Notícias
Prefeitura prepara recapeamento de ruas da Vila Europa
Mutirão ‘Meu Emprego Inclusivo’ recebe inscrições até sexta-feira
‘Música ao Alcance de Todos’ abre o mês com duas apresentações
Carreta da Mamografia já realizou mais de 225 exames
A Carreta da Mamografia continua prestando atendimento às mulheres no estacionamento do Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz”. A iniciativa da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, faz parte do Programa 'Mulheres de Peito', que tem como objetivo, incentivar mulheres a realizarem o exame de mamografia de forma gratuita para diagnóstico e tratamento do Câncer de Mama.
Desde o dia 24 de outubro, quando o atendimento da carreta teve início, até o dia 28, foram 225 exames realizados. Dessas, 177 mulheres têm entre 50 e 69 anos, 24 mais de 70 anos e outras 24 têm entre 35 e 49 anos.
Todos os dias, há 50 senhas disponíveis para que as mulheres passem pelo procedimento. O atendimento ocorre no mesmo dia, das 8 às 17 horas e aos sábados, são distribuídas 25 senhas, das 8 às 12 horas, atendendo às diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado de São Paulo. Nesta quinta-feira, 2 de novembro, em razão do feriado de Finados, não haverá atendimento, que será retomado no dia 3 e a carreta segue até o dia 4 de novembro.
A orientação é que as mulheres, que têm entre 35 e 49 anos, levem encaminhamento médico da rede pública, Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) e RG. Já aquelas que têm entre 50 a 69 anos não precisam de pedido médico, bastando comparecer com RG e Cartão SUS. As mulheres, com mais de 70 anos, devem ter o pedido médico, Cartão SUS e RG.
Guarda Civil flagra e autua homem por crime ambiental
A Guarda Civil Municipal flagrou no final da tarde da última segunda-feira, um homem fazendo o descarte irregular de lixo, na área urbana da rodovia Nelson Nogueira. A ocorrência, caracterizada como crime ambiental, foi registrada e o infrator foi autuado e multado.
O homem estava descartando quilos de lixo nas margens da rodovia, quando os guardas civis municipais o surpreenderam. Conforme estabelece a lei, ele foi multado em R$ 570 e ainda teve de recolher todo o material e comprovar, através de documentos, o descarte em local devidamente autorizado.
Em sua versão, o homem alegou que trabalha com fretes e pegou o material para fazer limpeza e descartar no local. Essa foi uma das diversas ocorrências atendidas pela Guarda Civil Municipal. Dados mostram que ocorrem, em média, 15 autuações mensais desta natureza. Os tipos de resíduos descartados, irregularmente, são diversos entre entulhos de construções, couro, móveis inservíveis e lixo comum.
Para cuidar dos espaços da cidade e tentar coibir a prática criminosa, a Guarda Civil conta com viaturas voltadas para o cuidado com o meio ambiente e animais, além de um drone, que auxilia nas operações de fiscalização, buscando coibir práticas que comprometam o meio ambiente.
Denúncias de descartes irregulares podem ser feitas pelos telefones da Guarda Civil 153 e (16) 3724-1033. Há também o EcoFranca, aplicativo de denúncias de descartes, maus-tratos aos animais e outras ocorrências ambientais.
Cemitérios municipais prontos para visitação de Finados
Os dois cemitérios municipais, o da Saudade, na Região Central da cidade e o Santo Agostinho, no Jardim Petráglia, estão prontos para visitação na véspera e no Dia de Finados, 1º e 2 de novembro, respectivamente, com funcionamento das 7 às 17h e as quatro entradas, em cada um dos locais, estarão abertas ao público.
A informação é da Secretaria de Infraestrutura, que através da equipe administrativa, que acompanha o trabalho diário nos dois locais, ressaltou que a partir desta terça-feira começou a haver uma presença maior de pessoas, especialmente, familiares que têm seus entes sepultados e estão fazendo a limpeza ou pequenos reparos nos túmulos. A Secretaria de Meio Ambiente executou nos últimos dias, uma limpeza geral, tanto no Cemitério da Saudade, como no Santo Agostinho, uma revisão geral nas instalações sanitárias.
De acordo com o leilão dos espaços externos para a comercialização de flores, velas e congêneres, realizado pela Vigilância Sanitária, 13 locais em cada um dos cemitérios foram demarcados nas duas entradas, onde os participantes estão autorizados a trabalhar durante os dois dias.
No Cemitério Santo Agostinho, cuja capela foi revitalizada, será o único local que contará com celebração religiosa, marcada para às 8h, do dia 2, com a Igreja Santa Mônica.
Também buscando oferecer e facilitar a orientação ao público, nas entradas dos dois cemitérios, estarão disponíveis para consulta o QR Code, através do qual a pessoa, apontando o celular, poderá identificar a localização da sepultura que deseja visitar, digitando os dados pessoais do falecido. Aliado a isso, equipes de apoio estarão à disposição para auxiliar e prestar as informações necessárias. Uma outra opção é consultar, previamente, através do link: https://www.franca.sp.gov.br/pmf-cemiterio/.
A Prefeitura solicitou também a Sabesp, que confirmou o fornecimento de água potável, com dois caminhões, um em cada uma das entradas dos cemitérios.