Email  

Notícias

Desafios do Envelhecimento em debate no Uni-Facef

    O Conselho Municipal da Pessoa ldosa de Franca – COMUPI, em conjunto com a Secretaria de Ação Social, realizam nesta terça e quarta-feira a 2ª. Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Franca, no Centro Universitário Uni-Facef. Com a temática ‘Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas’, vai reunir profissionais da área e representantes do segmento e a comunidade em geral.

    A abertura ocorre neste dia 26, às 13 horas, na Unidade II do Uni-Facef, na Av. Ismael Alonso y Alonso e seguirá até as 17h30. Sônia Lúcia da Silva Rodrigues, presidente do Conselho da Pessoa Idosa convida o público a participar, em especial as pessoas acima de 50 anos, pois é um espaço de discussão da Política da Pessoa Idosa do Município, tanto por parte do poder público, quanto da sociedade civil (trabalhadores do SUAS, entidades e usuários) , buscando garantir uma efetiva participação na Conferência.

    As discussões nos dois dias serão conduzidas após a abertura com os temas distribuídos em 4 eixos, a saber: I, Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas de Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, cultura e Esporte e Lazer; eixo II, Educação, de modo a assegurar direitos e emancipação humana; eixo III, Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e eixo IV, Conselhos de Direitos, seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

    As professoras Joice de Souza Costa, doutoranda da Unesp/Franca e coordenadora da Unati em Barretos e Lucélia Cardoso de Souza, também da Unesp/Franca, falarão sobre a atuação dos Conselhos. Mais informações, tel. 3711-9318, com Mariângela Finotti.

 

Franca realiza sábado o 1º Fórum da Mulher

     Franca realizará no próximo sábado, dia 30, o 1º Fórum da Mulher de Franca, que acontecerá a partir das 8h30 às 16h30, no Anfiteatro da Unifran, no Parque Universitário, organizado pelo Conselho Municipal da Condição Feminina. O evento tem o suporte da Prefeitura, através da secretaria de Ação Social, em parceria com a Universidade de Franca (Unifran).

    Estarão em discussão durante o evento, temáticas a respeito dos diferentes tipos de violências cometidas contra as mulheres, os desafios das mulheres negras, liderança e empreendedorismo das mulheres na comunidade, mundo do trabalho e maternidade, serão alguns temas abordados e discutidos durante esse dia. Participarão dos debates profissionais de diferentes áreas, pesquisadoras, representantes do poder público e da sociedade civil e líderes comunitárias.

   Durante o evento haverá exposição fotográfica e a participação das mulheres do "Franca Artesã" – projeto que incentiva o empreendedorismo feminino apoiando-as na divulgação e comercialização de seus produtos. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

    As inscrições poderão ser feitas no site da Unifran e também no dia do evento, observando-se a disponibilidade de vagas no local.

Apadrinhamento Afetivo será lançado nesta quarta-feira

      Está confirmado para esta quarta-feira, dia 27, a partir das 19 horas, o lançamento do projeto Apadrinhamento Afetivo, uma iniciativa que significa um reordenamento na estrutura atual do Família Eventual, onde crianças e adolescentes vulneráveis poderão ter um lar e uma família como referência em seu processo de formação. Trata-se de mais um serviço de assistência mantido pelo Poder Público, através de instituição credenciada, cujas pessoas previamente cadastradas poderão se habilitar e apadrinhar que desejar.

    A apresentação e lançamento desse novo projeto ocorrerá no auditório da Secretaria da Educação (Av. Francisco Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal), com as presenças de autoridades municipais, do Judiciário e do Ministério Público da área infantil. O público alvo são crianças e adolescentes na faixa de 8 a 17 anos, sem vínculos com familiares e possibilidades de reatar relações.

Sábado da Mulher volta ao Santa Terezinha

      Em que pese a constante demanda de pacientes solicitando consultas com ginecologistas, a Prefeitura voltou a promover sábado último, na UBS da Vila Santa Terezinha um novo mutirão do Sábado da Mulher, onde das 90 consultas agendadas previamente e confirmadas, 13 usuárias não compareceram. A médica ginecologista ofereceu atendimento das 8 h às 13 h, emitindo autorizações ao final para vários exames complementares de mamografia, enquanto aqueles de Papanicolau foram colocados a disposição pelas enfermeiras e feito da unidade.

      A próxima edição do Sábado da Mulher já está marcada, para o próximo dia 30, no mesmo horário e local. Nesse sentido as pacientes que estão no aguardo por esse atendimento serão avisadas neste meio de semana. Com esse atendimento alternativo por regiões da cidade, numa especialidade que tem extrema demanda, a Secretaria de Saúde tem procurado reduzir a espera e reitera o apelo para que as pacientes confirmando presença não deixem de comparecer.

Informações, Cristiane, tel. 3711-9410.

Premiação na Educação do projeto Bem-Te-Vi

    A Prefeitura de Franca promove na manhã dessa terça-feira, 26, em conjunto com sua Secretaria de Segurança e Cidadania e membros do projeto Bem-Te-Vi/Detran, a premiação dos alunos participantes da primeira etapa desse trabalho de educação no trânsito realizado nas escolas municipais da cidade. A cerimônia está marcada para as 8h30, no auditório da Secretaria da Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal), onde estarão presentes educadores e estudantes das diversas escolas das regiões Sul, Oeste, Leste e Norte que participaram das aulas e palestras sobre trânsito.

    O foco dessa ação de conscientização segundo o secretário de Segurança e Cidadania, Márcio Antônio dos Santos, é difundir conceitos de boas condutas no trânsito, respeito a sinalização, aos limites de velocidade e por fim contribuir com a diminuição dos acidentes. Com as informações passadas às crianças nas salas de aula, onde receberam um talão simbólico de multas, a expectativa é que eles retransmitam esses dados aos pais e familiares, cobrando-os sempre que cometerem alguma ‘infração’.

    Durante mais de um mês os monitores, que são policiais militares com didática própria para conversar com crianças na faixa de 6 a 10 anos, percorreram escolas dos Jardins Aeroporto 3, Aviação, Recanto Elimar, Jardim Brasilândia, Piratininga, City Petrópolis, Santa Maria, Jardim Bonsucesso, entre outros. Durante as atividades os 

estudantes foram estimulados a produzirem ilustrações alusivas ao trânsito e cada escola fez a seleção de um trabalho, cujo autor será contemplado e reconhecido durante a cerimônia dessa terça-feira.

 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais