Email  

Notícias

Saúde inicia imunização para pessoas de 15 a 17 anos contra a Covid

arte vacina 010921 2 
     A Secretaria de Saúde anunciou para esta quarta-feira, 1º de setembro, o início da aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, para pessoas com idade entre 15 a 17 anos, sem comorbidades. Também serão atendidas neste dia, pessoas na faixa etária de 12 a 17 anos, que apresentam comorbidades, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), com a mesma idade, além de pessoas com deficiência permanente, na mesma idade.
     O atendimento para todos esses públicos será prestado das 07h30 às 16h, em 8 postos de atendimento, sendo as UBS Ângela Rosa, Guanabara, Horto, Planalto, Brasilândia, Santa Clara, Leporace e Santa Terezinha. 
     As pessoas que estiverem aptas a receber a vacina, devem fazer o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e comprovantes de endereço e de comorbidades ou laudos médicos, originais e cópia.
     A Secretaria de Saúde reforça que todas as pessoas menores de idade deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverão apresentar o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
     As comorbidades incluídas como prioritárias pelo Governo do Estado são: - Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístolas arteriovenosas; Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatias associadas; Cardiopatias congênitas no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas (AVC hemorrágico e isquêmico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, doenças neurológicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave); Doença renal crônica ou Síndrome Nefrótica; Imunossuprimidos (Portadores de HIV, doenças inflamatórias imunomediada em atividade e em uso  de Prednisona, com doses maiores de 10mg/dia ou em pulsoterapia; Indivíduos em uso de imunossupressores ou com deficiências primárias; Pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos últimos 6 meses; Neoplasias hematológicas; Doença falciforme e Talassemia maior; Obesidade mórbida com IMC > 40, Cirrose Hepáticachild - PUGH A, B ou C, além de pessoas com deficiências permanentes graves, como limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escada; pacientes com grandes dificuldades ou incapacidades de ouvir ou enxergar, deficiência intelectual permanente, que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, frequentar a escola, brincar, entre outras. Devido ao critério de priorização da vacina, as pessoas que pertencem ao grupo de pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC (Programa de Benefício de Prestação Continuada), deverão comprovar o recebimento do auxílio.
     A relação das comorbidades e comprovantes que deverão ser apresentados poderá ser consultada pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19
 
 
Pessoas com 18 anos ou mais sem comorbidades
     A Secretaria de Saúde informou que, para prosseguir com a imunização das pessoas com idade de 18 anos ou mais, sem comorbidades, aguarda o recebimento de um novo lote de doses das vacinas contra a Covid-19 pelo Governo do Estado.
     A secretaria comunicou ainda que já informou o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde e a GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado) sobre a necessidade do encaminhamento de novas doses para o atendimento aos públicos alvos da campanha contra a Covid. 
 
 
1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas, 18 anos ou mais
     Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) prosseguirá nesta quarta-feira, na UBS Paulistano, no período das 13 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
 
2ª Dose - Astrazeneca
     As pessoas que irão receber a segunda dose da Astrazeneca poderão comparecer também nesta quarta-feira, nas UBS Aeroporto 3 e Internacional Esporte Clube, das 07h30 às 16h.
 
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac
     Já para a Coronavac, o atendimento será prestado das 07h30 às 12h, na UBS Paulistano e 07h30 às 16h, na UBS  Progresso.
 
 

Jovens Aprendizes do Primeira Chance tomam posse nesta quarta-feira

banner Primeira Chance 
     O prefeito Alexandre Ferreira participa nesta quarta-feira, 1º de setembro, da cerimônia de posse e recepção aos adolescentes e jovens aprendizes, que foram aprovados e classificados no processo seletivo realizado para o Programa Primeira Chance. O evento será realizado em dois horários, às 9h e 15 h, no auditório da Secretaria de Educação.
     Foram contratadas 70 pessoas, com idade de 14 a 22 anos, em situação de vulnerabilidade, egressos do sistema socioeducativo ou em cumprimento de medidas socioeducativas, cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda, em situação de acolhimento institucional ou egressos do trabalho infantil, atendidos e encaminhados pela Secretaria de Ação Social, por meio dos CRAS e CREAS, regularmente matriculados e frequentando os Ensinos Fundamental, Médio ou Médio Técnico, incluída a Educação de Jovens e Adultos ou tê-los concluído.
     Marina Mattos, secretária de Administração e Recursos Humanos, explicou que, após a posse, os jovens do Primeira Chance irão participar de um curso inicial de capacitação, que será ministrado pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), empresa vencedora da licitação, que será responsável pela formação técnico-profissional em Auxiliar Administrativo, durante o contrato dos aprovados por um período de até dois anos.
     Os aprendizes terão jornada de trabalho de 20 a 30 horas semanais, que deverá ser cumprida paralela a realização do curso de Auxiliar Administrativo, que será ministrado pelo CIEE. A remuneração será de meio salário mínimo, o que equivale a R$ 550,00, acrescida dos vales alimentação e transporte.
     A expectativa da Secretaria de Administração e Recursos Humanos é que os recém contratados iniciem suas atividades nas secretarias e departamentos da Prefeitura, no final de setembro, com atribuições que deverão ser compatíveis com a formação técnico-profissional oferecida pela entidade qualificada em Programa de Aprendizagem, que tenha por objetivo, a assistência ao adolescente e à educação profissional.

Bolsa Universidade reabre prazo para reavaliação de beneficiados

banner bolsa universidade 
     A Secretaria de Educação reabriu o prazo para que os 88 estudantes beneficiados no Programa Bolsa Universidade, entre os anos de 2.017 e 2020, façam até às 16h, desta quinta-feira,  2, a reavaliação obrigatória anual de seus cadastros. Embora todos estivessem cientes e bem orientados a respeito, inclusive para acompanhar as informações por meio do espaço próprio do programa Bolsa Universidade, decorrido o prazo inicial para que fizessem essa atualização de informações, dos 292 candidatos contemplados, 88 deixaram de atender a esse requisito. E, por conta disso, estavam sujeitos a serem excluídos do programa.
     De acordo com o edital publicado nesta terça-feira,  no Diário Oficial do Município, esses estudantes terão prazo para preencher o formulário on-line no site da Prefeitura e entregá-lo, impreterivelmente, até às 16h desta quinta-feira, 2.
     Os documentos deverão ser entregues em um envelope lacrado, na sede da Secretaria de Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal). Todas as orientações estão descritas na publicação, disponível em https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/1863-31082021.pdf
     O Processo de Reavaliação é regido pela Lei Complementar Municipal nº 148, de 09 de fevereiro de 2010 e suas alterações, estabelecendo as condições para permanência do estudante no programa. 

Educação amplia volta presencial nas escolas a partir desta quarta-feira

DSC 7242 
     

     A Secretaria de Educação confirma a partir desta quarta-feira, 1º de setembro, o avanço em mais uma etapa de retorno dos estudantes nas 56 escolas da Rede Municipal de Ensino, passando a contar com o percentual de 52% da capacidade de estudantes atendidos.

     Essa retomada dos estudos presenciais teve início no começo de agosto, com a primeira etapa, onde passaram a ser atendidos por volta de 34% de alunos, sendo uma média de 5639 alunos presentes nas escolas por semana.

     Para esse segundo momento, a secretaria e as escolas se prepararam para atender, aproximadamente, 18% a mais de alunos, em um total de 8563 mil alunos retornando as aulas presenciais nas unidades escolares, por semana.

     O retorno presencial dos estudantes está sendo feito de acordo com a autorização dos pais ou responsáveis. Diante disso, a secretaria permanece disponibilizando as aulas e atividades on-line, com os professores atendendo àqueles estudantes que não estão presencialmente.

     O aumento no número de alunos segue associado também, a todos os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, com a aferição da temperatura na entrada, distanciamento social em cada unidade, inclusive nas salas de aula, uso obrigatório de máscara de proteção e EPIs (Equipamento de Proteção Individual), álcool em gel e toda a sinalização e comunicação visual para garantir a segurança e a saúde de todos os presentes.

     Márcia Gatti, secretária de Educação, destacou que nos últimos meses, o trabalho foi intenso, na preparação da estrutura, aquisição de materiais e treinamentos das equipes para um retorno responsável e seguro. A experiência desse primeiro mês de atividades está mostrando que as medidas adotadas estão dando resultados, com o apoio e parceria das famílias.

     Com o acréscimo de aproximadamente 18% dos alunos em salas de aula, o percentual sobe para 52% da capacidade, sendo mantido o que vinha sendo praticado com o Plano de Retomada de cada unidade, com o revezamento de estudantes. A estimativa é que cerca de 8563 mil alunos passem a frequentar as salas de aula, de um total de 16.719 estudantes matriculados, nos Ensinos Infantil e Fundamental dos Anos Iniciais.

     Nas Unidades Escolares que atendem Jovens e Adultos (EJA) Educação de Jovens e Adultos, de um total de 4000 estudantes, cerca de 2500 retornam nesta segunda etapa.

 

Autorização e cautelas

     O retorno dos alunos para as escolas e creches da Rede Municipal dependerá da autorização dos pais e familiares e todo o processo será conduzido de forma espontânea, com a avaliação permanente da situação epidemiológica da cidade, com relação à pandemia. A família que não permitir a volta dos filhos para as unidades, neste segundo momento, deve continuar acompanhando todo o processo pedagógico e aulas no formato on-line.

     Os estudantes que apresentarem febre ou sintomas de gripe, por cautela não deverão ir à escola e a família deverá comunicar, imediatamente, ao Comitê Escolar, a situação de saúde dos filhos, bem como de seus familiares. Os dados de saúde serão registrados no Sistema de Monitoramento da SED (Secretaria Escolar Digital) e a Secretaria de Saúde será comunicada. Os estudantes deverão levar garrafinhas de água, tendo em vista que será permitida apenas a utilização de bebedouros para a reposição da água.

Educadores no reforço

     A Secretaria de Educação lembra que segue sendo oferecido reforço escolar, em horário oposto às aulas regulares, para a recuperação de aprendizagens dos alunos, que não tiveram avanço significativo em relação ao domínio das habilidades, em todo esse tempo pandêmico. Uma equipe formada por 167 professores, coordenadores e pedagogos realizou um curso intensivo sobre defasagem e diversidade escolar. Esses profissionais já estão trabalhando nesse processo de recuperação e fortalecimento das habilidades essenciais.

FEAC inicia Passeio Ciclístico Noturno nesta quarta-feira

WhatsApp Image 2021 08 30 at 15.17.54 
     A FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) inicia nesta quarta-feira, 1° setembro, o projeto Passeio Ciclístico Noturno, em comemoração ao dia do Profissional de Educação Física.
     O evento é aberto para todos os públicos, no horário das 19h às 21h e, tem o objetivo de incentivar quem gosta de andar de bicicleta e os que já praticam o esporte, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas. 
     Para o primeiro dia do passeio, o percurso estabelecido terá uma distância de 15 km, com saída do Conjunto Poliesportivo- Pedrocão, passando pelas avenidas Antônio Barbosa Filho, Hélio Palermo, Orlando Dompieri e Chico Julho até o Parque Fernando Costa, finalizando com retorno para o Poliesportivo.
     De acordo com a FEAC, o Passeio Ciclístico Noturno seguirá um cronograma nas próximas semanas, com encontros nos dias 8, 15, 22 e 29 de setembro, no mesmo horário. Todos os passeios contarão com o apoio da Secretaria de Segurança, por meio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, além de um profissional de Educação Física e a equipe da FEAC, que estarão na retaguarda, à disposição dos participantes.
     Para as pessoas que se interessarem em participar do evento, é importante que estejam preparadas, com a bicicleta adequada, utilizando roupas confortáveis e apropriadas para o esporte, máscara e equipamentos de proteção, além de sinalizador, para que todo o percurso possa ser desenvolvido em segurança, além de seguirem os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, para garantir a integridade física dos participantes, numa atividade de saúde, esportes e integração.
     Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9350.

Caminho para o Emprego recebe inscrições para novos cursos

CAMINHO PARA O EMPREGO BANNER 01 
     A Secretaria de Desenvolvimento informa que estão abertas as inscrições para quatro novos cursos do Programa Caminho para o Emprego. As opções de qualificação e geração de renda são para Depilador, Salgadeiro, Atendente de Lanchonete e Operação e Manutenção de Trator Agrícola, com uma média de 15 a 20 vagas cada um. 
     As aulas serão iniciadas a partir do dia 13 de setembro, mas para pleitear uma das vagas oferecidas as pessoas interessadas devem se inscrever, acessando o site da Prefeitura, no link Caminho para o Emprego, https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml.
     Poderão participar as pessoas, com idade a partir de 18 anos e que possuam o Ensino Fundamental completo. Depois de efetivar a inscrição no site, o interessado deve, obrigatoriamente, comparecer ao      Parque Fernando Costa para preencher a ficha, levando cópias do RG, CPF e o comprovante de endereço. Esta orientação é destinada para todos os cursos. 



Depilador
     O primeiro curso a começar dia 13 é o de Depilador, que terá três aulas semanais, presenciais, às segundas, quartas e quintas-feiras, das 8h às 12h, em parceria com o SENAC, prosseguindo até o dia 22 de dezembro. Para este curso estão disponíveis 20 vagas. 



Salgadeiro
     A segunda opção de qualificação é para pessoas que desejam aprender as técnicas de fazer salgados. Será ministrado na Cozinha de Referência mantida pela Prefeitura, no Parque dos Pinhais, começando no próximo dia 14 e prosseguindo até 15 de fevereiro de 2022.  As aulas serão todas às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30, com aulas teóricas e práticas, com 160h de duração e 20 vagas oferecidas. 



Atendente de Lanchonete
     A terceira opção de cursos gratuitos da Secretaria de Desenvolvimento é de Atendente de Lanchonete, a começar dia 20, com 20 vagas e 160h, prosseguindo até o dia 19 de janeiro de 2022. As aulas presenciais serão ministradas das 13h30 às 17h30, três de vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras, na Cozinha de Referência, no Parque dos Pinhais.



Operação e Manutenção de Trator Agrícola
     Bem mais rápido que os anteriores, o Curso de Operação e Manutenção de Trator Agrícola começa no dia 27 de setembro e será concluído no dia 1º de outubro, com 40h de duração. Oferece 15 vagas, com atividades teóricas e práticas e será realizado no Parque Fernando Costa, tendo como público alvo, produtores rurais, familiar ou trabalhador rural. 

Prefeitura estuda criar Museu Nacional do Basquete

DSC 8032 
     O prefeito Alexandre Ferreira pretende criar e estruturar em Franca, o Memorial Nacional do Basquete, no ginásio de esportes ‘Pedro Morilla Fuentes’, o Pedrocão. Esse assunto está na pauta desde o início da administração e foi tema de uma reunião nesta terça-feira, em seu gabinete, com as participações de representantes da FEAC e da Secretaria de Infraestrutura, cujo objetivo é valorizar e homenagear os ex-atletas e ex-técnicos do basquete local e nacional.
     Este é um projeto que visa fortalecer a história e a prática do basquetebol na cidade, reconhecendo os atletas, técnicos e personalidades que fizeram ou fazem parte deste segmento no município. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais