Email  

Educação

Apresentações musicais marcam a abertura da Semana da Pátria

 DSC 7845
      Com a praça central Nossa Senhora da Conceição repleta de estudantes da rede municipal de ensino, professores, pais e autoridades, foi aberta nesta quinta-feira, 1º de setembro, a programação da Semana da Pátria. 
Coube ao prefeito Alexandre Ferreira fazer o hasteamento do Pavilhão Nacional ao som do Hino Nacional Brasileiro, que foi interpretado pelo Coral Infantil da Secretaria de Educação, regido pelo professor Miquéias Castro, com o acompanhamento dos professores de música, Vinícius Cintra, Adriano de Figueiredo e Flávio Kuri.
      Também participaram da cerimônia, secretários municipais, o tenente coronel Loffler, comandante do 15º BPMI, o sub tenente H.Souza, chefe de instrução do Tiro de Guerra (TG) e o inspetor Fernandes, da Guarda Civil Municipal.
Centenas de alunos dos Ensinos Infantil e Fundamental foram responsáveis pelas apresentações musicais, com o tema 'A cara do Brasil', mostrando um pouco sobre a riqueza cultural do país e as matrizes, que colaboraram para a construção da identidade cultural, reconhecendo na musicalidade indígena, africana e portuguesa, a música brasileira. As fanfarras da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e do Tiro de Guerra também participaram do evento. 
      A programação da Semana da Pátria será encerrada no próximo dia 7 de setembro, com o tradicional desfile cívico, na Avenida Presidente Vargas, a partir das 8h, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Estado de São Paulo e Franca, além da apresentação de 31 entidades, entre corporações como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Tiro de Guerra, Guarda Civil, instituições, escolas e clubes de serviços. 
      A concentração dos participantes ocorrerá nas imediações da Escola Estadual ‘João Marciano de Almeida’, onde os responsáveis deverão estar posicionados a partir das 7h30. 

Educação divulga resultado final de reavaliação do Bolsa Medicina

 Bolsa Medicina Icone
     A Secretaria de Educação divulgou nesta quarta-feira, 31, o edital contendo o resultado final do processo de reavaliação anual dos estudantes incluídos no Programa 'Bolsa Medicina', no ano de 2.021. A publicação poderá ser consultada pelo site da Prefeitura, no link 'Diário Oficial' - https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2113-31082022.pdf . Os três universitários permanecerão no programa, por atenderem as condicionalidades estabelecidas na legislação. A reavaliação é uma etapa obrigatória para a permanência dos estudantes bolsistas nos programas e deve ser feita, independente do aluno estar cursando o último semestre do curso, a fim de continuar como beneficiário da bolsa até o final do ano letivo. 
     Durante a reavaliação, os beneficiários do programa efetuaram o preenchimento de formulário e entregaram a documentação solicitada no edital, atendendo a legislação vigente que regulamenta o Programa 'Bolsa Medicina'.
 
Bolsa Universidade
     A Secretaria de Educação informou que o processo de reavaliação dos estudantes contemplados pelo Programa 'Bolsa Universidade', incluídos nos anos de 2.018 a 2.021, está em andamento, na fase de análise da documentação e informações apresentadas pelos bolsistas.
     Dos 269 estudantes atendidos pelo programa, 9 alunos deixaram de apresentar a documentação solicitada no prazo estabelecido e foram desclassificados do processo, restando 260 pessoas para a reavaliação.
     A estimativa da equipe de assistentes sociais da Secretaria de Educação é que o resultado final da reavalização do Programa 'Bolsa Universidade', seja divulgado no início de outubro, onde os interessados deverão acessar o site da Prefeitura para consultarem o resultado. 

Educação inicia comemorações da Semana da Pátria

 brasil
     A Secretaria de Educação programou para esta quinta-feira, 1º de setembro, a cerimônia de abertura da Semana da Pátria, na Concha Acústica da Praça Nossa Senhora da Conceição.
    O evento marcado para às 9h, contará com o hasteamento do Pavilhão Nacional pelo prefeito Alexandre Ferreira, ao lado de autoridades civis, militares, alunos e professores, ao som do Hino Nacional, que será apresentado pelos alunos do Coral Infantil da Prefeitura, que tem na regência, o professor de Educação Musical, Miquéias Castro.
     A cerimônia aberta a toda a população inicia as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, que serão encerradas com o tradicional desfile de 7 de setembro, na avenida Presidente Vargas.  
    Segundo a Secretaria de Educação, para o desfile cívico, que tem início, às 8h, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Estado de São Paulo e Franca, estarão participando cerca de 31 entidades, dentre corporações como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Tiro de Guerra, Guarda Civil, instituições, escolas e clubes de serviços. 
    A concentração dos participantes ocorrerá nas imediações da Escola Estadual ‘João Marciano de Almeida’, onde os responsáveis deverão estar posicionados a partir das 7h30. "Quero convidar a toda a população para participar conosco desta programação, para comemorarmos, resgatarmos o civismo e o orgulho de ser brasileiro", declarou a secretária de Educação, Márcia Gatti.

Biblioteca Central recebe evento de lançamento de livro infantojuvenil

Vanessa 
     A Biblioteca Municipal 'Dr. Américo Maciel de Castro Júnior' vai sediar na próxima sexta-feira, 2, às 14h, o evento de lançamento do livro infantojuvenil 'A Ordem do dragão - Viagem a Tarczal', da escritora francana Vanessa Maranha, em parceria com a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura). A cerimônia vai contar com a presença de estudantes da cidade e é aberta para a população. 
     O livro indicado para a faixa etária de 9 a 13 anos, apresenta a história do menino João, de 12 anos, irmão gêmeo de Tina, que começa a sonhar com dragões. O pai leva os irmãos ao húngaro Dr.Kovács, catedrático em Mitologia Eslava e Língua Magiar. No encontro, eles descobrem que são “draculeas”, fazem parte da Ordem do Dragão, uma corporação da Europa, no século XV. Os irmãos viajam a Tarczal, terra mágica onde vive Iugra, o bom dragão e Roderick, o mau. Os irmãos viverão muitas aventuras nesse local. Terão de encarar sacis, cucas, duendes, elementais, medusas, flores dançantes, seres engarrafados etc. para fazerem conexão com a sua origem. Um livro cheio de magia e aventuras que continua em “O Resgate em Meteora”.
      A obra, editada pela Telucazu Edições e ilustrada por Alessandro Fonseca, integra um projeto contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de SP) e durante o evento, a escritora irá interagir com o público, após a leitura de um capítulo da obra. Na oportunidade, será feita a doação de exemplares do livro para o acervo da biblioteca municipal e também para as bibliotecas de cada escola participante. “A ideia é fomentar e estimular a leitura junto ao público jovem e infantil, bem como humanizar a figura do escritor trazendo-o para junto dos participantes, de forma interativa”, explica Vanessa Maranha. 
      Com uma vasta produção ficcional de romances e contos para o público adulto, este é o primeiro livro infantojuvenil lançado pela escritora Vanessa Maranha, que também é psicóloga, pós-graduada em Psicanálise, em Avaliação Psicológica e também em Neurociência, pela PUC -PR. Em 2020, a autora foi contemplada com o Prêmio Proac por Histórico em Realização Literária, do Governo do Estado de SP, pelo qual lançará, ainda neste ano, o livro “Estigma”, um volume de contos premiados avulsamente e/ou publicados em revistas culturais. Participa do projeto “Eu Faço Cultura”, do Ministério do Turismo e da Caixa Seguradora, que envia seus livros para todos os estados do Brasil.
      A Biblioteca Municipal 'Dr. Américo Maciel de Castro Jr' fica no Colégio Champagnat (Av. Champagnat, 1808, centro).

Educação começa com Arte na Escola no Jardim Paraty

 ESCOLA ARGILA
     A Secretaria de Educação iniciou nesta semana, com um grupo de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, da EMEB ‘Profa. Maria Antônia Stevanato’, no Jardim Paraty, o projeto de ensino de arte nas unidades municipais. Para a execução desse trabalho, a Prefeitura contratou 27 professores de Arte, aprovados em concurso público, que estão atuando nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
    Estão sendo atendidos, atualmente, 3.043 alunos de 4 e 5 anos, em 150 salas de aula das Fases I e II e 11.949 estudantes de 1º ao 5º ano, em 535 unidades, que têm aulas semanais de arte. A tendência, conforme projeção da Secretaria de Educação é que, em breve, todos os alunos da rede sejam atendidos por profissionais especialistas na área. São educadores habilitados em Educação Artística (Peb II), com especialização nesse tipo de ensino, ensinando e compartilhando técnicas de forma a despertar a criatividade de cada estudante.
     É sabido que a arte tem um importante papel no desenvolvimento humano, sendo que, por meio dela, a pessoa pode, através das mais diferentes técnicas e linguagens, exteriorizar e materializar seus pensamentos, emoções e sentimentos. 
     Na manhã desta quinta-feira, a professora Natália Ricci Maia ministrou uma aula com o uso de argila e os múltiplos recursos que o material oferece. Segundo ela, a recepção dos alunos foi boa, saindo da rotina da sala de aula, explorando a criatividade. Ana Cláudia Bazon Pereira, da mesma escola, disse que a introdução da arte ajuda na concentração e no desenvolvimento da coordenação motora, até mesmo no traçado da letra cursiva, melhora o processo de aprendizado.
     As crianças, Otávio Martins Molly e Paula Cardoso Oliveira Naves, afirmaram ter gostado muito da experiência. Otávio disse que, antes não tinha isso e vai poder produzir peças a partir da imaginação, desenhar melhor com as dicas dadas pela professora. Já Paula Cardoso afirmou ter em mente, desenhar com argila muitos objetos, mas o que lhe inspirou nesse primeiro dia de aula foi montar um vulcão. Observou que  a criatividade vem com o passar dos dias e novas aulas, conhecendo outras técnicas e tipos de fazer arte. 
     No âmbito educacional e pedagógico, pontuou a secretária municipal de Educação, Márcia Gatti, a arte sempre teve um papel fundamental na vida dos estudantes, pois desperta e estimula o processo de criação e reflexão com a utilização de  diferentes linguagens. Sempre lembrando que todas essas ações são fundamentadas na BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e pelo Currículo Paulista. Além disso, a Arte favorece os aprendizados e conhecimentos proporcionados por outros Componentes Curriculares, como a Língua Portuguesa e a Matemática, por meio da interdisciplinaridade.
     O que se viu nesse meio de semana na unidade de ensino do Jardim Paraty, passará a ser vivenciado e compartilhado com outros alunos da rede pública municipal, com outras expressões artísticas e o grupo de educadores incumbidos da condução desse processo.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais