Email  

Notícias

Vigilância realiza encontro sobre prevenção de escorpiões

 Vigilancia original

         A Vigilância Ambiental do município realizou na tarde desta quarta-feira, no auditório da Secretaria de Educação, um encontro com a participação de diretores de escolas e coordenadores de creches municipais, sobre escorpiões, suas características e prevenção.
      A veterinária Paola Russo passou informações sobre o animal, situações que facilitam o surgimento e dicas sobre como e onde buscar atendimentos, em casos de acidentes.
      O intuito do encontro foi esclarecer as dúvidas e reforçar as medidas preventivas que devem ser adotadas, de modo a evitar acidentes, como a vedação das ligações com a rede de esgoto, fechamento de ralos e não jogar produtos químicos nos ralos. No caso de ser encontrado o escorpião, a pessoa deverá ligar na Vigilância Ambiental, nos telefones (16) 3711-9408/9415. Com esse procedimento será feito o registro de notificação e, posteriormente, realizado o atendimento no local pela equipe da Vigilância.
      Nas situações de acidente, em que alguém tenha sido picado pelo escorpião, a primeira medida é procurar atendimento médico com urgência, no caso de crianças até 10 anos, direto na Santa Casa (ponto estratégico, local com soro antiveneno) e os demais no Pronto-Socorro, nas duas UPAs ou hospitais particulares.
Saúde e prevenção na Unesp
      Uma outra equipe da Vigilância Ambiental, envolvendo profissionais de informação e agentes de vetores, esteve nos dois últimos dias, participando de um trabalho preventivo sobre criadouros do mosquito da dengue. Juntos, com alunos e professores da Universidade de Franca, também foram oferecidos exames preventivos de saúde, como aferição de pressão arterial, glicemia e outros.
      O intuito foi deixar alunos e funcionários da Universidade Estadual Paulista, instalada no Jardim Petráglia, orientados sobre as medidas praticadas para o combate a doença, as intervenções diárias feitas pela Prefeitura e pedir a colaboração de cada um, nos ambientes domésticos, realizando inspeções periódicas em vasilhas com água parada e limpeza de calhas.

Setembro Amarelo: CAPS faz oficinas e UBSs têm mobilização de valorização à vida

 Setembro Amarelo CAPS original

         Como forma de mobilizar e abranger o maior número de pessoas para valorização da vida, a Secretaria de Saúde está desenvolvendo uma série de ações na Campanha “Setembro Amarelo”, em toda a rede pública municipal.
      A mobilização, buscando abranger o maior número de pessoas, acontece por meio das abordagens multiprofissionais, junto à comunidade, a partir das recepções das unidades, sejam elas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Ambulatórios, UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), Pronto-Socorro “Dr Álvaro Azzuz”, Farmácia Municipal, Centro de Diagnóstico e demais repartições que oferecem serviços de saúde.
      Ao longo do mês, nas UBSs da cidade, haverá dia de mobilização com a comunidade, ações em sala de espera com a distribuição de panfleto de orientação. Será feita decoração na cor amarela, como forma de despertar e chamar a atenção da população.
      Além de mensagens positivas na recepção, a UBS Guanabara colocou uma “Caixinha do Desabafo” para que a população escreva o que está sentindo e se precisa de ajuda. Posteriormente, a psicóloga entrará em contato para atendimento da demanda que surgir. Também haverá, na quinta-feira, a partir das 14 horas, uma ação especial do Setembro Amarelo.
      Também serão desenvolvidas ações nos dois CAPS, o Florescer (rua Concórdia, 4881, Jardim Milena), voltado às pessoas com necessidades relacionadas a vícios com uso de álcool, crack e demais drogas, e o Renascer (rua Cavalheiro Petráglia, 181, Estação), pessoas acometidas com transtornos mentais, oferecendo atividades terapêuticas e tratamento medicamentoso, com auxílio na ressocialização. Com funcionamento 24 horas e equipes multidisciplinares, ambos terão oficinas e ações sobre saúde mental.
      Com o tema “Você não está sozinho! Você é importante!”, o CAPS Renascer promove, no dia 14, a partir das 8h30, diversas ações para o Setembro Amarelo, com momentos de relaxamento e meditação, oficinas e apresentação de um vídeo produzido pelos pacientes do CAPS de nome “A Minha Vida Importa”.
Serviços à população
      Atualmente, a Secretaria de Saúde disponibiliza serviços voltados para a saúde mental da população de Franca. Além da Atenção Básica, há o Ambulatório de Saúde Mental Adulto, que traz atendimentos psicológicos e psiquiátricos, serviço social, terapia ocupacional, enfermagem e oficinas para pacientes com transtornos mentais de moderado a grave com demanda ambulatorial.
      Há também o NAIA (Núcleo de Atendimento a Infância e Adolescência), voltado para jovens até 17 anos, 11 meses e 29 dias acometidos por transtornos mentais de moderado a grave, com atendimentos, terapia ocupacional e pedagoga; os dois CAPS; 10 serviços de Residência Terapêutica com 10 vagas em cada (destinados a pacientes provenientes de internação de longa permanência, em parceria com a Fundação Allan Kardec) e o serviço de urgência psiquiátrica no Pronto-Socorro “Dr Álvaro Azzuz”, das 7 às 19 horas, para casos de urgência.
 

Ação Social e FUSSOL promovem oficina de salgados para mulheres

 Oficina de Salgado original

          A Secretaria de Ação Social e o FUSSOL (Fundo de Solidariedade de Franca) realizaram nesta terça-feira, 12, a primeira oficina gratuita de produção de salgados para mulheres atendidas pela Política de Assistência Social.
      O objetivo é garantir a profissionalização e a obtenção de renda a estas mulheres em situação de vulnerabilidade. Neste primeiro momento, dez mulheres participaram do curso no Espaço da Cozinhalimento, inaugurada neste ano, em prédio anexo ao Parque dos Trabalhadores.
      Para garantir a participação de todas, a Secretaria de Ação Social organizou o transporte e o acompanhamento das alunas durante as aulas, que serão encerradas na próxima semana, com a entrega de certificados e ensinamentos para produção de salgados fritos e assados.
      Esta ação compõe um conjunto de estratégias de atenção às mulheres realizadas pela Prefeitura de Franca.
 

Casa da Cultura recebe oficinas gratuitas de Mamulengo e Desenho

 Casa de Cultura original

         A Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento” tem oportunidades para quem deseja fazer oficinas gratuitas de Desenho e Mamulengo (tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro). Elas fazem parte do Bolsa Cultura, da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), e do projeto Oficinas Culturais do Governo do Estado de São Paulo.
      Com aulas dos artistas Marcus Flávio e Tarsila Pavão, a Oficina de Desenho Urbano acontece às quartas-feiras, das 14 às 17 horas e aos sábados, das 9 às 12 horas. O curso trata de uma manifestação artístico-cultural de desenhos de observação em grupo no espaço público e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (16) 99222-9942.
      Já a Oficina “Teatro de Mamulengo: da Confecção à Ação” é coordenada pelo ator, diretor e produtor Weslley Borges e acontecerá nos dias 16 e 23 de setembro, dois sábados deste mês, das 8h30 às 12h30.
      Em um primeiro momento, haverá a apresentação do contexto histórico e estético; o segundo terá a confecção do Mamulengo com o uso de garrafas pet; e o terceiro e último, mostrará a técnica de manipulação e construção de cena, a partir da improvisação.
      Para participar, é necessário ter mais de 16 anos e interesse em aprender sobre o teatro de bonecos e suas possibilidades. Interessados podem fazer inscrição pelo telefone (16) 3721-8692.
      A Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento” fica na Rua Oscar Brasilino dos Santos, 1531, Centro.
Projeto de poemas
      Além destas duas oficinas, o Bolsa Cultura, programa da FEAC de fomento às ações artísticas da cidade, tem o Projeto Âmago, que desde agosto, até o dia 16 de outubro, está recebendo adesões. Trata-se de uma exposição de poemas em containers no Centro de Franca. Quem quiser participar pode preencher o formulário disponível no Instagram do projeto Elas na Cena: @elas.na.cena e inscrever seus poemas.
 

FUSSOL abre inscrições para 4 cursos especiais de Natal

Curso Panetone original 

        O Fundo Social de Solidariedade (FUSSOL) está se antecipando ao período de Natal e abre a partir desta quarta-feira, 13, as inscrições para quem tenha interesse em aprender a produzir 'Panetones e Doces Natalinos'. As inscrições para os 4 cursos podem ser feitas nos próprios locais em que serão realizados, no CCI do Aeroporto 3 e Centro Comunitário do Jardim Santa Efigênia, as duas primeiras turmas.
      Ao todo, estão sendo oferecidas 64 vagas, que foram distribuídas em 4 turmas e o início da primeira será no dia 25, deste mês, no CCI ‘Avelina Maria de Jesus’, no Jardim Aeroporto 3 e a segunda turma, no dia 27, no Centro Comunitário do Jardim Santa Efigênia, respectivamente, Regiões Sul e Oeste.  Com 20h de duração, no Aeroporto, as aulas serão realizadas às segundas e terças-feiras, das 13h30 às 17h30, até o dia 16 de outubro e no Santa Efigênia, às quartas e quintas-feiras, nos mesmos horários, até o dia 19, do próximo mês.
Como participar
      Todos os cursos são gratuitos e para participar, uma das condições é que a pessoa tenha 18 anos ou mais e disponibilidade de frequência nos horários estabelecidos. As inscrições no CCI ‘Avelina’ devem ser feitas no local (rua Sara Beatriz de Freitas, 1867) ou pelo telefone 3701-4047, com 16 vagas disponíveis.
      No Centro Comunitário do Santa Efigênia (rua Sargento Marques Alfredo Lance, 1955), os interessados podem ir ao local ou se inscrever pelo telefone 99213 –7748.
      Em cada um dos locais e no período mencionado, os inscritos farão os dois cursos de 'Fabricação de Panetones' e 'Doces Natalinos', contando com a parceria do SENAI e SEBRAE.
      Com as mesmas 16 vagas oferecidas, no Centro Comunitário do Parque do Horto (rua Dr. Nelson Facioli, 213 - telefone 99362-4144), terá turma com aulas entre os dias 2 e 26 de outubro, no período noturno, das 18h30 às 22h30. A última turma terá aulas no Centro Comunitário do City Petrópolis (Av. Santa Terezinha, 830 - telefone 99213-5432), também no período noturno até às 22h30.
      O FUSSOL lembra que outros cursos serão anunciados antes de dezembro, entre eles o de 'Confecção de Guirlandas', 'Bolas Natalinas' e 'Automaquiagem Especial' para festas de fim de ano, todos com datas a serem definidas nas próximas semanas.

Novos Centros de Esportes com obras em andamento

 Novo CEPEL original

        A Prefeitura está com dois novos Centros Populares de Esportes e Lazer (CEPEL), com as obras em andamento, um no Jardim Palma, Região Leste e outro no Parque Continental/Jardim Martins, Região Oeste. Estes equipamentos fazem parte de um conjunto de 10 unidades previstas até o final deste ano, cujo objetivo é de oferecer entretenimento e lazer as populações próximas aos bairros contemplados.
      Nas obras do Centro de Esportes do Jardim Palma, que ocupa uma área próxima a Avenida Leila Scarabucci Guimarães, a movimentação segue intensa, com equipes da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), mobilizadas nos serviços de construção das quadras, uma de areia e outra de basquete 3x3, quase prontas e a estrutura da pista de skate recebendo o acabamento final, concretagem das escadas e início da marcação da pintura da quadra de basquete.
      As canaletas, no entorno dos equipamentos, para a captação e escoamento da água também estão sendo concluídas. A Prefeitura está investindo recursos na ordem de R$ 400 mil.
      No Parque Continental, os trabalhos estão concentrados na preparação da base da quadra de basquete, quadra de areia e os sistemas de captação das águas. Nos dois locais, a Secretaria de Infraestrutura realiza o acompanhamento técnico periódico.
      Um terceiro Centro de Esportes já está com licitação concluída e será iniciado em breve, na Região Sul, para atender os moradores do Parque Progresso e adjacências, em área anexa a Praça ‘Tancredo Neves, próxima a UBS do bairro.
      As outras 7 já inauguradas estão nos bairros Jardim Redentor/Vila Gosuen, City Petrópolis, Santa Bárbara, Ana Dorotheia, Franca Polo, Jardins Moema/Planalto e Samello Woods.

Emdef intensifica remendo asfáltico e sinalização

 Remendo Asfaltico EMDEF original

         A conservação das vias públicas é essencial para maior segurança dos motoristas e dos pedestres. A Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), responsável por fazer as manutenções, segue com as equipes nas ruas, diariamente, atuando na malha urbana e também nas rodovias municipais, especialmente, as que interligam o município com cidades vizinhas de Minas Gerais.
      A rodovia Tancredo Neves (Franca-Claraval) recebeu neste começo de semana, uma manutenção geral com o tapa-buracos no trecho paulista, enquanto a outra via, que liga a cidade a Ibiraci (João Traficante), a partir do Jardim Palestina, foi incluída na programação desta terça-feira.
      Equipes trabalharam na conservação das ruas dos Jardins Petráglia, a partir da Avenida Dom Pedro I, no Jardim Aeroporto 4, Jardim Alvorada e Parque Mundo Novo, além da Vila Aparecida, setor Leste da cidade.
      A Emdef orienta que as solicitações de remendo asfáltico sejam feitas pelo canal Tapezap (99999-8480), com o fornecimento do endereço completo e referência do local.
      No último mês, segundo a Emdef, foram atendidas 309 ordens de serviço, das quais 213 internas, levantadas pelas próprias equipes e 96 de chamadas externas, abrangendo mais de uma centena de ruas nos bairros do município.
Sinalização
      Em trabalho integrado com a Secretaria de Segurança, que auxilia no acompanhamento dos locais que demandam intervenções, foram realizados serviços de pintura no asfalto na rua Coronel Tamarindo, área em que houve implantação de sentido único na Vila Nicácio, no São Luiz, na Av. Major Elias Mota, no Jardim Luíza, na Av. Nelson Japaulo, no Parque dos Pinhais (rua da Concórdia), Residencial Ana Dorothéia, Jardins Aeroporto 3, Boa Esperança, Vila Marta, Residencial Paraíso, Cidade Nova, entre outros.
      Também estão programadas a implantação e substituição de emplacamento, na rua Adelina Finori Pasquino, recém recapeada, no Parque Progresso, nas ruas Tocantins, no Residencial Amazonas, Clóvis Vieira de Andrade, no Jardim Portinari, Alameda Vicente Leporace, no Parque dos Pinhais, Coronel Tamarindo, Fernando Contini e Avenida Sebastião Tonin, ambas na Esplanada Primo Menegheti.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais