Email  

Notícias

Uni-Facef e Prefeitura inauguram novo Ambulatório Escola

 DSC 7156
     Será inaugurada na próxima segunda-feira, 1º de agosto, às 14h30, a nova unidade do Ambulatório Escola do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), em parceria com a Prefeitura. 
     O ambulatório instalado, em prédio anexo à unidade II da universidade, conta com 16 consultórios para o atendimento nas especialidades de Clínica Médica (geral), Ginecologia, Pediatria e
acompanhamentos pós-cirúrgicos, vinculados à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Ângela Rosa, para apoio no atendimento à demanda daquele setor da cidade.
     A estimativa é que a nova unidade ofereça cerca de 1 mil atendimentos por mês, que serão prestados pelos estudantes do curso de Medicina da Uni-Facef, sob a supervisão de preceptores e a coordenação do médico e professor Frederico Alonso de Freitas, que também chefia o Departamento de Medicina da universidade.
     Atualmente, a cidade conta com dois Ambulatórios Escola, que funcionam mediante parceria entre a Prefeitura e Universidade de Franca, no centro da cidade e outra unidade do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), instalado no Hospital do Coração, que oferecem, em média, 900 e 630 atendimentos mensais, respectivamente, cujo encaminhamento dos pacientes é feito pela rede de Unidades Básicas de Saúde. 
 
Serviço
Novo Ambulatório Escola 
Data: 1º de agosto
Horário: 14h30
Local:  Av. Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2390 – Ao lado da Unidade II (Uni-FACEF)
 

Título de Outorga Onerosa disponibiliza pagamento em parcelas

 original f75aa7799de0729bd1e1bde8b85c7d75 720x380 1
     A Prefeitura de Franca publicou nesta semana, no Diário Oficial do Município, o decreto 11.496, sobre o parcelamento da aquisição do Título de Outorga Onerosa do Direito de Construir, baseado no Coeficiente de Aproveitamento Básico, acrescentando opções do pagamento de forma parcelada. Ele é regulado pela legislação de dezembro do ano passado. 
     De acordo com a Lei Complementar nº 372, em vigor desde o dia 16, daquele mês, trata-se da regularização das edificações construídas, onde os cálculos passaram a ser feitos em conformidade com uma tabela, que consta a metragem da construção, em que deve ser feita a outorga, o valor do adicional construtivo sobre a restrição administrativa por metro quadrado.
     Ressalte-se que a legislação estabelece a isenção para construções de até 140 m² e para as demais situações, as variações de cobrança obedece a tabela seguinte:
 
Acima de 140m² a 200 m²  - 1 UFMF por m², (R$ 71,96)
Acima de 200 m² a 300 m²  - 2 UFMF por m²,
Acima de 300 m² a 400 m²  - 3 UFMF por m²,
Acima de 400 m² a 500 m²    5 UFMF por m²  e
Acima de 500 m²  - 10 UFMF por m²
 
     Com o novo decreto, o Título de Outorga Onerosa somente será expedido e entregue a pessoa interessada, após efetivado o pagamento, sendo facultada a opção de dividir o valor a ser pago, antes do recebimento do título, no mesmo prazo autorizado para os créditos fiscais tributários. Portanto, a expedição e entrega do Título de Outorga Onerosa estarão vinculadas à comprovação do pagamento integral.
     Nas situações em que houver a solicitação de pagamento parcelado prévio, será feita a atualização monetária de cada parcela da mesma maneira que a correção da dívida ativa tributária e não tributária. 
 
Prazos para solicitações 
     A Secretaria de Infraestrutura tem registrado uma alta demanda de solicitações de Outorgas, tanto Onerosas, como incluídas na faixa de isenção e tem procurado analisar com agilidade cada um dos processos. Os números indicam que 427 solicitações foram processadas desde a entrada da nova Lei em vigor, sendo que 67 são anterior à 16 de dezembro de 2021. 
Nicola Rossano Costa, secretário de Infraestrutura, orienta que as pessoas interessadas nessa regularização se atentem aos prazos, no caso das construções acima de 140 metros quadrados,  a Outorga Onerosa. O prazo estabelecido para a regularização vai até o dia 16 de dezembro deste ano. 
     A estimativa é que mais de 20 mil pessoas podem ser beneficiadas  por esse tipo de Outorga,  mas precisam protocolar os pedidos. São donos de imóveis construídos na área urbana de forma irregular, já que antes da Lei não havia esse instrumento legal. A Lei Complementar oferece aos cidadãos, a isenção do pagamento para a regularização de imóveis com até 140 m², aquelas as construções irregulares ou clandestinas concluídas ou iniciadas até 31 de dezembro de 2.020. 
     Como zona de incidência para fins de regularização é estabelecido todo o perímetro urbano do município, sendo que nos casos em que existir risco para a segurança das pessoas, a Prefeitura poderá exigir obras de adequação para garantir maior estabilidade, segurança, higiene, salubridade, permeabilidade e acessibilidade. A regularização somente será concedida se a construção apresentar condições de habitabilidade e que não tenha infringido parâmetros urbanísticos, como recuos, afastamentos, taxa de ocupação, número de pavimentos e áreas de claridade. 
    Em vigor desde o dia de 16 de dezembro de 2021, a lei  estabelece que os pedidos devem ser protocolados no prazo de até 360 dias, contados da publicação, exceto para as construções de até 140 m², que poderão protocolizar pedido a qualquer tempo, desde que preenchidos os requisitos exigidos. 

Francanos participam de Maratona em São Paulo

 WhatsApp Image 2022 07 28 at 15.36.05
     Um grupo de 26 esportistas do atletismo estarão, em São Paulo, no próximo domingo, 31, para participar da Maratona Internacional, uma das principais provas do gênero na América Latina. Entre eles, está a corredora Selma Reis, que representa a cidade nos eventos  oficiais, tendo obtido a Medalha de Ouro, nos recentes Jogos Regionais, em competição disputada em Ribeirão Preto. Depois esteve na fase final em Pindamonhangaba.
     Empenhada em superar os seus próprios limites, Selma Reis confirmou sua participação na Maratona Internacional, com percurso de 21,1 km, pelas ruas e avenidas da capital. Motivada e mantendo uma rotina diária de treinamentos, em que cronometra com precisão os seus tempos, correndo por ruas e avenidas do bairro São Joaquim (onde mora) até o Distrito Industrial, Selma está confiante em conseguir uma boa colocação nesse evento, com atletas do Brasil inteiro.
      A organização contabilizou mais de 15 mil inscritos, inclusive com a participação de competidores de outros países. Ao lado dos demais colegas, viaja na madrugada desta sexta-feira, saindo às 5h30, da Avenida Paulo VI, no Residencial Paraíso. Com ela, estarão outros maratonistas da cidade, entre eles, Valdir Silva de Oliveira, Vergílio Antônio Dias, Dalila Silva Bagnelli, Carlos Gimenes, Karina Duarte Gimenes ,Igor Eleutério, Isaias Inácio Sousa Lemos, Tatiane Pereira Pádua, Maria Aparecida Carvalho, Elaine Fonseca, Adriana Candido de Souza, Silvana Candido de Souza, Carina Maria da Silva, Karina Mariano, Fabiano Gimenes Lucca, Wagner Faleiros, Fabiana Lopes Alonso Menezes, Isabel Cristina da Silva Francisco, Aparecido Donisete Francisco, Eliane Gadotti, Andressa Bárbara Alves, Roberta Pimenta Branquinho, Adriana Santos, Rose Faria, Eliana Helena Marques, Rafael Freitas Prado, Aletheia Mamede  e Aridna de Azevedo Noronha Carvalho.
     A Maratona Internacional da Capital Paulista é uma das maiores competições do Estado nesse formato e a terceira maior da América Latina, sendo dividida em percursos de 42.2 k e 21.1 k. Será um evento que, além da confraternização, que propicia entre os inscritos, oferece a oportunidade de testarem os seus limites, contando om uma estrutura de planejamento preparada em seus mínimos detalhes, com início às 6h, de domingo, dia 31.

Saúde atende 2 mil crianças com prevenção bucal e terá novo Odontomóvel

 DIP 8817.MOV.00 00 05 05.Quadro001
     A Secretaria de Saúde contabilizou até este mês, cerca de 2 mil  atendimentos de crianças da rede de Creches Escolas parceiras, através do programa preventivo de saúde bucal, mediante atendimentos semanais oferecidos por uma equipe do Odontomóvel. Essa estrutura está nesta semana, na região do Jardim Santa Bárbara, onde nesta sexta-feira, no período da manhã, dois profissionais vão examinar as crianças, orientando sobre formas de fazer a correta higiene bucal. 
 
Novo Odontomóvel
     A Prefeitura acaba de adquirir uma nova viatura de Odontomóvel, devidamente equipada, que deverá ser entregue nas próximas semanas pelo fornecedor, cujo valor investido é da ordem de R$ 616 mil. O objetivo da Prefeitura é ampliar a assistência nas creches, onde a cobertura atinge mais de 12 mil crianças, de cerca de 60 unidades espalhadas por todas as regiões.
     Ainda sobre a rotina do trabalho em andamento, desde o começo do ano letivo, além dos mais de 2 mil atendimentos prestados para crianças de 15 Creches Escolas já visitadas, cerca de 350 receberam algum tipo de tratamento, através da própria equipe do Odontomóvel. O veículo contém dois gabinetes odontológicos e percorre as unidades de ensino, de acordo com um cronograma conjunto elaborado pelas secretarias de Saúde e Educação, com acompanhamento dos pais que são previamente orientados.

Recapeamento da Av. Barbosa Filho entra em fase final

 DSC 7149
     A pista no sentido bairro – centro da Avenida Dr. Antônio Barbosa Filho até nos semáforos do cruzamento com a rua Comandante Salgado já está recapeada, a partir da programação definida pela Secretaria de Infraestrutura, com a empresa responsável pela execução dos serviços. Desde a segunda-feira, os serviços estão concentrados na pista em sentido contrário e nesta quinta-feira, as equipes trabalhavam nas proximidades com a rotatória da Avenida Paulino Pucci, entre os Jardins Francano e Consolação.
     A programação é concluir essa etapa de recapeamento, neste final de semana, de maneira a transferir toda a estrutura de máquinas na segunda-feira para a Vila Martha, onde deve ser atendida da Avenida dos Sapateiros, a partir da rotatória com a rua Alfredo Tosi. O trabalho vem sendo executado precedido da fresagem, que é um tipo de raspagem feita sobre o pavimento atual, que além de melhorar a aderência da nova massa aplicada, permite a remoção das irregularidades existentes na pista.
     A condução das obras está sendo feita sem interrupção do trânsito, com sinalização de alerta e manutenção de meia pista livre para a passagem dos veículos. 
    Estão sendo aplicados recursos na ordem de R$ 4,7 milhões, através de convênio com o Governo do Estado de São Paulo. Essa etapa de recapeamento teve início pela Avenida São Vicente, num dos trechos entre a Vila Hípica e o bairro Zanetti. Depois foram contemplados o Jardim do Éden, uma rua no Jardim Planalto e, agora, está sendo executado na segunda pista da avenida Antônio Barbosa Filho, que margeia o Córrego dos Bagres, com previsão de término nesta sexta-feira.

FEAC publica classificação final e homologação dos chamamentos públicos esportivos e culturais

 chamamento feac
     A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) publicou nesta quinta-feira, 28, no Diário Oficial do Município, os editais contendo as classificações finais e as homologações das organizações da Sociedade Civil habilitadas nos Chamamentos Públicos para parcerias culturais, esportivas e paradesportivas a serem realizadas nos anos de 2022/2023. Os documentos poderão ser consultados pelo site da Prefeitura, no link do 'Diário Oficial do Município' - https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2089-28072022.pdf e pelo site da FEAC Franca - http://feacfranca.sp.gov.br/FEAC/chamamentos . 
      Os projetos apresentados foram analisados, individualmente, pelos membros da Comissão de Seleção, Análise e Classificação, atendendo aos critérios previstos nos editais, cuja pontuação máxima global poderia atingir a 30 pontos.        Ao todo, foram classificados 5 projetos para a cultura e 21 para a área de esportes. Os planos de trabalho que obtiveram pontuação total ou inferior a 15, foram desclassificados.
     Com a homologação dos chamamentos, que não gera direito para a entidade à celebração da parceria, a FEAC entrará em contato com as entidades habilitadas para a apresentação dos documentos previstos e a efetivação dos trâmites necessários para as futuras parcerias. 

Leilão tem todos os animais arrematados

 IMG 9865
     O Canil Municipal promoveu na manhã desta quinta-feira, o 4° Leilão deste ano, onde todos os 8 animais que foram disponibilizados foram arrematados, pelo valor total de R$ 3.900. 
     Os novos proprietários terão três dias úteis para a retirada dos animais do Canil, mediante a apresentação do comprovante de pagamento da guia de recolhimento.
    Os animais encaminhados para o leilão são acolhidos pelo Canil Municipal, após a captura dos mesmos soltos e abandonados em vias e áreas públicas ou mediante maustratos, cujos proprietários não foram retirá-los no prazo previsto pela legislação. 
     Entre 2.021 e no primeiro semestre deste ano, o Canil Municipal já realizou 10 leilões, onde cerca de 96 animais foram arrematados. 
     Um levantamento mostra que, por ano, são cerca de 300 animais resgatados. Destes, caso não sejam retirados pelos proprietários no prazo estipulado de 5 dias, após a publicação do comunicado, no Diário Oficial do Município, os animais recebem atendimento na unidade e são destinados ao leilão. 
     As denúncias de animais soltos em vias e áreas públicas poderão ser feitas pelos telefones 153, (16) 3724-1033 e (16) 3703-9389.  

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais