Email  

Educação

Conselho do Fundeb elege novos membros para o próximo quadriênio

 DSC 5218

     A Secretaria de Educação está convocando em terceira chamada, para Assembleia Pública na manhã desta terça-feira, 27, a partir das 8h30, com a finalidade de eleger os novos membros, representantes do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. Na última semana, 7, houve uma segunda assembleia, porém um dos segmentos participantes não havia feito a indicação dos seus representantes, cujo mandato será para o próximo quadriênio.
      Conforme constam das disposições contidas na Lei 14.112-2020, a partir de agora, a renovação do colegiado será por 4 anos, medida que possibilitará a participação dos respectivos eleitos, no acompanhamento das ações nos dois mandatos das administrações municipais.
      O colegiado é composto por 11 membros titulares e respectivos suplentes, desde os representantes do Poder Executivo, professores, diretores, alunos, Conselho Tutelar e quadro técnico. Dentre outras funções, tem o importante papel de fazer o acompanhamento e controle da distribuição dos recursos, auxiliando na supervisão da realização do censo escolar, entre outras providências, no sentido de colaborar para o bom andamento das políticas de educação no município.
      A assembleia terá como local o 4º andar da Secretaria de Educação, na Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal. Depois de concluída a eleição de todos os membros, caberá a nomeação a ser feita pelo prefeito, com início do novo mandato em 1º de janeiro de 2.023. Na oportunidade, será escolhido o representante do segmento dos servidores técnico-administrativo das escolas públicas de educação básica.

Alunos da EMIM se apresentam no Teatro Municipal

 WhatsApp Image 2022 12 14 at 17.33.44
     Os mais de 150 alunos da EMIM (Escola Municipal de Iniciação Musical), mantida pela Prefeitura e vinculada à Secretaria de Educação, fizeram na noite da última terça-feira, 13, no Teatro Municipal ‘José Cyrino Goulart’, uma apresentação de gala com o tema ‘Rock Brasil’, fechando as atividades letivas de 2.022. 
     O show contou com 13 apresentações sequenciais, dentro da temática pesquisada, onde os alunos buscaram informações sobre as origens e toda trajetória do rock no país. No repertório foram interpretadas, entre outras músicas de Leci Campo, Rita Lee, Metrô, J Quest, Legião Urbana, Grilo, respeitando o estágio de aprendizado de cada grupo de alunos. Houve também a participação especial de alguns dos 19 formandos do curso básico da EMIM, cuja entrega dos certificados ocorreu no final de novembro.
     A Escola de Iniciação Musical, com esse espetáculo proporcionado no Municipal, encerrou as atividades deste ano, com cerca de 190 estudantes na faixa etária de 8 a 13 anos. A retomada das aulas, no ano seguinte, com abertura das inscrições está prevista para o início de fevereiro. A unidade está instalada nas dependências do antigo Colégio Champagnat, no centro da cidade e atende, gratuitamente, com demanda espontânea, ou seja, aberta a todo público interessado. 

Secretaria de Educação encerra ano letivo e faz balanço das atividades

 DSC 2863
     Com quase 31 mil alunos atendidos, em unidades municipais de ensino, a Secretaria de Educação encerra o ano letivo no dia 23 de dezembro, com oito creches ampliadas e garantia de centenas de novas vagas, cinco em processo licitatório e diversas ações voltadas para as crianças da cidade. 
     Dos 30.789 estudantes, 11.384 foram atendidos do berçário ao maternal; quase 17 mil da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. O EJA/AJA/CESUM, voltado para a Educação de Jovens e Adultos, contou com 2.285 alunos. A EMIM (Escola Municipal de Educação Municipal) realizou atividades com 230 estudantes. Já o CEI (Centro de Educação Integrada), mantido pela Prefeitura de Franca, contou com 304 alunos. Além disso, a Educação teve 146 aprendizes em oficinas ocupacionais, 55 trabalhadores no Programa de Inclusão no Mercado de Trabalho e 24 da Codifa (Cooperativa Social de Deficientes Intelectuais).
     Entre as ações da Secretaria de Educação, com os alunos em 2.022, estão as formações e cursos, ampliações de creches, garantindo centenas de novas vagas, reformas de escolas municipais, realização das ações relacionadas ao processo de gratificação do bônus aos profissionais da área, e monitoramento do atendimento realizado às crianças pelas escolas e creches parceiras da Prefeitura.
     A secretária de Educação, Márcia Gatti, afirmou que a previsão para 2.023 é de implantação das escolas de educação integral, inserção da disciplina de inglês na matriz curricular para educação infantil e manter os bons serviços. Ela enfatizou que as famílias, que ainda não fizeram as matrículas para o próximo ano, devem procurar as escolas, que seguem trabalhando para garantir ensino e educação à população.

EJA recebe matrículas para os ensinos presencial ou semipresencial

 eja 1
     A Secretaria de Educação está com as matrículas abertas para a EJA (Educação de Jovens e Adultos), com opção em 4 locais para aulas presenciais e um para o semipresencial. Os atendimentos para a efetivação das matrículas estão sendo prestados nas secretarias das escolas, no horário das 14h às 20h30. 
     Para o Ensino Fundamental, é exigida a idade mínima de 15 anos completos para qualquer ano. 
    Com opções de ensino presencial nas Escolas ‘Antônio Sicchierolli’, no Jardim América; ‘José Mário Faleiros’, no Jardim Aeroporto 3; ‘Maria Helena Rosa Barbosa’, no Jardim Redentor e ‘Nair Martins Rocha’, no Jardim Integração, a Secretaria de Educação conta com equipes de educadores, que desenvolvem uma metodologia de ensino apropriada para esse público, de modo que os alunos tenham o máximo de aproveitamento em menor tempo e melhor aprendizado.
     Para efetuar a matrícula, será necessário apresentar xerox do RG e CPF, comprovante de endereço com CEP, xerox da certidão de nascimento dos filhos, comprovante de escolaridade anterior e uma foto 3x4.
    A modalidade semipresencial funciona no Colégio Champagnat, com a unidade do CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal) ‘Profa. Climene Rebelo Novelino Abdala’. Neste formato, o aluno, de acordo com o seu interesse e o grau de escolaridade, faz a matrícula e escolhe as disciplinas que deseja eliminar, retira as apostilas para estudo em casa e quando tem dúvidas, pode comparecer e buscar suporte, junto aos educadores que oferecem plantões, diariamente. Quando estiver apto a realizar a avaliação, faz o agendamento na secretaria e realiza a prova para disciplinas dos Ensinos Fundamental e Médio.
     O prazo para efetuar a matrícula vai até 31 de janeiro, de 2023. 
     Confira abaixo o endereço das escolas municipais disponíveis para matricula: 

 

• Escola Municipal Prof. Antônio Sicchierolli
Rua Prof. Laerte Barbosa Cintra, 929 - Jd. América - 3723 9219
 
• Escola Municipal Prof. José Mário Faleiros
Rua Leandro Fernandes Martins, 1971 – Jd. Aeroporto III - 3701 8299
 
• Escola Municipal Prof.ª Maria Helena Rosa Barbosa 
Rua João Francisco Murzi, 5210 – Jd. Redentor - 3703 0222
 
• Escola Municipal Prof.ª Nair Martins Rocha
Rua Padre Conrado, 1900 – Vila Conceição Leite - 3723 6788
 
• CESUM - Profª. Climene Rebelo Novelino Abdala - (modalidade semipresencial). Avenida Champagnat, 1808 – Centro - 3701 8367

Biblioteca prepara última Degustação Literária do ano

 biblioteca

     Está programada para a próxima sexta-feira, 16, a última edição do projeto ‘Degustação Literária’, a ser realizado no espaço da Biblioteca Municipal Dr. Américo Maciel de Castro Júnior (Central), na Av. Champagnat, 1808, às 16 horas, ocasião em que o personagem homenageado será o escritor João Cabral de Melo Neto, poeta brasileiro do período pós-modernista da literatura brasileira, natural de Recife-PE e considerado um dos grandes escritores brasileiros de todos os tempos e principal representante da Geração de 45.

     O evento terá a participação da escritora e psicanalista Maria Luiza Salomão, que fará a mediação da leitura e a apresentação dos livros escritos pelo autor selecionado. Entre as principais obras de João Cabral figuram “O Cão Sem Plumas” (1950), “O Rio” (1954), “Quaderna” (1960), “Morte e Vida Severina” (1955), “A Educação da Pedra” (1966), “Museu de tudo” (1975), A escola das facas (1980), “Poesia crítica” (1982), “Agrestes” (1985) e “Andando em Sevilha” (1990), obras em que o poeta revela a sua preocupação com a realidade social, principalmente com a do Nordeste Brasileiro. Além de escritor, trabalhou também como diplomata.

     A Degustação Literária será no formato presencial com a participação limitadas a 30 participantes. Os organizadores orientam as pessoas interessadas em participar do evento que deverão fazer contato com a Biblioteca Central pelos telefones (16)3711-9323 ou 3711-9229 ou poderão realizar a inscrição pelo formulário no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc8fCeXTuNuNIX1ccQoD-NzeInlkeEmyzDONsCzTYnn2A5xHA/viewform?usp=pp_url.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais