Exposição "Nossa Estrela" homenageia a colunista Patrícia

 WhatsApp Image 2021 12 13 at 13.49.43
     A Casa da Cultura e do Artista Francano "Abdias do Nascimento" inicia  na próxima quarta-feira, 15, a partir das 19h, a exposição “Nossa Estrela”, em homenagem a colunista social Patrícia que, por mais de 60 anos trabalhou na comunicação em Franca, como jornais, revistas e televisão, vindo a falecer neste ano, após complicações de saúde. 
     A exposição, além de retratar os detalhes sobre a vida da apresentadora e do marco na história da comunicação francana, contará com a exibição de programas de TV apresentados por ela e, com o seu acervo pessoal de roupas, joias, perfumes, quadros, livros e outros itens, marcando também a reabertura do MIS (Museu da Imagem e do Som). O evento será aberto para todos os públicos, gratuitamente.
     A exposição se estenderá até o dia 28 de janeiro de 2.022 e os interessados poderão comparecer na noite de abertura da exposição ou durante o funcionamento da Casa da Cultura, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 16h. Será necessário realizar o agendamento para a visitação, através do telefone (16) 3721-8692
     Este evento será realizado pela FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), juntamente com a Prefeitura.
 
Serviço:
Casa da Cultura e do Artista Francano "Abdias do Nascimento"
Rua Oscar Brasilino Santos, 1.531 - Centro - em frente à Praça Carlos Pacheco.

FEAC conclui atividades esportivas com dois festivais no sábado

 WhatsApp Image 2021 11 29 at 11.23.47 2
     A Prefeitura, em conjunto com a FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), está concluindo as atividades esportivas das escolinhas de iniciação nesta semana, com dois festivais programados para o Complexo Poliesportivo, a partir das 8h e 8h30. O primeiro, de basquete feminino, deverá reunir no Pedrocão, em torno de 40 meninas dos diversos núcleos mantidos pelo município, onde estarão jogando entre si, em apresentações sem caráter competitivo, que servirão para que as próprias atletas, familiares e os educadores observem o seu desenvolvimento.
     Na parte externa, também no Póli, às 8h30, o outro festival será de atletismo, com cerca de 110 jovens também treinados em diversos núcleos. De acordo com as provas e habilidades de cada um, vão poder, num ambiente de integração com outros grupos de atletas, mostrar o que assimilaram durante os quase 4 meses de treinamentos, já que durante a pandemia esse tipo de preparação não pôde ser realizado da forma desejada.
     Marcando os últimos eventos relacionados aos esportes, no ginásio do Leporace, a equipe de Taekwondô teve formatura nesta terça-feira, com a entrega de faixas para 30 praticantes dessa modalidade. O técnico Waldir Ribeiro Malta foi enfático ao dizer que esses poucos meses de treinos e competições foram essenciais e agradeceu a FEAC e a Prefeitura pelo suporte oferecido nas provas que disputaram, em São Paulo e um evento Nacional, no Rio de Janeiro, onde na categoria master, conquistou a medalha de ouro.
 
 
Balanço acima das expectativas 
     O presidente da FEAC, Mateus Caetano, afirmou que o balanço das ações e resultados obtidos em competições locais, no Estado ou no país, superaram as expectativas, em várias modalidades. 
     Uma informação que ilustra bem esse esforço dos atletas e treinadores, representando as demais modalidades, foi a participação das equipes de Atletismo e Natação ACD (Atletas com Deficiência), em 3 etapas de competições do Meeting da Caixa, onde em 30 provas disputadas, obtiveram 22 medalhas de ouro, 7 de prata e 1 de bronze, as mais recentes no último final de semana, em uma competição com os melhores do Brasil, realizada em Aracajú, capital de Sergipe. Até o momento, 7 atletas locais estão ranqueados  entre os 5 melhores do Brasil, em suas classes e provas, o que é um reconhecimento a dedicação e seriedade do trabalho de base realizado na cidade. A natação masculina também registrou bons resultados em provas realizadas em São Paulo, onde dois representantes garantiram índices e participaram de uma etapa nacional em Porto Alegre.
     Mas quem pôde acompanhar as apresentações de Ginástica Artística, no Champagnat, com mais de 350 jovens em 3 dias de demonstrações, ginástica ritmica nos ginásios dos Jardins Cambuí e Aeroporto 3, também viram o entusiasmo das equipes, atletas e seus familiares. É uma atividade aberta para crianças, a partir dos 6 anos de idade, que tende a continuar no ano que vem, a partir de fevereiro. Nas últimas semanas também foram realizados eventos de natação, handebol, futsal, tênis de mesa, com participações regionais e a mais recente em Campinas, com um grupo de jovens em formação.
     Em paralelo ao trabalho feito pelos educadores físicos nos equipamentos municipais, atendendo também o público da terceira idade, com aulas e jogos de vôlei adaptado, atletismo, dama e buraco.

Exposição “A cultura e suas personalidades” inicia nesta quinta-feira

 DSC 1448
      A Casa da Cultura e do Artista Francano "Abdias do Nascimento", através da FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) recebe o artista plástico Eduardo Carvalho, com a exposição “A Cultura e Suas Peculiaridades”, de obras autorais e desenhos realistas nesta quinta-feira, 9. 
     O artista Eduardo, nasceu no interior de Minas Gerais e se mudou para Franca ainda criança. Ele aprimorou suas habilidades artísticas em 2.016 e passou a trabalhar com quadros de desenhos hiper-realistas sob encomendas. Ao concluir seus estudos pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos) seu desenho foi selecionado para a capa do “X Livro de Poemas e Poesias”, através disso, foi homenageado no Teatro Municipal realizando sua primeira exposição.             Suas maiores mostras foram em Ribeirão Preto e na Casa da Lareira de Franca, atraindo um grande público. Em 2.019 recebeu uma premiação a nível nacional pela FUNARTE (Fundação Nacional das Artes). Com apelo cultural e social, o artista busca em seus traços a ancestralidade africana presente no cotidiano e, expõe de forma exuberante na escolha da fotografia. 
     Os interessados em conferir a exposição, poderão comparecer na Casa da Cultura e do Artista Francano "Abdias do Nascimento", que fica na rua Oscar Brasilino Santos, 1531, centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
     Recentemente exposto em Belo Horizonte, este evento é totalmente gratuito e terá duração até o próximo dia 8 de janeiro de 2.022.

Prefeitura apresenta Show 'Viola Enluarada’ nesta quinta-feira no Teatro Municipal

 WhatsApp Image 2021 12 07 at 08.40.09
     A Prefeitura de Franca oferecerá nesta quinta-feira, 9, através da FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), o espetáculo "Viola Enluarada", com a Cia. Minaz, de Ribeirão Preto, às 20h, no Teatro Municipal.
     Os ingressos serão disponibilizados, a partir desta quinta-feira (na quarta é feriado, Dia da Padroeira), na sede da Casa da Cultura e do Artista Francano "Abdias do Nascimento", na Praça Carlos Pacheco, em frente ao cemitério da cidade. Poderão ser retirados também nas bilheterias do próprio Teatro Municipal, gratuitamente. 
     O show, criado em 2014, foi apresentado em diversas cidades do interior paulista, emocionando mais de 5 mil pessoas. O intuito do espetáculo é divulgar a música brasileira, introduzindo a música erudita, através dela para o público de cidades do interior do Estado. 
     O grupo é formado por um octeto vocal, que canta arranjos corais, duos e solos acompanhado por um quinteto de cordas (2 violinos, viola, cello e contrabaixo), flauta transversal, acordeon, violão, viola caipira e bateria, apresentando músicas importantes do repertório nacional, incluindo canções de Villa-Lobos como Trenzinho Caipira e sucessos da música sertaneja, como Inhambu-xitã e Sola da Bota. 
     O Teatro Municipal de Franca “José Cyrino Goulart” está localizado na avenida 7 de Setembro, 455. 
     Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3721-8692

FEAC realiza a 39ª edição do Projeto de Leitura “Degustação Literária”

 pexels nubia navarro nubikini 1522182
     A FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) promoverá na próxima sexta-feira, 10, a 39ª edição do Projeto de Leitura “Degustação Literária”, homenageando o escritor Milton Hatoum. O evento é gratuito, aberto para todos os públicos e será em formato on-line, às 19h, pela plataforma do Google Meet. A escritora e psicanalista, Maria Luiza Salomão, apresentará o evento, promovendo a leitura e apresentação dos livros escritos por Milton Hatoum. 
     Este projeto que ocorre, mensalmente, tem a intenção de proporcionar um espaço de estímulo à leitura, com a apresentação de textos de escritores brasileiros renomados e contemporâneos, levando novas reflexões e enriquecendo o conhecimento. 
     Milton Assi Hatoum é um escritor, tradutor e professor brasileiro. Descendente de libaneses, cresceu na cidade de Manaus, cursou arquitetura na Universidade de São Paulo e estudou na Espanha e na França. Quando retornou ao Brasil, foi professor de língua e literatura francesa na Universidade Federal do Amazonas. Em 1998, tornou-se doutor em Teoria Literária e passou a morar em São Paulo, onde vive atualmente, se tornando um grande nome da literatura brasileira contemporânea, onde já acumula diversos prêmios literários e está em plena produção. Suas obras abordam questões sociopolíticas de diferentes momentos do século XX no Brasil e trazem a memória e o sujeito imigrante como temas-chave. 
     Os interessados em participar do evento deverão preencher o formulário, através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSclhRKNyx4VCFDVR0MveGe-ZLIIry4tU4Ly97FOe0rULJEEow/viewform ou entrar em contato com a Biblioteca Central pelos telefones (16) 3711-9323/ 3711-9229. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais