Email  

Notícias

Saúde realiza Campanha do Teste Rápido (HIV/AIDS) até sábado

Prevencao e Saude nas Escolas original
 
      A Secretaria de Saúde iniciou nesta segunda-feira, 2, por meio do Programa Municipal IST/Aids, a 10ª edição da Campanha Fique Sabendo para testagem gratuita do HIV e da Sífilis. A iniciativa conta com a parceria do Programa Estadual de DST/AIDS do Estado de São Paulo e segue até o próximo sábado, 7, tendo como local o Centro de Testagem e Aconselhamento/CTA, situado na rua Ouvidor Freire, 2109, Centro.
      Até sexta-feira, 6, o atendimento será oferecido das 8 às 17 horas. No sábado, as equipes estarão trabalhando das 8 às 13 horas.
      A Secretaria de Saúde informa que desde 2014, o Departamento de HIV/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais, assumiu frente a comunidade internacional o desafio proposto pela UNAIDS de atingir até 2030, a meta 95/95/95:
· 95% de todas as pessoas portadoras do HIV saibam que tem o vírus,
· 95% destas com a infecção pelo HIV diagnosticadas recebam terapia antirretroviral ininterruptamente
· 95% de todas em tratamento com antirretrovirais tenham suprimido a carga viral, levando-a a níveis indetectáveis.
      Recentemente, uma nova meta foi acrescida com objetivo de alcançar zero discriminação, promovendo o acesso ao teste e ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico é parte essencial do enfrentamento da epidemia de Aids no município. A testagem é a porta de entrada nesta cadeia de ações de prevenção, tratamento e cuidado.
      Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3706-5394.
 
Status sorológico
      Em Franca, a análise epidemiológica aponta uma queda em torno de 30% na taxa de incidência de Aids nos últimos 10 anos; as taxas de mortalidade por Aids vêm diminuindo sistematicamente, com redução de 72% em 20 anos; ainda assim a doença permanece entre as cinco principais causas de morte no Estado São Paulo.
      
Saúde e Prevenção nas Escolas
      Nesta segunda-feira, mais de 1,2 mil estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais da cidade, puderam acompanhar no Teatro Municipal, em sessões pela manhã e tarde, a encenação da peça ‘Heróis do Bairro’, parceria do município com a Direção Regional de Ensino.
      As apresentações marcaram o fechamento das atividades anuais do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), cujo objetivo é de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, finaliza com ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. Contribuindo assim para a redução da infecção pelo HIV/IST e com os índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência e juventude, na população juvenil.
      Durante este ano, foram atendidos os alunos, com a função de serem os multiplicadores das informações e orientações recebidas, das escolas: Ana Maria Junqueira, Ângelo Gosuen, Capitão José Pinheiro Lacerda, Carmen Munhoz Coelho, Celso Toledo, Doutor Assuero Quadri Prestes, Evaristo Fabricio, Helena Cury, Jerônimo Barbosa Sandoval, João Marciano, Maria Pia, Luis Paride, Orlik Luz, Otávio Martins, Pedro Nunes, Roberto Scarabucci, Stella da Mata, Sudário Ferreira, Sueli Machado e Vicente Minicucci.
      O Programa Saúde e Prevenção nas Escolas abrangeu os estudantes do 8º ano ao 3º ano do Ensino Médio, que semanalmente participaram das atividades do projeto, com profissionais da equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento.

