A Prefeitura retomou o recolhimento de animais de grande porte nas ruas, praças e avenidas da cidade
A Prefeitura retomou o recolhimento de animais de grande porte nas ruas, praças e avenidas da cidade
Equipe da Secretaria de Saúde visita UBSs para conversar com funcionários e pacientes sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue
Agente de vetor olha terreno em busca de objetos que possam servir de criadouro do mosquito da dengue
A Secretaria Municipal de Saúde, diante da emergência da doença respiratória causada pelo novo coronavírus (2019-nCoV) através da Vigilância Epidemiológica, divulgou nesta sexta-feira, 31, um documento de alerta sobre os serviços de saúde no município aos seus profissionais de saúde. Destaca a necessidade imperiosa da organização do manejo e fluxo de atendimento das portas de entrada da população em seus respectivos estabelecimentos e as providências imediatas que devem ser tomadas.
No comunicado a Vigilância observa que a OMS (Organização Mundial da Saúde), elevou o risco do coronavírus para risco iminente de epidemia a nível global, conforme número de casos detectados na cidade de Wuhan (China) e em outros países. No Brasil, as informações mais recentes indicam para a situação de 13 casos suspeitos da doença até o momento.
É baseado nessas recomendações da OMS que a equipe Epidemiológica Municipal de Franca está reforçando o alerta aos profissionais de toda a rede, UBS, ambulatórios, Prontos-Socorros, UPA e outros, com base nas recomendações atualizadas do Ministério da Saúde e do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo sobre manejo clínico dos casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus bem como orientações de coleta de amostras laboratoriais e medidas de isolamento.
Qualquer situação que envolva paciente com suspeita da doença, ao ser identificado pelo profissional da respectiva unidade de atendimento, deverá notificar imediatamente a Vigilância Epidemiológica para os procedimentos seguintes com base nas orientações do Ministério da Saúde.
Agente de vetor observa planta em busca de água parada que pode transformar em um foco do mosquito transmissor da dengue