Email  

Notícias

Saúde entrega mais de 1.400 próteses auditivas em 8 meses

DSC 6345 
     Um levantamento da Secretaria de Saúde divulgado nesta terça-feira, 16, apontou que até o final de outubro, foram entregues 1.407 aparelhos auditivos, por meio do Programa "Alegria em Ouvir", beneficiando 709 pacientes. 
     O programa, que estava parado há, pelo menos, um ano, foi retomado pela Prefeitura, em março deste ano e até dezembro, deverá entregar mais 426 próteses unilaterais ou bilaterais, totalizando 1.833 aparelhos, contemplando 934 pessoas que aguardam pelo equipamento.
     Segundo a Secretaria de Saúde, os investimentos para a aquisição das próteses é de R$ 1,068 milhão.
     São beneficiados pelo programa, os pacientes que passam por atendimento na rede municipal de saúde e são encaminhados para um especialista, que avalia e indica a necessidade ou não do uso do aparelho e qual prótese auditiva mais se adapta às necessidades do paciente.  Após receber o aparelho, os beneficiados recebem acompanhamento pela equipe do Setor de Saúde Auditiva (NGA), com a regulagem periódica das próteses, que têm garantia de dois anos, orientações sobre a utilização, armazenamento e cuidados.
     O projeto apresenta um impacto social muito grande, uma vez que os pacientes estão ganhando mais qualidade de vida. 

Saúde prossegue com aplicação da primeira, segunda e terceira doses das vacinas contra a Covid-19

Vacinacao
     As pessoas, na faixa etária de 12 anos ou mais, que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, poderão comparecer nesta quarta-feira, 17, para serem imunizadas, no horário das 07h30 às 16h, nas UBSs Luíza, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Paulistano, Santa Terezinha, Aeroporto 3 e São Sebastião. 
     A Secretaria de Saúde orienta que os menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19
     Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço. Também é importante que façam o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a disponibilidade de doses.
 
 
1ª Dose - Gestantes e Puérperas, 12 anos ou mais
     Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 12 anos ou mais, a aplicação da primeira dose continuará nesta quarta-feira, nas UBSs Luíza, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Paulistano, Santa Terezinha, Aeroporto 3 e São Sebastião, no período das 7h30 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
 
2ª Dose - Pfizer
     As pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais e os francanos, que tenham idade de 18 anos ou mais, poderão receber a segunda dose, com o intervalo de 21 dias, nesta quarta-feira, nas UBSs Luíza, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Paulistano, Santa Terezinha, Aeroporto 3 e São Sebastião, no horário das 07h30 às 16h, apresentando um documento de identidade com foto e o cartão para a comprovação da primeira dose.
 
 
2ª Dose - Astrazeneca/ Oxford/ Fiocruz
     A segunda dose da Astrazeneca estará disponível na UBS Horto, das 07h30 às 16h. Poderão antecipar a segunda dose, as pessoas que receberam a primeira aplicação há 8 semanas.
 
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac
     A segunda dose da vacina Coronavac estará disponível das 07h30 às 16h, nas UBSs Planalto.
 
 
3ª Dose - Idosos 60 anos ou mais e Imunossuprimidos acima de 18 anos
     A Secretaria de Saúde continua atendendo nesta quarta-feira, os idosos, com 60 anos ou mais, para a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, que deverão observar o intervalo superior a 6 meses do recebimento da segunda dose e prossegue com o reforço da vacinação para as pessoas imunossuprimidas, com idade de 18 anos ou mais com, pelo menos 28 dias, após a última dose do esquema vacinal, seja segunda dose ou dose única, independentemente do imunizante aplicado, considerando o calendário proposto.
     O atendimento será prestado nas UBSs Luíza, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Paulistano, Santa Terezinha, Aeroporto 3 e São Sebastião, das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas.
     As pessoas que estiverem aptas a receber a terceira dose, deverão apresentar o cartão para comprovação das duas doses, documento de identidade com foto, além de comprovante médico ou receita, sendo original e cópia para as pessoas imunossuprimidas.
     São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão: imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas, (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3, uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
 
 
3ª Dose - Profissionais de Saúde
     A aplicação da dose adicional da vacina contra a Covid-19 para os profissionais de saúde, que tomaram a segunda dose há 6 meses, está prevista para as UBS Luíza, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Paulistano, Santa Terezinha, Aeroporto 3 e São Sebastião, das 07h30 às 16h. Poderão receber a dose extra, os trabalhadores de serviços públicos e privados de saúde, como hospitais, clínicas e ambulatórios, que deverão apresentar um documento de identidade com foto e o cartão para comprovar o recebimento das duas doses.
 

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

Vacina de Rotina 
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
     Para esta quarta-feira, 17, estarão disponíveis as UBS Aeroporto 1, Leporace, Paulista, Santa Clara, Guanabara e Progresso, funcionando das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, além dos ESF (Estratégia de Saúde da Família) City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Palma, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.
 

FEAC prossegue com o cadastramento do Projeto "Franca Feito à Mão"

Franca Feito a mao Prancheta 1
     A FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) prossegue recebendo até o próximo dia 25, deste mês, as inscrições de pessoas interessadas em participar do Processo Seletivo para o cadastramento e concessão de licença de funcionamento para o “Projeto Franca Feito à Mão". 
     Poderão pleitear uma vaga no projeto, pessoas que tenham mais de 18 anos, residentes na cidade, para as categorias de artesanato, culinária, artes visuais e costura criativa. Cada interessado poderá fazer a inscrição para apenas uma categoria.
     O atendimento para o cadastramento está sendo prestado de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 16h, onde os interessados deverão apresentar cópias simples do RG, CPF, comprovante de residência (água, luz, telefone, internet, carnê de IPTU), uma foto 3x4 recente de todos os inscritos para a confecção da credencial, fotos dos produtos que serão comercializados e um produto pronto produzido pelo interessado. Caso o item inscrito seja perecível (menos de 30 dias) no caso da culinária, o candidato deverá assinalar o item “perecível” em sua inscrição. Neste caso, a Comissão de Seleção e Avaliação agendará um dia para que o candidato produza o item, que fará parte de seu cardápio, para análise.
     Serão disponibilizadas, ao todo, 30 vagas, sendo que 14 delas serão destinadas, preferencialmente, aos artistas e artesãos que atenderam à convocação para a regularização cadastral feita pela FEAC, em edital publicado no dia 27 de setembro. Porém, eles terão que participar de todo o processo seletivo, com apresentação da documentação solicitada, atendendo aos requisitos determinados, sob pena de não receberem a renovação das licenças de funcionamento. As demais 16 vagas serão destinadas aos candidatos habilitados e classificados no processo seletivo, obedecendo a ordem de classificação. 
     A Comissão de Seleção e de Avaliação será composta por até cinco membros,  que irão analisar a documentação, os trabalhos inscritos por fotos, apresentação e análise da peça produzida pelo candidato, de acordo com os critérios de avaliação do regulamento.
     Os classificados que serão contemplados com o Projeto "Franca Feito à Mão", serão conhecidos através de publicação no Diário Oficial do município e no site da FEAC. Será publicada também uma lista contendo os suplentes, por ordem de classificação, que irão substituir, caso haja desistência, irregularidades ou outros itens avaliados pela Comissão Organizadora.
     O Projeto "Franca Feito à Mão", que objetiva divulgar o artesanato, a arte, a culinária, a costura criativa e suas técnicas (originalidade, regionalidade e valorizar o fator de desenvolvimento humano), expressões artísticas, preservação da tradição cultural, geração de renda ao artesão e artista francano, contará com a gestão da FEAC, atendendo ao decreto municipal nº 11.330, de 27 de setembro deste ano, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (Fussol). Deverá ser realizado aos sábados, no horário das 9 às 15h, na Praça Carlos Pacheco, em frente à Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento".        Em feriados ou datas comemorativas, os dias e horários poderão ser alterados, com prévia autorização pelo gestor do projeto.
     A resolução e o edital do processo seletivo estão disponíveis para consulta no site da FEAC, através do link: http://feacfranca.sp.gov.br/FEAC/chamamentos/1412-edital-de-chamamento-publico-para-projeto-franca-feita-a-mao ou pelo link do Diário Oficial, https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/1908-10112021.pdf
 
 
Como funciona
     Cada contemplado terá direito ao uso de um espaço na Praça Carlos Pacheco, no centro, conforme os locais preestabelecidos para montagem das barracas. Após a definição dos espaços, não será permitida nenhuma alteração por parte dos expositores.
     Os locais para a instalação das barracas serão sorteados em audiência pública com todos os participantes presentes ou seus representantes.
     A vaga no “Projeto Franca Feito à Mão” entrará em vigor a partir da concessão da licença de funcionamento, podendo ser revogada a qualquer momento, a critério do gestor do projeto.
     O selecionado deverá indicar até três pessoas, que serão cadastradas e o substituirão, individualmente, quando da necessidade de sua ausência. Este item é obrigatório para obtenção da vaga.
     O espaço deverá sempre estar em funcionamento nas datas de realização da feira e, caso o expositor não possa comparecer, deverá providenciar um dos indicados para substituição. Caso haja total ausência do expositor por cinco vezes, com justificativas (atestado médico, licença maternidade/paternidade e atestado de óbito de familiares), o expositor será automaticamente desligado do projeto.
     Todos os contemplados deverão assinar um termo de empréstimo pelo uso das barracas, se comprometendo pela retirada, conservação e entrega da mesma. 
 
Serviço:
Processo Seletivo para Cadastramento e Licença de Artesãos para o Projeto "Franca Feito à Mão
Inscrições:  Até o dia 25/11/2021 - Segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. 
Local: Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento”, rua Oscar Brasilino dos Santos, 1531, Praça Carlos Pacheco - Centro. 

Passeio Ciclístico Noturno terá percurso de 21 km

DIP 9613 copiar 
     A FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) anuncia para esta quarta-feira, a realização do 11º Passeio Ciclístico Noturno, com saída do Complexo Poliesportivo, às 19h. Contando com o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, o trajeto seguirá pela rua Alfredo Tozi, avenida dos Sapateiros até o Jardim Aeroporto I, de onde os participantes seguirão pelas avenidas Euclides Coelho, Carlos Roberto Haddad, Emílio Paludeto até a São Vicente.
     O percurso prosseguirá pelas regiões Sul e Leste, na avenida Jaime Tellini até um posto de combustível na saída para Ibiraci, de onde percorrerão parte da Av. Adhemar de Barros e descerão pelas avenidas Hugo Bettarelo e Santa Cruz, cortando o bairro Santa Rita, chegando novamente na Av. São Vicente. Por esta via, até próximo a Associação dos Servidores, os participantes entrarão pela esquerda na Av. Cláudio da Cruz Ribeiro, passando pelos Parques Castelo e Progresso, chegando nas ruas Marco Aurélio de Lucca, do Sol e Mercês, no Residencial Paraíso até o Poliesportivo.
     A exemplo das edições anteriores, os organizadores solicitam aos participantes, que utilizem máscara e procurem manter o distanciamento físico, especialmente durante a concentração, às 19h. Outra orientação aos ciclistas é para que procurem transitar sempre do lado direito, observando as áreas de segurança e indicações das equipes de apoio para maior segurança de todos os participantes. 

Infraestrutura intensifica limpeza de bocas de lobo

DSC 0866 
     Com atuação em todos os bairros da cidade, a Prefeitura vem realizando serviços diários de desobstrução de bocas de lobo, medida preventiva que objetiva evitar o agravamento das situações que, geralmente, resultam em inundações de imóveis e estragos no pavimento. 
     A Secretaria de Infraestrutura coordena esse trabalho diário, mantendo nas ruas, uma média de duas a três equipes com equipamentos próprios para remoção das grades de ferro encontradas cheias de entulhos, impedido a passagem da água.
     O alerta aos moradores é para que colaborem com esse trabalho, não varrendo as sujeiras (folhagens em especial) para os sistemas de galerias, evitando que esses materiais sejam destinados para a tubulação, impedindo a passagem da água, causando rompimentos, danificando o asfalto.
     Os números estimados indicam que, diariamente, são atendidas de 15 a 20 solicitações, variando de um dia para outro, dependendo da dimensão das obstruções. Até o último mês, foram limpas cerca de 1 mil bocas de lobo. 
     Geralmente, os problemas mais crônicos são identificados nas regiões de baixada e se manifestam com a ocorrência das chuvas. É importante que as pessoas, notando algo de errado nas galerias (objetos nas grades ou água passando direto), entrem em contato pelo telefone 3711-9440 e forneçam o endereço para que uma vistoria preventiva seja feita e o problema corrigido.

Ginasta francana é destaque em Troféu Brasil

AnacampanaroReprodução: Instagram 
     A jovem Ana Carolina Campanaro, revelada nas categorias de base das Escolinhas de Iniciação Esportiva, da Prefeitura de Franca e FEAC, residente em Santos, onde cursa Educação Física, obteve o quinto lugar no IV Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, realizado no final de semana, em Porto Alegre.  Ela competiu com representantes de todos os Estados da Federação, depois de passar por uma seletiva na região Sudeste.
     Talentosa e disciplinada, conforme o depoimento de uma de suas primeiras professoras nas escolinhas, Dryelle Silva Freitas Lopes, hoje, coordenadora do núcleo de Ginástica Rítmica, com 250 meninas iniciantes, no Ginásio de Esportes do Jardim Cambuí, Ana Carolina começou no esporte na ginástica artística, depois aeróbica e foi uma das integrantes da primeira equipe de Ginástica Rítmica, composta em 2014, na cidade. Sempre muito dedicada aos treinamentos e buscando o aperfeiçoamento a cada instante, Ana Carolina não parou de evoluir, até receber esse convite para treinar em Santos, onde convive com ‘nata nacional’ dessa modalidade.
     O evento em que participou na capital do Rio Grande do Sul foi organizado pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e ainda este mês, deve participar em São Paulo da Copa Estadual de Ginástica Rítmica.
 
 
Festival e temporada 2022
     A professora Adrielly Freitas, atualmente, trabalha com dois grupos de 250 iniciantes, na faixa etária de 4 a 14 anos, semanalmente, no Ginásio de Esportes do Jardim Cambuí. Desenvolve também um trabalho específico com as equipes de rendimento, envolvendo 15 meninas com idade, variando de 8 a 18 anos, aptas a integrarem as equipes de competição. As apresentações, a partir desta quinta-feira, 18, serão transmitidas on-line. 
     Para esse ano, como está no fechamento da temporada, não serão recebidas novas inscrições, mas para 2.022 serão abertas oportunidades para crianças iniciantes, a partir de 5 anos, onde o objetivo é consolidar a estrutura já existente e ampliar o plantel de meninas na equipe de rendimento.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais