Equipes da Prefeitura trabalham na recuperação das ruas e avenidas da cidade
Equipes da Prefeitura trabalham na recuperação das ruas e avenidas da cidade
Atendendo orientações do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde não realizará o dia ‘D’ de vacinação contra a gripe Influenza no próximo sábado
Uso de máscara pelos passageiros de transportes públicos ou privados será obrigatório
Ação integrada da Guarda Civil Municipal e da Vigilância Sanitárias foi realizada em diversos locais nos últimos dias
Por conta do feriado dessa sexta-feira, Dia do Trabalho, não haverá expediente nas repartições municipais e nem vacinação contra a gripe Influenza, que retornará ao calendário normal na segunda-feira, a partir das 8 h, naqueles 14 locais conhecidos. São 13 escolas e o sistema Drive Thru que funciona no Poliesportivo, em todos eles das 8 h às 11 h.
Mesmo com o feriado no ambiente da Saúde as repartições que prestam serviços essenciais terão funcionamento ininterrupto, os dois Prontos Socorros (adulto e infantil) e mais as duas UPAS, no Jardim Aeroporto 1 e no Jardim Anita. Lembrando que no PSM os atendimentos estão restritos aos casos de Covid-19. As demais situações os pacientes devem ser levados ou procurar por uma das UPAS. O Pronto Socorro Infantil continua com seu atendimento normal e uma ala reservada para casos do novo Coronavírus.
A Prefeitura, por meio da Vigilância Ambiental, segue realizando ações de orientação aos moradores sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue. Devido ao medidas prevenção ao novo coronavírus, as ações dos agentes de vetores foram adaptadas para tal situação, buscando atender as orientações de segurança da OMS. Está sendo realizada a distribuição de panfletos informativos sobre como combater e prevenir a proliferação do Aedes Aegypti.
Até na tarde desta quinta-feira, 30, a Vigilância Epidemiológica registrava um total de 270 notificações, sendo 107 somente do mês de abril. Ao todo, foram confirmados 13 casos positivos (sendo 1 importado) e 29 negativos, o restante ainda aguardam o resultado dos exames.
Outra medida que está sendo realizada é o Arrastão da Limpeza, que continua abrangendo os bairros e regiões com maiores emissões larvárias da cidade, recolhendo objetos indesejados que possam se tornar criadouros do mosquito. Mas a ajuda da população ainda é a maior arma contra a dengue, no qual todos podem fazer a sua parte, reforça o coordenador de Saúde, Luiz Carlos Vergara.
Uma outra recomendação é que a população deve aproveitar essa quarentena para limpeza periódica em casa, eliminando os possíveis criadouros do mosquito em varandas, garagens e mesmo quintais, com atitudes simples como: manter sempre limpo calhas, ralos, piscinas e caixas d’água, organizar o quintal retirando qualquer objeto que possa acumular água, como latas e garrafas.
Mesmo em meio a essa pandemia do coronavírus, é necessário que não se deixe de lado o combate aos ambientes que facilitam o surgimento do mosquito transmissor da dengue.
Em comunicação feita nesta quinta-feira a todos os estudantes da rede municipal de ensino e seus respectivos pais/responsáveis, o secretário da Educação, Eduardo Guerra comunicou que entre os dias 4 (segunda-feira) e 13 de maio os professores, conforme deliberação oficial da Prefeitura. Esclareceu porém que entre os dias 4 e 8 de maio, os pais deverão comparecer as escolas em que seus filhos estudam, para entregar a apostila pedagógica que foi distribuída semanas atrás para realização de atividades nas casas.
O secretário em sua fala enfatizou os esforços dos educadores, que tem se desdobrado no sentido de oferecer sua contribuição, embora tenha deixado claro também, que o ensino caseiro de forma alguma substitui o aprendizado no ambiente de sala de aula. Os impactos da crise da Covid-19 são enormes e nessas circunstâncias os pais dentro do possível tem oferecido o máximo que podem.
Depois de entregarem a apostila entre os dias 4 e 8 próximo, a orientação seguinte é para que os pais retornem entre os dias 18 e 19 retornem nas escolas e retirar o material avaliativo que está sendo preparado pelos professores em cada escola, através do Centro de Formação. E depois nos dias 22 e 23 de maio, os pais deverão se dirigir pela terceira vez nas escolas devolver o material avaliativo e retirar a nova apostila.
Por fim o secretário da Educação reforçou que neste momento não consta do calendário municipal de ensino, o retorno das atividades antes do mês de julho. Qualquer situação diferente disso será oportunamente comunicado a todos.
Roteiro
De 4 a 8 de maio – devolução nas escolas da primeira apostila
Dias 18 e 19 de maio, comparecer nas escolas e retirar material avaliativo.
Dias 22 e 23 de maio, levar o material avaliativo e retirar uma nova apostila.
Tudo deve ser feito durante o expediente regular de cada unidade de ensino.