso de peso e disco); Edmilson dos Reis (lançamento do disco e arremesso de peso); Mariel Verzola Camponês (arremesso de peso e lançamento de dardo); Alessandra Tavares de Pinha (lançamentos do disco e do dardo); Clóvis Neto da Silva (arremesso de peso e lançamento do dardo); Fabiano Dias da Silva (arremesso de peso e lançamento do dardo); José Paulo Ferreira (lançamento do dardo e do disco); Flávia Regina Silva de Freitas (arremesso de peso e lançamento do dardo); Rodrigo Moreira Caprício (provas de corrida 100 e 200 metros) e Michael Carneiro (lançamento do dardo e lançamento do disco).

Taekwondo obtém ouro no Rio de Janeiro

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     Como o apoio da Prefeitura e da FEAC, representando Franca e o Estado de São Paulo (através da Federação de Taekwondo do Estado), o mestre Valdir Ribeiro Malta obteve medalha de ouro na categoria master, acima de 50 anos, no Campeonato Brasileiro da modalidade, realizado sábado e domingo, no Rio de Janeiro. Participaram os melhores esportistas da modalidade de todo o país.
     Junto com Valdir, compondo a equipe FEAC, também estiveram Guilherme Andrade e Jean Carlo, que foram até a fase quarta-de-final. Os três fizeram parte da Seleção de São Paulo, que foi campeã geral nas categorias Cadete, Júnior, Sub-21, Adulto e Master. Malta expressou seu agradecimento ao apoio da Prefeitura e FEAC, sem o que não seria possível participar dessa experiência divulgando o nome da cidade.

Prefeitura abre inscrições para participação no Inspiramais 2.022

Inspiramais 2023 I Divulgacao 
     A Secretaria de Desenvolvimento publicou no Diário Oficial do Município, um edital de chamamento público às empresas, que estão interessadas em receber apoio durante a participação no Salão de Design e Inovação de Materiais - Inspiramais 2.022. Este apoio é destinado às micro e pequenas empresas, sediadas em Franca, com atividades relacionadas a vestuário, calçados e acessórios, confecção, móveis e bijuterias.
     Serão selecionadas 10 empresas, que terão apoio frente a contratação e locação de estandes no Inspiramais, que ocorrerá nos dias 25 e 26 de janeiro de 2.022. O subsídio será fornecido pela Prefeitura, com o valor de R$ 50 mil, correspondente a 10 empresas, como parte do investimento total do projeto. As empresas selecionadas deverão efetuar as demais contrapartidas, referentes às despesas necessárias para viabilizar o projeto de forma integral.  
     As empresas interessadas deverão apresentar a documentação exigida, sendo o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), Comprovante de Situação Cadastral no Simples Nacional, Demonstrativo de Resultado de Exercício (para empresas que não são Simples Nacional, mas que se enquadram como empresas com faturamento até R$ 4,8 milhões), certidões negativas de débitos Municipais, Estaduais e Federais. 
     Esta documentação deverá ser apresentada em original ou por qualquer processo de cópia autenticada por cartório competente, por publicação em órgão de imprensa oficial ou autenticado por servidor de administração, mediante a apresentação do respectivo original, entregue em um envelope fechado e protocolado até o dia 13 de dezembro, deste ano, no horário das 08h30 às 16h30, na Divisão de Indústria, Comércio e Serviços, localizado na rua Frederico Moura, 1517, Cidade Nova. Não serão aceitos documentos por fax ou e-mail.
     A avaliação será feita pela Secretaria de Desenvolvimento que emitirá um parecer a cada interessado. O resultado final será divulgado no Diário Oficial do Município. 
 
Couromoda 
     Foi publicado na última quinta-feira, 25, no Diário Oficial do Município um edital para a seleção de micro e pequenos empresários que desejam participar da 48° Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda- Couromoda, que será realizada no período de 17 a 19 de janeiro de 2.022, no Expo Center Norte, em São Paulo, para a exposição e apresentação dos lançamentos das Coleções Outono/ Inverno das indústrias de calçados e acessórios.
     As pequenas empresas interessadas em participar do estande coletivo "Espaço Moda Franca", que irá abrigar até 16 indústrias, deverão apresentar até o dia 10 de dezembro, toda a documentação exigida no edital na Divisão de Indústria, Comércio e Serviços. Mais informações ou esclarecimentos poderão ser obtidos, somente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até quatro dias antes do prazo fixado para a entrega dos documentos. 
 
 
Serviço:
Secretaria de Desenvolvimento - Divisão de Indústria, Comércio e Serviços
Rua Frederico Moura, 1517 - Cidade Nova
Piso Térreo - Prédio da Prefeitura de Franca
Horário: 08h30 às 16h30
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Confira a programação da vacina contra a Covid-19 para segunda-feira

 Vacinacao
     A Secretaria de Saúde prossegue nesta segunda-feira, 29, com a imunização das pessoas, na faixa etária de 12 a 17 anos, com a primeira dose, nas UBS Santa Clara, Brasilândia, Ângela Rosa, Aeroporto 3, Estação, Guanabara e Luíza, das 07h30 às 16h.
     A Secretaria de Saúde informa que os interessados deverão estar acompanhados pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19, além de um documento de identidade com foto. 
 
 
1ª Dose - Pessoas com 18 anos ou mais
     A primeira dose para as pessoas, que tenham 18 anos ou mais, estará disponível, nesta segunda-feira, na UBS Progresso, das 07h30 às 16h.
 
 
1ª Dose - Gestantes e Puérperas, 12 anos ou mais
     Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 12 anos ou mais, a aplicação da primeira dose continuará nesta segunda-feira, nas UBS Santa Clara, Brasilândia, Ângela Rosa, Aeroporto 3, Estação, Guanabara e Luíza, no período das 7h30 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
 
2ª Dose - Pfizer
     As pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais e os francanos, que tenham idade de 18 anos ou mais, poderão receber a segunda dose, com o intervalo de 21 dias, na segunda-feira, nas UBS Santa Clara, Brasilândia, Ângela Rosa, Aeroporto 3, Estação, Guanabara e Luiza, no horário das 07h30 às 16h, apresentando um documento de identidade com foto e o cartão para a comprovação da primeira dose.
 
 
2ª Dose - Astrazeneca/ Oxford/ Fiocruz
     A segunda dose da Astrazeneca estará disponível na UBS Horto, das 07h30 às 16h. Poderão antecipar a segunda dose, as pessoas que receberam a primeira aplicação há 8 semanas.
 
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac
     A segunda dose da vacina Coronavac estará disponível das 07h30 às 16h, na UBS Progresso.
 
 
3ª Dose 
     Para esta segunda-feira, 29, as pessoas que tenham 18 anos ou mais (que tenham intervalo de 5 meses da segunda dose) e imunossuprimidos com 18 anos ou mais (que tenham recebido a segunda dose com 28 dias) poderão receber a terceira dose, nas UBSs Santa Clara, Brasilândia, Ângela Rosa, Aeroporto 3, Estação, Guanabara e Luíza, das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas e a apresentação de um documento de identidade com foto, o cartão para comprovação do recebimento das duas doses, além de comprovante médico ou receita, sendo original e cópia para as pessoas imunossuprimidas.
     São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão: imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas, (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3, uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

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     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
     Para segunda-feira, 29, estarão disponíveis as UBS Aeroporto 1, Planalto, São Sebastião, Paulista, Santa Terezinha, Paulistano e Leporace, funcionando das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, além dos ESF (Estratégia de Saúde da Família) City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Palma, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.

Educação inaugura Estúdio Literário

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     O prefeito Alexandre Ferreira inaugurou na manhã desta sexta-feira, 26, o Estúdio Literário, na sede da Secretaria de Educação, com a presença de educadores e estudantes da rede municipal.
     O ambiente onde, anteriormente, funcionava a Sala de Estudo e Pesquisa, foi remodelado, recebeu equipamentos para gravação, com câmera profissional de alta resolução, microfone condensador, kit de iluminação, painel de fundo 3D portátil, projetor multimídia, tela de projeção, notebook e iluminação e será utilizado por educadores, gestores e estudantes para a gravação de vídeos, envolvendo os conteúdos de leitura, procedimentos, capacidades e comportamento de leitor, que são fundamentais para o desenvolvimento da competência leitora, além de milhares de livros literários.
     Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que o objetivo é conectar as comunidades escolares, utilizando como ferramentas os vídeos literários, de mediações de leitura, de contação de histórias, de indicações literárias gravadas, que poderão ser utilizadas com os estudantes em sala de aula e compartilhadas com toda a comunidade escolar.  "Esse novo projeto é resultado de um conhecimento, que a pandemia nos trouxe, onde será possível abranger muitas pessoas, por meio das ferramentas tecnológicas", destacou ela.
     O Estúdio Literário terá funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h e irá beneficiar cerca de 2.000 professores e educadores, além de 29 mil estudantes. "Pensamos em otimizar o tempo e garantir que atividades qualificadas de leitura cheguem às escolas, para complementar as excelentes práticas que os professores realizam", finalizou a secretária. 

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