Foram conhecidos no final de semana, com a realização da extração 5243 da Loteria Federal (de Natal), as duas centenas que compuseram o número 019.398, para efeito de sorteio do prêmio IPTU em Dia oferecido pela Prefeitura de Franca. A tarefa a partir dessa terça-feira, com a retoma do expediente na secretaria de Finanças, foi colocá-lo no sistema para a possível identificação do contribuinte contemplado.
Mas não é apenas isso, alerta a secretária de Finanças, Tânia Bertholino. É preciso realizar antes, e isso é feito com muito cuidado, uma ‘varredura’ completa no cadastro municipal com o objetivo de verificar se em nome da pessoa não existe algum débito em aberto. Depois isso, independente do resultado esse contribuinte é informado e se houver débito é realizado um novo sorteio obedecendo aos critérios constantes da Lei Complementar.
Como são conhecidos os números
De acordo com o que está disciplinado pela Lei Complementar 124/2008, que prevê a oferta de dois prêmios ao ano, um em março e outro em dezembro, a apuração do número ocorre da seguinte forma: o número a ser sorteado terá formado por 6 dígitos, sendo os 3 últimos números (centena) do primeiro prêmio da Loteria Federal, acrescido à sua direita, dos 3 últimos números do segundo prêmio.
Como na extração da Federal de Natal os 1ºs e 2º prêmios foram 63.019 e 41.398, respetivamente, formou a combinação 019.398. Ressalte-se que sempre haverá ganhador, de modo que, não havendo número coincidente ou não sendo preenchidos os requisitos para recebimento do prêmio, o vencedor será aquele que tiver o primeiro número maior em elação ao sorteado e preencher os requisitos estabelecidos para o recebimento do prêmio.
Nos próximos dias a Prefeitura deve anunciar o contribuinte contemplado, o qual sempre ocorreu no primeiro semestre, será convidado para receber o montante bruto de pouco mais de R$ 56,6 mil bruto.