Educação

Reunião discute detalhes do 7 de Setembro

       A Secretaria Municipal da Educação marcou para o próximo dia 27, às 9 horas, uma reunião final para discutir os derradeiros detalhes relacionados a logística de realização do desfile cívico de 7 de setembro, a ser realizado na Avenida Presidente Vargas. Com a perspectiva de reunir mais de 50 instituições, entre escolas, entidades, órgãos públicos e privados, a apresentação segue um formato padrão, com início às 8h15 e o máximo de 100 componentes por corporação.

    As últimas confirmações com o envio dos históricos ocorreu na terça-feira, informou a Secretaria da Educação. Para o dia 27, foram convidados para a reunião preparatórias representantes das Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Secretarias Municipais, que de alguma forma colaboram com a estrutura que será montada ao longo da Avenida. O tráfego na pista sentido bairro – cidade deverá ser desviada a partir do cruzamento com a rua José do Patrocínio.

    A concentração de princípio está marcada na altura do cruzamento com a rua João Feliciano, imediações da Escola Estadual ‘João Marciano de Almeida’, podendo sofrer pequenas alterações, a depender das sugestões que forem apresentadas na reunião. A abertura oficial da programação da Semana ocorrerá no dia 2 de setembro, às 9 horas na Concha Acústica, com apresentações culturais e presença do Tiro de Guerra e autoridades constituídas.

Campanha ‘Pipa sem Mortes’ segue nas escolas

     A campanha ‘Pipa sem Mortes’, desenvolvida pela Secretaria de Educação em parceria com a Polícia Militar, segue sendo promovida nas escolas da rede municipal. Das 28 escolas que receberão a campanha, nove já foram visitadas pelos policiais que conversam com os alunos dos 4º e 5º anos sobre os riscos de se soltar pipa com cerol ou linha chilena (cortante). As crianças também recebem informações sobre o trânsito e a importância de se atravessar na faixa de pedestre e outros cuidados essenciais para a segurança e se evitar acidentes.

      Nesta sexta-feira, 16, a campanha estará na Emeb “Hélio Paulino Pinto”, na rua Urias Alves Taveira, 6309, Residencial Ana Dorotéia, das 8 às 14 horas. A campanha segue até o dia 3 de setembro com visitas nos períodos da manhã e tarde.

Confirmação para desfile cívico vão até sexta-feira

      A Secretaria Municipal da Educação voltou a alertar que termina nesta sexta-feira, 16, o prazo para que as escolas, instituições e demais entidades confirmem suas participações no desfile cívico de 7 de Setembro na Av. Presidente Vargas. Essa preocupação em ter a relação prévia dos participantes, número de pessoas, se utilizarão ou não carros alegóricos deve-se a toda logística de organização, que envolve intervenções no trânsito, sinalização e preparação da estrutura.

       A ideia da Prefeitura neste ano é reunir o máximo de participantes, numa manhã onde o público poderá em família, conhecer os principais projetos comunitários em andamento, sejam eles conduzidos pela própria Prefeitura ou em parceria com as instituições. A programação da Semana da Pátria será aberta no próximo dia 2 de setembro com um evento solene a partir das 9 horas na Concha Acústica. Terá 

pronunciamento do prefeito Gilson de Souza, dando por abertas às comemorações, presença do Tiro de Guerra e apresentações culturais de escolas da rede.

      Para confirmar a participação basta que os diretores das escolas ou responsáveis, façam contato através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou então pelo telefone: 3711-9218, fornecendo o nome da entidade participante, um breve histórico e o número de pessoas. Deve observar também se utilizará carro alegórico. A abertura do desfile está prevista para as 8h30, na Avenida Presidente Vargas, na altura da Escola “João Marciano de Almeida”. A pista sentido bairro/centro será desviada no Jardim Boa Esperança, com acesso à direita e à esquerda para a rua José do Patrocínio.

Prefeitura lança Cartilha Ambiental nas escolas

     Como fazer a separação correta do lixo seco do molhado, onde e como descartar pilhas, lâmpadas, pneus; o que fazer com o óleo comestível que sobra das frituras em casa, nas cozinhas ou restaurantes. Essas e diversas outras informações estão contempladas na Cartilha do Meio Ambiente que a Prefeitura acaba de concluir e pretende iniciar a distribuição nas próximas semanas nas escolas, depois de um encontro preliminar com os diretores e coordenadores das 67 unidades de ensino da cidade.

     Esse material foi cuidadosamente elaborado em conjunto com a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente e seu Núcleo de Educação Ambiental, como parte das condutas de boas práticas sugeridas pelo programa estadual Município Verde Azul, do qual Franca faz parte e está pré-qualificada para a etapa final, em novembro no Palácio dos Bandeirantes, com a presença das autoridades ambientais de todo o Estado.

     A Cartilha Ambiental é ricamente ilustrada e conta com 6 páginas, tratando inicialmente da temática ‘Meio Ambiente, Sustentabilidade, Ecossistema...; ‘Coleta Seletiva’; ‘Lâmpadas, qual é o descarte adequado para elas?’; ‘Ecoponto de Pneus de Franca’; ‘Descarte de Óleo’ e ‘Com Fogo não se Brinca’, trazendo orientações sobre cuidados para se evitar acidentes com fogo, as queimadas e seus efeitos nocivos para o meio ambiente em termos de poluição e doenças respiratórias.

Participação de todos

     Ao elaborar esse material e conversar antes com as direções das escolas municipais, a Prefeitura quer mostrar o quanto é importante o engajamento de cada diretora e diretor no sentido repassar o conteúdo da Cartilha aos seus professores na escola que dirigem. E eles no contato com seus alunos, detalhar o que representa os cuidados ambientais, a coleta seletiva, descarte do óleo de cozinha, das lâmpadas pneus, enfim, práticas responsáveis para que tenhamos uma cidade com qualidade de vida cada vez melhor.

    Com esse trabalho educativo nas escolas a Prefeitura pretende também, impulsionar a coleta seletiva na cidade, presente em 100% dos bairros, mas com pouca adesão dos moradores. Muitas vezes por desconhecerem os dias certos e horários que os caminhões passam. Esse calendário está disponível no site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br), desde a semana passada.

      A recomendação as pessoas é que façam a separação prévia do lixo domiciliar do reciclável e deixe este nos locais nos dias certos da coleta, de preferência nos horários habituais que os caminhões passam para evitar as ações dos atravessadores que muitas vezes passam antes e só levam aquilo de maior valor comercial.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3711-9439, com Elaine Giuberti, do Núcleo de Educação Ambiental.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais