Crianças e gestantes têm os menores índices de vacinação contra gripe

Mais uma vez, o lembrete da Secretaria de Saúde é que a vacinação contra a H1N1 segue até a próxima sexta-feira. A prorrogação foi dada em vista da meta não atingida do público-alvo, onde se insere crianças de 6 meses à 5 anos, gestantes, puérperas, profissionais da saúde, idosos e professores. Os dois grupos com maior preocupação em baixo índice de vacinação são o das gestantes e das crianças.

O atendimento é oferecido em toda rede de UBSs, das 10h às 18h. Em Franca são 14 UBSs e 5 Núcleos do programa Saúde da Família, distribuídos em vários pontos da cidade.

Assim como ocorre em todo o país, a cobertura na cidade está abaixo do esperado. A meta é vacinar 90% da população alvo. Segundo o levantamento feito pela secretaria da Saúde, divulgado pela Vigilância Epidemiológica nesta terça-feira, 12, no momento foram vacinadas 41% das crianças, 43.27% das gestantes, 79.14% dos profissionais da saúde, 108% das puérperas, 74.78% dos idosos e 77.96% dos professores. Estes números em percentuais cresceram em vista os dados anteriores, porém é preciso que haja maior mobilização, especialmente dos pais ou responsáveis levando suas crianças aos postos mais próximos de casa.