Notícias
Prefeitura realiza 1.500 castrações de cães e gatos no primeiro semestre
Para estimular a posse responsável e o controle populacional, a Prefeitura de Franca segue com o programa gratuito de castração de cães e gatos. Neste primeiro semestre de 2023, foram realizadas mais de 1.500 castrações através do credenciamento de duas clínicas veterinárias da cidade.
Em média, foram castrados de 50 a 60 animais por semana, mediante prévio agendamento, em que o proprietário ou responsável do animal deve levá-lo e retirá-lo, após feito o procedimento cirúrgico. A expectativa é seguir com o atendimento, proporcionando mais 1.500 castrações para o segundo semestre deste ano.
Os números significam que a Secretaria de Meio Ambiente terá feito, de 2021 ao final de 2023, mais de 8 mil castrações. O serviço foi retomado por determinação do prefeito Alexandre Ferreira, no início da gestão, fazendo parte da política de bem-estar animal.
Os recursos aplicados nas castrações são originários do orçamento próprio da Prefeitura e de emenda parlamentar. Qualquer pessoa pode castrar gratuitamente seu animal. Basta levar cópias e originais do RG, CPF e comprovante de endereço atualizado dos últimos 3 meses no Canil Municipal de Franca. Depois, o interessado receberá uma ficha com a designação da clínica, com as orientações para agendar o procedimento.
Além das castrações, a Prefeitura de Franca mantém convênio com o Hospital Veterinário da Universidade de Franca, para o atendimento a animais comunitários ou de rua, vítimas de acidentes, atropelamentos ou maus-tratos. Após os procedimentos, eles são levados ao Canil Municipal para se recuperarem.
O Canil Municipal de Franca está localizado na rua José Gianesela, 415, City Petrópolis. O espaço conta com vigilância 24 horas, câmeras de monitoramento, está passando por ampliação e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 10h30 e das 12 às 16 horas. Mais informações pelo telefone (16) 3703-9389.
FEAC faz solenidade a combatentes francanos da Revolução de 32
A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), através do Museu Histórico "José Chiachiri", realiza, no dia 9 de julho, solenidade em lembrança aos 91 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, que liderou o movimento para a implementação de uma nova constituição para o Brasil depois do golpe de estado de Getúlio Vargas em 1930.
A cerimônia terá início às 8h30 do dia 9, em frente ao Monumento ao Soldado Constitucionalista, instalado na Praça 9 de Julho, no Centro, mais precisamente no cruzamento da rua Ouvidor Freire com rua Voluntários da Franca, que leva esse nome em homenagem aos soldados do município que participaram, voluntariamente, dos combates.
O objetivo da solenidade é garantir que seja conservada a memória dos voluntários de Franca que participaram da Revolução Constitucionalista. Foram mais de 700 homens que lutaram por São Paulo. Desses, nove perderam a vida: Adriano Cintra, Arnaldo Vilhena, Hermes de Moura Borges, Jayme Barbosa, João Batista de Araújo, José Ferreira, José Rufino, Mário Mazini e Otacílio Dias Fernandes.
Aberta à população, a solenidade terá participações de militares da Polícia Militar, do Exército, atiradores do Tiro de Guerra e Guarda Civil Municipal. Além da execução do Hino Nacional por parte da Associação Banda Musical, o regente Jair Paes Leme fará o Toque de Silêncio e haverá Salva de Tiros pelos atiradores, bem como a colocação de coroa fúnebre na base do Monumento ao Soldado Constitucionalista.
Prefeitura melhora iluminação na Av. Hélio Palermo
A Prefeitura continua com o trabalho de melhorias da iluminação pública da avenida Hélio Palermo, entre o Jardim Boa Esperança e a avenida Adhemar de Barros, no Jardim Paulista.
Nesta semana, o serviço foi concluído a partir da rua Pará até a Avenida Adhemar de Barros, com a retirada das luminárias a vapor de sódio e colocação de led com três e quatro pétalas.
A troca por luminárias de led gera menor consumo de energia e maior eficiência de luminosidade. Essa medida faz parte de um plano da Prefeitura que envolve trocas gradativas de luminárias, como já foi feito no recinto do complexo Poliesportivo, em toda extensão da avenida Adhemar de Barros, nas principais praças do Centro, rotatória próxima ao Pronto-socorro Infantil e calçadões e outros pontos da cidade.
Semáforos com Av. Alagoas
Na mesma região, uma outra intervenção foi iniciada na última quinta-feira, 6. Trata-se da instalação das estruturas para um futuro conjunto semafórico entre as avenidas Hélio Palermo e Alagoas.
O novo equipamento deve entrar em funcionamento nos próximos dias. O objetivo é disciplinar o tráfego e proporcionar maior segurança aos condutores, especialmente nos chamados horários de maior movimentação de veículos, motos e pedestres.
Franca sedia Conferência de Segurança Alimentar
Com um Banco de Alimentos à disposição da população, o projeto Cozinhalimento em funcionamento e uma horta comunitária em expansão na região da Vila Gosuen, Franca sedia na próxima semana a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional no auditório "Marielle Franco", que fica na Universidade Estadual Paulista (Unesp).
O encontro ocorre das 8 às 17 horas de terça-feira, 11 de julho, e tem mais de 150 pessoas inscritas. A realização do evento está a cargo do Comsea (Conselho Municipal de Segurança Nutricional Sustentável), tendo o suporte da Prefeitura, por meio da Secretaria de Ação Social
A Conferência é um espaço voltado a discutir alternativas e propostas para garantir de alimentos com qualidade para todos, avaliando as ações em andamento e sugestões que possam aprimorá-las.
Esta primeira edição tem como temática a ‘Erradicação da Fome e Garantia dos Direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade’, que será discutida em três eixos. O público-alvo são os agricultores, nutricionistas, assistentes sociais, organizações, que atuam com segurança/insegurança alimentar e pessoas interessadas na temática.
Após as falas de abertura, duas palestras estão previstas dos conselheiros do CONSEA/SP Raquel Santos Santana e Pedro Sebastião da Rocha.
A Unesp fica na avenida Eufrásia Monteiro Petráglia, 900, no Jardim Petráglia. Mais informações da Conferência podem ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9821.
Vôlei adaptado feminino de Franca joga na APV regional
Com o apoio da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), duas equipes femininas de vôlei adaptado de Franca nas faixas de 50 e 60 anos ou mais estarão em quadra neste domingo, 9, jogando às 9 horas e depois às 14 horas, em Porto Ferreira, no Campeonato Regional da Associação Pró-Voleibol.
A primeira equipe a entrar em quadra será a de 50 anos, que jogará contra Porto Ferreira, Sertãozinho e Santa Rita do Passa Quatro. À tarde, será a vez da turma dos 60 anos, com dois jogos, frente a Porto Ferreira e Sertãozinho.
Com a orientação dos técnicos Luiz Carlos de Almeida e David Damasceno, as duas representações estão vindo de recente participação dos Jogos da Terceira Idade em Barretos. Agora, elas defendem as cores da cidade nesse certame regional, que tem as participações de Porto Ferreira, Sertãozinho, Santa Rita do Passa Quatro.
Para as competições, entre elas a APV, as atletas treinam semanalmente, nos períodos da manhã e noite, nos ginásios de esportes do Champagnat e Parque Leporace.
FEAC divulga classificados no Chamamento para parcerias esportivas
A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) tornou público, através do Diário Oficial desta sexta-feira, 7, o edital referente ao Chamamento Público para Parcerias Esportiva, definindo as 30 organizações da sociedade civil habilitadas.
De acordo com Mateus Caetano, presidente da FEAC, não houve recursos ratificando a classificação preliminar, razão pela qual o faz de forma final, para gerar os efeitos previstos na legislação que regula o chamamento para o período 2023-2024.
A íntegra do edital e as 30 entidades classificadas podem ser consultadas no link: https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2319-07072023.pdf.
De acordo com o estabelecido nas cláusulas contidas na fase de celebração, a FEAC fará oportunamente a convocação das entidades para ajustes nos Planos de Trabalhos, caso necessário, bem como a complementação da documentação exigida para comprovação dos requisitos para eventual celebração do Termo de Colaboração, garantindo que esporte e atividades sejam levados à população.