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Prefeito apresenta projetos para regularização de construções

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     O prefeito Alexandre Ferreira apresentou no final da manhã desta segunda-feira, 29, durante cerimônia no Gabinete, que contou com a presença de vereadores e secretários municipais, o projeto de lei para a regularização de construções, como instrumento de outorga onerosa. 
     A proposta assinada pelo prefeito, que foi protocolada na Câmara Municipal para apreciação dos vereadores, permite a regularização de construções, que estão em desconformidade com os limites urbanísticos estabelecidos na legislação vigente.  Atualmente, não é possível adequar as “ampliações não aprovadas” e a legislação, em vigor, determina demolir os imóveis nestes casos. 
Ferreira explicou que são consideradas pela legislação atual, construções irregulares, àquelas cuja licença foi expedida pela Prefeitura, porém executada total ou parcialmente, em desacordo com o projeto aprovado e as clandestinas, com as obras realizadas sem a licença do município. 
     Pela nova proposta, poderão ser regularizadas, exclusivamente, as construções irregulares ou clandestinas concluídas ou iniciadas até o dia 31 de dezembro de 2.020 e que tenham infringido os parâmetros urbanísticos de recuos, afastamentos, taxa de ocupação e número de pavimentos. 
     O prefeito ressaltou ainda que para as construções de até 140 m², o projeto de lei prevê a isenção dos custos da Outorga Onerosa para a regularização dos imóveis. A estimativa é atender a cerca de 20 mil construções, cujos proprietários não tenham condições de arcar com os valores para a regularização de seus imóveis. "São pessoas que lutaram para ter sua casa ou para aumentarem um cômodo, por exemplo, mas que não seguiram projetos técnicos ou fizeram as obras com autorização da Prefeitura. E, quando tentam vender ou receber o imóvel, como herança, por exemplo, enfrentam dificuldades por não terem a documentação necessária", disse.
     A outorga onerosa para efeito de regularização de edificação será calculada, tendo como base a UFMF (Unidade Fiscal do Município de Franca), que este ano tem o valor de R$ 64,78. Desta forma, a tabela prevê a isenção da cobrança para construções até 140m2, acima de 140 a 200 metros quadrados - 1UFMF por metro quadrado e, assim por diante, de acordo com o tamanho do imóvel, atingindo até 10 UFMF por m2, para construções acima de 500 m2.  Os interessados na regularização de suas construções, deverão protocolar o pedido até 360 dias, após a publicação desta lei, exceto para as construções de até 140 m2, que poderão fazer a solicitação a qualquer tempo. 
     A nova proposta determina também que, nos casos de afastamentos lateral ou de fundos, quando possuírem aberturas a distâncias inferiores a 1,50 m, o proprietário deverá apresentar, por escrito, a anuência dos vizinhos lindeiros titulares do imóvel, manifestando concordância com a regularização.
 
 
Outros projetos
     Durante a cerimônia, o prefeito Alexandre Ferreira destacou também que o projeto, que institui o Novo Código de Edificações, terá a primeira votação pelo Legislativo nesta terça-feira e, aprovado, em segunda votação, nos próximos dias, irá modernizar a legislação, que completou 53 anos e possibilitar agilidade na aprovação de projetos e Habite-se. Dentre as inovações, destaques para a não exigência da apresentação de projetos complementares, liberdade para dimensionar cômodos internos, mas com responsabilização dos profissionais técnicos e dos proprietários. A observação da Infraestrutura estará mais afeta aos itens de bem comum, como recuo das construções, áreas de drenagem e acessibilidade. "Por meio do Novo Código de Edificações, teremos uma facilidade maior na aprovação dos projetos e vai possibilitar que o munícipe construa a sua casa do jeito que deseja", comentou.  
     Segundo o prefeito, são várias medidas e projetos para agilizar a aprovação de projetos da construção civil, gerando emprego e renda, fortalecendo a economia da cidade. Outro projeto destacado por Alexandre Ferreira é o Programa "Aprova Digital", que trata da instalação do sistema informatizado para a apresentação de projetos na Secretaria de Infraestrutura, permitindo o acesso on-line aos interessados. Um treinamento com a equipe da secretaria foi iniciado nesta segunda-feira para a operacionalização do sistema. 
     O chefe do Executivo destacou também a importância dos profissionais responsáveis técnicos, sejam engenheiros e arquitetos, desenvolverem os projetos, de acordo com o que determina a legislação e as normas técnicas, evitando a reprovação e a devolução dos mesmos para correção. Como exemplo, Ferreira informou que, no período de 1º de janeiro a 30 de setembro, foram protocolados na Prefeitura, 7.945 projetos, com uma média de 209 projetos por semana, entre construções e pedidos de Habite-se ou carta de ocupação. Desta quantidade, 60,38% dos projetos foram devolvidos para adequações, sendo 6, a cada 10 propostas apresentadas. Além disso, o Aprova Digital vai permitir que o proprietário do imóvel possa ser informado, on-line, sobre o estágio de seu projeto, se foi aprovado ou apresenta pendências, facilitando que o profissional técnico ofereça um serviço de mais qualidade e transparência para o seu cliente.
     O prefeito Alexandre Ferreira também comentou sobre o Programa de REURB (Regularização Fundiária Urbana)  do Parque Vicente Leporace, instituído pelo decreto municipal 11.359, de 23 de novembro de 2.021, que vai permitir a regularização do conjunto habitacional do Leporace.  "São projetos importantes que vão impactar, diretamente, na vida das pessoas, principalmente, as que mais precisam, melhorando a qualidade de vida delas", ressaltou Ferreira.

Saúde prossegue com imunização contra a Covid em UBS

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     A programação da Campanha de Imunização contra a Covid-19, da Secretaria de Saúde, prevê para esta terça-feira, 30, a aplicação da primeira dose para as pessoas, na faixa etária de 12 a 17 anos, nas UBS Santa Clara, Brasilândia, Ângela Rosa, Aeroporto 3, Estação, Guanabara e Luíza, das 07h30 às 16h.
     A Secretaria de Saúde informa que os interessados deverão estar acompanhados pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19, além de um documento de identidade com foto. 
 
 
1ª Dose - Pessoas com 18 anos ou mais
     A primeira dose para as pessoas, que tenham 18 anos ou mais, estará disponível, nesta terça-feira, na UBS Progresso, das 07h30 às 16h.
 
 
1ª Dose - Gestantes e Puérperas, 12 anos ou mais
    Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 12 anos ou mais, a aplicação da primeira dose continuará nesta terça-feira, nas UBS Santa Clara, Brasilândia, Ângela Rosa, Aeroporto 3, Estação, Guanabara e Luíza, no período das 7h30 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
 
2ª Dose - Pfizer
     As pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais e os francanos, que tenham idade de 18 anos ou mais, poderão receber a segunda dose, com o intervalo de 21 dias, nesta terça-feira, nas UBS Santa Clara, Brasilândia, Ângela Rosa, Aeroporto 3, Estação, Guanabara e Luíza, no horário das 07h30 às 16h, apresentando um documento de identidade com foto e o cartão para a comprovação da primeira dose.
 
 
2ª Dose - Astrazeneca/ Oxford/ Fiocruz
     A segunda dose da Astrazeneca estará disponível na UBS Horto, das 07h30 às 16h. Poderão antecipar a segunda dose, as pessoas que receberam a primeira aplicação há 8 semanas.
 
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac
     A segunda dose da vacina Coronavac estará disponível das 07h30 às 16h, na UBS Progresso.
 
 
3ª Dose 
     Para esta terça-feira, 30, as pessoas que tenham 18 anos ou mais (que tenham intervalo de 5 meses da segunda dose) e imunossuprimidos com 18 anos ou mais (que tenham recebido a segunda dose com 28 dias) poderão receber a terceira dose, nas UBSs Santa Clara, Brasilândia, Ângela Rosa, Aeroporto 3, Estação, Guanabara e Luíza, das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas e a apresentação de um documento de identidade com foto, o cartão para comprovação do recebimento das duas doses, além de comprovante médico ou receita, sendo original e cópia para as pessoas imunossuprimidas.
     São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão: imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas, (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3, uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

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     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
Para terça-feira, 30, estarão disponíveis as UBS São Sebastião, Aeroporto 1, Santa Terezinha, Planalto, Paulistano, Leporace e Paulista, funcionando das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, além dos ESF (Estratégia de Saúde da Família) City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Palma, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.

Venda Legal, prazo para ambulantes irregulares é estendido até fim de dezembro

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     Atento as solicitações apresentadas por 13 comerciantes informais, que atuam no Mercado Popular Urbano (MPU), na Praça Dom Pedro I, em frente à Santa Casa, o prefeito Alexandre Ferreira anunciou nesta segunda-feira, a ampliação até o dia 31 de dezembro deste ano, do prazo para que continuem trabalhando. Mesmo com todas as oportunidades oferecidas pela Prefeitura, por meio da Vigilância Sanitária, dos 116 comerciantes cadastrados estes 13 não conseguiram atender as exigências da legislação e deveriam desocupar seus espaços até o final desta semana.
     Com essa decisão adotada, onde o prefeito levou em consideração as solicitações de cada família que, ao longo do ano, foram impactadas pela pandemia, possiblitará a ampliação do prazo para a autorização de suas atuações até o dia 31 de dezembro, para que continuem trabalhando e aproveitando o movimento de final de ano. A partir dessa data, não haverá mais prorrogação de prazos, onde deverão retirar os seus pertences, liberando os espaços.
     Àqueles que conseguirem se formalizar dentro do que estabelece a legislação, continuarão tendo o suporte da Prefeitura, com cursos, capacitações e até recursos, por meio do Banco do Povo Paulista.  As benfeitorias de acessibilidade, na praça e adjacências, com a instalação de sanitários, troca de piso, também foram transferidas para o começo de janeiro, a partir do dia 5. A ideia é revitalizar, urbanisticamente, esses espaços garantindo um ambiente mais acolhedor à população. A comercialização nos calçadões não será permitida e a Vigilância Sanitária já notificou as pessoas, que trabalham nesse formato.
 
 

‘Natal da Esperança’ tem acendimento das luzes no Colégio Champagnat

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     Um grande número de pessoas prestigiou na noite de domingo, aniversário dos 197 anos de Franca, a cerimônia que marcou o acendimento da decoração natalina na região central e também presente em diversos bairros da cidade. Organizada, conjuntamente, pela Prefeitura e a ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), a ornamentação que faz parte do projeto "Natal da Esperança", já podia ser vista em diversos locais, como na Cidade Nova, na Praça da Bandeiras, Estação,  rotatória da Av. Brasil, entre outros.
     Para essa terça-feira, a programação prevê o acionamento da decoração às 20h, com a presença das autoridades, do Papai Noel e do público, que está sendo convidado a apreciar de perto, como ficou o jardim do Colégio Champagnat, registrando com fotos a beleza do cenário.  A iluminação deste ano conta com 2 milhões de microlâmpadas, mais de 130 árvores naturais e decorativas que permanecerão instaladas até o começo de janeiro
     O prefeito Alexandre Ferreira, ao lado do presidente da Acif, Tarciso Bôtto, participou da entrega simbólica das chaves ao Papai Novel na praça central e destacou a importância dessa união de esforços entre o Poder Público e a entidade, que representa o comércio da cidade. E reiterou que o slogan "Natal da Esperança" surgiu numa situação propícia para contribuir com o novo astral vivido pelas pessoas, depois de situações adversas e muitas restrições que envolveram, praticamente, todas as famílias e os setores produtivos em especial. Com a ‘entrega das chaves da cidade” ao Bom Velhinho, ladeado  pelo prefeito e presidente da Acif, foi feita a contagem regressiva para o acendimento das luzes, em coro com o público. Na sequência, as pessoas foram convidadas a acompanhar a apresentação especial da Orquestra Sinfônica de Franca, no interior da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.
 
 
Bolo dos 197 anos 
     Como parte das comemorações dos 197 anos, o Parque Fernando Costa foi palco do corte de um bolo gigante, produzido em parceria com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Franca e região e distribuído à população. Também presente no ato, o prefeito saudou o público que compareceu, realçando o quanto é importante estar a frente de uma comemoração, onde as pessoas, mesmo com os cuidados sanitários recomendados, puderam expressar os seus sentimentos.
 
 
Papai Noel pelos bairros
     Além da iluminação natalina nas cinco regiões de Franca – Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro, o ‘Natal da Esperança’ tem levado o Papai Noel aos bairros. Os trabalhos tiveram início no último dia 25, no Jardim Brasilândia, e seguirá cronograma até a véspera do Natal, no dia 23 de dezembro.

Prefeitura institui Junta de Recursos de Infrações Ambientais

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     Franca avança na legislação e a partir de agora passa a contar com a JARIAMB (Junta Administrativa de Recursos Ambientais). De acordo com o que determina a Lei Complementar 9 novembro de 1.996 (Código do Meio Ambiente de Franca), caracteriza Infrações Ambientais, colocar lixo ou entulho ou qualquer rejeito em local impróprio, propriedade privada ou pública, pena de multa e retirada do material pelo infrator; submeter animais a crueldade e maus tratos, multa e apreensão dos animais; abandono animais na via pública, principalmente, equinos e bovinos, pena de multa e apreensão dos animais; cortar ou causar dano de qualquer forma a árvore declarada imune de corte, pena de multa, além de promover queimadas na área urbana. 
     Com o intuito de regulamentar essa situação, a Prefeitura publicou no final de semana, o decreto do prefeito Alexandre Ferreira, instituindo a JARIAMB (Junta Administrativa de Recursos Ambientais). Práticas reiteradas de destinação de lixo doméstico em áreas públicas ou privadas, levarão os responsáveis a serem responsabilizados e prestarem contas à Justiça. 
     Nessa situação mencionada, na semana anterior, as equipes da Secretaria do Meio Ambiente fizeram uma limpeza geral em um terreno vazio na rua Mestre Inácio, fundo de uma Creche Municipal, na Vila Santa Terezinha. Em menos de uma semana depois, o local estava novamente cheio de lixo doméstico, deixado indevidamente por moradores, o que agravou a situação no local nesta sexta-feira, por conta das chuvas, cujos resíduos arrastados pelas águas obstruíram as redes de galerias.
 
 
Junta de Recursos  
     A Junta Administrativa de Recursos de Infrações Ambientais (JARIAMB) terá competência para julgamento, em primeira instância, da defesa prévia ao Auto de Infração Ambiental (AIA), previsto no Código do Meio Ambiente do Município de Franca. Ela será composta por três membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo um deles da unidade municipal de meio ambiente; outro representando o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Saneamento Básico (COMDEMA) e o terceiro membro da Polícia Militar Ambiental.
     O mandato dos membros da JARIAMB terá duração de dois anos, permitida recondução, com previsão legal de reuniões semanais, previamente convocadas pelo presidente, representante da Secretaria de Meio Ambiente, onde funcionará como sede no Jardim Redentor. A Junta deve elaborar seu Regimento Interno no prazo de 30 dias, contados a partir do dia 27, deste mês. 
 
 
Fiscalização 
     Em ações permanentes de fiscalização, a Guarda Civil Municipal tem cumprido o seu papel, empenhada em coibir essas práticas irregulares em toda a área urbana. Mais de 300 autuações foram aplicadas somente este ano, cujos valores podem variar de R$ 485,00 a R$ 9,7 mil, dependendo da natureza da infração. Em caso de reincidência, pode ocasionar a suspensão das atividades. Entre as infrações lavradas, as mais comuns envolvem o descarte irregular de resíduos (lixo), situações de maus tratos de animais, animais de grande porte soltos em vias públicas ou em terrenos baldios, entre outros.
     As denúncias sobre crimes ambientais, sem necessidade da identificação do denunciante, podem ser feitas na Guarda Civil, pelos telefones 153 ou (16) 3724-1033 e também Alameda Vicente Leporace, 4585 - Parque Pinhais.
 

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Prefeitura Municipal de Franca

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