Educação comemora 25 milhões de acesso às plataformas digitais de ensino

Placa comemorativa Educacross original
 
      Foi pensando em melhorar cada vez mais o aprendizado dos alunos em sala de aula que a Secretaria de Educação começou em 2022, o Programa Escola Digital. Foram investimentos na aquisição de equipamentos e ferramentas digitais utilizados em sala de aula, que trouxeram uma linguagem diferente e um maior interesse no aprendizado.
      Uma das aquisições foi a Plataforma de Jogos Digitais Educacross, que propõe o desenvolvimento de habilidades de Língua Portuguesa e Matemática de forma lúdica e envolvente.
      De acordo com Sandra Eliza Fernandes, responsável pelo acompanhamento do uso da plataforma e chefe do Centro de Formação, desde o início deste novo método, os alunos se envolveram muito mais e houve uma melhora expressiva no desenvolvimento de cada um. “Os professores trabalham os conteúdos tradicionais na sala de aula e depois na plataforma. São jogos interativos, que despertam o interesse e ajudam no aprendizado e na assimilação do conteúdo. É uma linguagem tecnológica que os estudantes gostam e têm familiaridade”, disse.
      Desde 2022, o uso de recursos pedagógicos digitais está incorporado na rotina das 737 salas de aula das escolas municipais de Franca, desde a Educação Infantil até o 5º Ano do Ensino Fundamental, impactando na aprendizagem de 16.450 alunos. “Em 2 anos, com o uso da plataforma digital, chegamos à marca de 25 milhões de desafios realizados pelos alunos. Este número mostra a participação e o engajamento das crianças nas aulas que envolvem o uso da tecnologia, reforçando a ideia de que ela pode ser uma grande aliada para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos”, disse Márcia Gatti, secretária de Educação.
      Ela ressalta ainda que o modelo de ensino tradicional já não supre todas as necessidades dos alunos, que precisam de algo a mais. “A nova geração demonstra que aprende melhor quando, além de ler, estudar ou prestar atenção nas aulas, pode colocar seus conhecimentos à prova de forma lúdica e atual”, completou.
      De acordo com a secretária, o número de 25 milhões de acessos é um marco e precisa ser comemorado. “Mostra o engajamento das escolas na nova metodologia, por isso, estamos recebendo na sede da secretaria, uma placa comemorativa em reconhecimento à marca", finalizou.
      A fundadora da plataforma, Érica Stamato, esteve presente e ressaltou a importância da tecnologia no aprendizado. "As crianças são nativas digitais, ou seja, elas têm um grande envolvimento com a tecnologia. Em 2016, uma pesquisa da FAPESP mostrou que mesmo aquelas crianças que nunca haviam tido contato com um tablet, quando receberam um equipamento, conseguiram manusear com facilidade. Então unir a tecnologia com a educação é um caminho sem volta. É um poderoso aliado para incentivar ainda mais o aprendizado", disse.

Casa da Cultura e do Artista Francano terá oficinas musicais gratuitas

EMIM com Eduardo Machado original
 
      A terça-feira, 3, será de música na Casa da Cultura e do Artista Francano "Abdias do Nascimento". Diversas oficinas, voltadas para a população, acontecerão a partir das 9 horas. A entrada é gratuita, com participação de alunos da EMIM (Escola Municipal de Iniciação Musical) e da população em geral, não sendo necessário se inscrever previamente.
      A primeira oficina musical será com Moá Faleiros sobre composição. Terá início às 9 horas. Depois, às 9h40, Beto Sapio ensinará e falará sobre saxofone. Às 10h40, o cantor e guitarrista Dani Magoo tratará sobre o instrumento e os efeitos que faz.
      Já no período da tarde, às 14 horas, Vinícius Maniza falará e mostrará o violão de 7 cordas. Eduardo Machado virá em seguida, às 14h40, para falar sobre o contrabaixo solo, e às 15h20, dará uma oficina sobre produção audiovisual.
      Para encerrar, às 16 horas, a banda francana Mr. Magoo realizará um bate-papo sobre rock nacional. Eduardo Machado termina o ciclo de oficinas às 16h40 com o tema produção musical, e a banda da EMIM, composta por seis integrantes, fecha o dia com uma apresentação especial.
           As oficinas musicais fazem parte de projeto contemplado pela Lei Federal Paulo Gustavo, do MinC (Ministério da Cultura) de fomento à arte e à cultura.
      A Casa da Cultura e do Artista Francano "Abdias do Nascimento" fica na rua Oscar Brasilino dos Santos, 1531, no Centro, em frente à praça "Carlos Pacheco". Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3721-8692.

Saúde realiza parcerias para mobilização de prevenção e combate à dengue

agente de saude dengue original
 
      Como forma de combater a proliferação do mosquito da dengue e fazer um trabalho de prevenção e conscientização da população, a Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, firmou parcerias e iniciou uma campanha de mobilização.
      As ações serão feitas em conjunto com a Unimed Franca. Além das campanhas de orientação à população para a eliminação dos criadouros do mosquito, os laboratórios, unidades de urgência e emergência e Atenção Básica receberão materiais e trabalhos de orientação.
      Os funcionários das Unidades Básicas de Saúde, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), Prontos-Socorros (Adulto e Infantil), plantão da Unimed, laboratórios e hospitais receberão protocolos para notificação à Vigilância dos casos, para que haja trabalhos mais específicos não apenas na prevenção, como após a aparição de sintomas.
      Para isso, a partir desta terça-feira, 3, diversos grupos de trabalhadores da área da Saúde participarão de reuniões e adoção de novos protocolos no Salão Azul da Secretaria de Saúde. Às 9 horas, servidores da Atenção Básica serão o primeiro grupo da reunião. Às 14 horas, será com trabalhadores do Hospital São Joaquim/Unimed. Já no dia 5, quinta-feira, dois novos encontros: às 9 horas, com quem trabalha nos locais de urgência e emergência, e às 14 horas com funcionários de laboratórios.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, falou sobre a importância desta união de forças. "Agora, neste período de chuvas, começam os casos de dengue. Por isso, estamos com ações de porta em porta, com as equipes da Vigilância passando nas casas, orientando. Também teremos folders e outras campanhas, além de reuniões com as equipes para fortalecer essas ações de orientação, ao lado da Unimed, em sala de espera, o que é muito importante para atingirmos nosso objetivo", disse.

Biblioteca Municipal realiza a Campanha do Perdão

Biblioteca_Central.png
 
A Biblioteca Pública Municipal 'Dr. Américo Maciel de Castro Júnior'  promoverá entre os dias 2 e 31 de dezembro, a Campanha Mês do Perdão. Neste período, todas as pessoas que realizaram empréstimos de livros e ainda não os devolveram à biblioteca, poderão fazê-lo sem a aplicação da multa relativa ao atraso.
Para participar da campanha, basta comparecer à Biblioteca Pública, localizada na av. Champagnat, 1808 – Centro, com os livros em atraso e dos documentos de identidade e comprovante de endereço para atualização do cadastro. Quem já fez a entrega e ficou com multas pendentes terá a oportunidade de fazer a liberação do cadastro para acesso ao serviço de empréstimos no local.
Para regularizar a situação, o usuário deve comparecer ao balcão de empréstimo da Biblioteca Municipal, no horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
 

Documentário, shows e ciclismo são atrações do final de semana

Netao.png
 
Franca terá diversas atrações no final de semana para quem gosta de cultura e esporte. Música e ciclismo estão entre as opções.
Logo na sexta-feira, 29 de novembro, o IPRA (Instituto Práxis de Educação e Cultura) exibirá o documentário “Lúcia Helena, uma Mulher à Frente de Seu Tempo”, às 19h30. Trata-se da radialista e jornalista francana que tornou-se uma das primeiras mulheres a atuar no rádio e em transmissões esportivas.
O documentário é dirigido por Rafael Prando e foi contemplado pela Lei Federal Paulo Gustavo, de incentivo à cultura, com apoio da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura). A entrada é gratuita e o IPRA fica na rua Diogo Feijó, 1956, Estação.
No sábado, 30, às 16 horas, haverá uma homenagem às cantoras e compositoras nordestinas, através do show "Minha raiz é meu canto: passeio pela musicalidade feminina nordestina". A atração, também gratuita, será na Praça da Juventude. Clássicos de Anastácia,  Lia de Itamaracá, Cátia de França, Glória Gadelha e Aurinha do Coco estarão no repertório de Nívea Lins e convidados.
Já no domingo, 1º de dezembro, acontecerá mais uma edição do Pedal Rural, iniciativa da FEAC com a Sociedade Esportiva Franca. A concentração será às 8 horas em um posto de combustíveis localizado na rodovia Cândido Portinari, km 406. A saída será na Trilha da Angolinha às 8h15 e os ciclistas percorrerão um trajeto de nível intermediário.
 
Música ao Alcance de Todos
Projeto da FEAC, em parceria com o Instituto Três Colinas, o 'Música ao Alcance de Todos' acontece em dois pontos com grande fluxo de pessoas.
No sábado, 30, o Coreto da praça Sabino Loureiro, na Estação, terá apresentação do cantor Netão das 10 às 12 horas. Já no domingo, 1º, Tunico Magno estará no Complexo Poliesportivo, das 9h30 às 11h30.

Novas creches vão atender mais de 800 crianças

creche-escola_Pacaembu.png
 
As obras de quatro creches-escolas em Franca, sendo duas localizadas nos Residenciais Nossa Senhora das Graças (Pacaembu) e Copacabana, nas Regiões Norte e Oeste, estão bem adiantadas.
Segundo a secretaria de Infraestrutura, a creche-escola do “Pacaembu” tem previsão de inauguração já em janeiro do ano que vem. As obras estão praticamente concluídas. Todas as instalações e fases da obra estão prontas, faltando apenas a jardinagem e limpeza do local.
Quem mora no bairro está ansioso para a inauguração, como a Francini Simões da Silva. A filha estuda em uma creche do Jardim Luíza e poderá ser atendida próxima a sua casa. “Eu estou muito feliz e empolgada com a construção desta creche. Fica praticamente ao lado da minha casa. Vou gastar menos e vai ser muito mais prático ter minha filha perto de casa e de mim”, disse.
A creche-escola vai atender a 208 crianças e receberá investimentos de R$ 5.378.777,91.
Outra obra bastante adiantada é a unidade do Copacabana, localizada na rua Valdir Garcia, que está em fase de acabamento, além do plantio grama, a execução de acabamentos e a escada de entrada. As instalações hidráulicas e elétricas já estão prontas, o piso e contrapiso, além das grades de proteção já foram instalados. A previsão de entrega é até o final do primeiro semestre de 2025. O investimento foi de mais de R$ 6 milhões. A capacidade de atendimento também será de 208 crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses.
 
Zanetti e Piratininga
Outras duas creches-escolas que estão em construção são no Residencial Zanetti, Região Sul e no Jardim Piratininga, Setor Leste.
A Creche do Zanetti está na fase de instalações hidráulicas e elétricas, e requadros de esquadrias. Já a do Jardim Piratininga está sendo feito o plantio de grama, alvenaria, e instalações hidráulicas e elétricas.
Somando, as quatro unidades, Franca vai ganhar no total 848 novas vagas.  
As construções seguem as normas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). O investimento total das unidades ultrapassa os R$ 22 milhões.
De acordo com Márcia Gatti, secretária de Educação, um dos principais desafios  da Prefeitura era diminuir o número de crianças na lista de espera por creches. “De 2021 até final de 2024, foram 2.508 vagas criadas, com ampliação de creches, aberturas de salas, reorganização das demandas e dos prédios para atendimento das crianças, além de construção de novas unidades. Em 2025, serão mais 416 vagas, sendo 208 no Copacabana e 208 no bairro do Pacaembu. Para 2026, nós teremos mais 416 novas vagas, com uma creche no Piratininga e outra do Zanetti”, disse.
A secretária ressaltou ainda que já foi incluído no sistema PAINSP (Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo) vários projetos para a captação de recursos, visando a construção de outras unidades, como, por exemplo, nas regiões do Jardim Ipanema e Atlanta Park. “Então, todos esses projetos já estão organizados e o planejamento da Secretaria de Educação é tentar buscar recursos para as construções. Resumindo, na atual administração foram criadas um total de 3.340 vagas”, finalizou.
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais