Email  

Saúde

Secretaria de Saúde e CVV lançam campanha pela vida

 

     A Secretaria de Saúde de Franca e o CVV (Centro de Valorização da Vida), lançam no dia 21, quarta-feira, importante campanha denominada “Franca, unida pela vida.”, que trata de conscientização sobre os riscos a que estão expostos muitos cidadãos ao impulso de se pôr fim à própria vida.

     Franca é reconhecida como uma das cidades que possuem melhor qualidade de vida, mas, infelizmente, também figura como uma cidade com alto índice de suicídios.

     No mundo, conforme alerta a campanha, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida, e no ano de 2012 foram cometidos mais de 800 mil suicídios, um número alarmante de quase um milhão de pessoas. É muita gente!

     A pergunta que se faz, quase automática perante um suicídio é: porquê? Praticamente, as respostas, por mais que se tenha um diagnóstico médico de depressão, desequilíbrio, uso de drogas etc, não traduzem a frieza e desespero do ato, uma vez que, quem não convive com suicidas em potencial ou nunca pensou em tirar a própria vida, não consegue compreender a atitude extrema.

     Falta de Deus? Problemas conjugais e ou financeiros? Depressão? São várias as vertentes levantadas para tentar dar guarida a uma ação sem respostas simples. De qualquer modo, é necessário sim fazer algo para minimizar este grave problema.

     Em muitos casos de suicídio, o que se vê após o ato são familiares e amigos desolados se perguntando: “como eu não percebi?”, “porque eu não fiquei mais atento aos sinais?” E outras cobranças internas que corroem o coração e a alma.

     Portanto, é extremamente louvável a adesão da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Franca a esta importante campanha. E será também extremamente importante que cada um assuma o protagonismo de apoiar esse esforço, contribuindo na divulgação e, sobretudo, na observância de si mesmo e de seus familiares e amigos próximos para que se possa dar e buscar ajuda em caso de necessidade, dando fim não à vida, que é o bem mais precioso que se tem, mas sim ao triste, lamentável e extremo impulso de se dar fim à própria vida. 

Vigilância Epidemiológica divulga números finais da Vacinação contra Gripe Influenza

 

H1N1 Medium

A Vigilância Epidemiológica, órgão ligado à Secretaria de Saúde, divulgou na segunda-feira 19, os números finais da CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA 2017.  Com o resultado geral de 72,74 % e 88.407 pessoas vacinadas, Franca fechou a campanha com números expressivos, ainda que não tenha alcançado a meta nacional de 90% de cobertura, o que ocorreu em grande parte dos municípios do país. Abaixo, segue a tabela com os dados por grupo prioritário.

PERÍODO: 17/04 a 09/06

Influenza

Total Vacinado

Índice Atingido

População

Crianças de 6 meses a <2 anos

4093

56,49

7245

Crianças de 2 a <5 anos

5614

43,92

12781

Gestantes

2077

57,33

3623

Trabalhadores da Saúde

5885

66,58

8839

Puérperas

535

89,92

595

População acima de 60 anos

30456

82,51

36912

Indígenas

1

----

----

População Privada de Liberdade

1500

134,29

1117

Funcionários Sistema Prisional

172

134,38

128

Professores - Ensino Básico a Superior

2268

----

----

Doentes Crônicos

11258

65,58

17167

Outros Grupos

452

Total

64311

72,74

88407

Mais informações com Arieny Reche Silva da Vigilância Epidemiológica Municipal pelo fone 16 3711-9484

Festa junina da UBS/ESF do Jardim Luiza alegra crianças e pacientes da unidade

      A UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Luiza, que também concentra um núcleo de Estratégia Saúde da Família – ESF -, realizou, no dia 12 de junho, a segunda edição da Festa Junina da instituição.

     De acordo com a enfermeira Geisiane da equipe ESF, a festa contou com a colaboração dos servidores da unidade, professores e alunos da Unifran, alegrando várias crianças da Pastoral do Menor e também pacientes que estavam em atendimento na unidade.

     De acordo com Geisiane, “foram momentos de muita descontração que visaram proporcionar recreação, alegria e confraternização, principalmente para as crianças que fazem uso da UBS / ESF. Tivemos comidas típicas e a tradicional dança da quadrilha, no intuito de valorizar e transmitir a cultura típica das festas do mês de junho para os usuários da UBS / ESF”.

     O telefone da UBS / ESF é (16) 3704 0071

Prefeitura de Franca e Santa Casa anunciam mutirão de cirurgias eletivas

 

Escolhida 02 Medium

     A partir da liberação pelo Governo Federal, através da Ministério da Saúde, de verba para atendimento a demanda reprimida de cirurgias, o Governo Municipal e a Santa Casa anunciaram Mutirão de Cirurgia Eletivas para atender a longa fila de espera que se arrasta a anos.

     Para a região de Franca, serão destinados R$ 54 milhões. Em reuniões que acontecerão nos próximos dias entre dirigentes da Santa Casa e da Secretária de Saúde do município, serão decididas quais cirurgias serão atendidas e qual ordem de prioridade.

     A verba deve chegar ao município nos próximos dias, sendo que há um prazo curto para gastá-la. Segundo Rodolfo Moraes Silva, “o prazo de uso do numerário é até dezembro deste ano, o que é muito bom, pois nos coloca em condições de atender rapidamente as situações mais graves das pessoas que esperam por uma cirurgia”. 

Endocrinologista volta a atender na Casa do Diabético

 

 

 

     casadiabetico MediumSegundo informações da Secretaria de Saúde, a Casa do Diabético voltou a ter médico endocrinologista para atendimento dos pacientes desde o fim do mês passado. Em falta desde 2014, a ausência do especialista ocasionou grandes transtornos para as doenças que demandam atendimentos específicos, tais como hipófise, hipertireoidismo, câncer de tireoide, bócio de tireoide, nódulos de tireoide, síndromes endocrinológicas, além dos diversos tipos de diabetes.

     De acordo com o Secretário de Saúde Rodolfo Moraes Silva “embora ainda não seja o ideal, não tínhamos nenhum profissional há muito tempo e agora passamos a contar pelo menos com um para atender os casos mais graves, que serão atendidos ainda neste mês.” Conforme Moraes Silva, são 65 pacientes integrando o grupo que está na fila aguardando por atendimento endocrinológico emergencial. No geral, a perspectiva é que ao menos 240 consultas mensais sejam realizadas pelo novo profissional.

     A Casa do Diabético atende cerca de 8 mil pacientes, que têm acompanhamento constante pela instituição. Nos primeiros 4 meses deste governo, foram realizados 6,3 mil atendimentos e, na falta do endócrino, clínicos gerais, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais foram responsáveis pelos atendimentos.

     O Secretário da Saúde explicou também que “após o atendimento dos casos mais graves, o endocrinologista irá atender casos de menor gravidade, por exemplo, a Diabetes Tipo 1”. Completando que até que se consiga a contratação de pelo mais um endocrinologista, os atendimentos terão suporte de 3 médicos clínicos gerais, sendo que 2 atenderão diariamente e 1 médico, uma vez por semana. 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais