Email  

Educação

Educação divulga resultado final de reavaliação do Bolsa Universidade

 Bolsa Universidade2
     A Secretaria de Educação do município divulgou no último sábado, 8, no Diário Oficial, o edital contendo os 244 estudantes classificados no Processo de Reavaliação do Programa Bola Universidade nos anos de 2.018 a 2.021. Durante as últimas semanas, foram recebidos e analisados os documentos e informações complementares solicitadas aos 270 bolsistas inicialmente.
     Desse número inicial, 10 alunos não apresentaram a documentação dentro do prazo estipulado e, em razão disso, foram desclassificados. Outros 6 ficaram de fora, devido ao trancamento das matrículas ou ultrapassagem dos limites de dependência, permanecendo 254 universitários para a reavaliação. Desses, 10 foram desclassificados por não atenderem as normas estabelecidas pela legislação, que regula o Programa Bolsa Universidade. 
     Conforme consta do edital disponível para consulta no link: https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2140-08102022.pdf, os 244 estudantes cujos nomes foram publicados em ordem alfabética, permanecerão na condição de bolsistas, por atenderem as condicionalidades da legislação, que regula o programa.

Prefeitura avalia implantar ensino infantil em tempo integral

 IMG 1902
      A Prefeitura de Franca inicia nesta semana, estudos para implementar o ensino em tempo integral na Educação Infantil. A notícia foi transmitida pelo prefeito Alexandre Ferreira nesta quarta-feira. 
      Segundo ele, a Secretaria de Educação começará estudos sobre a estrutura física das unidades, que deverão receber as primeiras salas de aula em tempo integral na educação municipal. Somando-se a essas primeiras medidas, a equipe de servidores também fará um levantamento nas escolinhas para entender quantas famílias têm interesse em colocar seus filhos em período integral, para a partir de então, ser feita uma melhor avaliação de qual a demanda de alunos para a implantação do novo sistema.
      A partir do momento, em que a Secretaria de Educação finalizar o levantamento, contendo as realidades de cada unidade e suas demandas, é que Prefeitura começará a disponibilizar, gradualmente, esse novo formato de ensino nas unidades.

Creches recebem novos brinquedos e equipamentos

 IMG 9120
      O prefeito Alexandre Ferreira escolheu a Creche-Escola ‘Raimundo Cordeiro’, no Residencial Paraíso, para visitar nesta quarta-feira, 5, quando pode conferir parte das centenas de brinquedos, que foram adquiridos pela Prefeitura e distribuídos para as 84 unidades, 16 EMEIs e 40 EMEBs, beneficiando mais de 11,5 mil alunos da rede municipal. Junto com o prefeito, também estiveram presentes,  a secretária de Educação, Márcia Gatti, auxiliares e a equipe gestora da instituição. Os investimentos para a aquisição dos brinquedos foram de R$ 662 mil, além de 114 playgrounds, no valor de R$ 1.559.116,51
      Os novos equipamentos destinados para o atendimento de todas as creches, objetiva melhorar o aprendizado, pois as brincadeiras e as interações sociais entre as crianças são consideradas fundamentais no processo de formação. Ao brincar, as crianças estão tomando decisões, demonstrando pontos de vista e a partir desse comportamento, seguem regras e expressam seus sentimentos e valores. 
      De acordo com a secretária de Educação, entre as aquisições feitas pelo município, destacam-se alguns brinquedos como basquete infantil, triciclo, bonecas, jogos de encaixe, jogos da memória, quebra cabeça, bancada de trabalho, mesas de atividade, brinquedos em formato de animais, conjuntos de ferramentas, penteadeira com espelho, brinquedos de cozinha entre outros.
      A gestão da Creche do Residencial Paraíso, em parceria com a Prefeitura, é da instituição Assistencial Presbiteriana Bom Samaritano.

Educação e Saúde acompanham situação epidemiológica em creches

DSC 5213 

      As Secretarias de Educação e Saúde estão acompanhando, diariamente, a suspensão parcial ou total do atendimento de creches da cidade, tendo em vista o registro de casos da doença Mão-pé-boca. Trata-se de uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus, que habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca). Embora possa acometer também os adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade, faixa etária atendida pelas creches.

      O trabalho está sendo conduzido pelas equipes da Seção de Ensino Infantil e Creches e as Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária do município, que avaliam a situação de cada unidade, onde mediante o registro de três casos da doença é adotada a suspensão parcial de salas de aula ou interrupção total, diante da confirmação de casos em todas as salas de aula. 
      Após a visita das equipes das Vigilâncias é emitido um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), contendo as datas de fechamento e retorno do funcionamento da unidade escolar, pelo período de 7 dias, orientações aos pais e responsáveis, que deverão procurar o atendimento médico imediato e para a creche, que deve providenciar toda a higienização e desinfecção do imóvel, móveis, brinquedos, roupas de cama e banho, alimentos e objetos que possam entrar em contato com secreções e fezes das crianças infectadas, visando o bloqueio da transmissão da doença. 
Segundo a Secretaria de Educação, atualmente, apenas a Creche Escola 'Raimundo Cordeiro', localizada no Residencial Paraíso, que atende a 190 crianças, está com as atividades totais suspensas desde a última segunda-feira, com previsão de retorno do funcionamento a partir de segunda-feira, 3 de outubro. O NEI (Núcleo de Educação Infantil) 'Tomas e Aparecida Novelino', que fica no Distrito Industrial, com 220 crianças, já retomou o atendimento nesta quinta-feira.
      Outras 7 creches tiveram o atendimento suspenso de forma parcial, de apenas uma ou duas salas, sendo a Creche Escola 'Estrela de Davi', no bairro Franca Polo Club (duas salas), que retorna no dia 4; Creche 'Ângelo Verzola', no Jardim Dermínio (uma sala), retoma no dia 5; Creche 'Tia Glicéria', que fica no Residencial Júlio D'Elia (duas salas), que volta no dia 4; Creche Escola 'Luciene Ribeiro', no Residencial Eldorado (uma sala), que retorna no dia 5; 'Lar de Ismália', no Jardim Paulistano (duas salas), retorna no dia 4; Creche São José, no Jardim Rivieira (uma sala) terá volta no dia 4 e Creche 'Nossa Senhora da Conceição', no Jardim Parati (duas salas), cujas atividades serão retomadas no dia 8.  
     Outra creche que terá o funcionamento total interrompido a partir da próxima segunda-feira, 3, sendo a Creche Escola 'Antonieta Covas do Couto Rosa', localizada no Jardim Aeroporto 3, que atende a 219 crianças. A previsão para o retorno do funcionamento da unidade é para o dia 10 de outubro
     A principal orientação para os pais e responsáveis é que, diante do surgimento de sintomas, a criança receba atendimento médico e fique de repouso, em casa, evitando a transmissão da doença para outras pessoas.
     Homero Rosa Jr, médico da Vigilância Epidemiológica, explicou que a doença tem um caráter de temporadas, mas não obedece a estação do ano, como outras doenças. Segundo ele, dificilmente a criança vai apresentar gravidade ou óbito, mas pode ter uma grande dificuldade para se alimentar ou não conseguir comer quase nada, o que pode causar desidratação, perda de peso e enfraquecimento do sistema imunológico. "A doença tem uma  disseminação maior entre as crianças de 3 a 4 anos, justamente, porque são as que ficam em creches, berçários e maternais, tendo em vista que o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento e formação, o que faz com que elas adquiram doenças infecciosas mais fáceis", ressaltou o médico. 
 
 
A doença
Os principais sintomas da doença são febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões; aparecimento na boca, amídalas e faringe, de manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas no centro, que podem evoluir para ulcerações muito dolorosas; erupção de pequenas bolhas, em geral, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que pode ocorrer também nas nádegas e na região genital; mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia; por causa da dor, surgem dificuldades para engolir e muita salivação.
A transmissão acontece pela via fecal/oral, através do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, ou então através de alimentos e de objetos contaminados. Mesmo depois de recuperada, a pessoa pode transmitir o vírus pelas fezes durante, aproximadamente, quatro semanas. O período de incubação oscila entre um e sete dias. Na maioria dos casos, os sintomas são leves e podem ser confundidos com os do resfriado comum.
Não existe vacina contra a doença mão-pé-boca. Em geral, como ocorre com outras infecções por vírus, ela regride, espontaneamente, depois de alguns dias. Por isso, na maior parte dos casos, tratam-se apenas os sintomas. Medicamentos antivirais ficam reservados para os casos mais graves. O ideal é que o paciente permaneça em repouso, tome bastante líquido e alimente-se bem.
O retorno às atividades só deve acontecer, após a criança estar 24 horas sem febre, e com todas as feridas cicatrizadas.

Prefeitura conclui ampliações de creches no Luíza

IMG 1901 
       Pelo menos três novas Creches-Escolas, que foram incluídas na programação de reformas e ampliações devem ser entregues pela Prefeitura nas próximas semanas. Uma delas, localizada na rua Luiz Milani, no Jardim Luíza I, teve os serviços concluídos essa semana e a Secretaria de Infraestrutura recebeu as chaves da empresa responsável.
 A Secretaria de Infraestrutura informa que uma das obras concluídas no Jardim Luíza 1 é da Creche “Águida Maria de Melo Oliveira” e a outra “Claricinda de Souza Redondo”, próxima, no Luíza 2. A primeira recebeu 176,34 metros quadrados de área ampliada, contemplando duas novas salas de aula, dois sanitários para alunos e áreas de circulação cobertas e os recursos empenhados foram da ordem de R$ 631,6 mil. A segunda ampliação, com previsão de conclusão nas primeiras semanas de outubro também receberá novas salas de aula e demais dependências, com investimentos de R$ 534 mil.
      As demais unidades que seguem em obras são “Joaquim Franco da Rocha”, no Residencial Pulicano e ‘Maria Ribeiro Ramos’, no Jardim Palmeiras. Uma outra ampliação, em andamento, envolve a Creche ‘Tatiane Aparecida Malta’, no Jardim Tropical.
     Antes dessas ampliações, outras três construções receberam melhorias idênticas e tiveram seus espaços inaugurados. Uma delas no Residencial ‘Peres Elias’, na região Oeste e as outras duas na Esplanada Primo Meneghetti e Residencial Franca Polo Clube, ambas no setor sul da cidade. Ao todo, foram feitos investimentos na ordem de R$ 1,6 milhão nas três primeiras ampliações e melhorias. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais