Email  

Notícias

FEAC abre chamamento para Bolsa Treinador 2023/2024

 feac original

      Em publicação no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 9, a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) abriu Chamamento Público para a concessão de auxílio financeiro do Programa 'Bolsa Treinador'.
      O edital completo pode ser conferido pelo link http://feacfranca.sp.gov.br/FEAC/chamamentos. As inscrições iniciadas nesta quarta-feira, 9, seguirão até 8 de setembro, na sede da FEAC.
    O 'Bolsa Treinador' é um auxílio destinado aos treinadores de equipes de Franca, integrantes do esporte educacional, de participação e não profissional de rendimento em modalidades olímpicas, paralímpicas e não olímpicas, constantes dos programas da FEAC.
     Eles poderão desempenhar trabalho de técnicos, auxiliares técnicos e/ou preparadores físicos. Os selecionados atuarão nas categorias de base/formação e nas Escolinhas de Iniciação Esportiva, seguindo as orientações da FEAC, objetivos e metas estipulados a cada temporada.
    Este edital visa ainda suprir os objetos e demandas não atendidos nos Chamamentos nº 005/2022 e n° 005/2023, ambos ainda em vigor, sendo que os bolsistas já contemplados e os classificados ainda não contemplados nestes Chamamentos não devem se inscrever novamente, ficando garantidas e respeitadas suas ordens de classificação prioritárias sobre este atual chamamento em caso de novas convocações para suas respectivas modalidades.
    Para participar, é necessário ter residência fixa em Franca; não ser servidor público; ter experiência comprovada na área de atuação como Treinador/Monitor na modalidade pretendida; estar em plena atividade profissional; possuir    Registro Profissional no Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região – CREF4/SP, nas categorias de: Bacharelado, Licenciatura/Bacharelado ou Provisionado na Modalidade pretendida; e no caso de lutas e artes marciais, também é exigido a “faixa preta” e/ou “Graduação Máxima “, com registro na federação ou confederação.
     O ‘Bolsa Treinador’ será concedido por um período de até 12 meses, mediante avaliação técnica da Comissão de Análise, Seleção e Classificação.
     A FEAC fica na avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, 4º andar, Parque Francal. As inscrições podem ser feitas das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. 
    Mais informações pelo telefone (16) 3711-9360 (WhatsApp).

Casa da Cultura recebe oficina gratuita de jogos e improvisação

Casa de Cultura 1 original 

      A Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento” será palco de uma oficina gratuita voltada para as artes cênicas. Trata-se de um projeto sobre jogos e improvisação, que integra um trabalho subsidiado pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura, por meio da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), intitulado "Ponte Aérea".
     Neste sábado, das 9 às 13 horas, será a vez da oficina 'Jogos e Improvisação', com Rita Oliveira. O público-alvo são pessoas com gosto por arte em geral, que tenham acima de 12 anos, integrantes de grupos de teatro e dança que desejam melhorar seu repertório criativo. 
     As inscrições podem ser feitas pelo site www.mercuriocultural.com.br, onde é necessário colocar os dados pessoais. Há ainda a possibilidade de fazer inscrição na Casa da Cultura, levando os documentos.
     A Casa da Cultura fica na rua Oscar Brasilino Santos, 1.531, no Centro, e funciona das 8 às 20 horas, de segunda a sexta-feira. 
     Mais informações pelo telefone (16) 3721-8692.
 
Mais arte
     Fechando as oficinas do Projeto “Ponte Aérea”, no dia 19, haverá oficina com Ronaldo Saad, que compartilhará suas experiências e conhecimentos sobre o tema ‘O Ator e Criador’, que busca estimular a versatilidade dos que se aventuram no meio artístico, com instrumentos úteis para a utilização no seu cotidiano de vida.

Duplicação da Av. Geralda Rocha Silva já recebe massa asfáltica

 Duplicacao Geralda original

      Os moradores da Região Norte da cidade, abrangida pelos bairros Jardins Tropical, Portinari, Residencial Meirelles e adjacências, acompanham de perto a evolução da duplicação da Avenida Geralda Rocha Silva.  Com essa obra, a Prefeitura possibilita maior fluidez ao tráfego intenso de veículos e garante segurança para motoristas e pedestres para esta via, que interliga as Regiões Norte e Oeste.
      As equipes seguem trabalhando na compactação final da pista, já com todo o guiamento pronto e a aplicação da massa asfáltica.
     No canteiro central está demarcado o espaço divisório das duas pistas, com o aproveitamento da vegetação existente. O investimento feito pela Prefeitura nesse empreendimento, com recursos próprios, é da ordem de R$ 3 milhões, com acompanhamento periódico das equipes técnicas da Secretaria de Infraestrutura.

Fussol forma novas turmas dos cursos da Escola da Beleza

 Formatura Escola da Beleza original

        O Fundo Social de Solidariedade (Fussol) realizou na noite da última terça-feira, no auditório da Secretaria de Educação, com a participação de centenas de pessoas, a cerimônia de entrega dos certificados aos concluintes dos cursos da Escola da Beleza. Entre eles o de Maquiagem, Auxiliar de Cabeleireiro, Tranças, Depilação Tradicional e Egípcia, Manicure e Pedicure e Spa dos Pés, em parceria com o Programa ‘Caminho para o Emprego’ e o Sebrae.
         A solenidade foi conduzida pela primeira dama da cidade e presidente do Fussol, Cynthia Milhim Ferreira, com as participações de Cláudia Facioli, gestora de Projetos do Sebrae e as monitoras dos cursos, Karina Venâncio, Simone Freitas, Elaine Franco e Carina Mariano. 
     Com quase 300 alunos sendo atendidos pelos cursos em andamento, proporcionados gratuitamente à população, a presidente do Fussol cumprimentou os concluintes pela participação nas capacitações, convicta de que o aprendizado será de grande valia na obtenção de mais renda e autonomia. Saudou também a equipe de monitores pela dedicação, compartilhando seus conhecimentos e ajudando dezenas de pessoas a elevarem o nível de qualificação profissional. 
      Os cursos do Fussol são permanentes e realizados também em parcerias com instituições da comunidade, nos diversos bairros, de modo a facilitar o acesso e a participação das pessoas. Para conhecer as opções e efetuar as inscrições, os interessados deverão acessar o site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br) e consultar o link ‘Caminho para o Emprego’.
 
Depoimentos
      Moradora no Recanto Elimar II, a faxineira Alexsandra da Silva Menezes Belchior, participante do curso de Tranças, falou entusiasmada da oportunidade que foi esse aprendizado de 30 dias. "Maravilhoso em todos os sentidos. Só tenho a agradecer, muito proveitoso, pois aprendi alguns passos (do nagô por exemplo), que desconhecia e vai me ajudar muito no atendimento as minhas clientes". Trata-se de uma forma variada que permite diversos tipos de desenhos para trançar o cabelo. Alexsandra, junto com a filha Júlia, atende a clientela nos finais de semana e à noite, cujos atendimentos vêm aumentando a cada semana.
      Outra participante, Valdete Rodrigues Pereira, moradora no Jardim do Líbano, na Região Leste, que já tinha feito o curso de Auxiliar de Cabeleireiro, com a filha Stefani Rodrigues da Silva, também concluiu o de Tranças. Mãe de 4 filhos e há 25 anos atuando como manicure, afirmou ter amado o conteúdo oferecido, onde aprendeu diversos segredos, dentre eles sobre o penteado rápido, uma exigência cada vez maior da clientela, decorrente dos casamentos que estão acontecendo, muitas vezes, durante a semana e em horários não habituais. 
      Recém formada contadora, Júlia Rafaela Menezes Belchior, diz ter sido incrível o curso e os ensinamentos passados pela monitora Carina Mariano, pois queria aperfeiçoar o que fazia em casa, ajudando a mãe nos finais de semana.        Afirmou também, que não sabia dessas oportunidades do Fussol e elogiou a oferta de vários cursos, oferecendo oportunidades para que as pessoas aprendam algo diferente para utilizarem no dia a dia.

Obras da nova escola na Vila São Sebastião estão em andamento

 Escola Sao Sebastiao original

      A Prefeitura está com as obras, em pleno andamento, da futura Escola Municipal projetada para a Vila São Sebastião, na Região Oeste, que ocupará uma área onde funcionou uma unidade estadual (Profª Nadeide Scarabucci). Dentro do planejamento elaborado pela Secretaria de Infraestrutura, houve a necessidade de fazer a demolição das antigas instalações, onde tecnicamente foi constatada a inviabilidade de recuperação do prédio.
      Concluída essa etapa e as demais, envolvendo sondagem de solo, as equipes responsáveis seguem trabalhando no levantamento das paredes, chegando ao ponto de iniciar os baldrames de apoio da cobertura.  
    De acordo com o projeto elaborado pela Secretaria de Infraestrutura, atendendo as necessidades apresentadas pela Educação, serão mais de 1,3 mil metros quadrados de área construída, contendo 8 salas de aulas, Sala de Informática, de Recursos, Leitura, galpão coberto, depósitos e conjunto de sanitários para alunos masculino, feminino, conforme o PNE (Plano Nacional de Educação), em concepção moderna, arejada, valorizando a iluminação natural, com equipamentos de acessibilidade. A estrutura contará com setor administrativo, dependências para direção, secretaria, hall de atendimento, coordenação, orientação, atendimento pedagógico, sala dos professores, copa e dependências sanitárias masculina, feminina e PNE, Cozinha, Refeitório, Área de Serviços, Depósitos de Alimentos, Utensílios e DML. Junto com a quadra de esportes coberta existente, será mantida uma área livre para recreação e instalação de parque infantil. 
     A nova unidade está localizada na rua Manoel Francisco de Melo, 472, onde o município está investindo recursos na ordem de R$ 3,3 milhões, oriundos de orçamento próprio e terá capacidade de atendimento para 280 crianças, em período integral ou 560 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), o que será estabelecido pela Secretaria de Educação.

Guarda Civil ajuda vítima a sair de casa e romper ciclo de violência

 Violencia Mulher original

      A parceria entre a Guarda Municipal e a Polícia Civil resultou em mais uma retirada de vítima de violência doméstica. Os guardas ajudaram uma mulher de 36 anos, que era agredida pelo próprio marido, no City Petrópolis. Agora, ela está na casa de parentes e com medida protetiva. 
     O caso ocorreu na segunda-feira, 7, no City Petrópolis. O fato foi registrado na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) e a Guarda Civil fez a escolta da vítima até sua casa, para que pudesse buscar seus itens na residência e sair do ciclo de violência, enquanto o caso é investigado pela Polícia Civil, que agora procura pelo autor.
     Essa parceria entre Guarda e Polícia Civil prevê que toda mulher que tenha sido vítima de violência de qualquer natureza tenha disponível uma rede de apoio legal e psicológico, desde o registro da ocorrência até o cumprimento das medidas protetivas. 
     A Guarda Civil faz a escolta das mulheres até suas residências, para que possam retirar seus pertences. Nesses 15 dias de trabalho, três mulheres já foram amparadas e saíram das residências para uma nova vida. 
     Além das forças de segurança, a Prefeitura está participando desta ação com o Núcleo Reconhecer, CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), que são órgãos especializados no atendimento às pessoas em situação de violência e vulnerabilidade.

Prefeitura prepara 2º Concurso “Merenda Escolar, Sabor da Educação”

 Sabor da Educacao original

     A Secretaria de Educação já iniciou os preparativos para o 2º Concurso Cultural “Merenda Escolar, Sabor da Educação”, em parceria com a Universidade de Franca. O objetivo é valorizar o papel das merendeiras e estudantes do curso de Nutrição da faculdade, parceira para a promoção da alimentação saudável e adequada no ambiente escolar.
     O edital com o cronograma do concurso será publicado no Diário Oficial do Município nesta semana. Somente poderão participar as merendeiras que atuam na Alimentação Escolar de escolas públicas das Redes Municipal e Estadual de Franca.
     Estudantes de Nutrição também podem aderir ao concurso. É determinante que eles estejam matriculados nos 2° e 3° anos da graduação. 
     Para Márcia Gatti, secretária da pasta, o concurso é importante para valorizar o trabalho de quem leva amor e sabor à mesa para os alunos da rede pública diariamente. “A primeira edição, no ano passado foi um sucesso, e este ano a gente está confiante que vai ser ainda melhor. Teremos alunos do curso de Nutrição para nortear as receitas, contribuir com a quantidade de nutrientes, e as merendeiras vão participar junto com os nutricionistas produzindo receitas que possam depois ser inseridas na escola”, disse. 
 
Alimentação
     Segundo dados da Secretaria de Educação, são servidas, em média, 75 mil refeições por dia para um total de 200 escolas das redes municipal, estadual e creches parceiras, com cardápios elaborados para o atendimento nutricional de cada faixa etária, incluindo também as dietas especiais para o atendimento aos alunos, que possuem restrições alimentares.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais