Campanha de Vacinação Contra o Sarampo realizará Dia D neste sábado
Campanha de Vacinação Contra o Sarampo realizará Dia D neste sábado
A Secretaria Municipal de Saúde convoca toda a população para a audiência pública de prestação de contas e esclarecimentos gerais sobre os serviços oferecidos no último quadrimestre de 2019, no dia 28 deste mês, a partir das 15h, na Câmara Municipal.
Ao realizar esse tipo de audiência, a Secretaria de Saúde atende ao que dispõe a legislação, buscando dar transparência aos serviços que oferece à população e possibilitar que as pessoas, entidades, vereadores e demais representantes da comunidade conheçam toda a dinâmica da gestão dos serviços de saúde no município.
A Lei Federal 8.080 de 1990 (Emenda Constitucional nº 29) é quem disciplina o formato dessas audiências, reforça o secretário de Saúde, José Conrado Netto, convidando a todos para que estejam presentes. É uma prestação de contas ampla, com o detalhamento sobre a origem dos recursos e sua aplicação, bem como as diversas modalidades de serviços oferecidos.
A Câmara fica no bairro São José, com acesso aberto a toda pessoa, facultado a elas a oportunidade de fazer perguntas e tirar suas dúvidas ao final das exposições.
Teve início nesta segunda-feira a Campanha de Vacinação Contra o Sarampo, que vai prosseguir até o dia 13 de março. A Secretaria de Saúde do município, através de sua Vigilância Epidemiológica, está com toda a estrutura de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) disponível para oferecer a vacina, prioritariamente para as crianças a partir dos 5 anos e adolescentes até 19 anos e 11 meses. Lembrando, sempre, que se trata de um Campanha Seletiva, que objetiva complementar o esquema vacinal daqueles que estão com a carteirinha incompleta.
Neste primeiro dia, talvez em razão das condições instáveis do tempo, na maioria das UBS foi pequena a procura. No próximo sábado, dia 15, acontece o Dia de Mobilização Nacional (Dia D), em que as equipes trabalharão o dia todo, com atendimento na rede de UBSs.
Uma outra orientação é que toda a população, a partir de 6 meses até os nascidos a partir de 1960 (com 60 anos ou mais), também deverão comparecer nas UBS para atualização da situação vacinal.
Neste período da campanha, também é disponibilizada na rede pública a vacina contra febre amarela (atenuada) para toda a população, a partir de 9 meses de idade, para fins de atualização da situação vacinal. Os pais ou responsáveis devem estar atentos, pois precisam ser vacinadas todas as crianças na faixa etária de 4 a 7 anos, nascidas a partir de 2013 e que não receberam a dose de reforço.
Mais informações no tel. 3711-9435, com Marina Guedes de Freitas, da Vigilância Epidemiológica.
UBS do Jardim Paulistano ganha 'Geladeiroteca' com empréstimo de livros para a comunidade
A Prefeitura de Franca dará início na segunda-feira à Campanha de Vacinação contra o Sarampo