Email  

Notícias

Confira a programação da vacina contra a Covid-19 para quinta-feira

 Vacinacao
     A programação da Campanha de Imunização contra a Covid-19 contempla para esta quinta-feira, 10 postos de vacinação, funcionando das 07h30 às 16h.
 
 
1ª Dose - Pessoas de 12 anos a 17 anos / 2ª e 3ª Doses / 4ª Dose Imunossuprimidos -  Pfizer 
     Para as pessoas, com idade de 12 a 17 anos, que ainda não receberam a primeira dose, gestantes e puérperas, da mesma faixa etária, além da aplicação da segunda, terceira e quarta doses da vacina Pfizer,  nesta quinta-feira, 6, o atendimento será prestado nas UBS São Sebastião, Brasilândia, Estação, Santa Terezinha, Progresso, Leporace e Guanabara, das 07h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento das doses anteriores.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 . 
     As pessoas que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais e os francanos, que tenham idade de 18 anos ou mais, poderão receber a segunda dose, com o intervalo de 21 dias. Já o intervalo da segunda para a terceira dose para as pessoas, com 18 anos ou mais, deve ser de 4 meses. Também estarão disponíveis a primeira e segunda doses para gestantes e puérperas.
     A quarta dose para os imunossuprimidos com 18 anos, será ministrada, observando que o primeiro reforço deve ser após o intervalo de 28 dias da segunda dose e o segundo, com 4 meses de intervalo do 1º reforço.
 
 
1ª Dose - Pessoas de 18 anos ou mais/ 2ª Dose Coronavac
     A primeira e a segunda doses para os francanos na faixa etária, com 18 anos ou mais, estarão disponíveis nas UBS Ângela Rosa, das 07h30 às 16h. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento da primeira dose para a segunda aplicação da vacina.
 
 
2ª Dose - Astrazeneca 
     A segunda dose da Astrazeneca estará disponível na UBS Paulista, das 07h30 às 16h. Poderão antecipar a segunda dose, as pessoas que receberam a primeira aplicação há 8 semanas.
 
 
Dose Adicional para Janssen
     A dose adicional para as pessoas que tomaram a vacina Janssen, que tenham 18 anos ou mais e receberam o imunizante, com o intervalo de, pelo menos, dois meses, será aplicada na UBS Luíza, das 07h30 às 16h, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto e o comprovante da primeira aplicação. Segundo o Documento Técnico da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, a dose adicional poderá ser, preferencialmente, da vacina Pfizer ou qualquer imunobiológico disponível.

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

 WhatsApp Image 2022 01 05 at 14.44.51 1
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
     Para esta quinta-feira, estarão disponíveis as UBS Planalto, Horto, Aeroporto 1 e 3, Paulistano e Santa Clara,  funcionando das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, além dos ESF (Estratégia de Saúde da Família) City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Palma, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.

Educação fará busca ativa para atrair alunos da EJA

 pexels pixabay 265076
     A Secretaria de Educação está realizando um trabalho de busca ativa para atrair jovens e adultos, que desejam concluir os seus estudos, por meio da EJA (Educação de Jovens e Adultos). O objetivo é resgatar aqueles estudantes que abandonaram os estudos, afetados pelos impactos da pandemia e que ficaram impossibilidade de frequentar as aulas presenciais.
     A Secretaria de Educação informa que as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) prosseguirão até 31, deste mês. 
Rose Pelizaro, diretora da EJA, observou que para algumas mães com crianças pequenas, o ensino on-line possibilitou que concluíssem os estudos, outros que trabalham fizeram o mesmo. O que é preciso é comprometimento, acompanhar e realizar as tarefas passadas. 
     O ensino da EJA é oferecido em 4 unidades descentralizadas, localizadas nos bairros Jardim América, Aeroporto 3, Integração e Redentor, além da unidade não presencial, que funciona no Colégio Champagnat, chamada CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal à Distância). Nesse local, o aluno faz a matrícula, opta pela disciplina que deseja cursar, recebe a apostila e estuda em casa, podendo ir ao local para tirar suas dúvidas quando tiver, submetendo a uma avaliação no momento em que se considerar em condições de realizá-la.
 
 
 
Condições para matrículas
     No EJA regular, o estudante pode concluir o ciclo de aprendizado em um ano e meio ou dois, com aulas noturnas, das 19h às 23h, no Fundamental e Médio. No primeiro caso, uma exigência é que o aluno tenha, ao menos, 15 anos completos e para o Ensino Médio, a partir de 18 anos. 
     As matrículas estão sendo recebidas nas unidades escolares para o ensino presencial, mediante a apresentação de xerox e original do CPF, RG, certificado de reservista e título de eleitor, comprovante de endereço, com CEP, certidão de nascimento ou casamento, certidão de nascimento dos filhos, declaração de trabalho, comprovante de escolaridade anterior e uma foto 3x4. 
     As matrículas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, nos seguintes locais: 
 
Escola Municipal Prof. Antônio Sicchierolli – Tel. 3723-9219
Rua Prof. Laerte Barbosa Cintra, 929 - Jardim América
 
Escola Municipal Prof. José Mário Faleiros – Tel. 3701-8299
Rua Leandro Fernandes Martins, 1971 – Jardim Aeroporto III
 
Escola Municipal Prof.ª Maria Helena Rosa Barbosa – 3703-0222
Rua João Francisco Murzi, 5210 – Jardim Redentor
 
Escola Municipal Prof.ª Nair Martins Rocha - 37236788
Rua Padre Conrado, 1900 – Vila Santos Dumont
 
     Para os que desejam iniciar no ensino semipresencial do CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal) Profa Climene Rebelo Novelino Abdala, as matrículas são permanentes e podem ser feitas durante todo o ano, no Colégio Champagnat (Av. Champagnat, 1.808 - Centro), das 14 às 20h. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3701-8367.

Pronto-Socorro volta a ser Polo para Síndrome Gripal e Covid-19

 DSC 9960
     O prefeito Alexandre Ferreira anunciou na tarde desta terça-feira que, a partir desta quarta-feira, 5, o Pronto-Socorro "Dr. Álvaro Azzuz", voltará a ser Polo, exclusivo, para o atendimento a Síndromes Gripais e Covid-19, para pacientes que apresentam sintomas, como tosse, coriza, febre, dores no corpo e garganta, dentre outros. Os casos de emergência de clínica geral passarão a ser atendidos pelas UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento) dos Jardins Aeroporto e Anita.
     A decisão foi adotada, tendo em vista a grande quantidade de pacientes atendidos nos últimos 15 dias, nas unidades de urgência, que apresentaram sintomas relacionados à gripe, também semelhantes a Covid-19. Números apresentados pelo prefeito, indicaram que desde o dia 20 de dezembro até o início desta semana, 31.089 pessoas foram acolhidas nos prontos-socorros e UPA’s, sendo que destas, 13.428 pacientes apresentaram sintomas relacionados às doenças respiratórias.
     Alexandre Ferreira destacou que a grande procura por atendimentos nos últimos dias e o reflexo das confraternizações de final de ano estão acendendo um 'alerta', tendo em vista a quantidade de casos registrados e a situação vivenciada pela cidade, com relação aos casos de Covid-19, no mesmo período do ano passado. Segundo ele, atualmente, a taxa de internação de pacientes pela doença está em 5,37%.
     Durante seu pronunciamento, o chefe do Executivo explicou que determinou ao secretário de Saúde, Lucas Souza, a ampliação do espaço físico para a realização de exames, em uma ala que será montada anexa ao Pronto-Socorro "Dr Álvaro Azzuz", que começa a funcionar nos próximos dias. Atualmente, são 51 médicos, atendendo, diariamente, nas unidades de urgência e emergência e a partir desta quarta-feira, a equipe de atendimento será reforçada com novos técnicos de enfermagem, recém convocados que foram aprovados em concurso público. 
     Sobre a realização de exames e testes de Covid-19, o protocolo a ser adotado prevê que o paciente faça o teste, receba o atestado médico, a medicação e a recomendação é para que aguarde em casa, em isolamento, o resultado que será enviado para o e-mail informado pelo paciente.  Ainda de acordo com Alexandre Ferreira, já foi solicitado ao Governo do Estado e reiterada a cobrança nesta terça-feira, do envio de mais vacinas contra a Gripe. 
     Por fim, o prefeito de Franca destacou que a Secretaria de Saúde segue monitorando, diariamente, os casos de Síndromes Gripais e Covid-19, para a adoção das medidas necessárias e solicitou, novamente, aos francanos, que continuem seguindo os protocolos sanitários de prevenção, como o uso de máscara de proteção, higienização das mãos e evitem aglomerações. 
     Outro levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde, no final de 2.021, aponta que 23.678 francanos deixaram de receber a segunda dose da vacina contra a Covid e 59.326 pessoas que estão aptas ainda não tomaram a dose adicional. 
 
 
Polo exclusivo de atendimento
     Há exatos dois meses, em 5 de novembro do ano passado, o  Pronto-Socorro "Dr. Álvaro Azzuz", deixava de ser, Polo Covid para voltar a atender também os casos clínicos e gerais, em virtude da queda considerável na quantidade de casos de Covid, sem contar o avanço da imunização da população, onde cerca de 84% dos francanos, já tinham recebido, pelo menos uma dose da vacina. Desde então, os equipamentos adquiridos pela Prefeitura para o funcionamento dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), devido ao encerramento das atividades da Ala Covid, foram instalados no Pronto-Socorro e nas UPA’s, aperfeiçoando a estrutura dessas unidades, oferecendo um suporte mais avançado aos pacientes. Em 2021, o PS foi transformado em Polo Covid, no mês de maio

Prefeito vistoria serviços de tapa-buracos e confirma R$ 1,7 mi em recapeamento

 IMG 2031
     O prefeito Alexandre Ferreira acompanhou nesta terça-feira, o trabalho de equipes da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), que executam o serviço de tapa-buracos. Em conversa com técnicos e encarregados dos serviços, além de moradores dos Jardins Ângela Rosa, Noêmia e Santa Hilda, onde algumas ruas receberam a manutenção da malha asfáltica, o prefeito destacou que é importante aproveitar a estiagem, em determinados momentos do dia, para que o serviço possa ser feito, observando as normas técnicas e com qualidade. 
     Ferreira solicitou a população que seja parceira neste trabalho, informando a Prefeitura, os locais que precisam receber os serviços de tapa-buracos. Segundo ele, basta acionar o canal Tapezap, pelo telefone 99999-8480, informando o endereço completo, com número e pontos de referência, para facilitar a localização das equipes. Segundo o prefeito, apenas no ano passado, foram atendidas mais de 5 mil solicitações de remendo asfáltico pelo TapeZap. 
 
 
Início de recapeamento
     Outra boa notícia transmitida pelo prefeito Alexandre Ferreira  é que para a segunda quinzena deste mês, está confirmado o início do recapeamento de algumas vias importantes da cidade, com a aplicação de recursos na ordem de R$ 1,72 milhão, com processos de licitação já concluídos e a empresa responsável definida. Uma parte desses recursos é oriunda de emendas parlamentares da deputada Delegada Graciela e dos deputados Carlos César e sargento Nery, com contrapartida de R$ 370 mil de recursos próprios da Prefeitura. 
     O cronograma e mapeamento dos locais contemplados foram definidos em projeto elaborado pela Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura e enviados aos parlamentares, apontando àquelas vias com maiores demandas de tráfego e com necessidade para aplicação de asfalto novo. O convênio foi assinado com o Governo Estadual, através da Secretaria de Desenvolvimento Regional.

Saúde recebe inscrições para Residência Médica até o dia 14

 pexels karolina grabowska 4386464 2
     A Secretaria de Saúde alerta que as inscrições para o Processo Seletivo de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade serão recebidas até o dia 14 de janeiro. Estão sendo disponibilizadas duas vagas para R1 (primeiro ano de residência) para biênio 2.022/2.023, com o cumprimento de 60 horas semanais, atuando nas UBS, núcleos do ESF (Estratégia de Saúde da Família) e unidades de urgência.
     Os cadastros estão sendo feitos pelo site da Prefeitura, com acesso pelo endereço https://franca.sp.gov.br/Concursos, de forma gratuita, onde o interessado deverá preencher o link corretamente, com todas as informações solicitadas e, após a conclusão, imprimir o protocolo de inscrição. Serão validados as inscrições realizadas até às 23h59, do dia 14, de acordo com o horário de Brasília.
     O edital do Processo Seletivo estabelece que, ao efetuar a inscrição, o candidato deverá ter declarado sob lei que concluiu o curso de graduação em Medicina, devidamente autorizado e reconhecido pelo MEC (Ministério de Educação) ou, irá concluí-lo até a data de matricula no programa pretendido ou, obteve revalidação do diploma, segundo as leis vigentes.
     O médico residente não poderá repetir o Programa de Residência Médica, em especialidade que já tenha anteriormente concluído, em instituição do mesmo ou de qualquer outro estado da Federação, de acordo com a Resolução CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica) 02/2005, artigo 56.
     Para a classificação, os candidatos serão submetidos a uma prova teórica escrita, que será realizada no dia 25 de janeiro, às 8h, no prédio do CEFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional). A avaliação será composta por 50 questões, referentes a conhecimentos adquiridos no curso de graduação em Medicina, distribuídas igualmente entre Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social (Saúde Coletiva e Medicina de Família e Comunidade), conforme Resolução CNRM 02/2015, com duração de quatro horas.
     Para fazer a avaliação, o inscrito deverá comparecer ao local do exame, com antecedência de, pelo menos, 30 minutos antes do horário programado para início, apresentando o comprovante de inscrição e o currículo atualizado, dentro de um envelope lacrado e identificado, que deverá ser entregue ao monitor da sala no dia da prova, além do RG original, carteira do Conselho Regional de Medicina (CRM) ou documento original com foto. Somente será analisado o currículo dos candidatos, que atingirem percentual de acerto igual ou superior a 50% da prova objetiva, que terá peso de 90% na seleção e mais 10% do currículo.
     O cronograma do processo de seleção prevê a divulgação dos resultados para o início de fevereiro, exclusivamente, pelo site da Prefeitura.

Confira a programação da vacina contra a Covid-19 para quarta-feira

Vacinacao 
     A programação da Campanha de Imunização contra a Covid-19 contempla para esta quarta-feira, 10 postos de vacinação, funcionando das 07h30 às 16h.
 
    
1ª Dose - Pessoas de 12 anos a 17 anos / 2ª e 3ª Doses / 4ª Dose Imunossuprimidos -  Pfizer 
     Para as pessoas, com idade de 12 a 17 anos, que ainda não receberam a primeira dose, gestantes e puérperas, da mesma faixa etária, além da aplicação da segunda, terceira e quarta doses da vacina Pfizer,  nesta quarta-feira, 5, o atendimento será prestado nas UBS São Sebastião, Brasilândia, Estação, Santa Terezinha, Progresso, Leporace e Guanabara, das 07h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento das doses anteriores.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 . 
     As pessoas que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais e os francanos, que tenham idade de 18 anos ou mais, poderão receber a segunda dose, com o intervalo de 21 dias. Já o intervalo da segunda para a terceira dose para as pessoas, com 18 anos ou mais, deve ser de 4 meses. Também estarão disponíveis a primeira e segunda doses para gestantes e puérperas.
     A quarta dose para os imunossuprimidos com 18 anos, será ministrada, observando que o primeiro reforço deve ser após o intervalo de 28 dias da segunda dose e o segundo, com 4 meses de intervalo do 1º reforço.
 
 
1ª Dose - Pessoas de 18 anos ou mais/ 2ª Dose Coronavac
     A primeira e a segunda doses para os francanos na faixa etária, com 18 anos ou mais, estarão disponíveis nas UBS Ângela Rosa, das 07h30 às 16h. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento da primeira dose para a segunda aplicação da vacina.
 
 
2ª Dose - Astrazeneca 
     A segunda dose da Astrazeneca estará disponível na UBS Paulista, das 07h30 às 16h. Poderão antecipar a segunda dose, as pessoas que receberam a primeira aplicação há 8 semanas.
 
 
Dose Adicional para Janssen
     A dose adicional para as pessoas que tomaram a vacina Janssen, que tenham 18 anos ou mais e receberam o imunizante, com o intervalo de, pelo menos, dois meses, será aplicada na UBS Luíza, das 07h30 às 16h, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto e o comprovante da primeira aplicação. Segundo o Documento Técnico da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, a dose adicional poderá ser, preferencialmente, da vacina Pfizer ou qualquer imunobiológico disponível.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais