Email  

Saúde

Imunização e Campanha de Multivacinação continuam nas creches

 Imunizacao creches original

           As creches municipais estão recebendo equipes da Secretaria de Saúde, desde a segunda quinzena deste mês de outubro, para a Campanha de Multivacinação. O intuito é facilitar o acesso das crianças à vacinação.
      As 85 creches estão recebendo os profissionais, o que possibilita aos pais e/ou responsáveis a oportunidade de vacinarem as crianças no horário de buscá-las nas unidades, a partir das 16 horas. Basta que eles levem a carteira de vacinação das crianças matriculadas nas respectivas unidades para que o documento possa ser conferido e atualizado.
      Todas vacinas do calendário de imunização estarão disponíveis ao longo do mês: Pentavalente, Rotavírus, Poliomielite, Tétano, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) Hepatite B, Hepatite A, Pneumocócica, Meningocócica C e Covid-19.
      Até o dia 20 de outubro, 798 crianças foram imunizadas e 1.657 doses aplicadas. Além disso, no início do mês, foi realizado ‘o Dia D’ da Multivacinação e foram aplicadas 882 doses em crianças e adolescentes menores de 15 anos.
      Nas próximas semanas, a campanha continua. Confira a relação de creches, com datas da Campanha de Multivacinação, nos dias 27 de outubro a 1º de novembro:
      
• Creche-Escola Rute Ferreira (Santa Efigênia): 27/10
• Creche-Escola José Antônio Pires (Residencial Baldassari): 30/10
• Creche-Escola Irene Cunha (Jardim Santa Bárbara): 31/10
• Creche-Escola Claricinda de Souza (Jardim Luíza): 31/10
• Creche São José (Jardim Riviera): 31/10
• CCI Tia Glicéria (Residencial Júlio D’Elia): 31/10
• Creche-Escola Breno Moacyr Bastos (Vila Isabel): 01/11

UBS do Leporace reúne usuárias sobre 'Outubro Rosa'

 UBS Leporace original

          O mês de outubro está sendo marcado por ações contínuas de orientação e prevenção ao Câncer de Mama, em toda a rede de UBS, que faz parte do sistema de Atenção Básica do município. O intuito, com essas atividades, está sendo o de compartilhar informações sobre o que é a doença, como ela se manifesta, os principais sintomas e a importância do diagnóstico na  fase inicial,  o que aumenta as chances de cura.
      Recomendados para todas as mulheres, com 40 anos ou mais, é importante que sejam feitos exames periódicos, com o rastreamento da doença. Aproveitando os encontros periódicos, que são programados pelos grupos da 'Saúde em Ação', mantidos em cada UBS, foram realizadas reuniões e palestras em todas as Unidades, que durante este mês foram e seguem decoradas com balões e peças na cor rosa em suas recepções.
      Nesta semana, na Associação dos Moradores do Jardim Portinari, ocorreu um encontro com os usuários do 'Saúde em Ação' da UBS Leporace. As enfermeiras da unidade, Isabela Moreira de Freitas e Jéssica Cristina de Souza, foram convidadas para compartilhar suas experiências. Na oportunidade, também foram distribuídos folhetos com orientações sobre cuidados e hábitos que devem ser observados.
      Contando com a participação de alunos do 4º ano de Enfermagem da Universidade de Franca e da Profª. Me Fernanda Mendes, por mais de uma hora, responderam as dúvidas apresentadas durante esta convivência, inclusive com uma demonstração prática de como fazer autoexame, a partir da utilização de uma mama artificial. O evento também contou com depoimentos de mulheres, que tiveram câncer de mama e se trataram com êxito.
      As ações seguem até o dia 31 e neste sábado, na UBS Estação (Dr. Jarbas Spinelli), estão previstas ações voltadas para a prevenção do Câncer de Mama, a partir das 7 até às 12h, abertas a toda comunidade daquela região. Os atendimentos serão de coleta de Papanicolau, mamografia, palestras de orientação e vacinação para quem estiver com carteirinha atrasada. Nas demais UBSs, seguem sendo disponibilizados, gratuitamente, os exames de mamografia e a citologia uterina, com a coleta de Papanicolau.

Carreta da Mamografia: 1º dia tem atendimentos e todas vagas preenchidas

 Mamografia original

          O primeiro dia de atendimentos da Carreta da Mamografia teve todas as senhas distribuídas e exames realizados. A iniciativa, da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, faz parte do Programa 'Mulheres de Peito', que tem como objetivo incentivar mulheres a realizarem o exame de mamografia, gratuitamente, para o diagnóstico e tratamento precoce do Câncer de Mama.
      Nesta terça-feira, 24, conforme estabelece o programa, houve a distribuição de 50 senhas e as mulheres realizaram o procedimento.   Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, classificou o primeiro dia da ação como positivo. Ela solicitou que as mulheres peguem a senha para que o atendimento ocorra no mesmo dia, das 8 às 17 horas e aos sábados, serão distribuídas 25 senhas, das 8 às 12 horas, atendendo às diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado de São Paulo.
      A orientação é que as mulheres, que têm entre 35 e 49 anos, levem encaminhamento médico da rede pública, Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) e RG. Já aquelas que têm entre 50 a 69 anos não precisam de pedido médico, bastando comparecer com RG e Cartão SUS.  As mulheres com mais de 70 anos devem ter o pedido médico, Cartão SUS e RG.
      A carreta permanece no estacionamento do Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz”, localizado na avenida Chico Júlio, 5125, Vila Imperador, até 4 de novembro. A exceção de atendimentos será o dia 2 de novembro, em razão do feriado de Finados.
Atendimento
      Além da Carreta da Mamografia, neste ano, de janeiro a setembro, a Secretaria de Saúde já contabilizou 45.450 consultas com ginecologistas. O número de mamografias solicitadas e realizadas, em igual período, chegou a 9.190.

Carreta de Mamografia inicia atendimentos nesta terça

 Carreta M original

      Têm início nesta terça-feira, 23, os atendimentos da Carreta da Mamografia, que tem como objetivo incentivar mulheres a realizarem o exame de mamografia, gratuitamente, para diagnóstico e tratamento precoce do Câncer de Mama.
      A ação é uma iniciativa da Secretaria de Saúde, com o Governo do Estado de São Paulo, que desenvolveu do Programa 'Mulheres de Peito'. Os atendimentos permanecem até 4 de novembro, no estacionamento do Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz”. A exceção será o dia 2 de novembro, em razão do feriado de Finados.
      Para fazer os exames, as mulheres deverão procurar o PS Municipal. Serão distribuídas 50 senhas de segunda a sexta-feira para o atendimento no mesmo dia, das 8 às 17 horas, e aos sábados, 25 senhas, das 8 às 12 horas, atendendo às diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado de São Paulo.
      As mulheres que têm entre 35 e 49 anos devem levar pedido médico da rede pública, Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) e RG. Já aquelas que têm entre 50 a 69 anos não precisam de pedido médico, bastando comparecer com RG e Cartão SUS.  As mulheres com mais de 70 anos devem ter o pedido médico, Cartão SUS e RG.
      O Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz” fica na avenida Chico Júlio, 5125, na Vila Imperador.

Unidades de Saúde recebem ações do Outubro Rosa neste sábado

 out rosa original

          A Secretaria de Saúde realiza neste sábado, 21, uma ação especial em seis Unidades Básicas de Saúde para intensificar e fomentar os trabalhos de prevenção ao Câncer de Mama e de Colo de Útero.
      O trabalho será das 7 às 13 horas. As mulheres que procurarem as UBSs Aeroporto I, Brasilândia, Luíza, Paineiras, Paulistano e São Sebastião receberão orientações com foco na prevenção e promoção da saúde. Elas também poderão fazer solicitações de mamografia e coleta de citologia uterina, mediante agendamento prévio.
      Além desta ação, durante todo o mês de outubro, a rede de atenção básica, composta por UBSs e PSF (Programa da Saúde da Família) está oferecendo opções gratuitas dos exames preventivos, disponíveis nos atendimentos de rotina, bem como abordagens, atividades educativas e esclarecimentos de dúvidas.
      As Unidades de Saúde funcionam das 7 às 19 horas e também estão com as recepções decoradas na cor rosa para chamar a atenção dos usuários, seguindo as programações da campanha do Outubro Rosa. Também estão sendo realizadas palestras sobre hábitos para uma vida saudável, com profissionais de saúde e os grupos de pacientes que frequentam os locais.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais