A unidade II do Centro Uni-Facef, localizada na Av. Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2400, no bairro São José, será palco nesta sexta-feira, 26, a partir das 8h30, de um encontro denominado ‘Juntos pela Vida’, focado na prevenção ao suicídio e automutilação. A iniciativa deve reunir mais de 350 participantes que fizeram suas inscrições previamente (inscrições também poderão ser feitas no local) e poderão debater de forma clara objetiva um assunto demasiadamente complexo mas cada vez mais presente no cotidiano das pessoas.
A organização do evento é da Secretaria de Ação Social, através de sua Rede Intersetorial da Região Norte, que abrange o Parque Vicente Leporace e bairros adjacentes e também profissionais da equipe multidisciplinar que atuam no Creas/Moema, e demais profissionais da área de Assistência Social.
Dois ambientes foram preparados para acolher o público. Sendo um no auditório ‘Dr. Walter Anawate’ e outro no andar superior com transmissão simultânea no telão e através do Facebook. Segundo os organizadores o objetivo é dar o máximo de visibilidade aos assuntos tratados, com a valorização dos personagens que farão seus depoimentos em meio as palestras programadas.
Entre os convidados, que compartilharão suas vivências sobre o tema, constam o professor e vice-diretor da Escola Antônio Fachada, Mateus Bibiano Faciroli e grupo de alunos, com o tema ‘Anjos da Guarda’, e o professor Sandro Machado e grupo discorrendo sobre ‘Vidas em Memórias em Ribeirão – Aquelarre’. Ele é da rede estadual de ensino em Ribeirão Preto e adolescentes serão convidados para contar suas experiências. Na sequência, a participação será da professora Kelly Graziani Giacchero Vedana, do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica da USP-Ribeirão Preto. O encerramento será com a psicóloga Gisele Ballan Raimundo Chead, integrante do Naia/Franca, Núcleo de Saúde Mental infantil.
Notícias
Educação faz treinamento com equipes e merendeiras
A Prefeitura promove nesta sexta-feira, 26, último dia útil antes da retomada das aulas no segundo semestre, um treinamento, dividido em três etapas, para seus colaboradores da Secretaria da Educação. No auditório de um hotel no Núcleo Alpha, na Av. Alfredo Tozi, cerca de 1,1 mil educadores, entre eles professores, pedagogos e orientadores educacionais serão divididos em dois grupos para atividades no período da manhã e tarde.
Os secretários de Administração e Recursos Humanos, Luís Roberto de Oliveira, e da Educação, Edgar Ajax Filho, farão a abertura, seguido de duas palestras de profissionais convidados, um com mestrado em Literatura Brasileira e outra graduada em Psicologia, conforme biografias resumidas de cada um.
Em outro ambiente, na Divisão de Alimentação Escolar, cerca de 300 profissionais merendeiras participarão de um treinamento específico e conhecerão também a nova nutricionista que está assumindo as funções. Trata-se da servidora Cleonice Domingos, que antes esteve vinculada a Secretaria de Saúde. Inicialmente vão trocar experiências e receber orientações gerais, a título de atualização de conhecimentos, sobre o cardápio programado para esse novo semestre e boas práticas de manuseio com alimentos em geral.
A parte final será reservada para observações específicas relacionadas a legislação, direitos e deveres dos servidores, com equipes do Centro de Formação e Capacitação da Prefeitura. A Divisão de Alimentação ocupa um espaço próprio na Avenida Dom Pedro I, no Jardim Antônio Petráglia.
Palestrantes na Educação
No Hotel Dann Inn ocorrerá o curso de retorno de férias para todo o quadro do magistério, formado por professores, coordenadores e orientadores pedagógicos. O horário da primeira turma será das 7 horas às 11h15 e o da segunda turma das 12h45 às 17 horas. Os secretários de Administração e Recursos Humanos e da Educação, farão uma breve participação, seguido de palestras motivacionais com os convidados Gabriel Perissé e Maria de Fátima Aveiro, abordando respectivamente as temáticas ‘Educação e Humor: O risco Reflexivo’ e ‘Cuidados Pessoais’.
Currículo
Gabriel Perissé possui bacharelado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018), doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, linguagem, ética, estética, escrita criativa, didática, formação de professores, cultura religiosa e formação cristã.
Maria de Fátima possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1985), mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (1999). É doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2004). Pós doutora pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP no departamento de Clínica Médica do HCFMRP USP. Atualmente é psicóloga contratada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Têm atuação na coordenação técnica do Programa de Tutoria Mentoring, atuação em pesquisas e projetos ligados ao Ensino em Saúde. Docente do Curso de Psicologia e Medicina da Uni-Facef. Temas de atuação e pesquisa: Educação Médica, Programas de Tutoria (Mentoring), Psicologia da Saúde, Psicologia Hospitalar.
Definidas regras para eleição do Conselho Tutelar
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente publicou no Diário Oficial, edição desta quinta-feira, as regras para eleição do Conselho Tutelar que acontecerá no dia 6 de outubro e escolherá dez conselheiros entre 43 candidatos.
Os candidatos que optarem por fazer propaganda em folhetos e impressos devem respeitar o tamanho máximo de 31 cm x 22 cm com informações do currículo pessoal na defesa dos direitos da criança e do adolescente. No dia da eleição, será permitido o uso, exclusivamente pelo candidato, de camiseta com sua propaganda pessoal.
Já as instituições interessadas em realizar debate devem formular o convite a todos os candidatos, mas só poderá realizar o debate mediante participação mínima de cinco candidatos. Os debates deverão ter regulamento próprio.
Os candidatos não poderão prometer ou oferecer dinheiro e ainda promover rifa ou sorteio de qualquer natureza. Promover propaganda (ainda que gratuita) em veículos de comunicação, faixas, placas, camisetas, bonés, outdoors, entre outros. Também não será permitida a realização de eventos para promover o candidato e utilização de trios elétricos. Todas as regras poderão ser consultadas no Diário Oficial, na edição desta quinta-feira.
Para votar é preciso apresentar o Título de Eleitor. O local e horário de votação serão divulgados posteriormente.
Leilão definirá comércio de flores nos cemitérios
O leilão acontecerá a partir das 14h30 no Auditório da Secretaria de Saúde (Salão Azul), na Avenida Dr. Flávio Rocha, 4.780, Jardim Redentor.
Casa de Cultura recebe exposição da Mostra de Arte Urbana
A exposição ficará até o dia 20 de agosto no "Memorial da Resistência Negra Carlos de Assumpção". O horário para visitação é das 8 às 15 horas.
Rock agitará o fim de semana em Franca
A entrada é a partir da doação de dois quilos de alimento não perecível, que será entregue para famílias carentes do município.
Prefeitura disponibiliza Cartilha de Obras
A partir dessa quarta-feira, 24, está disponível online para todo cidadão, a Cartilha de Edificação e Obras que elaborada pela Prefeitura de Franca, através de uma equipe técnica da Secretaria de Planejamento Urbano e outros setores por onde geralmente tramitam os principais requerimentos envolvendo construções. É um material prático, acessível e construído com a participação dos principais segmentos envolvidos, que por mais de uma vez foram convidados a participar de reuniões, sugerir e contribuir para que atendesse plenamente as necessidades.
A secretária de Planejamento Urbano, Adailma Ferreira, diz que o material primordialmente tem a finalidade de garantir maior celeridade nos trâmites, evitar o retrabalho e a ocorrência de incorreções muito comuns nos processos. Observou que a Cartilha é um Guia de Orientação aos Profissionais da Construção Civil, ricamente ilustrado com desenhos, informes técnicos e até o modelo de requerimento com a relação dos itens que devem ser providenciados.
Participaram da elaboração dessa Cartilha uma equipe técnica mista, formada por Ana Carolina Basali, Bárbara Cristina Facirolli, Camila Eduarda Cardoso, Donizete Augusto de Barros, Ednei Rafael Barbosa, Ricardo Emer de Castro e Marciel Montalvane Barbosa. Somando-se a participação de cada um, nas reuniões foram recolhidos subsídios que foram todos sistematizados e colocação à disposição nas 47 páginas.
O acesso pode ser feito pelo portal www.franca.sp.gov.br, no banner rotativo na página de abertura no quadro onde consta Guia de Edificações.