Email  

Saúde

Saúde realiza Campanha de Multivacinação neste sábado

 Campanha Multivacinacao original

          Como forma de incentivar a vacinação, a Secretaria de Saúde realiza neste sábado, 7, o 'Dia D' da Campanha de Multivacinação, voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos.
      Das 7h30 às 12h30, os pais ou responsáveis poderão levar seus filhos até as unidades para imunização, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Serão aplicadas doses das seguintes vacinas: Pentavalente, Rotavírus, Poliomielite, Tétano, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) Hepatite B, Hepatite A, Pneumocócica, Meningocócica C e Covid.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, explicou que o 'Dia D' será realizado nas seguintes Unidades Básicas de Saúde: Estação, Guanabara, Planalto, Aeroporto 3, Paulistano e São Sebastião. As ESFs (Estratégias da Saúde da Família) Paineiras e Palma também participarão da ação.
      Até o dia 31 de outubro, a campanha checará as carteiras de vacinação de todas as crianças e adolescentes de até 15 anos de idade para ver quais imunizações estão atrasadas ou necessitam de reforço, elevando as coberturas vacinais para reduzir o risco de (re)introdução e/ou disseminação de doenças no Brasil. Basta, os pais levaram seus filhos nas UBS, no horário das 8 às 19h, apresentando a carteira de vacinação.
      Uma ação também está prevista nas 85 creches municipais para imunização das crianças. O cronograma será divulgado nos próximos dias.
 

Outubro Rosa: UBSs e ESFs têm ações de mobilização para as mulheres

 Outubro Rosa original

           A Secretaria de Saúde está desenvolvendo uma série de ações para as mulheres na rede municipal, através da Campanha ‘Outubro Rosa’, com um mês voltado para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
      A mobilização, buscando abranger o maior número de mulheres, acontece por meio das abordagens multiprofissionais, junto à comunidade, a partir das recepções e salas de espera das unidades, sejam elas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ESFs (Estratégias Saúde da Família), Ambulatórios e demais repartições que oferecem serviços de saúde.
      Ao longo do mês, serão montados grupos de orientação nas UBSs, palestras com médicos, trabalhos em parceria com o Centro Universitário Uni-Facef e a Universidade de Franca, além da realização de exames de Papanicolau e Mamografia.    
      Na ESF Paineiras, por exemplo, já há duas ações programadas. A primeira acontece em 17 de outubro, terça-feira, às 9 horas, em parceria com o Uni-Facef. Será realizada uma roda de conversa sobre a saúde da mulher e um café da manhã. Depois, no sábado, 21, das 8 às 12 horas, haverá mutirão na unidade para coleta de Papanicolau e pedidos de Mamografia. É necessário levar os documentos pessoais.
      A Saúde também fará uma ação, em conjunto com o SIAS (Serviço Integrado de Atendimento ao Servidor). De 23 a 27 de outubro, uma enfermeira atenderá as servidoras. Estão previstas, ainda, outros trabalhos com a comunidade.
Atendimento
      Neste ano, de janeiro a setembro, a Secretaria de Saúde já contabilizou 45.450 consultas com ginecologistas. O número de mamografias solicitadas e realizadas, em igual período, chegou a 9.190.

Semana Municipal de Valorização da Pessoa Idosa começa na segunda

 Idosos original

         A partir de segunda-feira, 25, começa a Semana Municipal de Valorização da Pessoa Idosa, que contará com diversas ações e coordenação do COMUPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa), com apoio da Secretaria de Ação Social e o tema ‘EnvelheSER: Orgulho de quem Sou”.
      A participação é gratuita e aberta às comunidades envolvidas com todos os Centros de Convivência de Idosos da cidade e toda à população. A abertura solene está programada para às 14 horas, no plenário da Câmara Municipal, com apresentações artísticas dos Corais CCI VOSF, Alegria de Viver e da Folia de Reis do CCI Lions (Jardim Redentor). Também serão homenageadas personalidades da cidade com a entrega do ‘Prêmio Valores da Maturidade', por suas atuações em defesa ou atendimento da causa da pessoa idosa.
      No dia 26, das 8 às 11h30, ocorre a palestra com a geriatra Juliana Faleiros do Nascimento sobre ‘Riscos e Prevenção de Quedas’, no teatro da Fundação Judas Iscariotes, seguida de apresentação cultural da Oficina de Memória do Ambulatório de Geriatria ‘Estação de Trem’.
      A partir das 13h30, haverá o momento Intergeracional com alunos do CEDE (Escola Estadual David Ewbank) e Dança Circular com o CCI Lions e Sebastiana Barbosa, na Estação, na própria escola (rua Alberto de Azevedo, 1279). Ouras atividades estarão ocorrendo com Canto Coral, Danças Circular e Inclusiva no CCI Avelina, localizado no Jardim Aeroporto 3, das 13h30 às 16h. Na quarta-feira, 27, tem ações a partir das 8h, no CCI Lions e à tarde, no Centro Dia Inês Mendonça, respectivamente, no Centro e no Jardim Luíza, Região Norte.
      Dia 27, quarta-feira, a partir das 8 horas, ocorre a ‘Manhã do Bem-Estar’ com orientações sobre saúde, no CCI Lions, no Jardim Redentor. Entre os serviços gratuitos, estão corte de cabelo, aplicação de reiki, massagens, aferição de pressão arterial e glicemia, Barras de Access, palestra sobre benefícios previdenciários e aula de Zumba do CCI Alegria de Viver. Também haverá orientações sobre direitos dos idosos, com alunos do Centro Jurídico Social da Unesp. À tarde, a programação segue no Centro de Convivência Ignês Mendonça, que fica na avenida Abrahão Brickmann, 2361, Jardim Luíza.
      Na quinta, 28, será realizada uma caminhada no entorno da praça central da cidade, com prestação de serviços de saúde móvel pela Clínica Vivre e a partir das 12h30, no Residencial Sênior Clínica (rua Dr. Luiz Coelho, 2388, Vila Aparecida), haverá o ‘Forró Inclusivo’, com dança.
      Para encerrar a semana, na sexta, 29, haverá apresentação da Orquestra de Viola do CCI Lions (Redentor), no período da manhã, bem como reunião ordinária do Conselho da Pessoa Idosa, na sede da Secretaria de Ação Social (avenida Champagnat, 1750). No período da tarde, a partir das 14h, terá o tradicional Baile da Amizade do CCI e SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) do Centro e Região Leste, preparado pela Fundação Judas Iscariotes, com o tema ‘Túnel do Tempo'. O local escolhido para esta confraternização é o Green Hall.
 

Prefeitura anuncia construção de Ambulatório de Especialidades do Uni-Facef

 Novo Ambulatorio original

       Em evento realizado no Gabinete nesta quinta-feira, 21, o prefeito Alexandre Ferreira assinou o projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal para a construção de um novo Ambulatório de Especialidades do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) em área destinada pela Prefeitura.
      O projeto do Ambulatório foi apresentado em telão durante o evento, que contou com a presença de autoridades e da reitoria do Uni-Facef. Após a assinatura, a propositura será avaliada pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara para, posteriormente, ser colocada em votação.
      A unidade possibilitará que Franca tenha mais de 5 mil consultas gratuitas por mês, com acompanhamento de professores do curso de Medicina. A unidade terá mais de 2,6 mil metros quadrados de área e será construída na rua Vicente Gramani, no bairro São José, nas proximidades do centro universitário municipal.
      Com três pavimentos, o Ambulatório de Especialidades terá 32 consultórios e consultas nas áreas de Clínica Geral, Ginecologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Pediatria. Todo o prédio, inclusive o estacionamento, terá acessibilidade.
Mais saúde
      Além do Ambulatório do Uni-Facef em área pública, a Prefeitura está investindo em saúde. Três novas Unidades Básicas de Saúde estão em construção no City Petrópolis, São Domingos e Paraty e o Hospital Público Estadual, na avenida São Vicente, também.
      Em outubro, terão início as obras do novo NGA, no Jardim Botânico e o prefeito Alexandre Ferreira autorizou os projetos para a construção de duas novas UBSs no ano que vem, contemplando os jardins Palma e Esmeralda.

Palestra na Vigilância orienta sobre prevenção da Febre Maculosa

 febre maculosa original

        A Vigilância Ambiental de Franca programou para a manhã desta sexta-feira, 22, no Salão Azul da Secretaria de Saúde, uma palestra de orientação e prevenção sobre a Febre Maculosa. A iniciativa está inserida na programação estadual da Semana de Mobilização para Prevenção da Febre Maculosa, que mobiliza diversos municípios desde a última segunda-feira. Para sábado, está prevista outra ação com a participação dos agentes de combate às endemias no bairro Peres Elias, Região Oeste.
      É com o objetivo de compartilhar informações a respeito da doença, que  equipe da Vigilância Ambiental, da Prefeitura, realiza nesta sexta-feira, uma ’Roda de Conversa’, a partir das 7h30, sobre "O Carrapato na Transmissão da Febre Maculosa", com a médica Veterinária Paola Russo. Durante a semana, ocorreram capacitações on-line das equipes, sobre a evolução da doença no Estado, do carrapato e da capivara.
       A palestra será direcionada para os Agentes de Combate às Endemias que, diariamente, estão nas ruas e em contato com pessoas dos diferentes locais da cidade. Durante os expedientes de rotina, as equipes aproveitaram para distribuir materiais informativos. Neste período, também foram compartilhadas orientações técnicas com as demais unidades de saúde do município, entre elas, a Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária formada pela rede de UBS, Prontos-Socorros, Rede Privada de Atendimento à Saúde. Para este sábado, 23, a ação de campo nos bairros Peres Elias e Quinta do Café, consistirá em visitas aos domicílios e dicas sobre como prevenir e eliminar os carrapatos.
      O auditório da Secretaria de Saúde fica na Avenida Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador.
Sintomas da doença
      A Febre Maculosa é uma doença que se apresenta com manifestações clínicas iniciais com febre elevada, mialgia e cefaleia, prostração, náusea, vômitos e diarreia. Os estudos da Secretaria de Saúde apontam que, no interior, o período de maior incidência entre maio e setembro, é o estágio em que o carrapato se mostra mais eficiente na transmissão.
      No Brasil, a doença é transmitida por carrapatos do gênero Amblyomma; no estado de São Paulo, Amblyomma sculptum, antigo A. cajennense, no interior e pelo A. aureolatum na  região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Clinicamente, em ambos os cenários, a doença apresenta características semelhantes e os casos notificados apresentam perfil de elevada gravidade. Porém, sob a perspectiva da transmissão, a forma de transmissão se mostra distinta. No interior de São Paulo, a capivara serve como amplificador da riquétsia e o carrapato vetor costuma parasitar animais de grande porte, incluindo-se, além de capivaras, os equinos.
      O homem se infecta ao ser picado, mais frequentemente, por estágios jovens de carrapatos que infestam áreas com vegetação, sobretudo em proximidades de ambientes hídricos.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais