Educação
Prefeitura paga gratificação do Fundeb para mais de 2.060 profissionais
Educação recebe matrículas para a EJA até o final do mês
A Secretaria de Educação alerta que as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) continuam abertas até o dia 31, deste mês.
As pessoas que desejam retomar os estudos neste ano, contam com quatro escolas municipais à disposição, em diferentes regiões da cidade para o ensino presencial. Tem também a unidade do CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal), com atendimento semipresencial, onde as matrículas são recebidas o ano todo.
Para a inscrição no Ensino Fundamental - Anos Finais, o estudante dever ter a idade mínima de 15 anos completos, enquanto que para o Ensino Médio, o interessado deverá ter concluído o Ensino Fundamental e 18 anos completos. Para o Ensino Médio serão atendidos os critérios do Novo Ensino Médio e no ato da matrícula, o aluno assinará o Termo de Ciência de que concluirá esta modalidade em dois anos, sendo quatro semestres.
Para efetuar a matrícula, o interessado deverá comparecer a uma das unidades escolares, que oferecem a EJA, de segunda a sexta-feira, no horário das 14h às 20h, apresentando cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, RG, Certificado de Reservista e Título de Eleitor; comprovante de endereço com CEP; Certidão de Nascimento ou Casamento; Certidão de Nascimento dos filhos; declaração de trabalho; comprovante de escolaridade anterior e uma foto 3x4.
Confira a relação das escolas para as matrículas da EJA:
⦁ Escola Municipal 'Prof. Antônio Sicchierolli'
Rua Prof. Laerte Barbosa Cintra, 929 - Jardim América
(16) 3723 9219
⦁ Escola Municipal 'Prof. José Mário Faleiros'
Rua Leandro Fernandes Martins, 1971 – Jardim Aeroporto III
(16) 3701 8299
⦁ Escola Municipal 'Prof.ª Maria Helena Rosa Barbosa'
Rua João Francisco Murzi, 5210 – Jardim Redentor
(16) 3703 0222
⦁ Escola Municipal 'Prof.ª Nair Martins Rocha'
Rua Padre Conrado, 1900 – Vila Conceição Leite
(16) 3723 6788
⦁ CESUM 'Profª. Climene Rebelo Novelino Abdala
Avenida Champagnat, 1808 - Centro
(16) 3701 8367
Educação divulga calendário escolar para o Ano Letivo 2.023
A Secretaria de Educação divulga na edição deste sábado, 31, do Diário Oficial do Município, as resoluções que estabelecem o calendário das escolas municipais de Educação Infantil, Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, Creches e Creches-Escolas, Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2.023.
De acordo com os editais, as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino deverão seguir em 2.023, o calendário homologado, de forma a garantir o mínimo de 200 dias letivos e a carga horária anual prevista. Os dias letivos constantes na programação, que forem suspensos, por qualquer motivo, deverão ser repostos nos períodos destinados ao recesso escolar ou aos sábados, nesta ordem.
O calendário escolar prevê que as creches e creches-escolas serão as primeiras a iniciarem as atividades do ano letivo, com data marcada para o dia 25 de janeiro, com o acolhimento das crianças. O encerramento do primeiro semestre será no dia 7 de julho, com recesso escolar no período de 10 a 14 de julho e retomada das aulas para o segundo semestre no dia 17 de julho. O encerramento do ano letivo de 2.023 está previsto para o dia 19 de dezembro.
As escolas
As aulas nas escolas de Ensino Fundamental - Anos Iniciais, de 1º ao 5º Anos, terão início no dia 6 de fevereiro de 2.023, com a realização de reunião para planejar o acolhimento dos estudantes, com a presença dos alunos do Grêmio Estudantil e Líderes de Classe e Reunião Administrativa. O encerramento do primeiro semestre será no dia 7 de julho, com recesso escolar no período de 10 a 21 de julho e retomada das atividades para o segundo semestre no dia 24 de julho. O término do ano letivo de 2.023 está marcado para o dia 22 de dezembro.
Já os estudantes das unidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornarão as salas de aula no dia 8 de fevereiro, seguindo o mesmo cronograma das demais escolas.
Ainda de acordo com a Secretaria de Educação, as unidades escolares deverão oferecer aulas de recuperação e reforço no turno, contraturno, ou por meio de aula estendida aos estudantes da rede pública municipal para que tenham oportunidades de recuperar, retomar e aprofundar aprendizagens essenciais para seguir sua trajetória escolar com sucesso. O calendário escolar foi elaborado observando as normas do Conselho Estadual de Educação e a legislação pertinente, de modo a assegurar o cumprimento dos dias letivos e das atividades pedagógicas, deverá ser cumprido rigorosamente.
Márcia Gatti, secretária de Educação, disse que para 2.023, as expectativas são muito positivas, onde se pretende qualificar o atendimento em tempo integral na educação infantil, organização curricular das oficinas de tempo integral, a formação de professores que irão atuar neste trabalho, ampliação do número de servidores, plataforma gameficada com utilização em 100% nas escolas, com monitoramento de acesso pelos educadores e alunos, além da continuidade da instalação dos equipamentos tecnológicos nas escolas, formação continuada dos professores e profissionais da Educação, atividades e projetos diversos, recuperação do ensino-aprendizagem nas habilidades essenciais para os estudantes possam prosseguir com os estudos.
Outras ações
Neste ano, a Prefeitura entregou notebooks para alunos e professores, através do Programa Escola Digital. Foram investidos R$ 11 milhões a mais na merenda, com reforço do cardápio (strogonoff, por exemplo) e a criação do Concurso Sabor da Educação, além da implantação do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola, pelo segundo ano. Já está em andamento a licitação para a construção da nova escola no Jardim Adelinha e também a reconstrução da Escola Nadeide de Lourdes Scarabucci, na Vila São Sebastião. Foram contratados profissionais para Apoio Pedagógico Educação Especial nas escolas municipais, aumento das Salas de Recurso de atendimento educacional especializado para alunos da Educação Especial, de 07 para 22, 135 professores de apoio para alunos com laudos médicos, comprovando a deficiência contratados, 49 auxiliares contratados para atendimento de necessidades básicas de alimentação higiene para alunos deficientes, sem contar a implantação de aulas de Artes nas escolas municipais e a contratação de 349 servidores para a educação em dois anos.
Para 2.023, a Prefeitura já providenciou a aquisição de uniformes escolares para mais de 20 mil alunos, além dos kits de materiais escolares.
Está prevista a adequação de escolas e da grade curricular para a implantação do Programa Tempo Todo, com sete escolas municipais de tempo integral, além do pagamento do Abono Fundeb para professores pelo segundo ano, previsto para a primeira semana de janeiro.