Saúde
Saúde inicia campanha 'Novembro Azul' em todas as unidades
Como forma de conscientizar, prevenir e promover a saúde do homem, a Secretaria de Saúde iniciou as ações do 'Novembro Azul', mês de combate ao Câncer de Próstata.
As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão recebendo decorações para o 'Novembro Azul', realizando orientações em salas de espera e nos grupos de Educação em Saúde, promovendo mobilização junto à população e divulgação da campanha.
Além disso, homens a partir de 50 anos devem procurar as unidades de saúde ou as ESFs (Estratégias de Saúde da Família) para o exame de rastreamento do Câncer de Próstata. Basta procurar a unidade, sem necessidade de agendamento da consulta.
Outubro Rosa
No mês passado, a Saúde fez campanha para combater o Câncer de Mama e o Câncer de Colo de Útero, ofertando exames nas Unidades Básicas de Saúde. Foram realizadas 1.416 coletas de citologia uterina e 2.200 solicitações de mamografia. Isso, sem contar a Carreta da Mamografia, que realizou 450 exames, durante o período em que prestou atendimentos em área anexa ao Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz”.
Prefeitura inicia obras do novo NGA
Carreta da Mamografia já realizou mais de 225 exames
A Carreta da Mamografia continua prestando atendimento às mulheres no estacionamento do Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz”. A iniciativa da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, faz parte do Programa 'Mulheres de Peito', que tem como objetivo, incentivar mulheres a realizarem o exame de mamografia de forma gratuita para diagnóstico e tratamento do Câncer de Mama.
Desde o dia 24 de outubro, quando o atendimento da carreta teve início, até o dia 28, foram 225 exames realizados. Dessas, 177 mulheres têm entre 50 e 69 anos, 24 mais de 70 anos e outras 24 têm entre 35 e 49 anos.
Todos os dias, há 50 senhas disponíveis para que as mulheres passem pelo procedimento. O atendimento ocorre no mesmo dia, das 8 às 17 horas e aos sábados, são distribuídas 25 senhas, das 8 às 12 horas, atendendo às diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado de São Paulo. Nesta quinta-feira, 2 de novembro, em razão do feriado de Finados, não haverá atendimento, que será retomado no dia 3 e a carreta segue até o dia 4 de novembro.
A orientação é que as mulheres, que têm entre 35 e 49 anos, levem encaminhamento médico da rede pública, Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) e RG. Já aquelas que têm entre 50 a 69 anos não precisam de pedido médico, bastando comparecer com RG e Cartão SUS. As mulheres, com mais de 70 anos, devem ter o pedido médico, Cartão SUS e RG.
'Saúde e Prevenção nas Escolas' leva orientações e cuidados aos jovens