Email  

Notícias

Saúde inicia terceira dose para idosos e atendimento a adolescentes com 13 anos ou mais

Vacinacao 
     A programação da Secretaria de Saúde contempla a partir desta quinta-feira, 9, a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, para as pessoas que tenham idade de 85 anos ou mais, que deverão observar o intervalo maior de 6 meses do recebimento da segunda dose. 
     As pessoas que estiverem aptas a receber a terceira dose, deverão apresentar o cartão para comprovação das duas doses, além de um documento de identidade com foto, na UBS Paulistano, das 07h30 às 12h e nas unidades do Aeroporto 1 e Guanabara, das 07h30 às 16h. O atendimento será prestado mediante a distribuição de senhas.
     Também nessas mesmas unidades e horários, será aplicada a segunda dose da vacina Coronavac/ Sinovac, de acordo com a data agendada no cartão para a complementação vacinal.  
 
 
Pessoas com 13 até 17 anos, sem comorbidades
     Nesta quinta-feira, 9, a Secretaria de Saúde inicia a imunização contra a Covid-19, para os adolescentes e jovens, na faixa etária de 13 a 17 anos, sem comorbidades e prossegue com a vacinação para pessoas, que têm comorbidades de 12 a 17 anos, além das pessoas que apresentam deficiência permanente também na mesma idade. 
     Os interessados poderão receber a primeira dose da vacina nas UBS Ângela Rosa, Horto e Leporace, além do Internacional Esporte Clube, das 07h30 às 16h.  O atendimento será que será prestado mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis, onde as pessoas deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e comprovantes de endereço e de comorbidades ou laudos médicos, originais e cópia. A Secretaria de Saúde reforça que todas as pessoas menores de idade deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverão apresentar o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 . 
     As comorbidades incluídas como prioritárias pelo Governo do Estado são: - Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístolas arteriovenosas; Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatias associadas; Cardiopatias congênitas no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas (AVC hemorrágico e isquêmico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, doenças neurológicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave); Doença renal crônica ou Síndrome Nefrótica; Imunossuprimidos (Portadores de HIV, doenças inflamatórias imunomediada em atividade e em uso  de Prednisona, com doses maiores de 10mg/dia ou em pulsoterapia; Indivíduos em uso de imunossupressores ou com deficiências primárias; Pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos últimos 6 meses; Neoplasias hematológicas; Doença falciforme e Talassemia maior; Obesidade mórbida com IMC > 40, Cirrose Hepáticachild - PUGH A, B ou C, além de pessoas com deficiências permanentes graves, como limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escada; pacientes com grandes dificuldades ou incapacidades de ouvir ou enxergar, deficiência intelectual permanente, que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, frequentar a escola, brincar, entre outras. Devido ao critério de priorização da vacina, as pessoas que pertencem ao grupo de pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC (Programa de Benefício de Prestação Continuada), deverão comprovar o recebimento do auxílio.
     A relação das comorbidades e comprovantes que deverão ser apresentados poderá ser consultada pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19.
 
 
1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas, 18 anos ou mais -  Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) continuará nesta quinta-feira, na UBS Paulistano, no período das 13 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
2ª Dose - Astrazeneca -   A Secretaria de Saúde informa que para o recebimento da segunda dose, as pessoas deverão verificar a data agendada no cartão e, caso esteja no dia correto, deverão comparecer aos postos, apresentando o cartão para comprovar o recebimento da primeira dose e um documento de identidade com foto.  As pessoas que irão receber a segunda dose da Astrazeneca poderão comparecer nesta quinta-feira, nas UBS São Sebastião, Santa Terezinha, Paulista, Brasilândia e Progresso, das 07h30 às 16h. 
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac -  Já para a Coronavac, o atendimento será prestado das 07h30 às 12h, na UBS Paulistano e 07h30 às 16h, nas UBS  Aeroporto 1 e Guanabara.
 
2ª Dose - Pfizer - A segunda dose da vacina Pfizer poderá ser recebida nesta quinta, UBS Planalto, 07h30 às 16h. 
 

Infraestrutura realiza audiência final do Código de Edificações

DSC 6629 
     A Secretaria de Infraestrutura confirma para esta sexta-feira, 10, que estará realizando a segunda e última audiência pública para discussão do novo Código de Edificações do município, às 18h, no auditório da Secretaria de Educação. Esse assunto vem sendo debatido desde o início do ano, tendo à frente, uma equipe de técnicos da Secretaria da Infraestrutura, com a participação de outras secretarias, entidades de classe e universidades.
     Conforme o edital de convocação publicado no Diário Oficial e reforçado pelos organizadores da audiência, serão cumpridos os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, onde os interessados deverão utilizar a máscara de proteção e obedecer o distanciamento social.
     O presente Código de Edificações, cuja minuta foi disponibilizada para consulta e sugestões no site da Prefeitura (link: https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/infraestrutura/minuta-do-novo-codigo-de-edificacoes), vai substituir o Código de Posturas instituído pela Lei Complementar de nº 1647/68, que acabou de complementar 63 anos no último dia 2. A minuta do Código, com 96 artigos, elaborada a partir das sugestões da primeira audiência, será submetida para conhecimento dos presentes e depois enviada para votação na Câmara Municipal.
 
 
Serviço:
Secretaria de Educação - auditório
Av. Francisco Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal

Saúde retoma ações preventivas de combate a dengue nas escolas

Vigilancia Sanitaria campanha A4 
     As equipes de orientação e prevenção ao mosquito da Dengue (Aedes Aegypti), da Vigilância Ambiental, retomaram na última semana, as atividades educativas em salas de aula, compartilhando informações com os educadores e os estudantes sobre a necessidade dos cuidados para evitar a proliferação da doença. Em paralelo, também estão ampliando a divulgação da 9ª edição do Concurso Cultural ‘Parceiros da Saúde’ 2021, que vai resultar no mês de novembro, na elaboração do novo calendário de 2022, cujas inscrições serão recebidas em outubro.
     Esse concurso é organizado, anualmente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e também a Direção Regional de Ensino. Na última semana, os profissionais de IEC (Informação, Educação e Comunicação) da Vigilância Ambiental estiverem presentes na Vila Europa, conversando com os alunos da Escola Estadual Professor Pedro Nunes Rocha, onde contaram com o apoio de todo grupo de gestão escolar.
     Essa programação de visitas aos estabelecimentos de ensino vai continuar durante este mês, com palestras breves apontando as ações preventivas, que podem ser colocadas em prática no dia-a-dia. 
     Quanto as inscrições para o Concurso Cultural ‘Parceiros da Saúde’, elas serão recebidas entre 1º e 29 de outubro, através do link que será disponibilizado: https://forms.gle/kxxH6xqgdsZpd2rF9 . A avaliação e escolha pela Comissão de Seleção do Concurso Cultural serão feitas entre os dias 3 e 8 de novembro. A exposição das produções vencedoras e a divulgação será a partir do dia 16 de novembro, através do site oficial da Prefeitura. 
     A premiação aos alunos participantes, vencedores do concurso, está programada para ser realizada durante a Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti, no mês de novembro
 

Renda Franca abre curso para o mês de setembro

Renda 
     A Secretaria de Desenvolvimento disponibiliza nesta quinta-feira, 9, pelo site da Prefeitura, através do Programa “Caminho para o Emprego”, no link https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/, o acesso ao curso do Programa Renda Franca, referente ao mês de setembro. Os beneficiários da segunda e terceira etapas deverão, obrigatoriamente, acessar a videoaula disponibilizada no link, além de efetuarem o preenchimento do formulário para comprovar a participação e terem o direito ao recebimento do benefício. 
     Caso a pessoa não tenha acesso a internet, é necessário que fale diretamente no "Caminho para o Emprego", pelo WhatsApp (16) 3724-7417, das 8h30 às 16h, que será orientado sobre as alternativas para a realização do curso.
 
 
O Programa
     O Programa Renda Franca é uma iniciativa criada pelo Prefeito Alexandre Ferreira, que oferece um auxilio financeiro no valor de R$ 300,00, por um período de até três meses, atendendo pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, ocasionada pela ausência ou insuficiência de renda durante o período de pandemia. O programa atende a 1.000 pessoas que, neste período, participaram obrigatoriamente de cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura, onde o objetivo é capacitar e auxiliar na preparação dessas pessoas para o mercado de trabalho. 

Fundo Social faz balanço da Campanha do Agasalho

Post 2 
     O Fundo Social de Solidariedade fez uma avaliação positiva da Campanha do Agasalho realizada neste ano, que arrecadou cerca de 14 mil peças, entre roupas, agasalhos, cobertores e calçados.
     Cynthia Milhim Ferreira, presidente do Fundo Social, destacou que foram recebidos 1.500 cobertores, que foram entregues a entidades que atenderam pessoas em situação de rua, principalmente, nos dias de quedas de temperaturas registradas no final de julho e início de agosto. Foram beneficiadas 23 entidades, que receberam roupas e agasalhos masculino, feminino e infantil para o atendimento a todos os públicos em estado de vulnerabilidade. 
     A presidente do Fussol explicou que as pessoas estão se conscientizando da importância da doação de roupas em condições de uso, o que possibilitou o repasse da grande maioria das peças arrecadadas. 
     Cynthia Ferreira agradeceu a cada francano que participou da campanha, entre pessoas físicas e empresas, pela simples manifestação do aceite em colocar a caixa para o recebimento das doações. "Agradeço a todos os francanos que têm este coração solidário, sabem da importância de dar as mãos para ajudar os que mais precisam. Foi um resultado de muito amor e união por tudo, que conquistamos nesta campanha", comemorou a presidente do Fussol. 
     Segundo ela, o Fundo Social conta com muitas empresas parceiras, que trabalham a responsabilidade social e contribuíram muito para a arrecadação, seja interna e até na realização de lives para o recebimento de doações. "Ficamos felizes em poder contar com a parceria de empresas da nossa cidade, que junto com o poder público, se mobilizam para o trabalho social, em prol das pessoas mais necessitadas", disse. 

Identificação de castração ajuda na localização de animais

DIP 4580 canil 
     O Canil Municipal de Franca acaba de registrar uma façanha que pode ser chamada daquelas ‘histórias pra cachorro’. As pessoas que têm um animal de estimação sabem o quanto representa e qual é o sentimento de uma perda dessa. Esse drama envolveu uma família semanas atrás, do Parque dos Lima, com o desaparecimento repentino da cadelinha  ‘Hanna’, sem raça definida, de propriedade de Leandro Gomes da Silva, morador  na região Sul da cidade. Com a ajuda dos familiares, andou pelo bairro,  divulgou nas redes sociais, perguntou aos vizinhos, aos amigos para auxiliá-lo a tentar localizá-la, porém sem sucesso até a última quinta-feira.
     No mesmo bairro, algumas quadras distantes da casa, próximo aos estabelecimentos comerciais da Av. Paulo VI, em um terreno desocupado,  uma dentista, moradora nas imediações, sensibilizada ao avistar e perceber que o animal estava perdido, recorreu a uma prima e não teve dúvidas em acolhê-la e oferecer abrigo. 
     Constataram que o animal estava bem, sem ferimentos, deparando com indicativos de uma tatuagem de identificação característica do Canil Municipal, feita em todos aqueles animais que são esterilizados pelo serviço de castração, mantido pela Prefeitura de Franca.
     Essa prima da dentista fez contato com o Canil, que informou que pelo número da tatuagem na barriga do animal chegaria ao proprietário, que seria  comunicado sobre o encontro da cadelinha.  
     Ao receber a informação pelo Canil Municipal, o proprietário do animal Leandro Gomes agradeceu e destacou a importância do serviço municipal e gratuito de castração de animais de pequeno porte, de cães e gatos na cidade, o que possibilitou a identificação e o resgate da cadelinha. 
 
 
Balanço das castrações
     A Secretaria de Meio Ambiente informou que o serviço de castração animal esteve suspenso nos últimos anos e foi retomado no início deste semestre, após a realização de uma licitação, onde a Prefeitura contratou uma clinica especializada que oferece esses procedimentos (média de 300 por mês), mediante prévia solicitação que deve ser feita junto ao Canil Municipal.
     A cirurgia é gratuita e, prioritariamente, voltada para os cães e gatos comunitários, ou seja, àqueles sem dono, que vivem nas ruas e também as demais pessoas com domicílio no município. 
     Foram realizados até o momento, 650 cirurgias. O investimento global para a oferta de 3,2 mil esterilizações é da ordem de R$ 260 mil.  A castração tem o propósito de ajudar no controle dessa população e diminuir a incidência de cães e gatos soltos pelas vias públicas, sujeitos a acidentes e, muitas vezes, mal cuidados, o que pode gerar punições aos responsáveis.
 
 
Programa de doação 
     O Canil Municipal informa que está com um Programa de Doações, onde oferece uma variedade de cães para quem se interessar. Nesta sexta-feira, pelo menos, 25 estavam disponíveis, de variadas raças e tamanhos. O canil está localizado na rua José Gianesela, 415, bairro City Petrópolis e funciona das 8h às 16h30. É sugerido que a pessoa interessada em conhecer os animais, faça o agendamento para visita pelo telefone 3703-9389.

Renda Franca abre link para último curso

Renda 
     A Secretaria de Desenvolvimento, em comunicado divulgado nesta semana aos beneficiários do Programa Renda Franca, informa que o link do curso referente ao mês de setembro, estará disponível na plataforma do "Caminho para o Emprego", a partir da próxima quinta-feira, 9. E ressalta que é obrigatória a realização do curso e preenchimento do formulário que estará disponibilizado, com a videoaula, pois este é o comprovante de participação que dará direito ao recebimento do benefício.
     A secretaria informa que, caso o beneficiário não tenha acesso a internet, que fale diretamente no "Caminho para o Emprego", pelo whatsapp 3724-7417, que será orientado sobre as alternativas para a realização do curso. Mais informações no link: https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/
     O Programa Renda Franca, criado este ano por iniciativa do prefeito Alexandre Ferreira, oferece um auxílio financeiro de R$ 300,00, por um período de até três meses, para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, decorrentes de ausência e insuficiência de renda durante a pandemia. Estão sendo contempladas pelo programa, 1.000 pessoas, que obrigatoriamente devem participar de todos os cursos oferecidos pela Prefeitura, cujo intuito é capacitá-las e auxiliá-las na reinserção no mercado de trabalho.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais