Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Franca traz Ouro e Bronze na bagagem dos JOMI

 WhatsApp Image 2022 07 15 at 09.06.13
     Franca encerrou a sua participação na última quarta-feira, 13, nos 24º JOMI (Jogos da Melhor Idade), disputados em Pindamonhagaba, conquistando duas medalhas, sendo uma de Ouro com Selma Reis, no atletismo feminino (1.500 mts) e outra de Bronze, no vôlei masculino, depois da vitória obtida diante de Osasco por 2 sets a zero. Oito confrontos movimentaram os ginásios do Alto Tabaú, Ferroviária e Quadra Coberta.
     A equipe de voleibol masculino de Praia Grande foi campeã, ficando em segundo, Pindamonhangaba, ambas da categoria A. Na categoria B, acima de 70 anos, Praia Grande também levou o título, vencendo Osasco. No feminino, Campinas obteve Ouro nas duas categorias e foi campeã geral do evento, somando 72 pontos, seguida por Sorocaba e Osasco.
 
Conquista inédita
     Para o presidente da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), Mateus Caetano, que acompanhou a competição, junto com o chefe da delegação, professor Anderson Carneiro, a participação da cidade superou as expectativas iniciais, com duas conquistas inéditas. "Ficamos entre os 3 melhores do Estado e o mais importante, com 100% de atletas da cidade", disse ele.
     A delegação retornou na quarta-feira, à noite e na tarde desta quinta-feira, participou de um encontro com o prefeito Alexandre Ferreira, que os cumprimentou pela conquista e entregou os novos uniformes às equipes de  representação da cidade. 
 
 
Franca nas Olimpíadas das APAES em Caraguatatuba
 
     Com o apoio da FEAC (Fundação Esporte e Cultura), um grupo de atletas da APAE/Franca participará a partir da próxima segunda-feira, 18, da 20ª Olímpiadas Especiais das APAES – Edição Estadual, em Caraguatatuba. O evento é organizado, conjuntamente, pela Prefeitura daquele município e a Federação das APAES do Estado de São Paulo. 
     Este é um dos maiores acontecimentos esportivos do Movimento Apaeano, com previsão de mobilizar mais de 800 atletas das APAES do Estado, entre os dias 18 e 23, deste mês, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), em Caraguatatuba. As Olimpíadas têm como propósito proporcionar um maior desenvolvimento global da pessoa com deficiência intelectual e sua inclusão na sociedade, por meio da prática esportiva adequada às suas necessidades e a aquisição de experiências, que venham enriquecer seus conhecimentos e facilitar sua relação com o meio em que vive.

Prefeitura implanta iluminação em praça do Jardim Anita

 DSC 6945
     A Prefeitura concluiu nesta quinta-feira, a instalação do novo sistema de iluminação em uma praça no Jardim Anita, nas imediações da Unidade Básica de Saúde, localizada entre as ruas Jahir Botelho e Paulo Archetti. Trata-se de um local bastante frequentado pelos moradores das imediações, que vai contar com mais segurança para as práticas esportivas. 
     A equipe de elétrica da Secretaria de Meio Ambiente iniciou os trabalhos na quarta-feira, com a instalação dos oitos postes metálicos, com cerca de 7 metros de altura, dotados de 3 luminárias de Led com 150 watts de potência.  A passagem do cabeamento foi programada para ser concluída no período da tarde, de modo que o sistema pudesse ser acionado.
     Esse tipo de trabalho vem sendo realizado pela Prefeitura, em diferentes bairros, dentro do Programa ‘Mais Luz’. Já foram atendidos na mesma região, ruas do bairro ‘Júlio D’Elia’, Vila Pedigoni, também no Jardim Olavo Pinheiro, São Vicente, próximo ao Parque dos Pinhais e Jardim São Francisco, estes 4 últimos com a instalação de iluminação fotovoltaica, ou seja, energia solar gerada pelas placas instaladas em cada poste e com sensores de presença, que aumentam a luminosidade quando detectada a presença de usuários no espaço.

Franca recebe ‘Tricotando Palavras’ do Programa Viagem Literária

 DSC 0983
     Está confirmada mais uma edição do Programa Viagem Literária, em Franca, no dia 8 de agosto, com duas edições na Biblioteca Municipal ‘Américo Maciel de Castro Júnior’, no Colégio Champagnat, com o módulo de Contação de Histórias do grupo ‘Tricotando Palavras”. Esse é um evento aberto a toda população, cujo objetivo é despertar o interesse pela cultura popular, estimular nos jovens o hábito pela leitura, em trabalho integrado da Biblioteca e Fundação Arte e Cultura (FEAC), com o SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas), da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.
     As apresentações estão programadas em duas sessões, às 9h e 14h, do dia 8 de agosto, na própria Biblioteca. A Viagem faz a difusão das lendas, mitos, fábulas e outras formas de expressões literárias e artísticas autênticas da cultura brasileira. A Companhia ‘Tricotando Palavras’ contribui assim, em suas pesquisas para a preservação do patrimônio cultural brasileiro, através de fábulas indígenas e contos brasileiros, incentivando o desenvolvimento e a sustentação de uma cultura de paz. 
     A direção da Biblioteca já entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação, no sentido de selecionar as escolas, que poderão levar os alunos para participar das apresentações, bem como a comunidade que tenha interesse em acompanhar, com a ressalva de que as vagas serão limitadas a capacidade do espaço. 
     O evento está em sua 14ª edição e estará ocorrendo durante o mês de agosto, em 60 cidades do Estado, escolhidas a partir das ações desempenhadas por suas Bibliotecas Municipais. O módulo Contação de Histórias, tem como meta transformar esse espaço de pesquisa e leitura em um local de aprendizado e entretenimento, com jogos, brincadeiras, música e muitas histórias. Mais informações poderão ser obtidas pelo site:
https://siseb.sp.gov.br/viagem-literaria/ e na Biblioteca Municipal, pelo telefone 3711-9229.

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

 Vacinacao
     Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para esta sexta-feira, 15, que contará com 8 Unidades Básicas, atendendo das 8 às 16h.
 
1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA 
     Na UBS Estação, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
 
 
1ª e 2ª DOSES (6 ANOS A 11 ANOS), POPULAÇÃO EM GERAL, PCD, COMORBIDADES / 1ª, 2ª e 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) - GESTANTES E PUÉRPERAS / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DA SAÚDE -  CORONAVAC 
     Na UBS Horto, das 8 às 16h. Lembrando que as crianças nessa faixa etária deverão estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
 
 
1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª e  3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) /  1ª, 2ª , 3ª DOSES - GESTANTES  - PFIZER
     A primeira dose para pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, primeira, segunda e terceira doses para gestantes da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nas UBS's Planalto e Progresso, no horário das 8 às 16h.
 
 
1ª,  2ª e  3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS ) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE -  5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (40 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA 
     A primeira, segunda e terceira aplicações para a faixa etária de 18 anos ou mais, quarta dose para pessoas com 40 anos ou mais e profissionais de saúde, quinta dose para os  imunossuprimidos (40 anos ou mais), estarão disponíveis nas UBS's Paulista e Aeroporto 3, das 8 às 16h.  As pessoas deverão apresentar o CPF, Cartão SUS e o comprovante de recebimento das doses anteriores. O segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço. Para receber a 4ª dose, as pessoas com 40 anos ou mais, deverão observar o intervalo de quatro meses de recebimento da terceira dose.
 
 
1ª, 2ª 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) /  4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DA SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (40 ANOS OU MAIS)- JANSSEN 
     A primeira, segunda e terceira doses adicionais para pessoas, com idade de 18 anos ou mais, quarta dose para pessoas com 40 anos ou mais e profissionais da saúde, quinta dose imunossuprimidos, com 40 anos ou mais, da vacina Janssen, estarão disponíveis nas UBS's Santa Clara e Leporace, das 8h às 16h. Para a aplicação da quarta dose, podem tomar o imunizante as pessoas que tiverem o intervalo de 4 meses após a terceira dose.
 

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

 WhatsApp Image 2022 07 14 at 15.42.30
     A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. 
    Para sexta-feira, 15, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Paulistano, Guanabara, Aeroporto 1, São Sebastião, Santa Terezinha, Luíza, Ângela Rosa e Brasilândia, funcionando das 8h às 16h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Paineiras, Esmeralda, City Petrópolis e Palma, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza
      A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBS's Horto, Paulista, Santa Clara, Leporace, Estação, Progresso, Planalto e  Aeroporto 3, das 8 às 16h. 
     Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBS's Paulistano, Guanabara, Aeroporto 1, São Sebastião, Santa Terezinha, Luíza, Ângela Rosa e Brasilândia, no horário das 8 às 16h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.
 

Mais de 400 pessoas são encaminhadas para as cidades de origem no primeiro semestre

 DSC 6909
     Um levantamento apresentado pela Secretaria de Ação Social apontou que, durante o primeiro semestre deste ano, 416 pessoas, em situação de rua e vulnerabilidade social, foram encaminhadas de Franca para as suas cidades de origem.
     Foram investidos R$ 31.812,77 para a aquisição de passagens rodoviárias, com destinos para diversas cidades, com a maior demanda para São Paulo e municípios de Minas Gerais.
    Segundo a Secretaria de Ação Social, as equipes do Espaço Dignidade e Casa de Passagem, responsáveis pelo serviço, realizam um estudo e o levantamento social, com o objetivo de verificar e confirmar se as pessoas estão buscando realmente retornar para as suas cidades de origem, se contam com familiares e parentes para recebê-los, se os mesmos possuem condições para o acolhimento ou se o município indicado possui uma rede de unidades de atendimento. 
     Atualmente, segundo a secretaria, as pessoas em situação de rua recebem atenção e atendimento da rede de serviços municipais, composta pela Abordagem Social, Acolhimento Noturno, Unidade de Atendimento Dia, Espaço Dignidade, Abrigo Provisório e Casa de Passagem. Cerca de 590 pessoas estão cadastradas e são atendidas, diariamente, em média, 350 pessoas.
     Outro destaque é o projeto de enfrentamento à pobreza “Moradia Primeiro”, que está acolhendo, atualmente, 90 pessoas em processo de saída das ruas, onde a Prefeitura é responsável pelo pagamento do aluguel de imóvel, pelo período de 6 meses, para que a pessoa tenha condições de buscar melhor qualidade de vida. 
 

Saúde realiza ações da Campanha Julho Amarelo

 WhatsApp Image 2022 07 13 at 10.57.01
     A Secretaria de Saúde, por meio do Ambulatório de DST/Aids e CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), participa da Campanha Nacional 'Julho Amarelo', que objetiva reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
    As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, especialmente, em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; relação sexual desprotegida; contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical), e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.
     No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil.
     Durante este mês, equipes do CTA estarão visitando os presídios para a realização de testes rápidos de Hepatite C, na população prisional. A estimativa é atender cerca de 400 pessoas.
   Os testes rápidos poderão ser feitos o ano todo, por qualquer pessoa, que pode procurar o Ambulatório de DST/AIDS - CTA para passar pelo procedimento, onde recebe uma autorização para realizar o exame, em laboratório credenciado pelo município. O Ministério da Saúde orienta que todas as pessoas, com mais de 45 anos de idade, façam o teste, gratuitamente e, em caso de resultado positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.
    As hepatite é uma doença silenciosa e os sintomas podem demorar para surgir. Posteriormente, se manifestam em forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
     O Ambulatório de DST/AIDS - CTA funciona de segunda e sexta-feira, das 7 às 16h, na Rua General Osório, 1.417 - Centro. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3724-3920.
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais