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Prefeitura abre licitação para construção de área de lazer no Palermo City

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     Os moradores do Residencial Palermo City e bairros próximos, na Região Oeste da cidade, poderão contar em breve, com uma área de lazer destinada a prática esportiva e entretenimento.
     Neste local, em uma área cedida pela Prefeitura, no cruzamento da rua Arnold Fischer com a avenida Ermando Pulicano, serão construídas duas quadras, sendo uma com gramado sintético para a prática de Futebol Society e outra para Basquete 3x3, dotadas de iluminação. 
     Para a execução das obras, a Prefeitura abriu nesta terça-feira, 19, o processo licitatório, onde as empresas interessadas em participar deverão entregar suas propostas até às 14h30, do dia 5 de novembro e o vencedor poderá ser conhecido a partir das 15h, com a abertura dos envelopes. 
     O empreendimento conta com recursos oriundos do Projeto Areninha, por meio de convênio firmado entre o município e a Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo, estimados em R$ 287.211,54, cujo projeto foi aprovado pela Câmara Municipal. 
     Neste ano, outras parcerias com a Secretaria Estadual de Esportes possibilitaram a construção de um Centro Esportivo no Residencial Zanetti, na Região Sul, que conta com campo de futebol Society, com gramado sintético, iluminação Led,  cercado com alambrados e espaços verdes, por meio do Programa ‘100% Esportes’, além da reforma do Ginásio de Esportes do Leporace, com a substituição do piso, iluminação da quadra e novos equipamentos destinados para a prática de basquete, futsal e voleibol.
 

Compliance da Prefeitura detecta irregularidades em documentação de Centros Comunitários

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     Anunciada e constituída pelo prefeito Alexandre Ferreira, no começo de sua administração, a unidade de Compliance, vinculada ao Gabinete do Prefeito, já apresenta resultados importantes para a eficiência e transparência da administração pública. 
     Entre eles, um recente e detalhado levantamento da situação documental das instituições, que mantém parcerias com a Prefeitura, identificou irregularidades em documentos apresentados por alguns Centros Comunitários.
     Essa apuração feita pelas equipes de Compliance da Prefeitura sinalizou que adequações precisam ser feitas, de maneira a evitar prejuízos tanto ao erário público, como as próprias entidades e seus representantes.  Compliance é um termo inglês que significa conformidade, ou seja, que estabelece que os atos devem se praticados com observância a legislação vigente e transparência. E, na Prefeitura, esse serviço está vinculado à Controladoria Interna.
     O objetivo desse trabalho é dar maior eficiência e transparência ao serviço prestado à população, evitando fraudes e outros ilícitos, através da criação de mecanismos de fiscalização e acompanhamento prévio. 

Decoração de Natal em Franca será regionalizada e vai abordar “esperança”

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     Luzes, arranjos, árvores decorativas e atividades culturais nas cinco regiões da cidade. É a proposta para a ornamentação natalina apresentada, nesta quinta-feira, 14, em encontro do prefeito Alexandre Ferreira, vereadores e o presidente da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), Tarciso Botto. A entidade estima que o Natal gere cerca de três mil novos empregos no período e injete mais de R$ 44 milhões na economia local. 
     O projeto de lei que autoriza a parceria entre o Município e a ACIF para a decoração natalina já foi encaminhado à Câmara Municipal. “Natal da Esperança” é o tema escolhido.  “O ano de 2022 é crucial para vida de todos nós. Sofremos muito com a pandemia. Precisamos levar esperança ao coração das pessoas de que vamos ter um novo ano diferente”, explicou o prefeito. 
     Alexandre acredita que, além de ter a função de elevar o astral da população, a decoração de Natal terá impacto direto na economia da cidade e na geração de empregos. Este ano, foram abertas cerca de 7,6 mil vagas de trabalho. A ACIF prevê que a tendência da retomada econômica e abertura de oportunidades de emprego serão acentuadas com as ações de Natal.  “É um trabalho assertivo do prefeito e vai dar um ânimo especial ao comércio e à própria população, que, sem dúvida, vai refletir em um bom momento de geração de renda e empregos”, avaliou o presidente da ACIF.  Um levantamento do Instituto de Economia da entidade revela que, pelo menos, 80% dos consumidores sentem-se motivados e atraídos pela decoração de Natal. Além do público francano, os comerciantes apostam que a ornamentação poderá atrair visitantes de outros municípios. Atualmente, o setor comercial é responsável por 28 mil empregos diretos.  
     O cronograma prevê a instalação dos enfeites em áreas tradicionais, como as praças Nossa Senhora da Conceição e Barão, além do prédio do Colégio Champagnat. Porém, a pedido do prefeito Alexandre Ferreira, o projeto previu a expansão da decoração para os bairros e a praça Carlos Pacheco. Assim, além do centro, as regiões Sul, Leste, Oeste e Norte vão receber a ornamentação. O mesmo vai acontecer com a tradicional Casinha do Papai Noel, que ganhará uma versão itinerante. “É o momento de valorizarmos a comunidade e os comerciantes, que batalham, diariamente, em todas as regiões da cidade. Queremos levar esperança e ações mais perto de onde as pessoas moram”, enfatizou Alexandre. 
     Pelo projeto, a execução integral da ornamentação natalina será coordenada pela ACIF, com investimentos em conjunto com a Prefeitura e anuência da Câmara Municipal. Em anos anteriores, além de recursos, o Município entrava com o trabalho de servidores e instalava a decoração em parte dos locais, como no Edifício do Colégio Champagnat.

Repartições municipais não terão expediente no feriado

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     As repartições públicas municipais não terão funcionamento na segunda e terça-feiras, da próxima semana, tendo em vista o decreto municipal 11.329, assinado em setembro pelo prefeito Alexandre Ferreira, suspendendo o expediente na segunda-feira, dia anterior ao feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. 
     Desta maneira, o expediente nesta sexta-feira será encerrado às 18h, na rede de Unidades Básicas e será retomado no dia 13, quarta-feira, às 7h.  No prédio da Prefeitura, o atendimento vai até às 16h e será depois retomado no dia 13, às 8h30. 
     As exceções de funcionamento ficarão por conta das repartições que prestam serviços considerados essenciais, de urgência e emergência,  que seguem 24h, como os dois Prontos-Socorros (Álvaro Azzuz e Magid Bachur Filho), duas UPAS (Aeroporto I e Anita), além dos Conselhos Tutelares, Guarda Civil Municipal, Abrigo Provisório, Guarda Civil Municipal, Canil Municipal, Casa de Passagem e CAPS, todos estes em forma de plantões. 

Após pedido de Alexandre, Franca receberá R$ 5 milhões para recapeamento de ruas e avenidas

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     A visita do vice-governador Rodrigo Garcia à Franca, nesta terça-feira, 5, resultou em investimentos de R$ 5 milhões em infraestrutura urbana. O pedido de recursos para melhorias das condições de ruas e avenidas, partiu do prefeito Alexandre Ferreira, em recente reunião no Palácio dos Bandeirantes. Durante a solenidade, o Governo do Estado anunciou ainda ações de geração de emprego e empreendedorismo, em parceria com a Prefeitura. O aumento das verbas destinadas à Santa Casa de Franca também foi autorizado pelo novo programa estadual “Mais Santas Casas”. 
     O vice-governador participou da edição do Retoma SP, que oferece serviços de qualificação, investimentos, emprego e renda para a população. A iniciativa acontece com o apoio da Agência Estadual de Promoção de Investimentos e Competitividade, em conjunto com a Prefeitura de Franca. Trabalhadores, pessoas em busca de recolocação profissional, estudantes e pequenos empreendedores tiveram auxílio, através de serviços como Empreenda Rápido, Mutirão do Emprego, Poupatempo, Cursos Novotec e Via Rápida.
     Também voltados à retomada econômica, benefícios do Banco do Povo, Bolsa Empreendedor e Bolsa do Povo foram anunciados. O Bolsa Trabalho oferece um auxílio de R$ 535, por mês, aos cidadãos que realizarem atividades de trabalho em órgãos públicos. Os participantes têm acesso a curso de qualificação profissional e recebem apoio na busca de recolocação no mercado de trabalho.

 

Ação conjunta – Após o evento, Rodrigo Garcia se reuniu, na Prefeitura de Franca, com o prefeito Alexandre Ferreira e chefes do Poder Executivo das cidades da região. O deputado federal Baleia Rossi acompanhou a comitiva. “São anúncios importantes, como R$ 5 milhões para obras em ruas e avenidas, projetos sociais e de apoio à economia na nossa cidade e na nossa região, além de mais dinheiro para o atendimento médico pela Santa Casa e pelo Hospital Allan Kardec. Aproveitamos a visita e nos reunimos, em nosso Gabinete, com o vice-governador e os prefeitos da região, para discutirmos mais melhorias de forma conjunta para a nossa gente”, explicou Alexandre Ferreira.

Prefeitura une esforços em proteção às nascentes do Rio Canoas

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            A Prefeitura de Franca, em conjunto com as autoridades locais ligadas ao meio ambiente, Promotorias de Justiça, Cetesb e Polícia Militar Ambiental, discutiram na última sexta-feira, em reunião com o prefeito Alexandre Ferreira, formas integradas de atuação para garantir a proteção dos mananciais do Rio Canos. O abastecimento da cidade, em sua maior parte, depende deste rio e a ocupação e comercialização de forma irregular e clandestina de áreas naquela região, degradam a natureza e tem causado danos irreparáveis.
            Estiveram presentes com o prefeito, os dois Promotores de Justiça de Franca, do Meio Ambiente e Habitação e Urbanismo, respectivamente Paulo César Correia Borges e Carlos Henrique Gasparoto, o gerente da agência Ambiental da Cetesb (Companhia de Tecnologia Ambiental do Estado), Alessandro Palma e o 1º Tenente PM Fernando Rafael Eufrázio Júnior, comandante da Polícia Ambiental local.
            De forma consensual, os presentes entenderam a necessidade de ações integradas das instituições, no sentido de ampliar a proteção do chamado ‘cinturão’ de todo o entorno do sistema Canoas, compreendendo os riachos que nele deságuam,  impedindo o surgimento de construções e loteamentos irregulares. Além dos prejuízos ambientais claros, comprometendo a vida do rio e o fornecimento de água, os adquirentes poderão responder por seus atos e assumir os prejuízos materiais, sendo indispensáveis que antes de qualquer negociação, procurem a Prefeitura ou Cartório de Imóveis, para verificar se o que estão comprando está com aprovação nos órgãos competentes.
 
 
Cautelas necessárias
            "Àqueles que assim não agirem, estão assumindo o risco e as consequências", advertiu o promotor Carlos Gasparoto, dizendo ser essencial essa união de esforços, pois isso contribui para um resultado mais eficiente, com as instituições atuando de forma integradas e não isoladas. E recomendou que antes de qualquer aquisição, procurem o Cartório de Imóveis ou então o Ministério, onde existem diversos inquéritos em andamento de loteamentos irregulares ou clandestinos.
            Para o gerente da unidade ambiental da Cetesb, Alessandro Palma, essa é uma luta antiga e viu como positiva a iniciativa, pois muitas ações isoladas se tornam mais resolutivas, quando em conjunto com outros órgãos. Nesse sentido vai melhorar à eficiência, vai aumentar a sinergia no planejamento e fiscalização, considerando ser fundamental preservar o potencial do Rio Canoas.
            O promotor de Justiça do Meio Ambiente, Paulo César Correia Borges, relatou que esse trabalho é essencial e que agregar a esse grupo, que já trabalha o tema o Município e toda sua a competência na política urbanística e ambiental, só fortalece a causa ambiental e a viabilização de empreendimentos quando respeitarem as legislações que os regulam, nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal. 
            O 1º Tenente PM, Fernando Rafael Eufrázio Júnior, comandante local da Polícia Ambiental, disse ser uma parceria muito útil e tem a certeza que dará bons frutos, possibilitando uma maior integração entre as instituições que dependem uma das outras para a execução de suas ações.  
            O prefeito Alexandre Ferreira, primeiro agradeceu a atenção e participação de todas as autoridades envolvidas, que atenderam ao seu convite, para discutir um assunto tão urgente e necessário. Reafirmou a preocupação da Prefeitura dentro de seus limites, de agir com firmeza para impedir que essas práticas de ocupações irregulares continuem, pois entende, como foi dito por todos, o Rio Canoas precisa ser cuidado e muito bem protegido, sob pena do comprometimento da qualidade de vida das gerações futuras, com relação ao abastecimento de água.

Prefeitura convoca Sabesp para apresentação de medidas sobre o abastecimento de água em Franca

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     O prefeito Alexandre Ferreira recebe nesta sexta-feira, 1º de outubro, a partir das 11h, o diretor-presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo), Benedito Braga, para tratar da questão do abastecimento de água na cidade. 
     Neste quinta-feira, o prefeito tomou a iniciativa de conversar com o dirigente da estatal paulista, demonstrando a ele a situação angustiante que aflinge toda a população, em razão da falta de chuva, ocasionando desabastecimento de água.
     A convite de Alexandre Ferreira, Benedito Braga estará em Franca para uma reunião de trabalho, quando pretende mostrar à comunidade e autoridades, as providências que estão sendo adotadas pela Sabesp para o enfrentamento dessa situação e garantir o fornecimento de água. 
     O prefeito também aproveitou mais uma vez para reiterar o apelo a todas as pessoas para que economizem água, evitando lavar quintais, veículos e calçadas. Os locais de captação estão cada vez com menos água, tornando a situação cada dia mais crítica, daí a importância do esforço e colaboração de todos.
 

Prefeitura Municipal de Franca

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