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Posse do novo Conselho Municipal da Pessoa Idosa será na próxima sexta-feira

 

idoso 3 Medium

     Está programado para sexta-feira 28, a posse da nova diretoria do Comupi (Conselho Municipal da Pessoa Idosa). O evento acontece na Casa da Cultura e do Artista Francano ‘Abdias do Nascimento’, na Rua Oscar Brasilino dos Santos, 1531, Centro – em frente à Praça Carlos Pacheco –, a partir das 8h.

     De acordo com a Secretaria de Ação Social, organizadora da cerimônia e na qual o Comupi é ligado, as eleições acontecem a cada 2 anos, que é o período do mandato de cada diretoria, sendo que este novo conselho será formado para o biênio de 2017 a 2019.

     O Comupi é uma instância Colegiada permanente, de caráter consultivo e deliberativo, composto por 7 representantes dos órgãos governamentais municipais e 7 representantes da sociedade civil, totalizando 14 titulares, sendo que cada membro titular do conselho tem seu respectivo suplente. As reuniões do colegiado são mensais, realizadas na sede da Secretaria Municipal de Ação Social, localizada na Avenida Champagnat, 1750, sempre na última sexta feira de cada mês, das 8h às 10h.

  •      De acordo com Lígia Andrian Leal, atual presidente, entre os objetivos do Comupi estão:
  •     - Aprovar a Política Municipal da Pessoa Idosa do Município de Franca de acordo com o Estatuto do Idoso, com a Política Nacional da Pessoa Idosa e em consonância com as deliberações das Conferências;
  •     - Articular campanhas, programas e ações que informem e esclareçam a população acerca dos direitos das Pessoas Idosas, bem como projetos educativos de valorização dos mesmos;

    - Acompanhar as denúncias recebidas pelo Órgão Gestor da Política de Assistência Social, relativas a toda forma de violação dos direitos das Pessoas Idosas;

    - Gerenciar o Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Franca - FMPIF;

    - dos CCIs (Centros de Convivência de Idosos); dos CDIs (Centros Dia de Idosos); dos CRIs (Centros de Referência dos Idosos); Acolhimentos Institucionais para Pessoas Idosas;

    - Estimular, propor e opinar sobre a criação e funcionamento dos SCFV (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e outros serviços similares, que atendam as Pessoas Idosas, garantindo o restabelecimento, a manutenção e ou o fortalecimento dos vínculos familiares e sócio comunitários;

    - Convocar e realizar a Conferência Municipal em processo articulado com o Órgão Gestor da Política da Assistência Social;

    - Articular anualmente a Semana Municipal de Valorização da Pessoa Idosa de Franca, conforme a Lei Municipal, dentre outros.

 

     A secretaria de Ação Social e o Comupi convidam a todos interessados nos assuntos referentes à pessoa idosa, para participarem da cerimônia.

Oficina sobre prevenção de incêndios atraiu grande público

 

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     Com a presença de autoridades, representantes de órgãos de segurança e de prefeituras da região, o auditório do Centro Universitário (Uni-FACEF) recebeu grande público, nesta terça-feira 25, para assistir a Oficina Preparatória sobre Estiagens, que tratou da prevenção de incêndios no período de seca.

     O evento contou com o apoio da Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Serviço e Meio Ambiente. O secretário da pasta Orivaldo Donzelli esteve presente   e, em nome do prefeito Gilson de Souza, impossibilitado de comparecer por compromisso inadiável no gabinete, agradeceu a presença de todos, se dizendo feliz pela expressiva presença do público.

     Depois da abertura solene, realizada por Donzelli, os trabalhos teóricos foram iniciados, com várias palestras proferidas por representantes da CEDEC/SP (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo), por integrantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, da Polícia Ambiental e do Corpo de Bombeiros de Franca.

     Ao longo da manhã, foram expostas e discutidas situações de anormalidade – que normalmente são focos de incêndios –, mostradas ações da “Operação Corta-Fogo”; funcionalidade e uso das aeronaves de combate a incêndios; componentes do Kit Estiagem; fiscalização de queimadas e incêndios florestais; entre outras ações de prevenção e combate a incêndios.

     Extrapolando o tema prinicipal, foram abordadas questões sobre proteção ao Meio Ambiente, combate e prevenção ao Aedes aegypti e esclarecimentos sobre o Programa Município Verde Azul.

     O período da tarde foi reservado para as atividades práticas, que aconteceram no pátio do Corpo de Bombeiros no Distrito Industrial de Franca. Os organizadores da Oficina entregaram aos representantes das cidades participantes os Kits de Estiagem, compostos por equipamentos básicos para equipar uma brigada de incêndio.

     A presença de Franca foi marcante, com a participação de dezenas de agentes públicos, especialmente da Guarda Civil, que com muita atenção aos conteúdos transmitidos, mostraram engajamento na imprescindível prevenção para evitar problemas sérios com as potenciais ocorrências de incêndio no período de estiagem.

Eleição do novo Conselho Municipal de Assistência Social será na quinta-feira

 

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     Está marcada para a manhã da quinta-feira, 27 de abril, a partir das 8h, a Assembleia Eleitoral do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) para eleição dos novos conselheiros da entidade. O encontro será na sede da Secretaria Municipal de Ação Social, localizada nas dependências do Complexo Champagnat, na Avenida Champagnat, 1750, Centro.

     De acordo com informações de Maria Amélia Faciroli Vergara, Assistente Social da Secretaria de Ação Social e secretária executiva do Conselho, a reunião será para confirmação, como suplentes de conselheiros, dos nomes dos 3 representantes inscritos e devidamente habilitados para concorrerem, são eles:

       - Dorvalina da Silva - CRAS Sul               

       - Grace Kelly Souza Gabriel - CRAS Leste

       - Márcio José da Silva - Centro POP

    Segundo Maria Amélia, as eleições no CMAS funcionam com a habilitação prévia, pelo próprio conselho, dos candidatos inscritos, que precisam apresentar documentação pessoal em dia, comprovar moradia em Franca e ser usuário de algum tipo de serviço, programa ou projeto prestado pela PNAS (Política Nacional de Assistência Social), uma vez que eles são os representantes da sociedade civil usuária dos programas.

    Na eleição, o Conselho vai confirmar os nomes previamente habilitados. A não eleição dos candidatos raramente acontece, mas é possível se o candidato faltar no dia da eleição ou apresentar desistência.  Os eleitores, que obrigatoriamente devem ser usuários dos programas de assistência, também precisam se inscrever para votar, mas a inscrição é feita no mesmo dia e local da eleição.

    Mais informações na Secretaria Executiva do CMAS na sede da Secretaria de Ação Social, no endereço já mencionado, ou pelos telefones 3711-9310/3711-9312, das 8h às 17h. 

Reforço de sinalização em passarelas das marginais dá segurança aos pedestres

 

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     As duas principais vias marginais da cidade, Avenida Hélio Palermo e Avenida Ismael Alonso y Alonso, receberam reforço de sinalização, horizontal e vertical, especialmente nas imediações das 23 passarelas instaladas em pontos estratégicos das avenidas. Essa foi mais uma das medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania, em conjunto com o Departamento de Trânsito, com o objetivo de orientar melhor os condutores de veículos e oferecer maior segurança para os pedestres nas travessias das vias.

     Segundo Orivaldo Donzelli, secretário de Segurança e Cidadania, a sinalização foi idealizada na esteira da revitalização e manutenção das passarelas existentes na cidade, feita pela Secretaria de Serviços e Meio Ambiente nas últimas semanas.

     “Refizemos pinturas desgastadas de solo, fizemos novas e também instalamos placas orientando condutores de veículos sobre o limite de velocidade máxima de 40 km/h em frente às passarelas, com o intuito de dar mais segurança aos pedestres”, revelou o secretário.

     Donzelli explica que as sinalizações de solo contemplam faixas exclusivas de travessia para os pedestres e, para os motoristas, os alertas de atenção e limite de velocidade foram colocados em destacadas placas aéreas fixadas alguns metros antes das passarelas.  

     Os locais que receberam sinalização ficam na Avenida Hélio Palermo, em pontos próximos do Jardim Planalto, Vila Nicácio, Vila Flores, Jardim Francano e na Avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, nos bairros Piratininga, Cubatão, São José, entre outros.

Reforço de sinalização em passarelas das marginais dá segurança aos pedestres

 

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     As duas principais vias marginais da cidade, Avenida Hélio Palermo e Avenida Ismael Alonso y Alonso, receberam reforço de sinalização, horizontal e vertical, especialmente nas imediações das 23 passarelas instaladas em pontos estratégicos das avenidas. Essa foi mais uma das medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania, em conjunto com o Departamento de Trânsito, com o objetivo de orientar melhor os condutores de veículos e oferecer maior segurança para os pedestres nas travessias das vias.

     Segundo Orivaldo Donzelli, secretário de Segurança e Cidadania, a sinalização foi idealizada na esteira da revitalização e manutenção das passarelas existentes na cidade, feita pela Secretaria de Serviços e Meio Ambiente nas últimas semanas.

     “Refizemos pinturas desgastadas de solo, fizemos novas e também instalamos placas orientando condutores de veículos sobre o limite de velocidade máxima de 40 km/h em frente às passarelas, com o intuito de dar mais segurança aos pedestres”, revelou o secretário.

     Donzelli explica que as sinalizações de solo contemplam faixas exclusivas de travessia para os pedestres e, para os motoristas, os alertas de atenção e limite de velocidade foram colocados em destacadas placas aéreas fixadas alguns metros antes das passarelas.  

     Os locais que receberam sinalização ficam na Avenida Hélio Palermo, em pontos próximos do Jardim Planalto, Vila Nicácio, Vila Flores, Jardim Francano e na Avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, nos bairros Piratininga, Cubatão, São José, entre outros.

Prefeitura entrega prêmio do primeiro sorteio do “IPTU em Dia”

 

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     A Prefeitura de Franca promoveu na tarde dessa terça-feira, em ato realizado no gabinete do prefeito Gilson de Souza, a entrega do prêmio “IPTU em Dia”, correspondente ao primeiro sorteio do ano. Os números foram conhecidos através da extração da Loteria Federal do dia 29 de março último.

     O contribuinte contemplado é um profissional autônomo, que solicitou que sua identidade fosse preservada e também não autorizou a utilização dos registros fotográficos, exigidos para fins de instrução do processo administrativo que a legislação prevê.

     O “IPTU em DIA” é um projeto da Prefeitura de Franca com o intuito de estimular as pessoas a se manter em dia com suas obrigações fiscais com o município e premia, mediante sorteio, dois contribuintes por ano que tenham pago seu imposto em dia e que estejam sem nenhum débito com a cidade.

     O valor bruto do prêmio é de R$ 56.851,00 (correspondente a 1000 UFMFs – Unidades Fiscais do Município), mas descontado os 30% de Imposto de Renda, exigido pela legislação, o valor fica em R$ 39.851,00, liquidos.

     Conforme cronograma da Secretaria Municipal de Finanças, o segundo sorteio acontecerá em dezembro, na extração da Loteria Federal de Natal, e contempla os contribuintes que optaram por pagar o IPTU em parcelas, só podendo concorrer aqueles que pagaram todas as parcelas em dia e não possuírem débito com a municipalidade. 

Fussol entrega Certificado para turma do Tear de Prego

 

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     O Fussol (Fundo Social de Solidariedade de Franca) finalizou mais uma capacitação, dentre várias que têm promovido para a população. Desta vez, 15 pessoas receberam seus certificados do curso de Tear de Prego, que teve duração de 48 horas/aula. No curso, as 14 alunas e 1 aluno participantes, aprenderam e fizeram tapetes utilizando a técnica do Tear de Prego.  A entrega dos certificados, que ocorreu na quinta-feira 13 de abril, contou com singela confraternização oferecida aos formandos pela instituição.

     As capacitações realizadas pelo Fussol têm como prioridade dar condições às pessoas de terem uma profissão, utilizando sua própria capacidade de produção e geração de renda, sem depender de terceiros. Com este objetivo, por exemplo, entram as capacitações e apoio aos artesãos da cidade, com cursos e locais disponibilizados pela prefeitura, mantenedora da instituição, para exposição e venda de seus artesanatos.

     De acordo com o Alexandre Alonso, diretor do Fussol, a orientação da primeira-dama do município e presidente da entidade Maria Aparecida Belchior de Souza, as ações do Fundo não devem ser para dar o peixe, mas sim ensinar as pessoas a pescar, contribuindo de forma objetiva e prática para este fim. 

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