A Secretaria de Esportes e Cultura realiza, no dia 22 de março, uma seletiva de atletismo para selecionar atletas para a disputa dos Jogos Abertos da Juventude e demais competições da categoria.
Serão selecionados 5 atletas no masculino e 10 no feminino com idades entre 15 e 18 anos. O teste será composto por uma corrida de 50 metros, teste de salto vertical, salto horizontal na areia, teste de arremesso e corrida de 1000 metros.
Para participar, os interessados deverão estar de roupa apropriada para atividades físicas, tênis e munidos de documento pessoal (RG, CPF ou CNH). A seletiva será a partir das 9 horas na pista de atletismo no Complexo Poliesportivo.
Notícias
Prefeitura faz aterramento na zona Sul

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, foi feito o processo de controle deste processo erosivo aterrando toda área. Um talude de proteção também foi feito no local, bem como curvas de nível para dissipar a força da água que desce para um córrego existente no meio da vegetação.
O prefeito Alexandre Ferreira visitou a área e informou que o próximo passo é fazer um espaço de lazer e convivência na avenida. “A gente consertou, organizou, estruturou, e agora nós daremos o próximo passo. Vamos esperar a vegetação cobrir toda área e, ao lado do campo de futebol, iremos construir quadras de areia, pista de skate, de caminhada e iluminar todo o local, trazendo mais lazer e qualidade de vida para quem mora na região”, disse.
Avenida Santos Dumont recebe nova iluminação
A Prefeitura iniciou nessa terça-feira, 11, a substituição de todas as luminárias nos canteiros centrais da avenida Santos Dumont, compreendendo o trecho que interliga as rotatórias entre as ruas Simpliciano Pombo/General Teles e de acesso ao bairro São Joaquim. A medida visa melhorar a eficiência da iluminação dos espaços públicos e proporcionar ainda mais segurança.
Os serviços começaram nas proximidades da antiga estação da Mogiana, com a troca das primeiras luminárias a vapor de sódio por de LED, de duas para três pétalas em cada poste, com potência de 150watts.
A substituição continua pelos próximos dias e envolverá todas as 114 unidades instaladas no centro da avenida Santos Dumont, onde há uma pista de caminhada.
Outros dois locais que estão na programação para substituição de luminárias são a Praça 1º de Meio, também na Estação, e outra existente entre as ruas Jonas de Âlcantara Vilhena e Vigilato Monteiro, no Parque Três Colinas, próxima à rua Afonso Pena. Na 1º de Maio, o trabalho contempla a substituição nos 15 postes de luminárias a vapor de sódio por de LED, com quatro pétalas em cada um e potência de 150 watts.
Já na Praça Três Colinas está programada a instalação de três postes com quatro pétalas cada um, também de LED.
Educação inicia aulas do Programa ‘Cursinho Popular’

Prefeitura inicia ações nas escolas com ‘Fiscais Ambientais Mirins’
As atividades de 2025 do Projeto ‘Fiscais Ambientais Mirins’, da Secretaria de Meio Ambiente, terão início nesta sexta-feira, 14, com os 523 estudantes da Escola Municipal ‘Prof. César Augusto de Oliveira’, no Jardim Brasilândia, Região Leste da cidade.
A iniciativa faz parte de um processo de conscientização dos estudantes da rede municipal de ensino. Conta com idealização da Secretaria de Meio Ambiente e apoio da Secretaria da Educação, além da empresa Sempre Franca, responsável pelos serviços de limpeza urbana e coleta de resíduos. Para isso, o gestor de Educação Ambiental e Apoio à Comunidade, Paulo Henrique Lopes Alves, estará na escola para falar com os alunos nos períodos da manhã e tarde, entre 8 e 13 horas, levando orientações básicas como o descarte correto do lixo, a separação dos resíduos sólidos e recicláveis, bem como a colocação para coleta nos dias em que os caminhões passam. Dentre as iniciativas que serão apresentadas, está ainda o recolhimento e descarte de pilhas e baterias de forma adequada.
Outras 11 escolas, previamente agendadas em comum acordo com as Secretarias de Meio Ambiente e da Educação, receberão o Projeto ‘Fiscais Ambientais Mirins’ neste mês de março. O último encontro será no dia 28 na Escola ‘Prof. Rubens Zumstein’, no Jardim Piratininga, onde estudam 686 alunos.
Com este tipo de ação, a Prefeitura espera formar por meio dos estudantes cidadãos ‘multiplicadores’ das informações recebidas, fortalecendo o espírito de cidadania, podendo atuar como ‘fiscais ambientais mirins’, pois como parte das palestras, eles recebem kits com um manual de boas práticas, apito e um bloco de notas, fazendo com que, ao notarem comportamento diferente das orientações recebidas, registrem a “infração ambiental cometida” e auxiliem na conscientização.
Nicola Rossano Costa, secretário de Meio Ambiente, destacou a importância da iniciativa e sobre o descarte em áreas indevidas. “O Projeto ‘Fiscais Ambientais Mirins’ é uma das frentes que tem o propósito de conscientizar e educar ambientalmente as crianças, de modo que a partir delas chegue em suas famílias. Importante destacar também a importância do trabalho em conjunto com a Secretaria da Educação, que está abrindo as portas das escolas e trabalhando o tema com os professores da rede”, ressaltou.
Judô de Franca inicia temporada na Copa São Paulo

'Arrastão da Dengue' recolhe mais de 3 toneladas de entulhos
