Considerando que o expediente nas repartições públicas municipais em Franca encerra-se nesta quarta-feira, 30, os contribuintes que estão com pendências junto à Prefeitura contam até às 16 h dessa data para fazer suas regularizações. Para os pedidos de isenção também esse é o prazo limite e podem ser protocolados tanto na Central de Atendimento com em um dos seis postos do Prefeitura Perto de Você que continuam atendendo regularmente, das 8 h às 16 h.
Aquelas pessoas que optarem em deixar para o ano que vem, receberão os valores corrigidos com a inflação dos últimos 12 meses, na ordem de 4,7% A publicação da regulamentação foi feita no Diário Oficial do Município, que estabeleceu também o cronograma do lançamento dos tributos para o ano que vem e respectivo período de pagamentos.
O primeiro vencimento do IPTU para pagamento com 10% de desconto ocorrerá dia 25 de janeiro, isso para quem fizer a quitação em parcela única. Depois o segundo pagamento também com desconto (5%), será no dia 15 de fevereiro.
No exercício de 2021, os tributos municipais poderão ser pagos nos bancos conveniados: no caixa eletrônico ou pelos aplicativos do Banco do Brasil, Bradesco, Mercantil do Brasil, Itaú, Santander e Caixa Econômica Federal; ou nos guichês do Bancoob e das casas lotéricas. Para valores de até R$ 69,99, haverá o lançamento em uma única parcela, com vencimento em 15 de março, podendo ser quitada até o dia 25 próximo com a vantagem do desconto.
Novos carnês chegarão a partir da próxima semana.
Os cerca de 170 mil carnês do IPTU-2021 deverão estar chegando aos domicílios dos contribuintes da cidade a partir da próxima terça-feira, dia 5. Isso porque já se encontram nos correios com orientação para início da distribuição no primeiro dia útil. Além dos IPTU tem cerca de 40 mil carnês ISS (Imposto sobre Serviços), que também estarão sendo entregues.
O Conselho Municipal da Pessoa Idosa também está empenhado na campanha de destinação do Imposto de Renda, cujo prazo vai até a próxima segunda-feira, dia 28. Confira a seguir alguma das informações para que pessoas Físicas e Jurídicas, possam realizar as destinações e contribuições financeiras para o Fundo da Pessoa Idosa de Franca dentro desse prazo, deduzindo depois o valor na Declaração de 2021. O destinador poderá indicar a Entidade que pretende beneficiar e que executa o serviço de atendimento às pessoas idosas, cadastrada no Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Franca - COMUPI,
Quem pode destinar?
1 - Toda pessoa física que pague Imposto de Renda (IRPF), apresentando a Declaração pelo Modelo Completo, pode destinar até 6% do valor do IRPF.
2 - Toda pessoa jurídica que apura a tributação pelo lucro real, poderá contribuir com 1% do IRPJ devido.
Passo a passo para a destinação:
1 - Acesse o site da Prefeitura de Franca: www.franca.sp.gov.br;
2 - No link: Outros Serviços, escolha "Doações";
3 - Escolha se fará a antecipação como Pessoa Física ou como Pessoa Jurídica;
4 - Escolha o Fundo Municipal do Idoso para realizar a sua destinação;
5 - Escolha a Entidade cadastrada no COMUPI para a qual você deseja destinar parte do seu Imposto de Renda;
6 - Preencha a guia com os dados do contribuinte corretamente, indicando o valor a ser destinado;
7 - Imprima o boleto e pague até o dia 28/12/2020 (último dia de expediente bancário).
8 - E, caso você não queira escolher uma das Entidades cadastradas para a sua destinação, marque a opção Fundo Municipal do Idoso e prossiga para a emissão do Boleto. Neste caso o COMUPI destinará o recurso para as Entidades que apresentarem os Projetos Sociais de acordo com as linhas de ação, demandas e prioridades identificadas pelo Conselho.
É uma forma simples e sem mexer no bolso e ajudar Franca a cuidar melhor de seus idosos, afinal todos estamos envelhecendo e precisam ou vão precisar de serviços de qualidade.
Os contribuintes municipais de Franca que desejarem concorrer ao prêmio bruto e R$ 63 mil tem prazo até essa terça-feira para providenciar o pagamento de seu IPTU e outras taxas e serviços que estejam pendentes junto a Prefeitura, a fim de estarem aptos a serem contemplados. Isso porque a legislação municipal que regula o assunto estabelece que os pagamentos devem ser feitos até um dia antes da data do sorteio, que ocorrerá na quarta-feira, 23, através da extração da Loteria Federal.
A secretária municipal de Finanças, Tânia Bertholino desde o mês passado vem lembrando nas oportunidades que teve, sobre a necessidade de não haver nenhum tipo de débito para concorrer ao prêmio. Chegou em algumas ocasiões a sugerir que as pessoas podendo, aproveitassem parte das receitas extras que estariam entrando entre novembro e dezembro com o 13º salário, para quitar eventuais taxas e impostos em atraso e assim, concorrer com plenas condições de levar o prêmio caso seja contemplado.
Os números poderão ser conferidos nos próprios carnês do IPTU e são formados a partir das combinações das duas centenas do primeiroe segundo prêmio da extração da Loteria Federal. Este será o segundo prêmio oferecido pela Prefeitura este ano, relacionado ao segundo semestre. O primeiro foi conhecido em março e já pago ao contribuinte felizardo.