A Prefeitura realizou, durante sessão pública, a recepção de propostas e documentos de empresas interessadas em participar da organização, produção, administração e logística da Expoagro
Notícias
Todas as creches ficarão fechadas nesta sexta-feira
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, decidiu fechar as 68 creches nesta sexta-feira, 29, devido aos casos registrados da síndrome mão-pé-boca. A decisão foi tomada em conjunto após análise feita pelas secretarias de Educação e Saúde, setores de Creche e Vigilância Epidemiológica. Segundo o secretário de Saúde, José Conrado Netto, 520 crianças foram infectadas. Entre os principais sintomas estão febre alta, bolhas pelo corpo e manchas.
O secretário disse ainda que será feita uma higienização completa em todas as creches nesta sexta, sábado e domingo com intuito de conter o vírus. O trabalho de higienização será feito em todas as dependências das creches e também em utensílios e brinquedos. Outro alerta do secretário é de que os pais devem ficar atentos e ao primeiro sinal da doença deve procurar um médico para iniciar o tratamento. “É uma doença altamente contagiosa e a transmissão é muito rápida. As crianças sentem febre alta, aparece bolhas principalmente nas mãos e nos pés e ainda manchas avermelhadas pelo corpo. Aos primeiros sinais, os pais devem levar os filhos em uma Unidade de Saúde. As crianças devem ficar em casa de repouso até a recuperação total.”
Síndrome mão-pé-boca
É uma doença infecciosa viral contagiosa cujos principais sintomas são: febre alta, surgimento de manchas vermelhas na boca externamente, amígdalas e faringe, e erupção de pequenas bolhas especialmente nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.
A doença mão-pé boca é provocada pelo vírus Coxsackie (família dos enterovírus) presentes habitualmente no nosso sistema digestivo e podendo provocar estomatites (aftas no interior da boca).
Embora seja possível o acometimento de adultos, ela é mais comum na infância, em especial antes dos 05 anos de idade.
Características da doença mão-pé-boca:
Febre alta antes do surgimento das lesões;
Boca, amígdalas e orofaringe com manchas vermelhas com vesículas claras que podem evoluir para úlceras dolorosas;
Pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que podem ocorrer também nas nádegas e na região genital.
A transmissão se dá pela via fecal-oral, através do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, ou então através de alimentos e de objetos contaminados.
Mesmo depois de recuperada, a pessoa pode transmitir o vírus pelas fezes durante aproximadamente um mês.
Sintomas
O período de incubação varia de 1 a 7 dias. Na maioria dos casos, os sintomas são leves e podem ser confundidos com os do resfriado comum por exemplo.
Diagnóstico
É clínico, baseado nos sintomas, localização e aparência das lesões.
É muito importante fazer o diagnóstico diferencial com outras doenças que também provocam estomatites com aftas e bolhas na pele.
Tratamento
Ainda não existe vacina contra a doença mão-pé-boca.
Por isso, na maior parte dos casos, o tratamento é sintomático com antitérmicos e anti-inflamatórios.
O ideal é que o paciente permaneça em repouso, tome bastante líquido e alimente-se bem, mesmo com a dor de garganta.
Sexta-feira tem teatro no ‘Águas de Março’
Depois da Mostra de Dança, hoje tem teatro na programação do Festival Águas de Março
Franca terá voos da Gol para Guarulhos
Serão, inicialmente, de três a cinco frequências semanais Guarulhos-Franca-Guarulhos, ligando o aeroporto local ao de Cumbica, operadas pela Gol Linhas Aéreas
Comitiva acompanha anúncio da volta de voos comerciais a Franca
O retorno dos voos comerciais a Franca será anunciado em cerimônia na manhã desta quinta-feira, 28, às 11h, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado. O governador João Doria e os secretários de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e de Turismo, Vinícius Lummertz, apresentarão as novidades para beneficiar a conectividade área entre os municípios de São Paulo, entre eles, Franca.
Em encontro com o prefeito Gilson de Souza, na última terça-feira, em São Paulo, o secretário de Desenvolvimento Regional anunciou que Franca está contemplada no Programa São Para Todos, com a implantação de voos regionais.
“O governador João Doria trabalhou muito forte, incentivando as empresas aéreas para que pudessem gerar mais voos regionais. E, agora, uma boa notícia, o voo regional para Franca é uma realidade”, disse Vinholi, em vídeo divulgado pelo prefeito em suas redes sociais.
Gilson de Souza comemorou. “Nossa querida Franca voltará a receber voos comerciais. A operação de uma empresa com rotas regionais em nosso aeroporto sempre foi uma luta importante para a cidade. Com apoio do vice-governador Rodrigo Garcia e do governador João Doria, teremos mais este importante avanço para Franca”, afirmou o prefeito.
Para ele, esta “é uma importante conquista para a cidade, que, com certeza, vai impulsionar nossa economia, principalmente a indústria coureiro-calçadista, que recebe compradores e fornecedores de todas as partes do País e do exterior e dar mais independência para a população, que dependia do Aeroporto de Ribeirão Preto ou outras cidades”.
O prefeito irá acompanhado de uma comitiva de autoridades e lideranças locais para a cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.
Quadra de tênis recebe melhorias no Poli
A Prefeitura está concluindo algumas melhorias programadas para a quadra de tênis de campo no Poliesportivo.
Emdef mantém equipes nas ruas com remendo asfáltico
A Prefeitura intensificou os trabalhos, aproveitando a estiagem, e colocou as equipes da Emdef, encarregadas da operação de remendo asfáltico, para trabalhar nas ruas.