Email  

Saúde

Vigilância Ambiental continua com o trabalho de prevenção ao Aedes aegypti

hqdefault Medium

     A Vigilância Ambiental, órgão ligado à Secretaria de Saúde, mantém 30 agentes semanalmente percorrendo os bairros da cidade, orientando os moradores sobre os cuidados que devem ter para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que causa as doenças Dengue, Febre Chikungunya, Zica Vírus e Febre Amarela Urbana.

     Existe também a Febre Amarela Silvestre, transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethe, que se proliferam na zona rural e matas próximas à cidade. Para isso, a Vigilância realizou ações preventivas em propriedades rurais do município, que incluíram conscientização, aplicação de vacinas contra a Febre Amarela e orientações de como perceber a presença da doença na propriedade, possibilitada, principalmente, pela observação dos macacos. “Se há algum macaco doente ou morto, pode ser indicação de que a doença está no local, dessa forma, ao invés de ser um disseminador da doença, o que muitos desavisados pensam, o macaco é muito útil, possibilitando que ações sejam tomadas”, alerta Caio César Carvalho, Chefe do Setor de Apoio a Vigilância Ambiental. E solicita às pessoas, que em caso de necessidade, entrem em contato com a vigilância pelos fones (16) 3711 9408 – 3711 9415.

    Carvalho lembra que os agentes da vigilância andam sempre devidamente uniformizados e com crachás de identificação, alertando para que os moradores fiquem atentos aos golpistas, não se deixando enganar por qualquer outro que não se identifique. Caso ocorra alguma dúvida, o morador deve solicitar, sem abrir a porta, a presença do coordenador do serviço, que acompanha a equipe. 

Prefeitura realiza a 7ª Conferência Municipal de Saúde

 

CONVITE CONFERENCIA DE SAUDE Medium

     A Prefeitura de Franca, através da Secretaria Municipal de Saúde, irá realizar no dia 08 de julho, a 7ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Saúde Pública se faz com uma Atenção Básica Fortalecida”, o evento terá início às 8h da manhã e as inscrições serão feitas no dia e local da conferência: Anfiteatro da UNI-Facef, localizado na Avenida Major Nicácio, 2400 – Bairro São José.

     De acordo com nota da secretaria, a “Conferência é um instrumento do SUS para garantir a participação da comunidade na construção do nosso sistema público de saúde, com qualidade e equidade de acesso”.  

     Serão discutidos e apresentadas propostas para três eixos principais:

 

                * Ampliação do acesso à Atenção Básica com equidade;

                * Humanização como instrumento de qualificação da atenção à saúde;

                * A importância do trabalhador da saúde nos cuidados à comunidade, suas expectativas e necessidades

 

     De acordo com Rodolfo Moraes Silva, as propostas, votadas e aprovadas, serão incluídas no Plano Municipal de Saúde, que está sendo elaborado pela Secretaria. Moraes lembra que esta conferência não é eletiva, ou seja, não é para eleição de delegados, que só são eleitos pelas Conferências realizadas pelo Ministério da Saúde a cada 4 anos, sendo que a próxima será realizada daqui a 2 anos.  No entanto, o secretário informa que achou pertinente realizar essa conferência extraordinária para “conversar e ouvir a população, incluindo os usuários e servidores para melhorar todo o sistema”.

     Estão convidados a participarem os usuários e trabalhadores da saúde, gestores públicos, universitários e todos que entenderem oportuno ouvir e contribuir com a evolução do atendimento da saúde. Para enriquecer o encontro, a secretaria preparou a apresentação do Coral de Idosos do Centro de Convivência do Idoso Lions Sobral.

   

     Programação:

8h – Cadastramento e café;

8h30 às 9h30 – Abertura, Apresentação Cultural, Aprovação do Regimento interno;

9h30 – Palestra: “Atenção Básica de Saúde: Desafios e Vantagens”;

10h – Grupo de Trabalho;

12h – Brunch (Lanche);

13h30 – Apresentação, Debate e Votação das Propostas;

14h30 – Votação das Moções;

15h – Encerramento.

Secretaria de Saúde anuncia prorrogação do prazo de vacinação contra gripe Influenza

 

vaccina1 Medium

     A Vigilância Epidemiológica Municipal, órgão ligado à Secretaria de Saúde de Franca, anunciou a prorrogação do prazo de vacinação contra o vírus da gripe Influenza até o dia 7 de julho – a autorização para extensão do prazo partiu do Governo Estadual.

     A campanha contra a Gripe Influenza, teve início em 17 de abril, em âmbito nacional, e se estenderia até 26 de maio, mas teve prorrogações em virtude de não ter atingido a meta de 90% de cobertura das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários escolhidos pelo Ministério da Saúde para terem preferência na vacinação. Como não se alcançou a meta, sobraram doses da vacina e buscou-se duas iniciativas: o prolongamento do prazo, já mencionado, e a inclusão de novos grupos prioritários, ação que se repete nesta prorrogação, sendo que para essa próxima etapa da campanha, foram incluídos os seguintes grupos, que devem buscar a vacina até o dia 7 próximo;

- Pessoas entre 50 e 54 anos de idade – pessoas entre 55 até 59 anos já haviam sido incluídas e podem se vacinar;

- Motoristas, cobradores e trabalhadores do transporte rodoviário;

- Motoristas de Táxis.

    Para serem vacinados, os profissionais citados precisam comprovar atuação na área, podendo ser o crachá da companhia onde trabalham ou outro documento válido. Os locais de vacinação continuam sendo as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.  

    Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, em Franca já foram imunizadas, no período de 17 de abril a 25 de junho, 67.283 pessoas, o que corresponde a 76,11% da meta de 90%.

    Mais informações com Arieny Reche Silva, pelo fone (16) 3711 9484.

Semana de Conscientização sobre Drogas terá início no dia 26 de junho

 

drogas1 Medium

     O COMAD (Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre drogas de Franca) promove a I Semana de Conscientização Sobre Drogas com o objetivo de mobilizar os educadores da rede pública para serem Agentes Multiplicadores na Prevenção ao uso de Drogas.

     O evento terá início na segunda-feira 26, considerado o Dia Internacional contra as Drogas, às 9h30, na Câmara Municipal de Franca, contando com palestra do Promotor de Justiça José Lourenço Alves e homenagem ao cidadão Hugo Cesar Tasso pelos relevantes serviços na área social desenvolvidos na cidade.

     A Semana visa a conscientização da sociedade sobre o uso de drogas e os males causados por elas, bem como a formação de agentes que possam atuar como multiplicadores das ações previstas pelo COMAD para a gestão de 2017-2019.

    As informações são de Elaine Bezerra, Vice-Presidente do COMAD e Profissional de IEC (Informação, Educação e Comunicação) da  Secretaria de Saúde - Vigilância Ambiental de Franca, que se dispõe a fornecer mais informações a quem precisar pelo fone 3711-9408.

    Além de ser o Dia Internacional contra as Drogas, o dia 26 também marca a data de implantação do CAPSad (Centro de Atenção Profissional para tratamento aos dependentes de álcool e outras drogas) no município de Franca. Dentro das atividades da I Semana de Conscientização Sobre Drogas, o CAPSad apresenta um projeto amplo que, conforme informa Juliane Cintra Blanco, Chefe do Setor de Apoio à Coordenação de Saúde Mental, “envolvem Oficinas Temáticas, oferecendo aos participantes a oportunidade de realizar atividades que permitem o despertar para a valorização pessoal em toda a sua integridade biopsicossocial.”

    As atividades previstas são:

 

26/06 Segunda-feira: Dia da Beleza 

27/06 Terça-feira: Mexe e Remexe 

28/06 Quarta-feira: Café com poesia 

29/09 Quinta-feira: Palestra: - Motivar e amar a vida 

30/06 Sexta-feira: Arraiá do CAPS - Festança pra lá de boa!

           

     Segundo Juliane, todos os usuários do CAPSad serão convidados para as oficinas, com previsão de cerca de 40 participantes por dia.

            “Como forma de acolhida, receptividade e valorização da presença dos participantes, todas as manhãs será servido um café da manhã. A confraternização principal será a festa junina Arraiá do Caps, com o propósito de valorizar a alegria entre amigos, com pratos típicos, trajes juninos e muita dança e alegria”, finaliza Juliane.

Estratégia Saúde da Família do Jardim Palma realiza Bingo Junino da Saúde

 

BingodaSaúde04 Medium

     O núcleo ESF (Estratégia Saúde da Família) do Jardim Palma realizou no quarta-feira 21, o Bingo Junino da Saúde, com objetivo de estimular a capacidade e convívio social; a concentração, desinibição e tomada de decisão, proporcionando assim fatores que melhoram a qualidade de vida sobre todos os aspectos: físico, social, psíquico e espiritual.

     Segundo a enfermeira do ESF Palma, Alessandra Aparecida Neto da Silva, mensalmente é realizada uma atividade com estes objetivos e, este mês, aproveitando as tradicionais festas juninas, a instituição optou por fomentar esta cultura popular. Aproveitou-se ainda a oportunidade para tratar de temas importantes de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como público-alvo idosos, crianças e usuários com transtornos emocionais.

     Além da realização do bingo, cujas pedras foram cantadas pelos próprios usuários, foram servidas comidas típicas e refrigerantes. A festa, que ocorreu num ambiente de alegria e descontração, contou com a participação ativa e colaboração dos moradores do bairro e usuários do núcleo e também com a pronta adesão e entusiasmo dos funcionários da ESF – Palma, que passaram importantes orientações sobre saúde preventiva aos presentes.

     De acordo com Alessandra, o evento foi um grande sucesso, atingindo de maneira concreta seus objetivos, concomitantemente aos objetivos da Atenção Básica de Saúde do município.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais