Email  

Notícias

Franca prepara Conferência de Assistência Social

Thumb conferencia CMAS Franca 
     Em um trabalho integrado pela Prefeitura de Franca, Secretaria de Ação Social e Conselho Municipal de Assistência Social, será realizado na próxima semana na cidade, em formato virtual, em razão da pandemia, um encontro preparatório visando a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento é um espaço para discussão e análise das políticas de assistência implementadas no âmbito municipal, com objetivo de levantar subsídios para o aprimoramento desses serviços, regulamento e o formato das pré-conferências previstas para serem realizadas, regionalmente, durante o próximo mês, recolhendo subsídios para o aprimoramento dos serviços no encontro ampliado de agosto.
     A data desse evento é o próximo dia 30, com abertura oficial às 19h, com transmissão pelo canal do Youtube do Conselho de Assistência (cuja participação será aberta a toda população). Na ocasião será utilizada a plataforma Google Meet, na qual estarão na sala, autoridades  e outros convidados que terão uma fala breve sobre a politica de assistência social. 



Programação 
     Feitas as apresentações com os objetivos do evento, deve ser mostrada uma atividade cultural (gravada) e formada a mesa de discussão sobre a temática e os eixos, contando com representantes de Usuários dos serviços, Trabalhadores e da Gestão, com mediação do presidente do conselho. O tema é “Assistência Social: Direitos das Pessoas e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. Na mesma ocasião será apresentada a metodologia e o regulamento da conferência, com a participação especial de um intérprete de libras, durante toda a transmissão.
     Na pauta, a discussão sobre as pré-conferências nos territórios, no mês de julho e os objetivos dos encontros preparatórios para a conferência.

 

A Conferência 
     Depois da realização dos encontros preparatórios setoriais, em julho, a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social-Sessões Plenárias de Deliberações, também de forma virtual, está prevista para os dias 18 e 19 de agosto, das 8h às 12h, através da plataforma Google Meet (delegados municipais inscritos – com cercada de 250 vagas) e transmissão pelo Youtube do conselho (aberta a toda a população). 

300 vagas disponíveis para atendente de SAC no Emprega Franca

pexels tima miroshnichenko 5453842 
     A Secretaria de Desenvolvimento informou que, nesta segunda-feira, 28, a partir das 12h, estarão disponíveis 300 vagas de emprego para o cargo de Atendente de SAC. As vagas não são fornecidas pela Prefeitura, somente divulgadas no site, através do link https://www.franca.sp.gov.br/pmf-pat/ pelo portal “Emprega Franca”. Os interessados em atuarem na função, deverão seguir os pré-requisitos, sendo necessário ter acima de 18 anos, Ensino Médio Completo, conhecimento em informática, digitação e boa comunicação. Não é preciso ter experiência na área. A carga horária conta com seis dias trabalhados por semana, com o horário das 14h20 às 20h40 e possibilidade de escala, além dos benefícios oferecidos, como vales transporte, alimentação e seguro de vida. 
     Para se candidatar a vaga, é necessário preencher o formulário de inscrição disponível pelo link https://forms.gle/nujNVhj2fLPz4NmN7, informando o código da vaga e, principalmente, anexar o currículo no final da inscrição. 
     A Secretaria de Desenvolvimento solicita que os candidatos tenham atenção no preenchimento do formulário, principalmente, para anexar o currículo, pois quem não apresentar o documento será desclassificado automaticamente. 
     Mais informações poderão ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento pelo telefone (16) 3724-7080

Pronto-Socorro zera espera por UTI Covid

WhatsApp Image 2021 06 24 at 18.17.23 1 
      O boletim do Pronto-Socorro "Dr Álvaro Azzuz" divulgado, diariamente, pela Prefeitura, apresentou nesta quinta-feira, 24, a notícia que era esperada com ansiedade pela população, foi zerada a espera de pacientes que aguardavam transferência para UTI hospitalar. 
     Na manhã desta quinta-feira, 7 pacientes estavam sendo assistidos pelas equipes médicas e de enfermagem, sendo 6 pessoas na ala de enfermaria e apenas um paciente na unidade tipo UTI, que foi transferido para ambiente hospitalar horas depois. Ao contrário do início deste mês, quando houve o registro de cerca de 40 pacientes aguardando transferência para UTI.
     Rafael Talarico, diretor técnico do Pronto-Socorro, informou que a situação atual apresenta um cenário bem diferente do período pré-lockdown, onde chegaram a ser acolhidas quase 70 pessoas, em observação, sendo 38 pacientes em UTI e desses 14 entubados. 
     Segundo ele, a queda nos números registrados na unidade é reflexo dos 15 dias de lockdown instituídos na cidade, no período de 27 de maio a 10 de junho, onde o índice de isolamento social contribuiu para a redução da taxa de transmissão da doença, que hoje, está em 0,97. No final de maio, o índice era 1,66.  "O esforço de todos, tanto da população, bem como dos profissionais de saúde foi e continuará sendo essencial para vencermos essa luta contra a Covid-19. Pedimos a todos que continuem seguindo os protocolos sanitários de prevenção, com o uso obrigatório de máscara, higienize as mãos e evite aglomerações para que possamos manter os baixos índices", reforçou o médico.
     Talarico ressaltou o trabalho de todos os profissionais da saúde, que estão atuando no atendimento de pacientes da Covid-19, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, bem como os profissionais que estão trabalhando, de forma voluntária e citou, como exemplo, as fisioterapeutas, cujo tratamento tem feito a diferença para a recuperação dos pacientes, em alguns casos, evitando o processo de entubação, resultando na alta médica. 
     Lucas Souza, secretário de Saúde, fez questão de agradecer a todos os profissionais que, segundo ele, enfrentaram com coragem e dedicação, o momento delicado que a cidade passou, com o aumento substancial de casos de Covid, carregando todo o sistema de saúde. "Hoje, a sensação é de gratidão, com o trabalho de vocês, aliada as decisões acertivas das medidas restritivas adotadas pela Prefeitura. É nítida a queda de atendimentos no Pronto-Socorro. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas estamos no caminho certo", garantiu.

Saúde prossegue vacinação para pessoas com 46 anos ou mais contra a Covid

arte vacina 250621 
     As pessoas com idade de 46 anos ou mais continuarão sendo atendidas  nesta sexta-feira, 25, para a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, em 8 postos de atendimento, sendo 6 UBS do Leporace, Brasilândia, Aeroporto 1, São Sebastião, Paulista e ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Luíza, além da Escola Sesi da Santa Cruz (entrada pela Av. Eliza Verzola Gosuen - portão 10) e o Internacional Clube (entrada pela Rua Cavalheiro Petráglia, 99), na Estação, das 07h30 às 16h. 
     As pessoas que estejam aptas a receber a vacina devem fazer o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e um comprovante de endereço.



 1ª Dose- Pessoas com comorbidades, com idade de 18 ou mais
        As pessoas que apresentam comorbidades, na faixa etária de 18 anos ou mais, serão atendidas nesta sexta-feira, com a primeira dose da vacina, na UBS Guanabara, das 07h30 às 16h. 
        Poderão ser atendidos, os pacientes portadores de diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatias associadas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas (AVC hemorrágico e isquêmico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, doenças neurológicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave); doença renal crônica ou síndrome nefrótica; imunossuprimidos (portadores de HIV, doenças inflamatórias imunomediada em atividade e em uso de prednisona com dose maiores de 10mg/dia ou em pulsoterapia; indivíduos em uso de imunossupressores ou com deficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas); doença falciforme e talassemia maior; obesidade mórbida com IMC > 40; cirrose hepáticachild- pugh A, B ou C, além de pacientes com doença renal crônica em terapia renal substitutiva (diálise), pessoas com Síndrome de Down, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea, com 18 anos ou mais, pessoas com deficiências permanentes graves, como limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escada; pacientes com grandes dificuldades ou incapacidades de ouvir ou enxergar, deficiência intelectual permanente, que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, frequentar a escola, brincar, entre outras.
            Para receber a vacina é necessária a apresentação de receitas, tanto a original, como uma cópia (que será retida nos postos de imunização) com validade dos últimos seis meses, exames, relatório médico, prescrição médica, constando o CRM do médico, além de um documento de identidade com foto, CPF e um comprovante de residência, além de comprovantes específicos para cada situação, sendo laudos médicos, declaração do Serviço de Saúde de Hemodiálise, laudos médicos que indiquem a deficiência ou comprovação de atendimento em Centro de Reabilitação ou unidade especializada, documento oficial com indicação da deficiência, cartão de gratuidade do transporte público ou autodeclaração na ausência de outro tipo de documento, respectivamente, além de um documento de identidade com foto e o CPF, obrigatórios para todos os públicos.



1ª Dose Profissionais da Educação com 18 anos ou mais
     Os profissionais da área de Educação, com idade de 18 anos ou mais, que ainda não foram imunizados, poderão receber a primeira dose da vacina nesta sexta-feira, na UBS Progresso, das 07h30 às 12h, mediante a apresentação de comprovante de cadastro, contendo o QRCode para o recebimento da dose, além do documento de identidade com foto e o CPF. Antes de comparecerem ao posto de vacinação, os interessados deverão efetuar o cadastro, acessando o link https://vacinaja.sp.gov.br/educacao, onde será emitido um comprovante que deverá ser, obrigatoriamente, apresentado no ato da vacina.
           

 

1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas 
    Para as gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto) sem comorbidades, com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) prossegue nesta sexta-feira, na UBS Paulistano, no período das 07h30 às 13h, exclusivo, para a primeira dose e das 13 às 16h, para a segunda aplicação do imunizante.  As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.



 2ª Dose - Para todos os públicos
    Para a aplicação exclusiva da segunda dose da vacina contra a Covid-19 (Coronavac), os interessados deverão comparecer a UBS do Aeroporto 3, das 07h30 às 12h, observando a data agendada para o recebimento da segunda dose, que deve apresentar o intervalo de 28 dias entre as vacinas. Deverão apresentar o cartão comprovando a primeira dose, documento de identidade com foto e o CPF. 

Vacina Contra Influenza e vacinas de rotina

Vacina Influenza2506 
            A vacinação contra a Gripe Influenza continua atendendo as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas, idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e professores das escolas pública e privada, incluindo também pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade, jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.
            O atendimento será prestado das 7h30 às 12h, nas seguintes UBS  Santa Clara, Horto e Santa Terezinha. A orientação é para que as pessoas que receberam o imunizante contra a Covid, que levem o cartão da vacina para avaliação da data.
 
Vacinas de Rotina
 
 Vacina de Rotina

Prefeitura homologa e convoca aprovados em Processo Seletivo da Saúde

edital saude 
     A Prefeitura de Franca publicou nesta quinta-feira, 24, no Diário Oficial do município, os editais contendo a classificação final do Processo Seletivo 02/2021, de homologação e convocação dos 82 candidatos aprovados para que providenciem a documentação para assumirem suas funções. Isso deve ser feito no prazo de 3 dias úteis, contados a partir desta quinta-feira, terminando na segunda-feira, dia 28, mediante o prévio agendamento.
     De acordo com o edital, estão sendo chamados 12 enfermeiros e 70 técnicos de enfermagem. Ainda conforme a classificação, para a função de enfermeiros foram aprovados 62 profissionais e 75 técnicos em enfermagem. Na mesma publicação também foram publicados os editais tratando dos recursos quanto à classificação e provas objetivas, onde todos os requerimentos foram indeferidos.

 

Providências dos aprovados
     Desta forma, com a publicação da lista completa nesta quinta-feira, os 12 primeiros colocados para a função de enfermeiro e os 70 técnicos de enfermagem devem, considerando a declaração de estado de calamidade pública no município para o enfrentamento da pandemia, primeiramente, nos dias 24, 25 e 28 de junho, enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., do Departamento de Pessoal e Recursos Humanos, das 9 às 12h, a solicitação de agendamento do horário de comparecimento para a efetiva entrega de documentos, a ocorrer, impreterivelmente, no prazo estabelecido neste edital.
     O não agendamento pelo candidato do horário para o comparecimento para a entrega de documentos, acarretará na desistência do candidato para a vaga.

Conselheiros de Alimentação participam de Formação

 
     Em tempos de pandemia, com mudanças na legislação e outras atualizações na forma de relacionamento das pessoas, a Prefeitura de Franca e o Conselho de Alimentação Escolar conseguiram viabilizar pela primeira vez na cidade, a realização de um curso específico em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Estará ocorrendo nesta sexta-feira, 25, a partir das 8h30, com quatro horas de duração, no formato virtual com a participação de pelo menos 12 dos 14 conselheiros, que integram o Conselho de Alimentação Escolar de Franca, além da nutricionista da Prefeitura, que cuida da execução do PNAE e das orientações envolvendo a merenda escolar, que é disponibilizada nas escolas municpais, estaduais e creches da cidade.
     É uma formação que objetiva capacitar os conselheiros para o melhor exercício de suas funções, considerando que o colegiado tem papel deliberativo e também de oferecer suporte para acessoramento e desenvolvimento da política no setor de alimentação escolar. E segundo a presidente do Conselho, Rejane Cristina Silva Barbosa, a boa receptividade pelo prefeito Alexandre Ferreira, em atender ao pedidos deste colegiado, enquanto gestor, a proposta do curso veio num momento oportuno, pois o colegiado foi renovado em cerca de 95% dos seus membros e somente ela tem essa formação.
     Além dessa particularidade, o município está dando cumprimento a legislação vigente, que é a formação continuada dos atores que participam do Programa de Alimentação Escolar. 

 

A programação
     O roteiro da programação prevê para às 8h30, abertura do evento, seguida da  apresentação de Cecane (Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar), Daniella Murador, às 8h50, falando sobre o "PNAE e o Controle Social", bem como focando sobre "O Papel dos Conselheiros". Depois serão tratados temas como "Direitos e Deveres do CAE", com  Letícia Spricido, que abordará ainda duas outras questões, às 11h, "Demandas práticas do dia a dia" e, logo em seguida, sobre "O que se espera de um conselheiro". A parte final será dedicada a interação dos participantes, formulando perguntas e tirando dúvidas.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais