A partir de agora, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), será necessário apresentar o CPF da criança para receber o atendimento. A medida foi aprovada, no ano passado, pelo Ministério da Saúde e passará a exigir de todos os pacientes infantis que frequentarem as Unidades Básicas.
O Sistema Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), publicou em seu site uma nota sobre a medida, explicando que tem o intuito de evitar problemas com duplicidade de nomes, roubo de identidade e para facilitar os cadastros na hora de realizar os encaminhamentos para o AME.
As Unidades Básicas de Saúde da cidade foram avisadas com cerca de dois meses de antecedência que o sistema iria começar a solicitar o CPF das crianças, para assim poderem informar os cidadãos. No caso da criança ainda não possuir o número do CPF, o cadastro poderá ser feito com o CPF da mãe para não prejudicar o atendimento. Depois, será dado um prazo de 90 dias para que seja regularizada a situação da criança.
Saúde
Prefeitura de Franca atende 15,7 mil mulheres no Zera Fila
Aparecida Cândida Vieira Silva, moradora da Vila Real, aprovou o Programa Zera Fila lançado pela Prefeitura no ano passado
Saúde reduz gastos com transporte de pacientes
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, conseguiu reduzir R$ 462 mil com o transporte de pacientes no ano passado em comparação ao ano de 2018. A redução aconteceu depois que o município assumiu grande parte do serviço que era terceirizado. O recurso é investido no pagamento de prestadores de serviços e ainda despesas com combustível e alimentação.
Em todo o ano passado, foram transportados 83.441 pacientes para hospitais e clínicas para outras cidades para tratamento especializado como de hemodiálise, câncer, fisioterapia, entre outros. Entre as cidades que mais receberam pacientes de Franca estão: Ribeirão Preto, São Paulo, Barretos, Ituverava e Pedregulho. Para esta última foram transportados principalmente os pacientes para a cirurgia de catarata a partir de um convênio firmado entre a Secretaria de Saúde de Franca e a Santa Casa de Pedregulho.
Vigilância Ambiental promoverá Avaliação de Densidade Larvária
Vigilância Ambiental faz trabalho para localizar foco do mosquito da dengue
Vigilância fecha ano com mais de 10 mil casos de dengue
O ano de 2019 fechou com mais de 10 mil casos de dengue em Franca